Abertas inscrições para II Festival da Canção das Escolas Estaduais “Prêmio Helena Meirelles” e se estendem até dia 12 de junho

Mato Grosso do Sul

12.04.2023

Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), informa que estão abertas as inscrições para o II Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS “Prêmio Helena Meirelles”, com a participação dos estudantes protagonistas REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul).

O “II Festival da Canção das Escolas estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles” é um evento de caráter competitivo que tem por finalidade ampliar as formas de comunicação, por meio da expressão musical.

Poderão participar somente os estudantes devidamente matriculados em alguma unidade da Rede Estadual de Ensino de MS, com músicas inéditas em letra e melodia e com tema “Arte, Educação e Meio Ambiente - Gerando Bons Resultados com a Consciência Limpa”, para composição.

De acordo com o gestor do NUAC, Fábio Germano da Silva, o evento tem por escopo explorar o potencial educativo e social da música por meio de suas diversas ramificações e estilos, estimulando e possibilitando novos talentos musicais, compositores e intérpretes da REE, difundir a educação musical, através de eventos competitivos que instiguem e promovam o exercício da criação artística, “além de desenvolver na população em geral o gosto pela cultura musical e suas manifestações e, também, homenagear a instrumentista e intérprete sul- mato-grossense Helena Meirelles”, enfatiza Germano.

Premiação

A premiação acontecerá para as três melhores canções, e para o/a melhor intérprete da seguinte forma:

- Melhor canção

1o Lugar: 01 Notebook + troféu

2o Lugar: 01 Celular android + troféu

3o Lugar: 01 Caixa de som bluetooth + troféu

- Melhor Intérprete

- Intérprete: 01 Caixa de som bluetooth + troféu

Todos os 10 concorrentes para a fase final receberão; um troféu, um violão e um certificado de participação. 

Inscrições

Para participar do festival a unidade escolar deverá proceder à inscrição dos estudantes no período de 12 de abril a 12 de junho de 2023, preenchendo corretamente o Formulário de Inscrição.

Caso seja constatado que o aluno participante não esteja devidamente matriculado em alguma das escolas da Rede Estadual e Ensino de Mato Grosso do Sul, este será automaticamente desclassificado.  A avaliação da canção será feita a partir do vídeo e letra, não sendo possível a substituição dos mesmos, pois a classificação dos concorrentes se dará por meio da análise do conteúdo postado no Formulário de Inscrição.

O Evento

O Festival acontecerá na Concha Acústica Helena Meireles, no dia 18 de agosto, das 16h às 21h e será realizado em duas fases:

  • 1ª fase (classificatória), serão escolhidas as 10 (dez) melhores canções, essa etapa será julgada por uma equipe técnica avaliativa definida pelo Núcleo de Arte e Cultura – NUAC, e ocorrerá no período de 12/06/2023 a 30/06/2023.
  • 2ª fase (final), será realizada no dia 18 de agosto de 2023, onde todos os 10 classificados se apresentarão ao vivo e o júri selecionará as 3 (três) melhores canções e o(a) melhor intérprete e a entrega da premiação ao final do evento.

O evento é uma promoção do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), através da Concha Acústica Helena Meirelles; em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), TV Educativa MS e Educativa FM 104.7.

Para informações adicionais, à disposição o Núcleo de Arte e Cultura – NUAC, pelo e-mail: fecaeems@gmail.com , ou pelo telefone (67) 3323-7212.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo NUAC