8ª Consulta Pública do PPA elege a Educação como principal prioridade em Pedro Afonso

Tocantins

06.09.2023

O município de Pedro Afonso foi sede da 8ª Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizada nessa terça-feira, 5, pelo Governo do Tocantins. Com mais de 500 pessoas presentes, a comunidade de 13 cidades da Região Meio Norte 2 fez as escolhas das prioridades para cada um dos eixos temáticos que fazem parte da metodologia de elaboração deste PPA. 

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, fez um balanço do evento. “É com grande entusiasmo que temos visto a população participar das consultas públicas, permanecendo até a Plenária Final, que marca o encerramento da atividade. A população tem feito sua parte, opinando, defendendo suas demandas e pedindo o que é preciso para a região. Estamos muito empolgados com os resultados das consultas, pois são estes os interesses que devem constar no PPA 2024-2027. O governador Wanderlei Barbosa tem sido muito sensível à vontade dos tocantinenses e estamos ouvindo a população para dar o norte na elaboração das leis orçamentárias”.

Com grande participação, o Eixo de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação garantiu que o seu desafio fosse eleito a prioridade das prioridades entre a comunidade, que ficou até a Plenária Final para dar voz aos seus anseios e às reivindicações. 

Resultados por eixo temático

Com maior pontuação na plenária final, o desafio Valorizar os profissionais da Educação, do Eixo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação foi eleito a prioridade das prioridades e representa o interesse da população não só com os profissionais como também com toda a comunidade acadêmica. 

O Eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania teve o segundo o desafio mais votado e elegeu como prioridade: Modernizar e ampliar a infraestrutura tecnológica, logística, equipamentos, instalações e aumentar o efetivo das forças de segurança pública e sistema socioeducativo.

Viabilizar o cofinanciamento tripartite adequado para custeio e investimento em atenção primária em saúde foi o desafio escolhido do Eixo Saúde e Bem-Estar. Ampliar a malha rodoviária pavimentada foi a escolha da população no Eixo Infraestrutura Econômica e Urbana. Um desafio bastante importante para a gestão dos municípios foi escolhido no Eixo Gestão Pública e Governança e diz sobre Revisar e retificar os limites municipais.

Do Eixo Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda, a população elegeu Prestar serviços de assistência e extensão rural para os agricultores do Estado como prioridade. E para encerrar as prioridades dos eixos temáticos discutidos durante a Consulta Pública, Promover a melhoria da gestão ambiental municipal, do Eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, mostra o compromisso da comunidade com o ambiente onde vivemos e busca caminhos para melhorar nossa relação e cuidado com o lugar onde vivemos. 

Regional Meio Norte

A Regional Meio Norte foi dividida em dois territórios para melhor atender a comunidade e facilitar o deslocamento para a cidade de realização da consulta pública, assim, da Regional Meio Norte 1, Colinas foi sede da Consulta Pública, no dia 2 de junho.

Para a consulta em Pedro Afonso, as cidades que fazem parte da Regional Meio Norte 2, são 13: Bom Jesus do Tocantins; Centenário; Colmeia; Fortaleza do Tabocão; Goianorte; Guaraí; Itacajá; Pequizeiro; Recursolândia; Rio dos Bois; Santa Maria do Tocantins, Tupirama, além do próprio município de Pedro Afonso.

Consultas Públicas

Ainda serão realizadas mais duas consultas públicas no Estado, sendo a próxima no dia 12 de setembro na cidade de Novo Acordo, que compreende toda a regional do Jalapão; e em Palmas, no dia 15 de setembro, atendendo a regional central do Estado, quando se encerrarão as 10 consultas públicas previstas para que a elaboração do PPA 2024-2027 seja realizada e enviada à Casa de Leis, em novembro.

Patricia Fregonesi/Governo do Tocantins

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate