Ações científicas, de cinema e reflexão marcaram encerramento do ano na EE Vespasiano Martins

Mato Grosso do Sul

16.12.2024

A Escola Estadual Vespasiano Martins, em Campo Grande, realizou, no dia 28 de novembro, o encerramento de projetos desenvolvidos ao longo do ano. A ação contou com a participação de professores de diversas áreas, com atividades envolvendo os estudantes em feiras científicas, reflexões sobre a consciência negra e uma mostra de cinema criada pelos próprios alunos.

Consciência Negra

Sob a liderança da professora doutora Tatiana Calheiros Lapas Leão (Arte), foi desenvolvido o projeto "Arte e Consciência Negra: Expressões e Reflexões Através das Artes Plásticas", que teve como objetivo investigar a influência da cultura afro-brasileira nas artes plásticas, analisando como ela tem sido representada e como influencia as artes visuais no Brasil.

Os estudantes expuseram suas obras utilizando técnicas de pintura estudadas ao longo do semestre, com foco na temática africana e afro-brasileira. No ensino fundamental, 8° e 9° anos, a atividade principal foi a criação de máscaras africanas.

Essas máscaras são adereços tradicionalmente usados em cerimônias e rituais de grande importância religiosa, mística e espiritual para diversos povos africanos. Elas podem ser utilizadas em celebrações de agradecimento por boas colheitas ou vitórias em conflitos e também simbolizam valores morais como humildade, coragem, força, perseverança e sabedoria. Essa atividade promoveu discussões sobre a importância da identidade cultural e da luta pela igualdade racial por meio das obras produzidas.

Com os estudantes do 1° ano do ensino médio, foram realizadas pinturas inspiradas em músicas escutadas e debatidas em sala, como canções de grupos de samba e rappers. A proposta destacou a resistência, a diversidade e a identidade negra, utilizando a música como forma de expressão.

No 2° ano, trabalhou-se o expressionismo abstrato a partir das obras de artistas negros, com o objetivo de refletir sobre como esses artistas expressam, em suas criações, a luta contra o racismo, além de questões éticas e políticas. Essa abordagem desafiou estereótipos estéticos nas obras produzidas pelos estudantes.

Por fim, com os alunos do 3° ano, foi desenvolvido um trabalho em tela com a temática da consciência negra e propaganda, promovendo a consciência crítica dos estudantes e a valorização da cultura africana e afro-brasileira.

Dando continuidade às ações voltadas para a construção de uma educação antirracista e descolonizadora, desde o início do segundo semestre, os professores Joelma Inês (História) e Zack Cabral (História), sob a coordenação pedagógica de Amarildo Rodrigues, desenvolveram atividades sobre a importância da valorização da cultura africana e afro-brasileira, não apenas no mês da Consciência Negra, mas ao longo de vários meses do ano, por meio do projeto "Consciência, Cultura e Identidade Negra: Valorizando Saberes".

Ao longo de cada mês, até novembro, foi explorada uma temática específica, como: a desmistificação das religiões de matriz africana; diálogos e compartilhamento de experiências sobre raça e os diferentes tipos de racismo no Brasil; o cinema negro, no qual os estudantes assistiram a filmes com temáticas étnico-raciais e realizaram análises críticas, comparando as narrativas com a realidade da sociedade atual.

Além disso, participaram de uma atividade lúdica de força, explorando palavras de origem africana presentes na cultura brasileira por meio de uma abordagem gamificada. Em preparação para os processos seletivos das universidades, os estudantes do ensino médio produziram dissertações abordando o tema “A persistência do racismo na sociedade brasileira”.

A última ação realizada contou com a participação especial da artista plástica Lua Maria e do cantor e compositor Do Valle Real, que compartilharam suas vivências e experiências enquanto artistas negros do nosso estado.

Como escola de tempo integral, realizamos diariamente a acolhida dos estudantes. Em uma dessas ocasiões, o professor Marcos Aurélio Gomes (Matemática) promoveu uma acolhida especial, utilizando cartazes para conscientizar a todos sobre a importância do respeito, do combate ao racismo e da valorização da identidade negra no Brasil. Os estudantes também tiveram a oportunidade de expor os trabalhos confeccionados nesse dia, contribuindo para reflexões significativas e o fortalecimento da identidade cultural.

Ações científicas

A professora Mônica da Silva Custódio (Biologia), organizou no laboratório da escola uma exposição dos trabalhos dos estudantes que participaram de feiras científicas. Entre os projetos apresentados, destacou-se o trabalho intitulado "Avaliação do Potencial do Revestimento Comestível de Aloe Vera para Conservação de Frutas da Merenda Escolar", desenvolvido pelas alunas Ana Clara Costa e Maria Clara Messias. Este projeto foi exibido na FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), promovida pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, as alunas foram convidadas a apresentar seu trabalho durante a 36ª Semana de Química / 2ª EXPOINQUI da UFMS.

Com a orientação da professora Mônica, junto às professoras Deyse da Silva e Anatalia Muniz, os estudantes também participaram da FECINTEC/IFMS (Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande-MS), promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Durante o evento:

  • A estudante Maria Clara Messias apresentou o trabalho "Revestimento Comestível Natural à Base de Aloe Vera como Estratégia de Conservação na Merenda Escolar";
  • O estudante Gabriel Gonçalves apresentou o projeto "Eco-Chaise: Transformando PETs em Inovação";
  • Os estudantes Gustavo de Souza e Henrique de Souza exibiram a pesquisa "Contribuições da Aula Teórico-Prática de Microscopia no Ensino de Ciências".

A participação dos estudantes em feiras científicas proporcionou uma valiosa experiência de autonomia, aprendizado e despertou o interesse pela pesquisa científica, incentivando o desenvolvimento de jovens pesquisadores.

Cinema

Por fim, foi realizada uma mostra de cinema sob a supervisão da professora Heloisa Morais Vieira (Biologia), em parceria com o coletivo A Boca Filmes. Durante o segundo semestre de 2024, foi desenvolvido o projeto "Fazendo Cinema na Escola", com o objetivo de oferecer aulas teóricas e práticas sobre as diferentes áreas do cinema, culminando na produção de um curta-metragem.

Ao longo do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre diversas etapas do processo cinematográfico, incluindo a criação de roteiros, direção, edição, técnicas de som e filmagem, atuação e outros aspectos importantes do universo do cinema. Essa iniciativa não apenas despertou o interesse pela sétima arte, mas também proporcionou experiências práticas e criativas, incentivando o trabalho em equipe e a expressão artística.

“Salientamos que o desenvolvimento dessas atividades só foi possível graças à cooperação e união da equipe escolar, juntamente com as pessoas parceiras da comunidade, que abraçaram as iniciativas com orgulho e respeito. Juntos, proporcionaram aos estudantes da Escola Estadual Vespasiano Martins, no ano de 2024, uma experiência de aprendizagem enriquecedora e transformadora”, finaliza diretor Leossandro Carlos Adamiski.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.