Aberta seleção para pós-graduação lato sensu em Transtorno do Espectro Autista direcionada a professores das redes municipais e estadual do Tocantins

Tocantins

04.08.2020

Professores das redes municipais e estadual de ensino do Tocantins podem se inscrever no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), até as 18 horas do dia 4 de setembro de forma gratuita.

O curso, na modalidade a distância, é ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Tocantins. Em razão do momento de pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão de forma remota e on-line.

São oferecidas 50 vagas para licenciados no efetivo exercício do magistério nas redes pública, sendo 35 para professores das redes municipais e 15 da estadual. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição no endereço no endereço: https://forms.gle/odqMVGm5tiYwRqpJ8

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de setembro, e o período de matrículas ocorrerá de 21 a 23 de setembro. O início das aulas está previsto para o dia 2 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo.

A especialização visa qualificar profissionais para trabalharem com estudantes autistas, com a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação. Esta é a segunda turma da Pós-Graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O curso integra as ações do Projeto TEA-TDIC, coordenado pelos professores George França e Kátia Rose Pinho.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Robson Vila Nova Lopes, o curso é mais uma iniciativa para o fortalecimento das políticas de atendimento da Educação Especial no Tocantins. “É uma demanda que vai preparar os profissionais a lidarem melhor com o público com transtorno do espectro autista que se encontra nas redes de ensino tanto na rede estadual como nas redes municipais. Queremos proporcionar oportunidade de acesso à educação com qualidade a todos os públicos conforme as necessidades de cada estudante. E essa especialização contribui nesse sentido”, destacou.

O curso

O curso será ofertado pela Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação (Propesq) e do Instituto de Pesquisas e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ibex-Regional). O processo de seleção será realizado por meio de análise de currículo e de carta de intenção, que deverá ser elaborada pelos candidatos.