Abertas as inscrições dos programas Formadores em Ação e Formadores em Ação Nos Municípios

Paraná

20.02.2024

As primeiras jornadas de 2024 dos programas Formadores em Ação e Formadores em Ação nos Municípios, estão com inscrições abertas. As ações, viabilizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e pela Paraná Educação (Preduc), promovem a formação continuada para professores e pedagogos por meio do aprimoramento dos conhecimentos, entre pares, além de ajudarem na ampliação da experiência nas áreas pedagógica e da docência. 

Este ano, os programas foram ampliados, oferecendo maior número de vagas para cursistas, além de novas temáticas, como Educação Para Questões Étnico Raciais e Inteligência Artificial, que serão abordadas nas jornadas Formadores em Ação. Já no Formadores em Ação Municípios - ação integrante do Programa Educa Juntos, pelo qual o Governo do Estado fornece material didático e formação continuada aos professores dos municípios em consonância com a educação estadual - o estudo terá como foco a Alfabetização na Perspectiva do Letramento a partir do material Educa Juntos de Língua Portuguesa a Matemática. Poderão participar do programa, cursistas dos 399 municípios do Estado.

 

FORMADORES EM AÇÃO - Os professores e pedagogos da rede estadual que desejam se inscrever no programa Formadores em Ação, podem realizar as inscrições por meio deste link até o dia 15 de fevereiro. A primeira jornada oferecerá 35 mil vagas para cursistas e terá início no dia 26/02, estendendo-se até o dia 10/05.

 

 “Para este 1º trimestre de 2024 o programa alcançou uma ampliação de 16% no número de vagas em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa oportunidade única para que o professor adquiram conhecimento sobre novos recursos e estratégias pedagógicos, desenvolvendo conhecimentos em favor do protagonismo do estudante em sala de aula”, afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

 

Ao todo, o curso oferecerá três jornadas, a serem estudadas ao longo do ano, totalizando 71 temáticas, que incluirão todos os componentes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os novos componentes do Novo Ensino Médio paranaense, além da oferta de novos temas como Educação no Campo; Educação em Tempo Integral e Educação Especial: inclusão na sala de aula.

 

“Em 2023, o Formadores em Ação alcançou 96 mil cursistas. Este ano a expectativa é de que mais 100 mil professores recebam a capacitação”, destaca Miranda.


 

FORMADORES EM AÇÃO NOS MUNICÍPIOS -  Voltada aos pedagogos das escolas municipais, secretarias municipais de educação, professores que atuam nas turmas de educação infantil e articuladores regionais e municipais da  Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa),  Formadores em Ação nos Municípios está com a inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro. Aos cursistas, serão ofertadas duas jornadas em 2024, com 12 mil vagas cada uma. As inscrições devem ser realizadas neste link

 

“Fundamental para o alinhamento pedagógico entre Estado e municípios, o Formadores em Ação nos Municípios formou, no ano passado, 10 mil cursistas em todo o Paraná. Este ano o programa também passou por uma ampliação e a expectativa é de capacitar mais 24 mil educadores”, reforça Miranda.


 

SOBRE O FORMADORES EM AÇÃO - Iniciado em julho de 2020, o programa Formadores em Ação é uma proposta de formação entre pares, em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. 

 

Durante os encontros, são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Seed-PR.


 

SOBRE O FORMADORES EM AÇÃO NOS MUNICÍPIOS - Devido ao sucesso do programa Formadores em Ação Estadual, foi desenvolvida, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Paraná Educação (Preduc), uma versão do programa para os municípios. 

 

O programa oferece formação continuada para professores das redes municipais de ensino, por meio de grupos de estudo. Cada grupo é composto por um professor formador ou pedagogo formador que orienta um conjunto de professores ou pedagogos cursistas, de forma síncrona não presencial.

Os professores e pedagogos são organizados em forma de grupos de estudos de até 20 cursistas no Google Classroom com encontros semanais, via Google Meet, de forma síncrona na modalidade on-line, com duração de 1 hora e 40 minutos.