Alunos do Ganhando o Mundo se preparam para o intercâmbio

Paraná

30.06.2022

Em menos de um mês, os 100 estudantes da rede estadual paranaense selecionados no programa Ganhando o Mundo embarcam para viver por um semestre letivo como estudantes na Nova Zelândia. Nestas terça e quarta-feira (28 e 29), eles estiveram em Curitiba para participar de atividades de orientação e preparação para a viagem. A ansiedade para chegar ao país, o desafio de estar longe da família e a expectativa de conhecer uma nova cultura são sentimentos que os adolescentes conseguem colocar em palavras.

Para o estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, em Palmeira, Kauan Borchoski Camargo (15), a oportunidade de participar do Ganhando o Mundo pode ser resumida como “excepcional”. “Eu penso que a Nova Zelândia vai ser um lugar que vai me trazer uma bagagem cultural muito grande. Lá eu vou aprender coisas totalmente diferentes, o que é uma coisa que eu zelo muito”, comenta o aluno. 

Kauan vive na cidade de Teixeira Soares e todas as semanas viaja para o colégio agrícola, onde estuda em esquema de internato durante a semana. Mesmo habituado a não viver todos os dias com os pais, ele conta que o apoio foi importante. “Eu e meus pais somos muito apegados, mas eles sempre me apoiaram demais nos meus estudos. Eles estão muito animados com a perspectiva de eu ir para outro país.”

Ana Paula Kossoski (15) é estudante do Colégio Estadual do Campo de Lustosa, em Ipiranga, e conta que “única” é a palavra que representa a oportunidade de estudar na Nova Zelândia. “A gente, que mora na parte rural, não tem muita expectativa de ir lá para fora. Essa oportunidade foi incrível para mostrar que a gente também pode”, comenta a aluna.

Para apresentar a cultura do seu estado para a família neozelandesa que vai recebê-la, ela conta que pretende levar uma cuia de chimarrão para o país. “Eu acho que lá não tem isso, e na minha região as pessoas gostam bastante. Eu quero levar para lá, para eles conhecerem”, comenta Ana Paula.

Estudante do Colégio Estadual Nicanor Bueno Mendes, em Jundiaí do Sul, Julia Maria Braz de Andrade (16) acredita que ser selecionada para o programa Ganhando o Mundo significa gratidão. “Quando teve a primeira edição, eu já queria ter ido, mas não pude por conta da minha idade. Quando vi que tinha uma segunda oportunidade, fiquei muito feliz. Agora que deu certo, estou muito animada”, comemora. 

Julia conta que está empolgada para ter contato com a natureza da Nova Zelândia, país conhecido por suas paisagens naturais. Sua cidade natal, Jundiaí do Sul, tem cerca de 3 mil habitantes, e a estudante é acostumada ao contato com a natureza. “É uma cidade tão pequena, e agora eu estou indo para tão longe. Parece inacreditável”, diz. 

Emoção é a palavra que resume a oportunidade de estudar na Nova Zelândia para a estudante Emilly de Oliveira Siqueira (15), do Colégio Estadual Polivalente Carlos Silva Domingos, em Apucarana. “Eu fiquei tão animada que até chorei. Fiquei tão feliz, corri contar para a minha mãe”, relembra a aluna. 

Emilly está ansiosa para conhecer mais sobre a cultura Maori, povo originário da Nova Zelândia, e a educação no país. “Eu admiro muito como eles valorizam a educação”, conta.

Paola Kalva Machado (15) estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Augusto Ribas, acredita que maravilhoso é a palavra que descreve a chance de participar do programa Ganhando o Mundo. “A gente não vai lá só para estudar, a gente vai para conhecer outras pessoas, outras culturas e aprender a ser mais independente”, comenta a aluna. 

A estudante conta que pretende conhecer a cultura do país e jogar rugby, esporte tradicional da Nova Zelândia. “Eu vou jogar, mas não vou ganhar (risos). O que importa é participar”, diz.

Evento de orientação — Os 100 estudantes selecionados se reuniram na tarde da última terça-feira (28), em Curitiba, para receber orientações sobre o embarque e a permanência na Nova Zelândia. No evento, os alunos puderam tirar dúvidas e ganharam materiais com mais informações sobre o país, como um mapa e um guia, além de uma camiseta do programa Ganhando o Mundo. 

Intercâmbio — Os estudantes embarcam no fim de julho para a Nova Zelândia, para estudar durante um semestre letivo em um colégio local. Eles são alunos da 1ª série do ensino médio de colégios estaduais e também cursaram do 6º ao 9º anos em instituições de ensino da rede. Os intercambistas foram selecionados com base na nota e na frequência escolar em 2021.

Esta é a segunda edição do programa Ganhando o Mundo. No início do ano, em fevereiro, os primeiros 100 estudantes da rede estadual foram para o Canadá para um semestre letivo de estudo. Eles retornam ao Brasil na primeira semana de julho.