1° Campeonato de Futsal dos Colégios Militarizados reunirá 400 estudantes. Abertura será nesta sexta-feira, 18

Roraima

17.10.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Com o objetivo de fomentar a prática esportiva e reunir os atletas da modalidade de futsal, será realizado na Capital Boa Vista o 1° Campeonato de Futsal dos Colégios Militarizados. A abertura da competição está agendada para sexta-feira, 18 às 17h30 na quadra do Colégio Estadual Militarizado Conceição Costa e Silva.

O cerimonial de abertura contará com o desfile das delegações e da equipe de arbitragem, execução dos hinos nacional e do Estado, juramento dos atletas e também dos árbitros.

A competição será nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos) nos naipes masculino e feminino. “O evento também proporcionará a integração e a troca de conhecimento entre os colégios militarizados. Cada rodada de jogos será em um colégio militarizado”, explicou Cleonice Alves Sampaio, uma das coordenadoras do campeonato.

Os jogos acontecerão aos sábados, até o mês de novembro e a grande final do campeonato está agendada para o dia 07 de dezembro. No total serão 40 equipes com a participação de 400 estudantes. Os vencedores em cada categoria serão premiados com medalhas e troféus.

Estão inscritos na competição todos os Colégios Estaduais Militarizados (CEM) sendo eles: CEM I Elza Breves, CEM II Luiz Ritler de Lucena, CEM III Maria Tereza Parodi, CEM IV Jaceguai Reis Cunha, CEM V Luiz Ribeiro de Lima, CEM VII Maria dos Prazeres Mota, CEM VIII Maria Nilce Brandão, CEM IX Pedro Elias, CEM X Conceição Costa e Silva e CEM XI Wanda David de Aguiar.

O idealizador do evento foi o subtenente Ventura que atua no CEM VI Maria de Lourdes Neves Rezende. Para ele o esporte é ferramenta importante no processo educacional.

“O esporte também é educação e mantêm as crianças e adolescentes afastados de problemas como, por exemplo, as drogas. Além disso, o campeonato proporcionará a integração entre nós colegas de trabalho que atuamos nos colégios militarizados”, disse Ventura.

Ventura explicou ainda que o Campeonato está ocorrendo neste ano entre os colégios militarizados da Capital mas a intenção é que no ano que vem, os colégios militarizados do interior também participem da competição.

RODADAS

Os jogos iniciam no sábado, 19 com a primeira rodada sendo disputada na quadra do Colégio Pedro Elias. A segunda rodada será dia 26 de outubro no Colégio Tereza Parodi. A terceira está agendada para o dia 09 de novembro no Colégio Elza Breves e a quarta rodada está programada para os dias 15 e 16 de novembro no Colégio Maria Nilce Brandão.

ASCOM/SEED