Secretaria de Estado da Educação do ES
22.07.2019Dentro e fora da sala de aula, escolas da Rede Pública Estadual do Espírito Santo estão explorando o poder da tecnologia para inovar no ensino. As ações têm sido viáveis graças à utilização dos sete mil novos computadores, entre eles os móveis (Chromebooks), nas escolas. Os equipamentos foram entregues neste primeiro semestre e usam as ferramentas do Google for Education, adotadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Os cases de sucesso do Espírito Santo, com o uso dessa ferramenta, são destaques nos canais do Google. A iniciativa capixaba pode ser conferida no link http://services.google.com/fh/files/misc/inovar_para_espirito_santo.pdf
A coordenadora do Programa Sedu Digital e assessora de Tecnologia Educacional da Secretaria, Carmem Prata, afirma que o desafio de levar a Educação a um novo patamar de qualidade e com base nas competências exigidas pelo Ministério da Educação motivou o trabalho na elaboração de uma nova política para inserir a tecnologia de maneira definitiva nas salas de aula do Estado.
Além disso, uma pesquisa realizada entre docentes identificou que as ferramentas Google já eram utilizadas em sala de aula, mesmo de maneira informal. Foi quando a Sedu resolveu adotar G Suite for Education e Chromebooks como parte integral da sua política educativa.
Uma metodologia própria para capacitação dos professores foi desenhada. Foram criadas salas no Google Classroom e pelo menos um professor por turno em cada unidade escolar foi convidado a participar desta comunidade. Todos os materiais, recursos e atividades foram disponibilizados na Sala de Aula Google, com um professor responsável por organizar os grupos de estudo em seu turno.
Hoje, o Espírito Santo tem mais de mil professores participantes nesta comunidade, que multiplicam os conteúdos e recursos para o restante dos professores nas 194 escolas participantes da primeira fase do projeto. Ao todo, são 9500 professores envolvidos e 140 mil alunos. Cada uma destas 194 escolas receberam um carrinho móvel com 40 Chromebooks. Além disso, investiu-se em cabeamento de fibra ótica na Grande Vitória, além de link dedicado às escolas do interior. Toda a implementação foi feita em 2019, com capacitação dos professores. E o primeiro semestre marcou o início do uso de G Suíte e Chromebooks pelos alunos.
Com a tecnologia em sala de aula, professores vem amadurecendo o uso de metodologias ativas e do ensino híbrido, além de estarem mais confiantes no seu processo de inovação metodológica. Carmem Prata vislumbra que, em seis meses, o modelo de Educação da Secretaria será muito impactado por todas as novas possibilidades de comunicação, informação e produção de conteúdo disponíveis. Ela acredita que a escola estará melhor qualificada para falar a linguagem do jovem, o que facilitará muito mais o trabalho dos professores.