Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Alagoas tem o melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

24.01.2022

Os investimentos na educação pública da rede estadual de Alagoas já rende bons frutos. O estado teve o melhor desempenho da sua história na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na edição 2021, foram 108 medalhas – 6 ouros, 22 pratas e 80 bronzes – e 837 Menções Honrosas conquistadas por alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares, a maior premiação já registrada pelo estado nas dezesseis edições da competição. Além disso, o estado, pela primeira vez, conquistou 6 ouros na olimpíada, dentre os quais, o da primeira estudante do sexo feminino a ter a premiação máxima da OBMEP.

Foram 19 medalhas a mais do que a edição 2019, quando Alagoas teve 89 medalhas - 78 bronzes, 7 pratas e 4 ouros - e 609 Menções Honrosas. Pela rede estadual de ensino, foram 23 medalhas – 2 ouros, 2 pratas e 19 bronzes – e 266 Menções Honrosas conquistadas em 2021.

As escolas estaduais, por sinal, mantiveram o bom desempenho de 2019, repetindo o mesmo número de ouros e, pela primeira vez, tendo um bimedalhista de ouro – João Vitor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió – e uma estudante do sexo feminino medalhista de ouro – Gabriela Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, também a primeira alagoana a conquistar a premiação máxima da competição.

Pioneiros

João Vitor e Gabriela falam com orgulho de seus feitos. “Fico muito feliz com esse resultado e continuarei focando para conquistar medalhas não só na OBMEP, mas também em outras competições nacionais e internacionais de matemática, a exemplo da OBM e das Olimpíadas do Cone Sul”, conta João, que, dentre outras premiações, soma bronze e ouro nas edições 2018 e 2019 da OBMEP, ouro na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) 2019, ouro no Concurso Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2021 e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Já Gabriela espera que seu feito incentive mais garotas a acreditarem em seu potencial. “Desde que conheci a OBMEP, ganhar um ouro sempre foi a minha meta. Nestes últimos anos, a pandemia nos trouxe muitas dificuldades e ganhar ouro em meio a esse cenário é uma vitória enorme. Também fico feliz por ter sido a primeira garota medalhista de ouro e espero que minha conquista motive outras meninas a fazerem o mesmo, a lutarem por uma medalha”, frisa Gabriela, que é tetramedalhista da OBMEP (2 bronzes e um ouro com a Escola Estadual Almeida Cavalcanti e um bronze com a Escola Municipal Douglas Apratto).

Resultado histórico

Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e Adeilailson Peixoto, coordenador da OBMEP em Alagoas também comemoram o resultado e o atribuem à combinação talento e abnegação de alunos e professores a um processo de formação.

“Mesmo em meio aos desafios da pandemia, jamais deixamos de trabalhar pelo aperfeiçoamento da Educação de Alagoas e, por isso, gostaria de parabenizar todas as escolas por este resultado. Elas desenvolvem um trabalho focado e contínuo nas olimpíadas e isso também consolida as ações empreendidas pela Seduc, Gerências Regionais, enfim, toda a rede estadual, pela Educação”, destaca Ricardo, adiantando, que, em 2022, o projeto deve ser fortalecido nas escolas.

Adelailson ressalta o trabalho de formação junto aos professores de matemática em todo o estado. “Para isso, contamos com o apoio das Gerências Regionais de Educação, o que nos permitiu percorrer todo o estado com formações desde o período de inscrições até a realização das provas. Isso compensou as perdas da pandemia. Além disso, temos conseguido alcançar mais escolas no interior, inclusive nas áreas mais remotas, o que fez com que mais alunos melhorassem sua base em matemática graças às metodologias da OBMEP”, avalia.

Premiados da rede estadual

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e secretarias municipais e estaduais de Educação, a OBMEP visa descobrir e incentivar talentos da matemática nas redes pública e privadas.

