Ações de mobilização e conscientização sobre o Autismo são realizadas na Escola Estadual Fernando Correa

Mato Grosso do Sul

04.04.2022

A Escola Estadual Fernando Corrêa, no município de Três Lagoas, realiza várias ações pedagógicas junto aos estudantes, pois a inclusão faz parte do cotidiano escolar. Entre elas estão as ações comemorativas ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

O dia 02 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, pela Organização das Nações Unidas/ ONU desde 2007, para promover a conscientização e combater o preconceito contra o transtorno do espectro autista, que é um distúrbio de neurodesenvolvimento e afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Conscientização sobre o Autismo

A professora de apoio Rosimar Hipólito visitou as turmas em que estão inseridos os estudantes com necessidades especiais, promovendo o diálogo sobre a inclusão, o autismo, a empatia e a valorização da presença dos professores da Educação Especial em sala de aula. Professores e estudantes receberam uma peça de quebra-cabeças para escrever frases para compor um mural de brainstorming (chuva de ideias) referente ao tema da convivência amorosa e inclusiva.

Ainda na linha da inclusão, as professoras Luciana Radin (de Ciências) e Mariza Vargas da Silva (assistente de coordenação) promoveram uma palestra com a psicóloga Paula S. Neres (CRP. 14/09070-9), de 22 anos de idade, que veio a perder totalmente a visão, quando ainda cursava o ensino médio e trouxe a sua experiência de vida aos estudantes. Inclusive, uma das dinâmicas aplicadas pela psicóloga foi fazer com que os estudantes andassem com os olhos vendados, experimentando a sensação de não poder enxergar e perceberem que é preciso ser solidário sempre.

Considerando-se que hoje a escola conta com 27 alunos com necessidades especiais e 07 professores de apoio, a professora Mariza enfatiza que “é muito importante para todos que estão na escola, esse trabalho de sensibilização, trazendo informações importantes sobre a inclusão e exemplos de superação da vida real”, finaliza.

Adersino Junior, SED/MS