4º Encontro do Grupo de Estudos Formadores em Ação impulsiona práticas pedagógicas na rede estadual

Paraná

13.02.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realiza nesta semana, em Curitiba, o 4º Encontro do Grupo de Estudos Formadores em Ação, que reúne professores, pedagogos e técnicos que atuam diretamente na formação dos cursistas, a fim de proporcionar o planejamento, a troca de saberes e também de experiências entre pares, a fim de prepará-los para as atividades a serem desenvolvidas durante as formações programadas para 2025. O evento teve início na quarta-feira (12) e segue até sexta-feira (14), reunindo 650 participantes no total, sendo 490 formadores, 32 Coordenadores Pedagógicos e 71 tutores de formação dos Núcleos Regionais de Educação, além de 57 técnicos da Seed-PR.

“A partilha de experiências entre formadores e seus pares, principalmente neste início de ano é essencial para o fortalecimento das práticas pedagógicas, porque permite a construção coletiva de conhecimentos, o aperfeiçoamento das metodologias de ensino e a identificação de desafios comuns”, explica Gilmara de Fátima Weingartner, chefe do Núcleo Formadores em Ação da Seed-PR.

Ettore Alberto Marenda, professor do município de Candói, atua como formador desde 2020. Ele afirma perceber em sala as mudanças proporcionadas pelo programa. “No ano passado, eu trabalhava algumas metodologias que também já estavam sendo aplicadas por outros professores, o que acabou aprimorando nosso trabalho. Quando todo mundo está na mesma sintonia, o trabalho acaba se complementando”, conclui.

Segundo o secretário de estado da educação, Roni Miranda, o programa é um dos pilares da formação continuada de docentes do Estado. “Ao proporcionar atualização constante e o aprimoramento das metodologias de ensino, a iniciativa não apenas fortalece a atuação dos professores, mas também reflete diretamente no desempenho dos estudantes, que passam a contar com um ensino mais dinâmico, alinhado às demandas contemporâneas e fundamentado em abordagens pedagógicas mais eficazes”, reforça.

SOBRE O PROGRAMA - Com mais de 240 mil concluintes desde o seu lançamento, o Grupo de Estudos Formadores em Ação foi concebido em 2020. Na ocasião, eram ofertadas as formações nas disciplinas de biologia, ciências, língua portuguesa e matemática,  para dois mil educadores cursistas e 120 professores responsáveis pela instrução.

Depois, a Seed-PR ampliou essa oferta para as disciplinas de geografia, história e química, contribuindo com a formação de mais de seis mil professores cursistas e a participação de 400 professores formadores. Atualmente, o programa abrange as principais áreas do conhecimento definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo passado por significativa ampliação na oferta de vagas (31 mil) e de temas (74).

Toda a formação é desenvolvida com base em roteiros, que permitem estudo, planejamento e implementação da temática abordada em sala de aula. Podem participar todos os professores e pedagogos da rede estadual de ensino e a ideia é que os profissionais envolvidos promovam uma mudança no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A consequência é, principalmente, o avanço nos índices de avaliação do Estado.de 400 professores formadores. Atualmente, abrange todas as disciplinas da matriz curricular.

Neste ano, o programa de formação conta com 74 opções temáticas, sendo 15 novas, das quais 9 possuem o foco na recomposição das aprendizagens dos estudantes.