Além dos estudantes, a olimpíada também premia professores e secretarias de Educação. Confira abaixo a lista dos premiados da rede estadual de ensino:

Alunos

Ouro – João Vitor dos Santos (Escola Estadual Padre Cabral, Maceió) e Gabriela Barbosa Souza (Escola Estadual Almeida Cavalcanti, Palmeira dos Índios);

Prata – Mayara Lins dos Santos (Escola Estadual Fernandes Lima, Maceió) e José Guilherme Rocha Pimentel (Escola Estadual Aristheu de Andrade, Colônia Leopoldina);

Bronze – João Davi Chaves Barbosa (Colégio Tiradentes - Unidade Maceió); Guilherme Jardel Bernardo Moreira (Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, Rio Largo); Jhon Álvaro dos Santos (Escola Estadual Alfredo Rêgo, Igreja Nova); Maxelly Mylena de Lima (Escola Estadual Margarez Lacet, Maceió); Nicolas Lopes de Araujo (Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, União dos Palmares); Matheus Araujo Rolemberg (Escola Estadual Aurino Maciel, Arapiraca); Samara Helen Rocha dos Santos (Escola Estadual Alfredo Rêgo, Igreja Nova); Mateus Teodósio Guedes (Escola Estadual Ormindo Barros, Santana do Ipanema); Marcelo Venâncio Lopes (Colégio Tiradentes Unidade Maceió); Luiz Ricardo Elias da Silva (Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, Teotônio Vilela); Tawan Vitorino Martins (Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa); Levy Vinicius Gama Lima (Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa); Cinthia Maria Gomes Paulino (Escola Estadual Egídio Barbosa, Palmeira dos Índios); Stefany Maria da Silva Lopes (Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, Coruripe); Emerson Marques da Costa (Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa);Alan Vinicius Soarem Bonfim (Escola Estadual Delmo Ferreira, Jundiá); Nicolas Lorran Simplício de Lima (Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, Arapiraca); David Costa França (Escola Estadual Santos Ferraz, Taquarana) e Fernando Carlos de Oliveira Júnior (Escola Estadual Dr . Sidrônio Augusto de Santa Maria, Santa Luzia do Norte)


Governo do Estado nomeia 99 professores aprovados em concurso

21.01.2022

O Governo de Mato Grosso publicou a nomeação de 99 professores da educação básica aprovados no cadastro de reserva do concurso público da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), realizado em 2017. O documento foi assinado pelo governador Mauro Mendes e publicado na edição extra do Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (20.01).

A nomeação foi dividida pelos polos de Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Diamantino, Confresa, Juína, Primavera do Leste, Juara, Rondonópolis, Matupá, Pontes e Lacerda e Sinop. Os professores vão ministrar aulas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, inglês, espanhol, artes, história, educação física, geografia, química, sociologia, ciências físicas e biológicas e filosofia.
 
“Estamos muito felizes com essa nomeação, pois é mais uma meta cumprida com a determinação do nosso governador Mauro Mendes, e que era muito esperada pelos professores. Eles iniciam agora uma nova etapa na educação pública e vão contribuir muito no processo de aprendizagem dos nossos estudantes em todo o Estado”, destacou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.
 
Os 99 nomeados deverão procurar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela posse e efetivo exercício por meio do disque-servidor no 0800 647 3633, para obter informações sobre a posse, os exames médicos e agendamento da perícia médica. Além do disque-servidor, a Seplag também disponibiliza em seu site uma lista de perguntas frequentes.

As informações a respeito da nomeação estão na Instrução Normativa 03/2013, da Seplag, que “dispõe sobre o ingresso de candidatos nomeados em concurso público para cargo efetivo na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”.

Critério para município do polo

No caso de haver interesse de mais de um classificado em um mesmo município do polo, será dada a preferência conforme a ordem decrescente da classificação do candidato e será organizada pelo Núcleo de Recrutamento e Seleção a relação de opção por município de cada polo.

Os candidatos convocados que não manifestarem sua opção estarão, automaticamente, renunciando o direito à nomeação pela ordem de classificação por polo, sem prejuízo da manutenção da posição na sua classificação por município em que se inscreveu, dentro do prazo de validade do concurso.


Cartão Escola 10 beneficiou mais de 50 mil alunos da rede estadual de Alagoas

21.01.2022

Um investimento inédito, que favorece diretamente os alunos da rede estadual, o Cartão Escola 10 atinge a marca de cerca de 55 mil beneficiados. O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já destinou para o programa um montante de R$ 165 milhões, proporcionando aos estudantes um auxílio que vai fazer a diferença na vida de 116 mil pessoas do ensino médio regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que podem receber até R$ 2.600 reais.

O programa conta com três bolsas: uma bolsa permanência, para os alunos que tenham uma frequência maior que 80% mensalmente, uma bolsa prêmio de conclusão do ensino médio, e uma bolsa para quem retornou às aulas presenciais.  

À frente da pasta da educação, o secretário Rafael Brito, ressalta que até o fim do próximo mês, todos os beneficiados serão contemplados. “O Cartão Escola 10 é o maior programa de incentivo à educação de todo o país, liderado pelo governador Renan Filho. Chegamos a marca de 50 mil pessoas que já foram beneficiadas, até o fim de fevereiro, todos que têm direito irão receber todos os benefícios. Este incentivo inédito precisa ser aproveitado da melhor forma possível. Então, peço aos alunos, realizem seus sonhos, façam bom uso desse recurso. Usem-o para transformar sua realidade para melhor. Vocês são a esperança de um futuro melhor para nossa sociedade”, ressalta.

Calendário de Pagamento

O pagamento está sendo realizado de acordo com a data de nascimento dos alunos, o primeiro fluxo foi encerrado nesta última quinta-feira (13), e foi destinado aos estudantes que já possuíam a conta Caixa Tem. No próximo, que se inicia no dia 27 de janeiro, os beneficiados serão os alunos que ainda não possuíam a conta na Caixa Econômica Federal e foram abertas pela própria Seduc junto à instituição.

O foco é o futuro

A Bolsa Conclusão se aplica também como um direcionamento para os jovens que estão terminando o ensino médio e que agora podem investir no futuro. A estudante Kessie Bezerra, por exemplo, acabou de concluir o ensino médio na rede estadual, na Escola Afrânio Lages, em Maceió, e conta como receber a bolsa pode ajudar no planejamento de vida dos estudantes.

“Com esse benefício a gente sai do ensino médio mais tranquilo, sem precisar ter essa preocupação do que fazer quando sair da escola. Para os alunos que vão entrar na faculdade, o dinheiro já é uma ajuda e pra quem não vai fazer faculdade agora, é um incentivo, pra quem sabe fazer um curso técnico, ou tirar a carteira de habilitação e conseguir um emprego”, destaca.

A jovem de 17 anos ainda relata que vai investir o valor do benefício na sua educação, como forma de preparação para o mercado de trabalho. “Eu pretendo investir fazendo cursos para ingressar no mercado de trabalho, como curso de inglês que é muito importante hoje em dia. E também vou investir parte do dinheiro em um notebook para estudos”, finaliza Kessie.


Matrícula na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (24) para pessoas com deficiência

21.01.2022

A matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 começa, nesta segunda-feira (24), destinada para Pessoas com Deficiência (PcD), que podem realizar via internet, com acesso pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente pelo endereço http://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. O sistema fica disponível até 1º de fevereiro e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de matrícula que indicará os dias específicos para cada público (baixe aqui: https://bit.ly/3IjOZTK).

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

>> Veja como tirar o CPF pela internet (https://bit.ly/3FxthKg)

Cronograma de matrícula - No dia 25 de janeiro, o estudante da rede estadual que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, quando for do seu próprio interesse ou em razão de ausência da série na unidade escolar a qual concluiu o ano letivo 2021, deverá solicitar a sua transferência diretamente na unidade escolar em que estava matriculado.
 
O calendário de matrícula segue nos dias 26 e 27 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental oriundos apenas da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
 
No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.


Programa Educação Para Emprego capacita 900 alunos para o mercado de trabalho em Alagoas

21.01.2022

O Programa Educação para Emprego iniciou suas primeiras turmas no último dia 10, nos onze polos distribuídos por Alagoas, por meio das Gerências Regionais (Geres), e já conta com cerca de 900 alunos. A iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende capacitar os mais de 7 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com cursos que abrangem temas voltados para o mercado de trabalho.

Os cursos já estão sendo realizados em escolas da rede pública estadual de 14 cidades, são elas: Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Viçosa, Porto Calvo, Rio Largo, Piranhas, Penedo, São José da Tapera, e Major Isidoro. A ampliação da área de cobertura do programa será gradativa, de acordo com a ação dos professores multiplicadores, com previsão para atender todos os 102 municípios alagoanos durante o ano letivo de 2022.

A estudante do EJA da Escola Professor José da Silveira Camerino, Daysiane Lopes, está realizando a formação na unidade escolar, em Maceió, e revela ter grandes expectativas de conseguir entrar no mercado de trabalho com o auxílio do conhecimento adquirido através do programa. “Eu estou amando o curso, estamos aprendendo bastante, e espero sair daqui diferente da forma que eu entrei, com bastante conhecimento. A expectativa é ir para o mercado de trabalho, e levar esse conhecimento pra vida”, enfatizou.

Daysiane Lopes também elogiou a didática do curso, que organiza os módulos em aulas expositivas e dinâmicas com jogos lúdicos, para a prática do ensino de forma criativa. “É bem melhor as aulas dessa forma mais dinâmica, ajudam a gente a se desenvolver mais, principalmente para as pessoas que são mais tímidas,” finalizou.

À frente da pasta da educação, o secretário Rafael Brito explica que capacitar os nossos alunos do EJA para o mercado de trabalho fará toda a diferença para que esses estudantes. “Esse é um programa inovador porque, além de não abandonarem os estudos, os alunos conseguem gerar renda e melhorar de vida ainda durante os estudos. Por determinação do governador Renan Filho, tiramos mais esse projeto do papel e colocamos em prática esse conjunto de ações que representam o maior investimento da história na educação de Alagoas”, ressalta.

Entenda o programa

Educação Para o Emprego será oferecido exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas de turnos diferentes para que o aluno consiga manter as aulas do EJA e ainda assim ter a oportunidade de trabalhar sua empregabilidade. A metodologia do programa consistirá em 10 encontros de 4 horas cada, totalizando 40 horas/aula.

O intuito do programa é proporcionar aos alunos que estão retomando os estudos, orientação para o mercado de trabalho, desenvolvendo 10 temas que incluem questões como elaboração de currículo, técnicas de procura de emprego, planejamento financeiro, empreendedorismo, entre outros.


Educação implanta cardápio especial nas escolas indígenas de Alagoas

21.01.2022

Uma das grandes novidades para o ano letivo de 2022 da rede estadual de ensino é o novo cardápio da merenda escolar construído exclusivamente para atender a cultura alimentar dos estudantes indígenas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Nutrição Escolar, ouviu os gestores das dezessete escolas indígenas da rede estadual para entender quais os hábitos alimentares dos alunos e conhecer as preparações mais comuns em cada aldeia.

Dessa forma, o novo cardápio foi adaptado de acordo com as preferências de consumo dos estudantes, com um predomínio maior de preparações cozidas e forte presença de frutas e raízes. A principal particularidade será o munguzá salgado, o prato tradicional entre os nativos foi um pedido de adição ao menu escolar. Toda essa mobilização busca respeitar os hábitos alimentares e culturais das aldeias, assim como assegurar a disponibilização de refeições nutricionalmente adequadas nas escolas e o amparo aos alunos em vulnerabilidade social.

“Respeitar e dar subsídios à cultura indígena em diversas esferas é extremamente importante para os povos indígenas e sociedade como um todo. Com a alimentação escolar não poderia ser diferente! Ouvimos os gestores dessas escolas e buscamos construir um cardápio que fosse funcional e característico dos seus hábitos alimentares e cultura. É um direito deles e dever nosso, contribuir com a perpetuação dos seus hábitos”, pontuou a Nutricionista e Supervisora de Programas e Projetos do Núcleo de Nutrição Escolar, Raquel Vasconcelos.

O cardápio já foi implantado nas unidades de Educação Escolar Indígena e entra em vigor no primeiro dia do ano letivo. Os gestores escolares podem acessar o cardápio e os documentos orientadores em www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/alimentacao-escolar.

Mais Merenda

Os investimentos do Governo de Alagoas na Educação abrangem também os reforços na alimentação escolar. Com o Programa Mais Merenda, o Estado garantiu um repasse financeiro complementar, que triplicou o valor dos recursos para a aquisição de alimentos nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Além de triplicar a merenda, o programa proporcionou a aquisição de 150 caminhões frigoríficos, que são destinados ao auxílio no armazenamento e distribuição dos alimentos nas escolas.


