Paraíba
23.07.2024A 14ª Gerência Regional de Educação está realizando, de forma inédita, a I Semana de Ciência e Tecnologia da 14ª GRE, envolvendo cerca de 14 escolas da região. Com foco em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, o evento teve início na segunda-feira (22) com uma Feira de Profissões que reuniu mais de 500 estudantes. Ao longo da semana, estão sendo oferecidas palestras com professores universitários e especialistas em inovação, startups e evolução científica, além de apresentações e discussões que envolvem estudantes e professores.
O segundo dia de atividades, que aconteceu nesta terça-feira (23), contou com a participação do coordenador do Ouse Criar, Remo Peixoto, que falou sobre os programas da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) e apresentou o projeto que coordena. O Ouse Criar é um programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo nas escolas estaduais, que tem o objetivo de assegurar oportunidades para estudantes e egressos da rede estadual de ensino em projetos de inclusão social e tecnológica, criando oportunidades de desenvolvimento profissionalizante.
Seguindo a programação, ainda nesta terça-feira, o projeto Ciência na Praça proporcionou aos alunos a oportunidade de exibir projetos e práticas em Ciências da Natureza. As atividades foram especialmente voltadas para os estudantes do 8º e 9º ano das escolas municipais, com o intuito de incentivar a matrícula nas escolas estaduais técnicas no próximo ano. Os presentes também puderam contar com um show de práticas experimentais conduzido pelos professores do grupo Ciência Show.
Heloísa Vitória, aluna do 8º ano da rede municipal, compartilhou sua experiência e expressou interesse em ingressar na escola técnica. Ela destacou a apresentação de projetos de biologia como uma das atividades que mais chamou sua atenção. “Foi muito legal participar do evento de hoje e conhecer os projetos apresentados. O professor nos chamou para participar da apresentação de práticas experimentais e eu fiquei especialmente interessada nos projetos de biologia. Penso em ingressar na escola técnica no futuro e explorar mais essa área. Pode ser um passo para escolher minha profissão”, contou.
A I Semana de Ciência e Tecnologia da 14ª GRE contou também com a participação de alunos como José Marcos, da ECIT Matias Freire, localizada na Baía da Traição, que apresentou um aplicativo desenvolvido para substituir a lista de presença tradicional por QR Codes. “No projeto que desenvolvemos, ao entrar na escola, cada aluno passa seu QR Code, e o nome fica salvo no sistema. Há também a opção de uma lista impressa para enviar à direção da escola, facilitando o trabalho deles. Esta é nossa primeira apresentação do projeto, e esperamos criar uma startup no futuro”, afirmou o estudante que ainda destacou a importância de eventos como esse para o desenvolvimento das habilidades tecnológicas e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
Josué Mykael, aluno da ECIT João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, em Mamanguape, também participou ativamente da semana. “Estou achando o evento muito interessante, principalmente os experimentos trazidos pelos professores. Participei de um experimento de cabo de guerra que demonstrou a mecânica das polias, mostrando como elas ajudam a ganhar força e reduzir o peso. Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Estou aprendendo coisas que não sabia antes", comentou.
Nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), o evento é marcado pelo I Seminário Regional de Educação do Vale do Mamanguape (EDUCAVALE), voltado para professores e gestores, que deve receber um público aproximado de 450 participantes e vai incluir uma série de palestras e workshops focados em equidade e inclusão. Workshops com temas variados como o ensino de matemática inclusiva, a gestão escolar com foco na equidade, educação infantil inclusiva e educação antirracista serão ministrados por especialistas.
O evento, que se estende até as 16h do dia 26, vai incluir ainda diversas atividades como rodas de conversa, análise de dados educacionais e discussões sobre saúde emocional e bem-estar nas escolas. O encerramento será marcado por uma palestra sobre a transição da educação inclusiva para a educação intercultural e multicultural, além de uma análise de dados focada na equidade, conduzida pelo gerente Executivo de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão da SEE-PB, Herbert Gomes.
"Aproveitamos o mês de julho para promover a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em nossa região. Iniciamos a semana com palestras e agora os estudantes estão apresentando seus projetos para a comunidade. Queremos mostrar o que nossas escolas estaduais estão produzindo e incentivar a matrícula nas escolas integrais técnicas, fidelizando nossos alunos na rede e fomentando seus projetos de vida. Esse é o nosso principal objetivo: fortalecer a educação da nossa região", ressalta o gerente regional da 14ª GRE, Gemerson Roque.