Alagoas
23.03.2018Texto de Manuella Nobre
Os moradores das grotas Nosso Senhor do Bonfim e Macaxeira, na Chã da Jaqueira, garantiram suas vagas na rede pública estadual de ensino neste sábado (17), durante a busca ativa para matricular crianças, jovens e adultos das grotas de Maceió.
A ação realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) integra dois programas do Governo de Alagoas - o Vida Nova nas Grotas e o Escola 10 – e propiciou um dia de festa para aquela comunidade. Além das matrículas, os moradores, sobretudo as crianças, aproveitaram as contações de histórias, oficina de pintura, pula-pula, piscina de bolinha, algodão doce e pipoca, promovidas também em parcerias com as 1ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (Geres).
De acordo com a supervisora Documentação e Vida Escolar, Marcia Rodrigues, as matrículas são destinadas ao Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estão distribuídas entre as escolas estaduais Adeilza Maria (Chã da Jaqueira), João Paulo II (Chã da Jaqueira), Guedes Nogueira e Freitas Neto (ambas na Chã de Bebedouro).
Para os líderes comunitários Célio Osvaldo da Silva e Roberto Quintino, presidente e vice da Associação Comunitária Jaqueira Unida (ASCOJAU), a iniciativa foi muito importante e bem aceita pelos moradores.
"Depois que o governador Renan Filho teve esse olhar para as grotas, a vida dos moradores mudou muito, inclusive nas áreas da segurança, saúde e educação, diminuindo a burocracia que antes existia. Hoje os moradores estão mais satisfeitos com essa procura das secretarias, pois antes existia até dificuldades de locomoção. Outro ganho foi o EJA noturno da Escola Adeilza Maria. A escola não tinha aula no noturno, mas procuramos ajuda da direção e fizemos uma parceria. E hoje, com a intervenção do nosso secretário da Educação, Luciano Barbosa, isso é realidade, graças a Deus", comemora o presidente.
"A Secretaria de Educação também está reformando o ginásio poliesportivo de escola, um espaço importante para todos os moradores", complementa Roberto.
Rumo à escola
A ação atraiu crianças, jovens, adultos e idosos interessados em voltar à escola. Foram os casos de dona Maria Luiza da Silva Andrade e Selma Porfirio Silva do Nascimento.
Aos 59 anos, dona Maria Luiza garantiu sua pré-matrícula para EJA I período fundamental. "Estudei até o 4º ano, quando casei, com meus 15 anos e tive que parar os estudos. Eu desejo aprender a escrever e agora chegou a oportunidade para quem quiser. Estou muito animada", conta.
O desejo de estudar a Bíblia foi o que motivou dona Selma. Ex-moradora da zona rural de Quebrangulo, interior do Estado, ela agora vê mais próximo seu objetivo após a pré-matrícula. "Quero aprender a ler a Bíblia, mas também olhar as placas, os ônibus e aqueles folhetos bonitos e saber o que está ali escrito", declara.
Nova chance
Jovens como Maria Edvania da Rocha Ferreira e Bruna Pereira dos Santos, que haviam parado os estudos para cuidar dos filhos, também atenderam ao chamado da Seduc.
"Tinha parado no 5º ano, após o casamento e filhos. Estava com vontade de voltar, mas achava que não era mais possível. Aí com o convite chegando até a minha casa eu resolvi voltar. Fiz a matrícula para a Escola João Paulo II e estou animada", garante Edvania.
"O convite foi um grande incentivo, pois também tinha vontade. Agora vamos estudar e incentivar uma a outra", revela Bruna, que seguirá na mesma turma da colega Edvania.
Grota do Canaã
A busca ativa nas grotas terá continuidade no próximo sábado (24), na Grota do Canaã. A primeira grota visitada foi a do Pau D'Arco, localizada entre os bairros do Jacintinho e Feitosa, no último final de semana.