Abertura da 'Formação de Diretores' reúne cerca de 500 profissionais da Rede Estadual

Secretaria de Estado da Educação do ES

26.09.2019

Cerca de 500 profissionais da Educação, entre atuais diretores, professores e pedagogos, estiveram reunidos para a cerimônia de abertura da “Formação Inicial de Diretores Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino”, na noite de quarta-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória. Entre as autoridades da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) estavam o secretário, Vitor de Angelo, e a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

“A formação tem, entre muitos objetivos, conectar a secretaria com vocês, que estão diariamente com os alunos. Essa troca de experiência de quem está na escola e nós, que ficamos na central, é necessária. As escolas são dos nossos alunos e é por eles que estamos nesse trabalho”, disse Vitor de Angelo.

A ação formativa é uma iniciativa da Sedu, coordenada pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e a Assessoria de Gestão Escolar. É destinada aos profissionais efetivos da Rede Estadual que desejam assumir a função nas unidades escolares jurisdicionadas às Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Carapina e Cariacica.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aflordízio Carvalho da Silva, Míriam Zaneti, é uma das profissionais que irá participar e disse que, mesmo com sete anos na gestão, “é preciso se atualizar sempre, porque os desafios são muitos e mudam com o passar do tempo”.

A formação

A qualificação está estruturada na modalidade semipresencial, com carga horária de 80 horas e execução prevista de setembro a dezembro de 2019. Está baseada na perspectiva da gestão democrático-participativa, centrada nos eixos que norteiam a gestão escolar: gestão de pessoas, liderança e participação, gestão pedagógica e resultados educacionais, complementados com atividades práticas e com entregas de produtos durante o percurso formativo.

Texto: Soraia Camata