Secretário da Educação anuncia nova lista do Cartão Escola 10

21.01.2022

Depois de beneficiar mais de 55 mil alunos do Ensino Médio e EJA Médio de Alagoas, o maior programa de combate à evasão escolar do país e de incentivo aos estudantes da rede pública estadual, o Cartão Escola 10, entra em uma nova etapa. Em publicação nas redes sociais, o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, anunciou que será divulgada nesta quinta-feira (20), a nova lista com 25 mil nomes - entre alunos e responsáveis legais - que ainda não tinham uma conta Caixa Tem e agora terão novas contas abertas pela Seduc, em parceria com a Caixa Econômica Federal. O documento estará disponível na página: cartaoescola10.educacao.al.gov.br.

“Nosso objetivo é que o processo seja o mais transparente e célere possível. Amanhã nós divulgaremos essa segunda lista, contemplando mais 25 mil alunos. Ainda temos muitos jovens e responsáveis legais que precisam procurar os professores mentores ou a coordenação escolar para atualizações dos seus dados e posterior abertura dessas novas contas. Quero agradecer demais a todos os servidores e professores que têm trabalhado arduamente para tornar esse sonho realidade para os nossos estudantes. Esse é um momento histórico da nossa educação e é muito importante contar com o apoio de todos da comunidade escolar”, explica o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

O gestor explica ainda que, como os benefícios são cumulativos, eles podem entrar em dias diferentes na conta dos alunos. “Caso chegue o dia de pagamento correspondente e o aluno não receba todas as bolsas a que tem direito, isso acontece porque as informações como frequência e conclusão, por exemplo, ainda não estão lançadas no sistema por cada uma das unidades escolares. Assim que as informações chegam, o estudante recebe no dia subsequente de pagamento. O trabalho tem sido árduo, mas todos os alunos irão receber todos os benefícios que tiverem direito”, ressalta o gestor.

Os nomes divulgados na nova lista fazem parte do segundo cronograma do pagamento do programa, criado para os estudantes que ainda não tinham contas encontradas pela Caixa Econômica Federal, e já começam a ser pagos no próximo dia 27 de janeiro. A ordem será a mesma do pagamento anterior, conforme o mês de nascimento dos alunos. Confira o fluxo completo aqui.

Relembre os benefícios

O Cartão Escola 10 é um marco na Educação pública, ofertando bolsas a todos os estudantes do ensino médio regular e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede pública estadual de ensino que tenham frequência mínima de 80% nas aulas, recebendo um um valor mensal de R$ 100. Já aqueles que retornaram às aulas presenciais recebem R$ 500 e os concluintes do ensino médio são beneficiados com uma bolsa de pagamento único no valor de R$ 2 mil. Os benefícios podem ser cumulativos.

Canais de esclarecimento

Para mais informações sobre o Cartão Escola 10, o interessado pode buscar esclarecimento pelo site http://cartaoescola10.educacao.al.gov.br, pelo e-mail cartaoescola10@educ.al.gov.br e pelos números de whatsapp (82) 99968-2643 e 99968-2623.


Programa Vem Que Da Tempo ultrapassa 4 mil inscritos em menos de dois meses

21.01.2022

Com a nobre missão de resgatar e incentivar a conclusão dos estudos na rede pública estadual, o programa Vem Que Dá Tempo registrou mais de 4 mil inscritos para as duas etapas do processo, que consiste na realização do curso preparatório e na prova que garante o certificado de escolaridade. Para sanar as dúvidas restantes, assim como apresentar as superações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove uma live com os bolsistas e professores envolvidos. O encontro acontece no canal da Educação no Youtube, na próxima quinta-feira (20), às 10h30.

À frente da pasta da educação, o secretário Rafael Brito ressalta que o programa inovador incentiva jovens e adultos que abandonaram os estudos a voltarem às aulas e assim melhorarem de vida. “Com o empenho do governador Renan Filho, nós iremos bonificar os interessados a voltarem aos estudos com uma bolsa de até 500 reais. O Vem Que Dá Tempo dá uma nova oportunidade de vida a centenas de alagoanos e, junto com o Educação Para o Emprego, o estudante ainda sai capacitado para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Ou seja, completamos o ciclo onde trazemos ele de volta aos estudos e concluímos o processo com a conquista do emprego, dando mais qualidade de vida para todos esses jovens e adultos”, explica o secretário.

