Coordenadoria Regional de Educação e Sebrae promovem a primeira edição do evento “#inspirAÇÃO”

Rio Grande do Sul

21.11.2022

Com o intuito de mobilizar os estudantes gaúchos, a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Pelotas, promove, na terça-feira, 22 de novembro, o evento #inspirAÇÃO! Inspirado no desafio do Crie o Impossível, esta iniciativa, que também conta com a parceria o Sebrae, traz diversas atrações e inspira os estudantes de Ensino Médio de escolas públicas a acreditarem e investirem em seu potencial. A ideia é construir um diálogo para estimular a criatividade, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

O evento ocorre no Auditório da sede da Sicredi Interestados RS/ES, em Pelotas, das 8h30 às 12h. Depois, das 13h30 às 17h, serão oferecidas oficinas temáticas em três locais de forma simultânea: no Colégio João XXIII, na sede do Sebrae e na sede do Senac. 

Estão, entre as atrações, Paulo César Tinga, empreendedor e ex-jogador de futebol; Sandro Mesquita, produtor cultural e idealizador da Exposição Arquivo Negro; Victoria Amaro, treinadora da categoria de base do Esporte Clube Pelotas; Manuela da Rosa Silveira, empresária e influenciadora digital; João da TV, escritor e CEO da JL do BEM; Mano Rick, produtor musical; Douglas Barcelos, videomaker e músico; e a professora Sílvia Goularte Colvara, do Colégio Cassiano do Nascimento, que apresentará o relato sobre o projeto "Aluno protagonista ".

Entre os temas a serem destacados estão: arte, moda e empreendedorismo; tecnologia e programação; projeto de vida; fotografia; música e mídias digitais; e robótica.

Conforme a coordenadora da 5ª CRE, Alice Maria Szezepanski, a partir do envolvimento dos jovens no Crie o Impossível surgiu a ideia de promover uma mobilização com atrações que servissem de inspiração aos alunos.

“Queremos que estas referências de sucesso no mundo do trabalho possam vir na região, presencialmente, para impactar positivamente na vida dos jovens. Entre os convidados está o ex-jogador Tinga, que é um exemplo para várias gerações. Então, junto com o Sebrae, buscamos estes parceiros que irão palestrar e oferecer oficinas de aprendizagem para os alunos”, destaca.

Ainda, de acordo com ela, diversas entidades da região de Pelotas, e de outras regiões do Estado, compuseram uma grande parceria a partir da demanda dos alunos que desejavam ter uma experiência motivacional.

“Reunimos um grupo variado de pessoas de várias profissões que estudaram em escola pública e obtiveram êxito no seu objetivo de vida. Queremos que os alunos percebam a capacidade que possuem para concretizar seus sonhos e sua carreira profissional”, conclui.