Projeto Central do Enem prepara estudantes da rede estadual do Amapá para o exame

Amapá

11.03.2024

A preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está a todo o vapor. Na última semana, as aulas do projeto "Central do Enem" começaram em 12 escolas-polo de Macapá e Santana.

A maratona de estudos aborda todos os temas que serão cobrados na avaliação nacional. Para o estudante Eduardo Michel, de 16 anos, a iniciativa representa a construção de um sonho.

"Quero fazer medicina para poder ajudar financeiramente a minha família e cuidar de outras pessoas. Estou nervoso porque esse vai ser o primeiro ano em que vou fazer o Enem, mas esse projeto vai me ajudar a alcançar os meus sonhos", conta o estudante.

Eduardo Michel é aluno do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro Santa Rita, em Macapá. A unidade funciona como um dos polos da Central do Enem e atende mais de 250 alunos no projeto.

"Como a Escola Tiradentes é de tempo integral, eu não tenho tempo para fazer cursinho. Então, esse projeto permite que eu tenha um estudo direcionado para o Enem sem precisar me sobrecarregar, nem pagar por aulas particulares, que para medicina são muito caras", comemora Michel.

Metodologia inovadora

Cada aula da Central do Enem é acompanhada por três professores de especialidades diferentes, como uma estratégia para promover a interdisciplinaridade. Por exemplo, dentro de uma aula de ciências humanas, professores de geografia, história e filosofia resolvem as questões juntos.

De acordo com o professor de matemática, Márcio Costa, esta metodologia diferenciada é o que separa as aulas da Central do Enem das aulas regulares do ensino médio, e por isso o projeto oferta resultados positivos.

“Além do conteúdo, aqui também conversamos sobre a sistemática de estudo, orientando o jovem a como estudar por conta própria. O projeto é elaborado aos mínimos detalhes para preparar a rede para ter uma boa nota no Enem, que é essencial para o ingresso no ensino superior", reforça o professor.

Central do Enem

As inscrições para a Central do Enem permanecem abertas na secretaria das escolas-polo. Podem participar do projeto os alunos do ensino médio das escolas estaduais, além de estudantes que já concluíram os estudos.

A Escola Estadual Mário Quirino, localizada no bairro Novo Buritizal, em Macapá, é o único polo da Central que ainda não iniciou as aulas, devido ao calendário de formação dos professores.

O projeto é realizado pela Secretaria de Educação (Seed) e ocorre no contraturno das aulas. A Central do Enem aborda os conteúdos de acordo com cada área de conhecimento exigida no exame, divididas entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.

Todos os estudantes da Central do Enem recebem o material de preparação apostilado e contam com a orientação de professores, com dicas e conteúdo específico para as provas. O projeto finaliza com uma revisão para mais de 5 mil estudantes, no final de semana da avaliação.