2° fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será em 15 de setembro

11.09.2012

824 mil estudantes de todo o Brasil farão a prova da segunda e última fase da competição neste sábado às 14h30 (horário de Brasília).





Os alunos aprovados na primeira fase  da competição já podem acessar o portal da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e conferir seus locais de prova. Estão habilitados a fazer as provas 5% dos alunos de cada escola com melhor pontuação na 1ª fase, em cada um dos três níveis de participação.

O nível 1 é formado por estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o nível 2 por estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e o nível 3 por estudantes do Ensino Médio. As escolas participantes receberam um cartão com a confirmação de participação de cada aluno classificado para a 2ª Fase.


Provas

As provas da 2ª e última fase são compostas de seis questões discursivas e serão corrigidas por professores indicados pela coordenação da olimpíada. O resultado dos premiados, que receberão, medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, será divulgado no dia 30 de novembro de 2012.Participaram da 1ª fase da Obmep 2012, 19,1 milhões de estudantes de 46,7 mil escolas do ensino fundamental e médio, localizadas em 5,5 mil municípios de todos os estados do País (99,4% dos municípios).


Sobre a Obmep

Criada com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País, a Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), sendo realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização supervisionada pelo MCTI, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático, a Obmep tem programas de iniciação científica para estudantes medalhistas do ensino fundamental e ensino médio (PIC) e também para medalhistas que estejam cursando a graduação (Picme). Outro programa no âmbito da Obmep o Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci), que prepara medalhistas de ouro selecionados para competições internacionais.


Fonte: Agência Brasil/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação