A inovação como aliada na melhoria da educação pública

14.03.2014

Consed e Fundação Telefônica Vivo realizaram, em São Paulo, o I Workshop – Educação e Novas Tecnologias


O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed juntamente com a Fundação Telefônica Vivo, realizou no dia 13 de março o Workshop -  Educação e Novas Tecnologias, na sede da Fundação Telefônica, em São Paulo. O encontro reuniu secretários de estado da educação e responsáveis pelas áreas pedagógica e tecnológica das secretarias. O objetivo do encontro foi atualizar o panorama do uso das tecnologias nas redes estaduais, apresentar plataformas e conteúdos digitais para as secretarias, bem como refletir sobre a relação inovação, educação e qualidade.

O diretor presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, abriu os trabalhos apresentado um panorama dos projetos educacionais desenvolvidos pelo grupo Telefônica-Vivo no Brasil. 

A presidente do Consed e secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, destacou o objetivo principal do evento que é proporcionar “um espaço para que entidades cujos projetos tenham sinergia com as ações desenvolvidas pelo Consed, pudessem apresentar projetos que possibilitem novas parcerias”. 

Maria Nilene, também ressaltou a parceria estratégica com a Fundação Telefônica Viva que possibilitou um espaço de debate fundamental nos tempos atuais: a educação e as novas tecnologias. “A discussão sobre tecnologia no meio educacional se faz necessária à medida que nossos jovens estão imersos no mundo das novas tecnologias. Esperamos conseguir aprofundar o debate e o conhecimento nas experiências práticas com o correto uso das Tecnologias em Educação”, pontuou.

Um dos principais momentos do evento foi à palestra “Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública?”, ministrada por David Albury,  diretor do Programa Global de Líderes da Educação (GELP)- grupo que reúne líderes de sistemas educacionais de vários países. David Albury fez uma indagação ao público presente – NA EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS? Apresentando, em seguida, uma abordagem considerando a questão como algo potencial desde que esteja alinhada com um conjunto de outros elementos orquestrados, citando o desenvolver de novos currículos, novos métodos de avaliação, novas pedagogias, a formação e implementação de estratégias de difusão, além de uma articulação para uma “visão inspiradora e orientadora”.

O Consed também apresentou dados inicias de uma pesquisa sobre Educação e Tecnologias aplicada nas vinte e sete secretarias com a intenção de fazer um levantamento sobre a infraestrutura tecnológica nas secretarias estaduais de educação, os dados do levantamento servirão para nortear os futuros debates sobre a atual situação do uso da tecnologia nas escolas brasileiras.

No período da tarde, os representantes das secretarias tiveram a oportunidade de conhecer as novas tendências em tecnologias digitais, por meio de uma série de apresentações de plataformas educacionais digitais. Neste momento os participantes puderam experimentar, bem como, tirar dúvidas sobre suas características e formas de implementação.