Piaui
19.07.2023Um espaço de encontro entre professores, estudantes e pesquisadores, que se dedicam a pesquisas no âmbito da língua, das literaturas, das tecnologias educacionais e do ensino de língua espanhola, o 20º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (CBPE) teve a sua abertura realizada na tarde dessa segunda-feira (17), no Teatro 4 de Setembro.
Nesta edição, o CBPE acontece no período de 17 a 21 de julho de 2023, nas cidades de Teresina (17 a 20/07) e Parnaíba (21/07), trazendo como tema “No Encontro das Águas: Reencontros e Permanência do Espanhol na Educação Brasileira”, buscando discutir como essas questões impactam sobre o fazer pedagógico de professores de espanhol a partir da ideia de promover e fomentar discussões e debates sobre as diversas práticas educativas.
A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, participou da abertura representando a Secertaria de Estado da Educação (Seduc) e destacou a importância do congresso para fortalecer a Educação do estado. “Já são quase 40 anos de congresso e o Piauí sedia essa edição com muito orgulho. O congresso tem como principal abordagem discutir as políticas, as metodologias de ensino da língua espanhola e fomentar ainda mais essa proximidade lexical que o Espanhol tem do Português”, explica a superintendente.
O CBPE proporciona reflexões sobre práticas pedagógicas e, ainda, um ambiente de intercâmbio de experiências, já que conta com a participação e integração de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores de todos os níveis de ensino do Brasil. Configurando-se como um grande fórum de discussão sobre o ensino de espanhol em contexto brasileiro, bem como um marco para o associativismo hispânico no Brasil, tendo em vista que nele estão presentes membros de todas as Associações de Professores de Espanhol dos Estados do Brasil (APEs).
Para o presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Piauí, Josinaldo Oliveira, o encontro traz as novas atualidades de ensino para que os professores possam replicar em sala de aula. “A importância do congresso é justamente alertar para as pessoas refletirem e trazer as novas atualidades para que nossos professores saiam com mais sabedoria e mais conhecimento para que apliquem nas salas de aula. Agradecemos o importante papel da Seduc que, sempre com diálogo com a Associação de Professores de Espanhol, esteve ativa para nos ajudar e é esse diálogo que nos fortalece”, reforça o presidente.
Os Congressos Brasileiros de Professores de Espanhol são promovidos pelas Associações de Professores de Espanhol dos Estados do Brasil (APEs) que compõem todas as Região do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Trata-se de um encontro bianual que é organizado pelas APEs do Brasil e que já foi realizado em 19 edições, em seus 36 anos de existência.