Abertas inscrições para concurso de redação e vídeos da Copa Verde

Copa Verde

04.04.2017

Já estão abertas as inscrições para o II Concurso de Redação e Vídeos da Copa Verde, com o tema Rios Voadores. Participarão as escolas públicas de Ensino Fundamental de Mato Grosso, Belém (PA) e Distrito Federal. A iniciativa é uma realização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e secretarias Estaduais de Educação.

As unidades da rede estadual de ensino de Mato Grosso interessadas devem selecionar os melhores trabalhos dos estudantes e enviar à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) até o dia 20 de abril.

Para isso, cada escola deve formar uma comissão para organizar o concurso, auxiliar os estudantes participantes em relação à proposta e ao tema, pré-selecionar uma redação e/ou um vídeo e encaminhar para o e-mail dimas.marques@seduc.mt.gov.br.

A Seduc também já formou uma comissão que será responsável por selecionar as 10 melhores redações e vídeos e enviar aos organizadores. Caberá aos membros pré-selecionar as redações e vídeos recebidos, dentro do prazo legal estabelecido, e enviar à CBF até o dia 28 de abril, às 19h.

A escolha final da melhor redação e vídeo de cada categoria será feita por uma banca avaliadora da CBF e do Ministério do Meio Ambiente. A divulgação do resultado final do vencedor de cada categoria pela CBF será no dia 08 de maio deste ano.

Premiação

Para a premiação, considera-se o resultado entre as melhores redações e vídeos dos estudantes participantes e finalistas das escolas públicas de ensino fundamental de Mato Grosso, Belém (PA) e Distrito Federal.

O vencedor de cada categoria do concurso irá à final da Copa Verde 2017, cujo local ainda será definido, com um acompanhante. Ele terá acesso aos vestiários e ganhará uma camisa da Seleção Brasileira autografada. Além disso, a redação campeã será publicada no site e no Facebook Oficial da CBF.

O Ministério do Meio Ambiente também oferece aos vencedores, passagens e diárias para participar da fase cidadã do Fórum Mundial de Água, que ocorrerá em março de 2018, no Distrito Federal.

Para dúvidas ou informações, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Ensino Fundamental da Seduc-MT, pelo telefone (65) 3613-6414.

Para mais informações sobre o tema, acesse aqui.

Confira o Orientativo aqui.

​Campeonato

A Copa Verde foi idealizada como uma forma de desenvolver a consciência e valores ambientais por meio de ações que estimulam uma visão ecológica, como a reciclagem de materiais.

O torneio conta com 18 times, escolhidos a partir do desempenho nos campeonatos estaduais e pela posição no ranking da CBF. Participam equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo.

O vencedor ingressará diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2018. As disputas tiveram início no dia 29 de janeiro e seguem até 15 de maio.

Viviane Saggin
Assessoria/Seduc-MT