6ª Teia da Educação 2022 é realizada com gestores da Coordenadoria Regional de Educação

Mato Grosso do Sul

15.06.2022

Secretaria de Estado de Educação (SED), dando continuidade na agenda da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, realizou na manhã desta quarta-feira (15.06) em Campo Grande, reunião técnico-pedagógica, com a participação de 20 unidades escolares, 1 Centro de Educação Profissional e 9 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-2).

Após encontros em Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí e Três Lagoas, a Teia da Educação 2022 teve a participação dos gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares da CRE-2, coordenada pela professora Hânia Cardamoni Godoy e coordenadora adjunta Caroline Pereira Cavalcante de Castro, responsáveis por 10,1 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

São 09 municípios jurisdicionados pela CRE-2, Bandeirantes: 1 escola; Camapuã: 3 escolas e 1 Centro de Educação Profissional; Corguinho: 1 escola e 1 extensão; Jaraguari: 2 escolas; Nova Alvorada do Sul: 2 escolas e 1 extensão; Ribas do Rio Pardo: 2 escolas; Rochedo: 1 escola; Sidrolândia: 5 escolas e 6 extensões; Terenos: 3 escolas e 1 extensão.

Na abertura da reunião técnico-pedagógica, mencionou aos gestores, coordenadores e secretários escolares a coordenadora Hânia Godoy explanou sobre importância da Teia da Educação, “um momento único, estamos no final de um ciclo de gestão e demonstrar os avanços, fazer uma retrospectiva do nosso cenário, nossas conquistas, nos enaltece, principalmente quando temos como gestora a professora Cecilia Motta, que juntamente com sua equipe e realiza um brilhante trabalho com reconhecimento nacional”.

Avanços e desafios

O cenário estadual e nacional da Educação, desde início do atual Governo de MS, foi explanado pela secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, com relato sobre a crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul.

Professora Cecilia Motta lembrou aos gestores que tinha como desafio, no início da gestão, melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem, melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, bem como combater o abandono escolar, “ No final desta gestão, a sensação do dever cumprido, o governo Reinaldo Azambuja teve como marca principal a política do municipalismo e regime de colaboração, se hoje somos referência nacional de gestão educacional, esta referência reverbera no empenho de cada servidor estadual, gratidão pela dedicação de todos e poder proporcionar o melhor para nossos estudantes da Rede Estadual de Ensino”.

Secretária Cecilia mencionou ainda sobre as conquistas e os novos desafios da Educação de MS, “ações de sucesso, como a implantação do regime de colaboração com outras instituições, política municipalista, fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino e ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, nos colocou no patamar nacional como referência para outros estados”.

“Temos muito ainda para conquistar, são muitos desafios, como a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, ampliação das escolas de tempo integral e renovação do parque tecnológico das escolas”, finaliza secretária Cecilia.

Investimento na região

Governo de MS já investiu na região R$-22,3 milhões nos municípios jurisdicionados pela CRE-2, em infraestrutura de reformas, adequações e intervenções, nas unidades escolares, Rochedo: R$ 5,3 milhões; Terenos: R$ 4,3 milhões; Sidrolândia: R$ 2,7 milhões; Camapuã: R$ 2,3 milhões; Ribas do Rio Pardo: 2,3 milhões; Jaraguari: R$ 1,7 milhão; Bandeirantes: R$ 1,6 milhão; Nova Alvorada do Sul: R$ 1,5 milhão; Corguinho: R$ 465 mil.

Valorização

O estado de Mato Grosso do Sul tem atualmente a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

 

De acordo com secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Castro, de todas as redes estaduais do Brasil, a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

“Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos em infraestrutura nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 348 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano”, finaliza Edio Castro.

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí e Três Lagoas, as próximas reuniões acontecem nas CREs, Dourados, Coxim, Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 348 unidades escolares.

Fotos: Juarez Júnior, Vinícius Espíndula

Adersino Junior, SED/MS