Ação permanente da Seduc busca orientar e conscientizar comunidade educacional sobre uso consciente e responsável da internet

Tecnologia na sala de aula

29.05.2019

Por meio da Superintendência de Integração Tecnológica da Informação (SITI), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) elaborou e está executando o projeto “Conscientizar é Preciso: Para uma web mais Positiva”. A ação permanente será desenvolvida em todas as escolas da rede pública estadual em parceria com os Núcleos de Tecnologia Educacional de Goiás (NTEs).

A primeira ação do projeto foi realizada no dia 17 de maio na Escola de Aplicação do IEG (Instituto de Educação de Goiás) e ao longo do ano letivo se estenderá a outras unidades educacionais da rede, como os colégios estaduais Céu Azul, em Valparaíso; e Ary Ribeiro Valadão e Amália Hermano Teixeira, em Goiânia; além dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) Edmundo Pinheiro de Abreu, Professora Lousinha Carvalho, Luiz Perillo, Carlos Alberto de Deus e Professor Joaquim Carvalho Ferreira.

A expectativa do projeto é atender até 2022 cerca de 270 mil alunos da rede, sendo 203 mil das três séries do Ensino Médio, orientando sobre temas como o uso consciente e responsável da internet, cyberbullying, comportamento ético em redes sociais, liberdade de expressão, anonimato, privacidade e outras questões relacionadas à responsabilidade no mundo virtual.

Valores morais

As palestras serão realizadas pelos professores formadores dos NTEs e terão como foco também orientar e conscientizar alunos, professores e os pais ou responsáveis sobre a importância dos valores morais e humanos como tolerância, respeito, harmonia e convivência pacífica na sociedade, de forma a combater o cyberbullying, as fraudes digitais e o compartilhamento de conteúdos de teor violento ou agressivo envolvendo as escolas e as famílias.  

De acordo com a equipe da Superintendência de Integração Tecnológica da Informação (SITI), o público alvo da ação serão os alunos, professores e pais ou responsáveis pelos alunos e as ações serão realizadas atendendo as solicitações. O agendamento poderá ser feito pelo telefone (62) 3213.5736.