Paraíba
08.10.2023A 13ª Gerência Regional de Ensino, no Sertão paraibano, promoveu o Dia D de mobilização, focado na aplicação de simulados para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esta ação contou com a participação de alunos do 9º ano e 3ª série do Ensino Médio, oriundos de 15 escolas estaduais localizadas na região.
Jorge Miguel, gerente regional, abordou a importância do momento atual, salientando a necessidade de fomentar e sistematizar a prática educacional na região. O objetivo principal é a recomposição da aprendizagem, utilizando como referência os guias e o plano de intervenção elaborado a partir dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave). Essa estratégia é fruto de simulados que a secretaria tornou disponível para as instituições.
Em meio às ações, a gestora Francileide dos Santos, da ECI Deputado Levi Olimpio Ferreira, relatou a experiência da escola. "A aplicação dos simulados para os mais de 30 alunos do 3º ano tem sido essencial. Durante o Dia D, priorizamos acolhimentos e momentos de relaxamento e motivação, o que observamos que faz toda a diferença para nossos alunos", mencionou.
Francileide completa destacando o envolvimento da comunidade escolar no processo de preparação para o Saeb. Segundo ela, há um comprometimento diário, com iniciativas que visam trabalhar os descritores de baixo rendimento e a importante atuação dos líderes de turma, que se dedicam na busca ativa de alunos que possam estar ausentes. Como reconhecimento e incentivo, a escola premiou as turmas que conquistam 100% de frequência com uma aula de campo, reforçando o valor da presença e do comprometimento.
A 13ª Gerência Regional de Ensino, bem como as demais gerências de ensino, a partir de orientações da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) seguem desenvolvendo ações estratégicas com o intuito de auxiliar os estudantes a obterem resultados expressivos no Saeb e, consequentemente, uma boa posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Ideb - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que este ano acontece entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, em todo o país.