Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2014

19.03.2014

Até 23 de maio, jovens estudantes de todo o país poderão concorrer a uma das 78 vagas do programa, que simula a atividade parlamentar em Brasília



São 11 anos de atividade, 768 estudantes contemplados, 4 projetos foram aproveitados pela Câmara e transformados em Projetos de Lei e muitas histórias para contar. Este ano, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) abre novamente as portas para 78 estudantes de todo o Brasil que queiram simular as atividades dos deputados federais no Congresso Nacional, em Brasília. As inscrições ficam abertas de 17 de março a 23 de maio. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é parceiro do progama. 

O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações de Projetos de Leis como se fossem deputados reais em comissões. Para participar, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei original, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Podem participar do PJB os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos.

“O PJB contribui de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional do jovem”, destaca Frederico Almeida, coordenador do programa. “A jornada de simulação das atividades parlamentares provoca um processo de reflexão sobre a política, a realidade socioeconômica do país e o seu papel como agente de mudança. Em cinco dias, o jovem tem contato com outros estudantes de todo o Brasil e é essa multiplicidade, diversidade e diferença que faz do PJB um programa de grande impacto ”, acrescenta Almeida.

Maria Eduarda Lima é ex-parlamentar jovem participante do Programa em 2013 e confirma as expectativas dos organizadores: “ter vivenciado uma semana como deputada federal jovem, vendo como funciona o processo legislativo do Brasil foi muito enriquecedor e importante para minha construção cidadã e também para perceber a minha importância na sociedade" . Na ocasião, a estudante propôs um projeto de lei que alterava a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, sendo uma das quatro representantes pernambucanas na simulação. "A experiência de ter participado do PJB sem dúvida foi a mais importante que tive até o momento", admite.

Ao todo, são selecionados 78 projetos. O número de representantes por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes na Casa, recebem um representante jovem.

Inscrições - As inscrições estarão abertas até 23 de maio. Os interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis.

Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa. Todas as informações podem ser encontradas no site do PJB na internet, pelo link http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2014.

PJB 2014 - Com slogan “Você tem perfil para mudar o País”, o Parlamento Jovem Brasileiro deste ano possibilitará aos jovens experiência e aproximação do Poder Legislativo, e ajudará na criação de senso-crítico e cidadania. A 11ª edição será realizada na semana de 21 a 26 de setembro de 2014 nos plenários da Câmara.

Em 2013, na décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro, o recorde de inscrições do programa foi superado, chegando a 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por estudantes de todo o País. O programa mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados através da fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro .