Piaui
18.10.2023Entusiasmados com a língua portuguesa, 120 estudantes da rede pública estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (18), da prova qualificatória da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI), que faz parte do programa Seduc Olímpica. Organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí, a programação da OLINPI acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, no Hotel Gran Arrey, em Teresina.
A programação envolveu a imersão em atividades de formação para estudantes e professores, bem como aplicação do Torneio de Leitura e Escrita aos alunos classificados entre os 24.831 participantes da competição de Língua Portuguesa na primeira fase. A OLINPI tem como objetivo fomentar nos estudantes o entusiasmo pelo aprendizado da leitura e da escrita, além de aprimorar as habilidades na área.
Pela primeira vez em Teresina, a estudante Francisca Dassia se destacou no CETI José Alves Bezerra, localizada no município de Monsenhor Hipólito, ao lado de mais duas colegas entre as melhores notas da escola na primeira etapa na OLINPI.
Francisca Dassia sonha com a licenciatura em Língua Portuguesa. A estudantes aprovou a iniciativa que permitiu ampliar a troca de experiências em uma área em que todos têm afinidade.
“A minha experiência na primeira Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa está sendo maravilhosa. Eu fiz muitas amizades, pois conheci gente de vários lugares diferentes do Piauí. Na imersão compartilhamos conhecimento, conversamos, estudamos nos preparando para a prova. A prova foi boa, pois consegui fazer todas as questões e me concentrar na redação”, disse a estudante.
Outro enfoque da programação da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) está na qualificação dos professores. Maxswell Brito é professor de língua portuguesa no CETI Inês Maria de Sousa Rocha, em Piracuruca, e reforçou o olhar para a troca de experiências nas formações. “Está sendo uma experiência única proposta pela Seduc, tanto para os estudantes quanto para os professores, no sentido de dar subsídios formativos e, assim, permitir a troca de metodologias, de informações entre os professores de todo Piauí. Outro importante resultado é proporcionar aos alunos estar em um ambiente diferente de aprendizagem e terem essa troca didática”, enfatizou o professor.
No Torneio Leitura e Escrita os estudantes foram submetidos a um mini teste de leitura de 10 questões associadas aos descritores da matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do ENEM, além da produção de um texto de estrutura argumentativa sobre temática social.
A coordenadora da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) da Seduc, Shirley Marli Alves, detalhou a programação de atividades na qual os 120 estudantes e 63 professores participaram durante a imersão. “Durante todo o período da manhã aplicamos as provas do Torneio de Leitura e Escrita que selecionará os medalhistas da OLINPI. Realizamos uma programação com palestras da língua portuguesa, dinâmicas socioemocionais, a aplicação de simulados voltados para o Enem e para o Saeb. Os professores também participam do seu momento de formação nestes dias e encerramos na sexta feira (20) com os resultados da prova de escrita e da prova de leitura, quando nós vamos entregar as medalhas”, detalhou a professora.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, expressou a importância da participação e preparação dos estudantes para competições de conhecimento. “A aplicação das provas que classificam os estudantes na OLINPI propicia o melhor suporte aos estudantes destacando o seu foco no ensino da leitura e da escrita. A Olimpíada permitirá colaborar para a melhoria do desempenho dos estudantes nas provas de Língua Portuguesa do SAEB e do Exame Nacional do Ensino Médio”, comentou.