Alagoas
11.02.2025O ano letivo de 2025 começou nesta segunda-feira (10) para 175 mil estudantes da rede estadual de Alagoas, com o tema inspirado nos 120 anos de Nise da Silveira. O início das aulas teve um acolhimento especial nas mais de 300 escolas da capital e do interior.
No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, acompanhou a recepção dos estudantes novatos. Ela falou sobre a importância de dar boas-vindas aos estudantes e o planejamento para o ano letivo.
“Hoje começamos o ano letivo e agradeço aos profissionais que trabalharam durante o mês de janeiro para preparar o acolhimento. Para quem ainda não fez matrícula, as escolas estão abertas e as Gerências Especiais de Educação podem ajudar na busca por vagas. O importante é que nenhum jovem fique fora da sala de aula. Além disso, vamos trabalhar o legado de Nise da Silveira com projetos e atividades, para que os estudantes conheçam sua contribuição para a saúde mental”, afirmou Roseane.
Conhecendo a escola
Na Escola Estadual Moreira e Silva, a recepção aos alunos contou com um café da manhã e um city tour pela escola. A gestora Ely Quintela explicou o objetivo de integrar os novatos e criar um ambiente mais acolhedor.
“Hoje, recebemos os alunos com o café da manhã, fizemos um tour pela escola e mostramos como ela funciona. A ideia é que eles se sintam à vontade e que conheçam os diferentes departamentos. Durante a semana, teremos mais atividades. Aqui, trabalhamos para oferecer uma educação de qualidade, com foco no acolhimento e no desenvolvimento dos alunos. Temos exemplos de estudantes que saíram daqui para universidades federais, como o Amon Chalegre, que passou em cinco este ano”, contou Ely.
Entre os alunos, o clima era de curiosidade e expectativa. “Minhas férias foram boas, viajei e descansei bastante. Gostei do acolhimento, o café da manhã foi bom e os professores são atenciosos. Minha expectativa é de um bom ano de estudos”, disse Ana Cláudia Peroba, estudante da 1a série do ensino médio.
Cecília Calado / Ascom Seduc Fotos: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc