A matemática mostrada de forma lúdica e interativa no Projeto Multifaces da Matemática

Pernambuco

19.09.2019

Uns amam, outros nem tanto. A matemática, talvez, seja uma das disciplinas que mais tira o sono dos estudantes. Para reverter esta situação e mostrar que a matemática pode ser vista com outros olhos e encarada como algo curioso, desafiador e que faz parte do dia a dia, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, localizada em João Alfredo, realizou o projeto “Multifaces da Matemática”.

O projeto foi idealizado pelos professores Eli Paulo, Mayra Eliete e Sérgio Presciliano e movimentou 106 estudantes que mostraram a matemática de forma diferente. Foram apresentados jogos e desafios, trabalhos que envolvem a matemática na natureza e a relação da matemática com as artes plásticas, com a música e com a linguagem. “O projeto  foi lindo e ultrapassou os objetivos esperados. Houve estímulo e desenvolvimento de atividades matemáticas entre os jovens, despertando ainda mais o interesse pela matemática. Todos os participantes puderam vivenciar na prática os conhecimentos pedagógicos adquiridos em sala de aula integrando a teoria e a prática”, pontuou a professora Mayra Eliete . 

Os estudantes foram divididos em equipes para trabalhar cinco eixos temáticos. No eixo um “Matemática: Do marco zero a dimensões mais complexas”, os estudantes puderam ter um olhar diferenciado pela disciplina para que reconhecessem a presença da matemática em todas as instâncias do conhecimento. No dois “Descomplicando a matemática”, foram desenvolvidos jogos que mostraram a matemática indo além de problemas e funções, que está inserida nas tarefas cotidianas. No eixo três “Os Complexos”, foram abordados, por meio de jogos, ou seja, de forma lúdica, a temática das equações numéricas, evidenciando as quatro operações básicas. 

No eixo quatro “Math Run (Corrida Matemática)”, o objetivo foi testar os conhecimentos matemáticos dos participantes de forma interativa, por meio de um tabuleiro humano, onde os participantes competiram entre si. Os conteúdos abordados foram equações, regra de três, sistemas, enigmas e progressões aritméticas. Também trabalhando com jogos o eixo cinco “Playing With Math - Brincando com a matemática” aplicou conteúdos como equação do primeiro grau, operações básicas, regra de três e outros conteúdos importantes para o cotidiano do estudante.

“Nesse projeto trabalhamos com a matemática de uma forma lúdica e divertida. Dessa forma, conseguimos ver a matemática com outros olhos. Através do jogo que apresentamos, eu percebi uma evolução minha em fazer cálculos rapidamente. Como são estudantes da mesma faixa etária, a linguagem é a mesma, fica mais fácil”, falou a estudante do 2º ano, Ângela Maysa. Para o estudante do 3º ano, José Allan, a intimidade com a disciplina tem que ser adquirida com a prática. “Matemática parece bem difícil, mas depois, com a prática, a pessoa vai descobrindo como tudo funciona, a gente compreende a lógica e, então, tudo fica mais fácil”, explicou o estudante. Allan, inclusive, foi medalhista de prata na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). A solenidade de premiação na olimpíada foi realizada na última terça-feira (17), no Centro de Convenções de Pernambuco.