Ação no Jardim Los Angeles divulga vagas para matrículas nas modalidades da EJA

Mato Grosso do Sul

04.03.2024

Na última sexta-feira (1º), a equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação) foi até a E.E Marçal de Souza, localizada no Jardim Los Angeles, em Campo Grande, para fazer uma ação convidando a população a conhecer a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também realizando matrículas de interessados em concluir o Ensino Médio.

Na ocasião, a equipe da SED divulgou aos alunos regulares da Marçal de Souza, as modalidades da EJA oferecidas neste polo e solicitou que os estudantes replicassem para suas famílias e amigos, divulgando que ainda há vagas para quem deseja concluir os estudos. A divulgação também aconteceu em associações e comércio locais.

Matrículas

Embora as aulas já tenham sido iniciadas, ainda é possível fazer matrícula para todas as modalidades da EJA. Os interessados devem acessar o site www.matriculadigital.ms.gov.br e clicar no campo pré-matrícula, seguindo o passo-a-passo. Também é possível receber mais informações e tirar dúvidas pelos telefones (67) 3318-2235 ou (67) 3318-2330.

EJA

A EJA vem de encontro com as necessidades de conclusão do Ensino Médio para que os alunos alcancem melhores posições no mercado de trabalho. O perfil dos estudantes que utilizam o programa mudou com os passar dos anos, hoje a faixa etária é de 18 a 29 anos.

Em sua maioria, são jovens que deixaram de frequentar a escola para trabalhar e agora, precisam concluir os estudos, justamente para se manterem ativos no mercado de trabalho e também com foco no ensino superior.

A SED disponibiliza sete modalidades da EJA, são elas, EJA Educação do Campo, EJA Educação Escolar Indígena, EJA para os Privados de Liberdade, EJA com Qualificação Profissional, EJA EaD, EJA Urbano e EJA Mulher.

Na modalidade EaD, o aluno conta com a flexibilização da aprendizagem em tempos e espaços diversos com a mediação de professores especializados, em cada componente curricular, acesso aos conteúdos propostos e o desenvolvimento das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem, correspondendo a 80% da carga horária total prevista para cada unidade de ensino e 20% presencial.

O polo para o cumprimento da carga horária presencial em Campo Grande está localizado na E.E Marçal de Souza Tupã-Y, lá é possível inclusive, caso o aluno não tenha acesso a um computador ou internet, acessar a plataforma virtual para realizar os 80% da carga horária a distância e tirar dúvidas com os mediadores programa.

EJA Mulher

No polo Marçal de Souza também é oferecido a modalidade EJA Mulher, destinado às mulheres com idade a partir de 16 anos de idade, nos anos iniciais do ensino fundamental. Como o curso é feito presencialmente, no período noturno, as mulheres que possuem filhos, tem a possibilidade de levá-los para a escola.

As crianças ficam numa sala aos cuidados de um Monitor Acolhedor, na mesma unidade de ensino, enquanto as mães ou pais estão participando da aula no período noturno. Nesse período, os filhos dos estudantes participam de atividades lúdico-pedagógicas.  A iniciativa tem como proposta evitar a evasão escolar e garantir atendimento adequado às crianças com jogos, leituras, musicalização e brincadeiras.

Pensar sujeitos para a Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul implica compreender essa modalidade de ensino na multiplicidade de circunstâncias e na dinâmica social contemporânea em que essa diversidade estabelece. Na pluralidade que demanda a educação de jovens, adultos e idosos, incluem-se os povos das águas, do campo e da floresta, atentando-se também para os privados de liberdade, pessoas com necessidades educacionais específicas, público da educação especial, entre outros.

Jackeline Oliveira, SED

Foto: Divulgação SED