4º festival Arte Viva reúne comunidade em ação da consciência negra em Figueirópolis

Tocantins

26.11.2019

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A Consciência Negra foi tema central da 4ª edição do Festival Arte Viva, do Colégio Estadual Alair Sena Conceição, de Figueirópolis. No último sábado, 23, estudantes, familiares, equipe escolar e comunidade participaram da ação que teve como objetivo valorizar os talentos na área da música, dança e teatro, e ao mesmo tempo promover reflexão sobre respeito às diferenças.

O evento é a culminância de um projeto desenvolvido durante o ano letivo para tratar de questões importantes que valorizam a cultura afro-brasileira, conforme explica o professor de história, Dênison de Oliveira Matos. “Durante o ano, estudamos a história de personalidades da cultura afro-brasileira, ícones negros na história mundial, racismo e intolerância religiosa, que culmina nessa ação final para mostrar cultura e resistência, para resgate da autoestima da população negra de Figueirópolis”, ponderou.

A comunidade assistiu a apresentações de dança, música, teatro, poesia e exposições de comidas e obras de artes, para enaltecer e fazer alusão ao dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O evento contou, ainda, com um desfile de encerramento.

Diretora da unidade escolar, Sílvia Paula destacou o empenho e a união para realizar a ação. “O objetivo desse evento foi mostrar os talentos e promover reflexão sobre o respeito. O destaque é para o empenho do grêmio estudantil e da comunidade em cada detalhe da organização”.  

Já Fernanda Carvalho, representante do grêmio estudantil, ressaltou o compromisso com o evento. “Mobilizamos os estudantes para a participação nas atividades, e foram muitas apresentações incríveis. A ação foi pela reflexão de que o racismo existe e só será vencido se atuarmos em unidade”, finalizou.

Homenagem

Na solenidade de abertura, a equipe escolar homenageou a Diretora Regional de Educação, Claudia Moreira, pela trajetória profissional iniciada na unidade de ensino. Foi um momento de recordações para professora Claudia, com a presença de ex-professores que também deixaram mensagens.

Escola Estadual Augusta Vaz

A comunidade de Combinado, no sudeste do Estado, também participou de atividades alusivas à Consciência Negra, no último final de semana. Na Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira foi realizada a culminância do Projeto ‘Viver com igualdade é saber respeitar as diferenças’.

O projeto, que tem como objetivo apresentar a cultura e costumes afrodescendentes, foi organizado pelas professoras Aline Martins, Deuzinete Gonçalves e Janaina Marra, com apoio da equipe docente e discente da unidade escolar.

Em sala de aula, eles trabalharam a conscientização sobre o respeito, cultura, diversidade e diferenças raciais e produziram poemas, textos, cartazes e pinturas para exposição no evento.

No dia da realização da ação, os estudantes protagonizaram apresentações de dança, poema e teatro. Além disso, escolas de cidades vizinhas participaram do evento, e a culminância foi finalizada também com um desfile.