Ação da Seduc visa aproximar gestão educacional das escolas e Diretorias Regionais de Educação

Tocantins

06.03.2017

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) inicia, a partir da próxima segunda-feira, 6, uma ação de proximidade com as Diretorias Regionais de Educação (DRE) e as escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, deverão receber o corpo técnico e gestor da Seduc, todas as 13 diretorias regionais e escolas de diversas unidades educacionais tocantinenses.

O primeiro município a receber a ação será Paraíso do Tocantins, a 64 Km de Palmas. Lá, estão previstos dois dias de ações da Secretaria, com visita à DRE, a unidades escolares, além de reuniões com diretores e com o prefeito Moisés Avelino. O objetivo da ação, conforme a professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, é aproximar a gestão educacional do Estado da base, que são as DRE e as escolas da rede estadual.

“O foco do nosso trabalho é o aluno, que está na escola. A Seduc não tem sala de aula, portanto, todas as nossas ações são para apoiar e fortalecer o processo ensino-aprendizagem que é realizado na escola. Depois de todo o planejamento elaborado em conjunto com os diversos setores da educação estadual, e da proposta pedagógica para 2017 lançada, a gente quer ouvir. Agora é uma oportunidade que nós vamos ter para ouvir as equipes técnicas das Diretorias Regionais, ouvir os diretores de escolas, e eu também quero ouvir os alunos e visitar escolas”, destacou a gestora.

Segundo a professora Wanessa, o objetivo desta ação da Seduc é ter um retorno do trabalho que vem sendo realizado, ao mesmo tempo em que abre espaço para que os profissionais que atuam na ponta da educação do Tocantins façam sugestões, propostas e avaliem a gestão da Seduc. “Esse processo de escuta é muito importante para a Educação também avaliar, repensar, rever, reprogramar, junto com quem faz verdadeiramente a educação, que é a escola, que é o professor”, reforçou a secretária.

Ação de governo

A aproximação da gestão educacional das escolas, alunos e professores é uma orientação do Governo do Estado, como ferramenta da política pública de fortalecimento da educação tocantinense. “Essa foi uma orientação do governador Marcelo Miranda. Ele quer que a gente percorra escolas, regionais, que eu converse com professores, que eu escute professores, coordenadores, diretores, alunos. A partir desse retorno, toda a gestão poderá repensar e aprimorar as políticas educacionais para que elas atendam às demandas da comunidade”, concluiu.