2ª edição do Festival de Invenção e Criatividade movimenta escolas, estudantes e educadores

Bahia

19.04.2023

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, na próxima terça-feira (25), a segunda edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC). O evento é uma ação do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), e traz em sua programação mostras interativas, oficinas e experiências que propõem a criação, a colaboração e o compartilhamento de aprendizagens.

O festival, que será realizado no próprio IAT, em Salvador, é uma grande mostra interativa que conecta professores, estudantes e escolas, abrindo um universo de possibilidades para o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas. Além de gerar o engajamento dos estudantes, a iniciativa traz novas perspectivas para as escolas e inspiração para os professores nos processos de ensino e aprendizagem.

“O FIC é um caos criativo que nos ajuda a fazer descobertas. A ideia é que educadores e estudantes possam interagir com formatos distintos, com alta tecnologia, com tecnologia acessível, tecnologia feita a partir de reciclagem, que qualquer um pode construir. Então, é um festival que multiplica as possibilidades dos fazeres pedagógicos”, explicou o diretor-geral em exercício do IAT, Iuri Rubim.

Para o professor Lincoln Aguiar, o FIC 2023 vem cheio de expectativa. "Estive presente em 2022 com minha oficina de RPG e já foi incrível! A esperança é de que possamos ter um novo encontro cheio de aventuras. As práticas de criação serão ótimas, tanto na minha oficina, quanto em todas as outras, tenho certeza. A diversão é garantida”, declarou o educador, que ministrará mais uma vez a Oficina de RPG.

A expectativa é que, durante o evento, passem pelo IAT cerca de mil estudantes e 100 educadores. “O que a gente quer é que essas pessoas tenham experiências incríveis e percebam que elas podem acontecer nas suas escolas, que a educação pode ser deslumbrante, surpreendente”, completou, Iuri Rubim.

O FIC é realizado, também pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e conta, ainda, com a parceria da Lego Foudation. "O Festival de Invenção e Criatividade é um espaço de aprendizagens 'mão na massa', através do qual estudantes e professores experimentam atividades incríveis, de forma divertida e interativa. O Centro Juvenil de Ciência e Cultura estará nesse dia com várias ações, nas quais toda a comunidade escolar poderá participar. Você não pode perder", disse Isabel Cristina das Virgens, diretora do CJCC de Salvador.

Oficinas para educadores - Durante o festival, além das mostras interativas, serão realizadas oficinas de RPG, Arduino, Podcast, Geonecas, Criação de Aplicativos, Impressão 3D e Corte a laser e Blockchain para professores. Para participar dessa atividade é necessário que o professor faça a sua inscrição até o dia 24 de abril no endereço http://educadores.educacao.ba.gov.br/oficinasfic2023. Serão 30 vagas por oficina.

Maria Felipa Lab - Durante o FIC, também será inaugurado o Maria Felipa Lab, um espaço maker desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira, que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia. O laboratório, que homenageia uma das heroínas da Independência da Bahia, tem como objetivo a formação de profissionais da educação e estudantes em ciências, prototipação e cultura maker, além da produção contínua de recursos educacionais analógicos e digitais.