Abertura do ano letivo na rede estadual começa com inauguração de escola em Itatira

Ceará

31.01.2023

A rede pública estadual de ensino do Ceará deu início ao ano letivo de 2023 nesta segunda-feira (30). Para marcar a volta às aulas, o governador Elmano de Freitas participou da inauguração da nova sede da Escola de Ensino Médio Nazaré Guerra, no distrito de Lagoa do Mato, em Itatira. Na ocasião, ele defendeu a importância de equipamentos de educação bem estruturados como instrumentos para realização de sonhos.

“Nós queremos que nossos alunos, aqui nesta escola e em todo o Estado, possam construir seus sonhos. E hoje, eu quero desejar aos estudantes cearenses muito estudo”, incentivou o governador Elmano de Freitas.

Também presente no evento, a secretária da Educação, Eliana Estrela, falou aos jovens reforçando a importância da escola nos sonhos. “Na escola são reunidos muitos sonhos, muitas vidas. Obrigada por acreditar na educação, na escola e por fazer com que os outros acreditem”, destacou.

Para o estudante Pedro Ítalo, do 3º ano do Ensino Médio, ter a oportunidade de estudar na nova sede é essencial para conseguir alcançar seu sonho de terminar os estudos e ser comissário de bordo.

“Eu estou bastante ansioso para este ano, porque é meu último, né? E ainda mais agora, com escola nova, uma estrutura nova, com novos ambientes para a gente desenvolver o aprendizado, uma coisa que não tínhamos até alguns meses atrás”, ressaltou o estudante. “Eu fico um pouco triste porque só curtirei esse ambiente este ano, mas fico muito feliz que as gerações futuras vão poder usufruir deste espaço”, completou.

Quem também está focada em aprender cada vez mais este ano é a estudante do 2º ano do Ensino Médio Jasmin Rosé, de 16 anos. “Eu quero cursar Medicina, e ir para a área de Pediatria. Então, ter essa estrutura com laboratórios, biblioteca e tudo mais, vai ajudar muito”, pontuou a garota, que está animada por ainda ter mais dois anos para curtir a escola nova.

A nova sede é constituída de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, a unidade conta ainda com quadra poliesportiva, salas para grêmio estudantil, vídeo, professores, coordenação e diretoria, além de anfiteatro.

Para construir, equipar e mobiliar o novo espaço, foram investidos R$ 6,6 milhões, com recursos oriundos dos governos estadual e federal. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A escola tem a professora Maria da Piedade Vieira como gestora, que reforçou o compromisso do corpo docente. “A nossa escola irá contribuir para um melhor engajamento e terá como resultado um melhor aproveitamento pelos alunos”, pontuou a diretora.

Desafio de melhorar

Sendo considerado destaque na educação nacional, o Ceará tem o terceiro melhor Ensino Médio do país. No entanto, o governador Elmano de Freitas não se mostra satisfeito em apenas manter o nível.

“Nosso desafio é fazer um ensino ainda melhor. Nós temos que buscar cada vez mais ter resultados ainda melhores na educação. Nós temos, no Ensino Fundamental, a melhor escola do Brasil, e, no Ensino Médio, a terceira. Isso nos impulsiona a querer ter notas ainda melhores”, declarou o governador. “Por isso nós precisamos de toda a nossa rede em tempo integral, continuar valorizando os professores, continuar a formação continuada dos nosso professores. Nós queremos o melhor do que possa ter na escola pública”, completou.

A rede pública estadual de ensino é formada por 750 escolas, distribuídas em 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A unidade de ensino faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 7, sediada em Canindé. A regional também abrange os municípios de Caridade, General Sampaio, Itatira, Paramoti e Santa Quitéria.

Relações étnico-raciais

O ano letivo de 2023 terá como marca para a educação cearense o fortalecimento de reflexão e práticas sobre relações étnico-raciais. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reconhece a importância do debate em torno dessa temática nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista. Com esta premissa, as relações étnico-raciais serão abordadas ao longo de todo o ano nas escolas da rede pública estadual, perpassando tanto o currículo como as interações pessoais em suas diversas formas.

Presentes

Também estiveram presentes na inauguração a senadora eleita, Augusta Brito; o deputado estadual e futuro secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque; o deputado federal, Idilvan Alencar; e outras autoridades.