7ª Olimpíada de Língua Portuguesa tem inscrições prorrogadas

Distrito Federal

23.04.2021

Até 20 de maio ainda é possível se inscrever para participar da edição de 2021, que vai valorizar relatos práticos das aulas on-line


As inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até 20 de maio. O concurso abordará o processo de aprendizagem no ensino remoto.

Destinada a estudantes e professores das escolas públicas brasileiras, a Olimpíada aceita inscrições exclusivamente pela internet. Elas são gratuitas e podem ser feitas diretamente no Portal Escrevendo o Futuro — para acessar, clique aqui.

Diferentemente das edições anteriores, a 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa visa acompanhar e valorizar a prática, com registros dos processos de ensino e aprendizagem de professores e estudantes na produção de texto em um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

O professor poderá se inscrever em uma ou mais categorias, de acordo com os anos escolares em que leciona. Em uma mesma unidade poderão se inscrever quantos professores desejarem.

Essa edição procurará relatos de inovações em meio às aulas remotas. Os relatos poderão ser apresentados em vários formatos, como fotografias, vídeos, áudios e textos. Será uma oportunidade de mostrar como ocorre a relação professor-estudante durante o trabalho pedagógico realizado no dia a dia.

Essa edição da OLP traz a possibilidade da criação de conteúdos multimídia como ferramenta para compartilhar momentos importantes vivenciados nas salas de aula. Ainda envolve a produção de um Álbum da Turma, que pode ser por meio de fotografias, vídeos, áudios, storyboards, trailers, memes, entre outros.

A 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ainda possibilitará aos professores participarem de cursos on-line oferecidos pelo programa Escrevendo o Futuro, que é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC.

═Saiba mais════════════════

■ Tutorial para as inscrições

■ Para entender melhor como será a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

■ Dúvidas mais comuns

Por Thaís Rohrer | Ascom/SEEDF