Escola Penha Brasil promove palestras educativas sobre proteção animal 

Roraima

28.04.2022

Para marcar o Abril Laranja, iniciativa que chama a atenção para a proteção animal, a Escola Estadual Penha Brasil promove nesta semana, uma programação diferenciada com palestras e rodas de conversas sobre o tema. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, os estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre conscientização e prevenção contra a crueldade animal e sobre a Lei Ordinária N° 1.637, de 24 de janeiro de 2022, do Estado de Roraima, que instituiu o ‘Código de Direito e Bem-Estar Animal de Roraima’. 

A palestra foi ministrada por Palmira Leão, integrante da Radarr, instituição dedicada à proteção e cuidados com os animais. A iniciativa de trabalhar o tema foi da Sala de Leitura da instituição. A professora Marly Bernardo Souza, responsável pela ação, destacou que a escola é um espaço de conscientização. 

“Desenvolver nos adolescentes a consciência de proteger um animal, é essencial, pois cada animal é uma vida. Observamos que 90% dos nossos estudantes têm um animal de estimação em casa, e como os alunos estão na idade de adquirir conhecimento e de formação de caráter, nosso objetivo é trazer sensibilização sobre esse tema trabalhado no Abril Laranja”, explicou Marly. 

Os estudantes aprovaram a iniciativa. Karoline Gonzaga, do 9° ano do Ensino Fundamental, disse que é suspeita para falar, pois tem dois cachorros e disse que ama os animais. 

“Fiquei animada com essa ação, eu gosto muito da minha escola porque sempre traz esses temas importantes. Os animais não são só para proteger as casas, como muitas pessoas acham, eu tenho dois animais e, para mim, eles são também um apoio emocional. Fico triste de ver animais na rua, tenho vontade de levar todos para casa. As pessoas precisam se conscientizar e cuidar dos animais”, disse Karoline. 

A instituição de ensino também mobilizou a comunidade escolar e alguns parceiros para arrecadar ração e outros tipos de alimentos, que serão doados para a ONG Radarr.

Programação segue na sexta-feira, 25 com palestras de médicos veterinários

Como parte da programação, na próxima sexta-feira, 29, haverá palestra com médicos veterinários sobre os cuidados com os pets e também sobre o tema “Prevenção contra a crueldade animal”, a partir das 16h, destinadas aos alunos do turno vespertino.

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed