Ações para promover um ambiente escolar mais acolhedor será tema de Live realizada pela Secretaria de Educação neste sábado (06)

Minas Gerais

04.05.2023

Dando continuidade ao conjunto de ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para promover um ambiente escolar cada vez mais acolhedor, será realizada neste sábado (6/5), às 9h30, a Live "Espaço Escolar: Acolher bem para viver bem". O evento será transmitido no canal do YouTube da Educação e contará com a participação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, da secretaria Adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, além de representantes das Subsecretarias de Desenvolvimento da Educação Básica e de Articulação Educacional da SEE/MG e especialistas convidados, que  abordarão  temas relacionados às suas áreas de atuação.

O encontro virtual é voltado para todos os profissionais da rede estadual de ensino e comunidade escolar, com a finalidade de engajar e conscientizar sobre as ações do Programa de Convivência Democrática já em prática em toda a rede. 

Além do Programa de Convivência Democrática que previne e dá encaminhamentos em casos de violências, outros assuntos também serão abordados: a Resolução SEE/MG nº 4701/2022 que dispõe sobre a participação dos profissionais de psicologia e serviço social na rede estadual de ensino e o caderno orientador do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE). O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos - Módulo SIMA Educação – como sistema oficial de registro dos casos de violência e o Núcleo interinstitucional de Proteção Escolar do Estado de Minas Gerais (Nipemg) e a capacitação do Protocolo de acesso à Segurança para as instituições escolares também será pauta no evento.  

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Anderson da Silva Rosa, fará o acolhimento dos participantes e tratará sobre a importância dessa ação na escola. Com experiência nas áreas de saúde coletiva, saúde mental, enfermagem e gestão, Anderson é docente do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp e coordena o projeto Promoção da Saúde Mental e Emocional nas Escolas, uma parceria entre a Fundación Mapfre, Governo de São Paulo e Unifesp, que também está sendo implementado na rede estadual mineira. 

Já o diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) da Universidade Fumec, Rodrigo Suzana Guimarães, abordará os conceitos de indisciplina e atos infracionais. Rodrigo é professor de Direito e Processo Penal na Fumec. Também leciona na pós-graduação do Instituto de Educação Continuada (IEC) da Puc Minas.  

Serviço: 

Live "Espaço Escolar: Acolher bem para viver bem"
Data: 6/5/2023 (sábado)
Horário: 9h30 
Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=T5tjp6e8rUY 

Palestrantes Convidados:
 
- Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Unifesp, Anderson da Silva Rosa. 
- Diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) da Universidade Fumec, Rodrigo Suzana Guimarães.

Palestrantes da SEE/MG:

- Diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Queiroz de Aragão. 
- Assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Iara Pires Viana. 

Outros participantes:

- Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
- Secretária Adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria. 
- Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins. 
- Subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso.