Pernambuco
28.08.2019Após 20 intensos dias de disputas, a 60ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco chega ao fim nas modalidades coletivas. Esta terça-feira (27) marcou as decisões do basquete e handebol feminino nas categorias Mirim (12-14 anos) e Infantil (15-17 anos). Agora, o Estado já definiu todas as equipes que representarão as cores de Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude. A maior competição escolar do Brasil é realizada em duas etapas, sendo a primeira intitulada de fase regional e realizada no Rio Grande do Norte no mês de setembro, enquanto a segunda é a fase nacional, disputada no mês de novembro em Blumenau, Santa Catarina.
O Colégio Anglo Líder garantiu as duas equipes femininas do handebol na competição nacional, já que tanto a Mirim, quanto a Infantil liquidaram suas partidas. Ambos os jogos foram realizados no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, sendo o 12-14 anos vencido em cima da Escola Professora Jurema Rodrigues por 30x13, e o 15-17 anos garantido por 37x7 sobre a equipe da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Osa Santana de Carvalho.
“Estamos nos preparando desde o ano passado para viver mais uma vez este momento. Agora, esperamos fazer um excelente resultado no brasileiro escolar e voltar para cá carregando o título de campeãs. Temos um time que está entrosado desde o ano passado, então vamos para cima para buscar este resultado”, garantiu Thauanny Barreto, atleta de 14 anos do Colégio Anglo. A estudante é natural de Bodocó, no Sertão pernambucano, e atualmente mora no Recife por conta do handebol.
Nas outras duas finais do dia, o basquete presenciou os embates entre Escola Santa Emília x Colégio Evolução (12-14 anos) e Colégio Agnes x Escola Estadual Barbosa Lima. Na primeira decisão, a vaga para os Jogos da Juventude ficou com o Santa Emília, que venceu o Evolução por 79x13, enquanto o Colégio Agnes superou com folga a Barbosa Lima pelo placar de 77x19. “A vitória de hoje foi uma conquista pelos dias trabalhosos que tivemos, treinando todos os dias. Foi um resultado muito bom, que no fundo já esperávamos pela nossa quantidade de treinos. Agora a expectativa se volta para o Regional, onde vamos buscar o melhor resultado”, disse Marília Santos, aluna/atleta do Agnes.
Além dessas modalidades, os JEPs ainda realizou as finais de futsal e vôlei, ambos no masculino e feminino. “Edição de número 60 dos Jogos e a gente não podia ter uma fase final de modalidades coletivas melhor. O nível técnico altíssimo fez com que essa etapa da competição tivesse disputas ainda mais acirradas. O momento é de agradecer a todos os participantes e parabenizar o empenho de todos. Foram dias de muita disputa, respeito e integração”, destacou o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez.
Campeões de todas as modalidades:
Futsal
Ana Nery (12-14 anos masculino)
Clementino Coelho (12-14 anos masculino)
Elo (12-14 anos e 15-17 anos feminino)
Vôlei
São Luís (12-14 anos masculino)
CBV (15-17 anos masculino)
CBV (15-17 anos feminino)
Madre de Deus (12-14 anos feminino)
Basquete
Salesiano (12-14 anos e 15-17 anos masculino)
Santa Emília (12-14 anos feminino)
Agnes (15-17 anos feminino)
Handebol
Santa Emília (12-14 anos masculino)
Custódio Pessoa (15-17 anos masculino)
Anglo Líder (12-14 anos e 15-17 anos feminino)