Ação conjunta proporciona reflexão do significado da páscoa na Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira

Mato Grosso do Sul

11.04.2023

Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Dourados, organizou, no dia 05 de abril, a festa da Páscoa para todos os estudantes da unidade escolar.

Os ovos foram confeccionados pelos professores e a APM que doaram seu tempo livre para estar na escola, tudo feito com muito amor e carinho, foram mais de 500 ovos de páscoas entregues aos estudantes .

Significado

Na confecção, contaram ainda com a participação da Taíta, convidada especial para falar sobre o verdadeiro significado da Páscoa. Os estudantes do ensino Médio sob a orientação da professora Lívia Pederiva, fizeram a encenação do teatro “A batalha entre o bem e o mal”.

A diretora Rosalina de Fátima Altrao Carvalho também expôs aos presentes sobre o significado da Páscoa,”o evento só foi possível porque houve o envolvimento de todos, APM, professores, direção, coordenação e equipe administrativa que fizeram doações em dinheiro e produtos para que esse momento acontecesse”, enfatiza.

A escola Rita Angelina oferta tempo Integral, onde seus estudantes passam mais de nove horas por dia e mais de quarenta e cinco horas por semana convivendo uns com os outros. Esse relacionamento diário e cotidiano os levam a aprender os conhecimentos científicos que são importantes para sua vida, tanto profissional quanto para conhecimento do mundo que o cerca, mas sendo uma escola integral, os estudantes tem a vantagem de aprender a conviver, aprender a respeitar a amar o próximo, independente de ser parte da sua família.

Amor, respeito e carinho

Todos da escola aprendem a ter um olhar diferente, de amor, de respeito, de carinho uns com os outros. O envolvimento não fica somente entre os estudantes, essa convivência vai além, atinge professores, administrativos, coordenadores e diretores. Assim uma escola de tempo integral se torna uma família que ensina conteúdos científicos, respeito e amor ao próximo.

De acordo com a diretora adjunta Tarsila Bibiane, momentos como esses criam memórias afetivas nos estudantes, “e se queremos um mundo melhor, com seres humanos melhores, se faz necessário ter ações que ensinem amor, solidariedade e acolhimento. Na escola Rita há uma equipe maravilhosa, que não mede esforços para uma formação humana e integral”.

A diretora Rosalina de Fátima finalizou dizendo que em tempos de tanta violência nas escolas do país e no mundo, “momentos como este são importantes, trás esperança. Foi gratificante ver a alegria estampada nos rostos dos estudantes ao receber o ovo de Páscoa e entender o verdadeiro significado da Páscoa”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.