Para Dirlene Monte, supervisora do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e uma das participantes da live, esse encontro é importante para que todos consigam entender a importância desse projeto na educação. “Vamos falar sobre o engajamento do projeto, que está sendo bem legal. Esse encontro vai reforçar todo o suporte e incentivo para os envolvidos. Esse programa é um marco para a educação Alagoana, sem dúvidas nenhuma.”, explica.

Tira-Dúvidas

A live acontece no canal da educação e vai esclarecer todas as dúvidas sobre o programa Vem que Dá Tempo. O encontro terá a participação dos Gerentes Regionais da 9ª e 11ª Gere, respectivamente as que tiveram maiores números de inscritos no programa, além de sintetizar técnicas para alcançar muito mais alagoanos.

Sobre o programa

Criado em Julho de 2021, o Vem Que Dá Tempo é um programa que busca acelerar a escolarização dos Alagoanos e combater a taxa de analfabetismo que por muito tempo foi uma triste realidade do estado. O programa tem o objetivo de dar suporte à escolarização de jovens e adultos em Alagoas, principalmente aqueles em vulnerabilidade social. Os estudantes têm direito a bolsas de estudos pela permanência, além de um bônus pela aprovação. Cada aluno do EJA pode receber até R$ 500.

Lembrando que o candidato deve ser maior de idade e estar a pelo menos dois anos afastado dos estudos. As inscrições acontecem durante todo o ano de 2022 em 441 polos de ensino da rede pública. Para mais informações é só acessar o site do escolaweb. (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/vem-que-da-tempo)


Educação divulga resultado de recursos de PSS Indígena

21.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta quinta-feira (13) o resultado dos recursos impostos por candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da educação indígena.  A lista pode ser conferida nas páginas 15 e 16 do Diário Oficial do Estado (imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial) de hoje ou no site do Sigepro (sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/).

O processo seletivo contempla professores de Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, História, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Química e Geografia que atuarão no ensino fundamental e médio, assim como professores da educação infantil e auxiliares. 

Os contratos são temporários e os aprovados atuarão nas 17 escolas indígenas da rede estadual de ensino. A publicação do resultado final está prevista para o próximo dia o próximo dia 19.


Educação abre mais de 350 vagas para professores do Pronatec em 2022

21.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), publicou, no DOE/AL da última terça-feira (11), dois editais de Processo Seletivo Simplificado para o banco de dados de instrutores da educação profissional temporários, nas modalidades de Ensino de Educação a Distância (EAD) e Presencial. Serão ofertadas 353 vagas distribuídas nas 13 Gerências Regionais de Ensino. Os interessados podem realizar as inscrições pelo site do Sigepro até o dia 22 de janeiro.

Para Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, estes cursos são de extrema importância para a sociedade: “Por meio destas formações técnicas, os estudantes, trabalhadores e pessoas privadas de liberdade podem ter acesso a cursos de qualificação profissional, proporcionando uma melhor preparação e, assim, alcançar uma oportunidade no mercado de trabalho", explica.

O PSS traz 333 vagas para a modalidade presencial, sendo 16 delas para pessoas com deficiência. Já a Educação a Distância oportuniza 20 vagas, sendo duas para PcD (Pessoas Com Deficiência), totalizando 353 novos profissionais para a rede estadual. O número pode ser ampliado na modalidade EAD, caso haja formação de mais turmas.

Modalidades

Nestes editais são ofertados diversas áreas para Instrutores de Educação Profissional para Cursos Técnicos e FIC (Formação Inicial e Continuada), divididos nas ações: BF Novos Caminhos MEDIOTEC (Técnico); BF Novos Caminhos TD (FIC), BF Novos Caminhos Prisional (FIC) e BF Novos Caminhos Qualifica Mais Emprega Mais (FIC). Os selecionados receberão remuneração a título de Bolsa, de acordo com a carga horária trabalhada e, o documento oficial tem validade por dois anos podendo ser prorrogado.

Inscrições

Os interessados têm até o dia 22 de janeiro para se inscrever neste site. O candidato poderá realizar até quatro inscrições, sendo apenas uma por modalidade de ensino. A forma de seleção envolve os critérios por título e experiência, que somados podem atingir até 100 pontos.

