Pernambuco
30.07.2019Pertencimento. Esse era o sentimento que Lucélia Gomes, gestora da Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada no bairro da Imbiribeira, no Recife, gostaria que os seus alunos sentissem em relação à instituição. E foi através da sugestão do Grupo Veneza, equipe que possui um trabalho voltado para o voluntariado, que isso se tornou possível. No último final de semana, o Veneza, em parceria com a ONG Global Communities e a empresa John Deere, estiveram na escola para uma série de tarefas envolvendo não só voluntários da comunidade, mas também alunos e professores.
A ação envolveu pintura de muros, demarcação da quadra e reposição de tela, capinagem e revitalização de espaços, como a construção de mesas para interação dos estudantes com jogos de dominó e dama. "Percebemos que próximo à sede da nossa empresa tinham pessoas com perfil para o voluntariado. Foi aí que resolvemos fazer essa ação nas comunidades do entorno, chegando até a escola. Após algumas reuniões que envolveram moradores, alunos, professores e responsáveis pela Gerência Regional de Educação (GRE), demos início ao projeto, que contou ainda com a ajuda de arquitetos e engenheiros voluntários", explicou Priscila de Souza, que faz parte da ONG Global Communities.
A iniciativa foi bastante comemorada pela gestora da escola. "Tudo que ganhamos é bastante positivo. Nossa escola precisava do cuidado e nada melhor do que envolver os nossos alunos nesta ação, até porque um bom ambiente ajuda em um dia a dia melhor. Essa também foi uma maneira que encontramos para mostrar que o ambiente escolar pertence a eles, e eles têm que zelar por tudo isso", afirmou Lucélia.
A instituição de ensino fica localizada no coração das comunidades Entra Apulso, Beira da Maré, Sítio Grande, Cafezópolis e Beira da Linha. Para Lucas Herlon, a ação fará bem não só para o estudantes, mas também a todos que moram nos arredores. "Tenho achado incrível a transformação da nossa escola e está sendo maravilhoso participar desse momento tão importante, não só para nós, mas para toda a comunidade", comemorou o paraibano, que se mudou para o Recife no início deste ano. Ele é aluno do oitavo ano da São Francisco de Assis.