Cronograma

Período de inscrições online - até o dia 22 de janeiro

Publicação do resultado preliminar - até 24 de janeiro

Interposição de Recurso - 25 de janeiro

Resultado das Análises de Recursos - até 29 de janeiro

Resultado Final do Banco de Dados - até 31 de janeiro

Primeira Convocação - de acordo com inicio das turmas

Texto de Beatriz Rodrigues, sob supervisão


Estudantes de Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

20.01.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participou da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e Ministério da Educação - MEC.

OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso à material didático de qualidade, promover a difusão da cultura da Matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em Universidades nas áreas Científicas e Tecnológicas.

O CEAM/AHS contou com 5 (cinco) estudantes premiados em todos os níveis das Olimpíadas:  nível I: Caio Mendes Cruz de Souza (Escola Estadual Eduardo Perez - Terenos), medalha de prata e Luiz Gustavo da Rocha Nunes (Funlec - Bonito), menção honrosa; nível II: Cássio Queiroz Minozzo (Colégio Salesiano Dom Bosco - Campo Grande) medalha de ouro; nível III: Hillary Avlis Chela (Escola Estadual Presidente Vargas - Dourados), medalha de bronze e Anny Nicoly Dakan Batista Bento (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Dourados) menção honrosa. Os estudantes recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Matemática, orientados pela professora Elke Penha Benites.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destaca o apoio e a participação das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) na articulação do trabalho com a equipe do CEAM/AHS, “que contribuiu sobremaneira para a participação e premiação dos estudantes das CRES de Dourados (CRE5 - Dourados), Bonito (CRE7 - Jardim) e Terenos (CRE2 – Metropolitana) como também, do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Dourados”. Acrescenta que “a OBMEP promove a propagação da matemática de forma lúdica, despertando o interesse e a curiosidade de professores e estudantes”, enfatiza Eliane.

Adersino Junior, Secretaria de Educação de MS


Sergipe orienta comunidade escolar sobre autodeclaração no ato da matrícula

20.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) orienta os estudantes ou pais e responsáveis que no ato da matrícula realizem a autodeclaração. No Brasil, a autodeclaração é baseada no conceito de raça, ou seja, em características fenotípicas como cor da pele, estrutura do cabelo, espessura do nariz e diversos outros aspectos. 

De acordo com a técnica responsável pela Educação para as relações étnico-raciais do Serviço de Educação do Campo e Diversidade (Secad) do Departamento de Educação da Seduc, Maria Paula de Melo Santos Alves, o debate sobre a denominação da cor ou da raça no Brasil contemporâneo traz para o centro da Educação a voz de centenas de crianças, adolescentes e adultos que precisam ser identificados. 

Ainda segundo Maria Paula, a meta é indicar o quantitativo de estudantes de cada grupo, consequentemente o percentual de aprovação, reprovação e abandono. Assim, será possível contextualizar as questões étnico-raciais às ações da Seduc. “Nós estamos trabalhando muito a questão dos indicadores e precisamos conhecer a condição dos nossos alunos pretos, pardos, indígenas, quilombolas, por exemplo, dentro desse contexto. Pensando nisso, para facilitar o nosso acompanhamento e perceber se existe relação entre índice de reprovação com racismo ou problemas financeiros, é necessária a autodeclaração”, disse. 

 Além dos indicadores, a importância de autodeclarar-se no ato da matrícula servirá para despertar as escolas para a autodeclaração como forma de afirmação e valorização da identidade étnica; pensar políticas públicas para as populações; e mostrar para os alunos que saber identificar sua etnia ou raça evita transtornos no momento em que participar de alguma seleção de vagas para cotistas. 

 Para os estudantes que permanecem na Rede Pública Estadual de Ensino e não declararam a etnia ou raça no ato da matrícula em anos anteriores, também é possível realizar a autodeclaração editando diretamente no Portal da Matrícula Online ou procurando a secretaria da escola para acrescentar essa informação.

 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 O IBGE é o órgão público que pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: preta, parda, indígena ou amarela. Se fôssemos uma pequena comunidade de 100 pessoas, 45 brasileiros se declarariam como brancos, 45 como pardos, 9 como pretos e, aproximadamente, 1 brasileiro se declararia como amarelo ou indígena.

 Foram diversos os povos que compuseram nossa população: indígenas, de diversas etnias, portugueses, negros (vindos de várias regiões do continente africano, especialmente Costa do Marfim e Angola), espanhóis, judeus, alemães, italianos, árabes e japoneses. Nosso país é mundialmente conhecido pela mistura de diversas etnias tendo, por isso, uma cultura muito rica e diversificada. 

 Matrícula

 A primeira etapa da Matrícula Online iniciou nesta segunda-feira, 17, e segue até o dia 21 deste mês. Nesse primeiro momento a renovação é automática para os alunos já matriculados nas 322 escolas estaduais. Após a renovação automática, a campanha de matrícula seguirá com o seguinte cronograma: de 24 a 28 de janeiro está reservado para o estudante da rede estadual que deseja realizar a mudança de escola no Portal da Matrícula Online. Já a terceira e última etapa, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, será a matrícula dos alunos oriundos de outras redes de ensino que desejam ingressar na rede estadual.


Matrícula da rede estadual de ensino pode ser realizada de forma on-line

20.01.2022

A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 poderá ser realizada de forma on-line, com acesso pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente pelo endereço http://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/. O sistema estará disponível de 24 de janeiro a 1º de fevereiro e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma que indicará os dias específicos para cada público (baixe aqui: https://bit.ly/3IjOZTK). A matrícula também poderá ser feita em qualquer escola da rede estadual, independente de ser aquela que o estudante deseje confirmar a sua vaga.

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação solicitada que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

>> Veja como tirar o CPF pela internet (https://bit.ly/3FxthKg)

Cronograma de matrícula - O primeiro dia será destinado para Pessoas com Deficiência (PcD), que podem realizar via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. No dia 25 de janeiro, o estudante da rede estadual que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, quando for do seu próprio interesse ou em razão de ausência da série na unidade escolar a qual concluiu o ano letivo 2021, deverá solicitar a sua transferência diretamente na unidade escolar em que estava matriculado.

O calendário de matrícula segue nos dias 26 e 27 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental oriundos apenas da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
 
No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.


Governo de Santa Catarina vai repassar R$164 milhões aos municípios para custear Transporte Escolar

20.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação anunciou nesta quarta-feira, 19, que deve repassar R$ 164,97 milhões aos municípios em 2022 para o custeio do transporte escolar. A definição conjunta ocorreu em uma reunião do secretário Luiz Fernando Vampiro com representantes da Undime/SC e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O valor é 17% maior do que o repassado em 2021, um aumento total de R$ 23,97 milhões.

“Existe um grande trabalho por trás do transporte escolar dos nossos alunos, que é possível com essa parceria que nós temos. O Estado se faz cada vez mais presente com a aquisição de ônibus modernos e com este repasse financeiro expressivo, que é fundamental para garantir conforto e segurança”, afirma o secretário Vampiro.

O reajuste de 17% é válido para as três faixas de faixa de distância percorrida pelos veículos, que são de 6 a 12 km, 12 a 24 km e mais de 24 km. O valor é repassado aos municípios mensalmente e, ao todo, chegou a R$ 141 milhões durante o ano de 2021.

Em Santa Catarina, o transporte escolar é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), Undime/SC e Fecam, da qual participam 291 dos 295 municípios catarinenses. Enquanto a gestão das linhas de ônibus fica sob a responsabilidade da administração municipal, a Secretaria de Estado da Educação transfere recursos para o combustível e manutenção dos veículos. Cerca de 140 mil estudantes da rede estadual são beneficiados, além de alunos das redes municipais de ensino.

Maior investimento em transporte escolar da história

Além de custear o transporte, a SED também faz a compra dos veículos que são distribuídos ao município. Em dezembro, tiveram início as entregas do maior investimento em transporte escolar da história de Santa Catarina. Ao todo, 300 veículos estão sendo adquiridos com R$ 86,4 milhões, e 106 ônibus de 59 lugares já foram levados aos municípios entre a primeira e a segunda entrega.

Todos os veículos estão sendo adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado através do Programa Caminhos da Escola, considerado o mais adequado para o transporte de estudantes do ensino básico segundo o Ministério da Educação e o Inmetro. Até o fim de março, outros serão entregues, incluindo veículos de 25 e 44 lugares, até que todos os municípios conveniados sejam contemplados.