Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo do Espírito Santo anuncia concessão de Bônus Fundeb para profissionais do magistério

10.12.2021

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na manhã desta terça-feira (07), a concessão de Bônus Fundeb no valor de R$ 6,5 mil para profissionais que estiverem no efetivo exercício do magistério em unidades escolares (professor, pedagogo, coordenador e diretor). Um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa para assegurar o benefício a mais de 14 mil profissionais do magistério.

O anúncio foi feito durante o 2º Encontro de Diretores da Rede Estadual 2021, que acontece em Vitória. Serão contemplados os profissionais que recebem por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para os demais, que não recebem por essa fonte, a Lei Complementar nº 173 veda qualquer tipo de bonificação/reajuste.

Em sua fala, Casagrande destacou a importância das ações do Governo do Estado na área da educação. “Essa é prioridade das prioridades, pois perdemos muito na pandemia. Estamos encerrando este ano melhor do que no ano passado. Temos uma perspectiva ainda melhor para 2022. Conseguimos tocar a máquina pública mesmo na pandemia e, proporcionalmente, fomos o Estado que mais investiu em infraestrutura e educação”, pontuou.

O governador prosseguiu: “Na área de infraestrutura, estão incluídas dezenas de obras em escolas, que estamos reformando ou construindo novas unidades. Quando tomamos a decisão de abrir mais 40 escolas de tempo integral, de financiar 18 mil alunos do Fundamental I nos municípios ou quando adquirimos computadores para professores e alunos, isso tudo é para mudar a vida das pessoas. Agora estamos pedindo a autorização da Assembleia para conceder esse bônus de R$ 6,5 mil para os profissionais do magistério”.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, reforçou que essa é mais uma ação de valorização dos profissionais. “Neste governo, quando há uma fala de priorização da educação, temos de ações concretas de fato. Porque tem a visão da importância da Educação. Crescemos em 15% em investimentos, sendo que apenas nove dos 27 estados brasileiros aumentaram seus investimentos na educação durante esse período de pandemia”, observou.

O 2º Encontro de Diretores da Rede Estadual acontece durante todo o dia e a programação inclui palestras, além de apresentações culturais. Além dos diretores escolares, também estiveram presentes os subsecretários de Estado da pasta, Josivaldo Barreto de Andrade (Administração e Finanças); Aurélio Meneguelli (Suporte à Educação); Marcelo Lema (Planejamento e Avaliação); Andréa Guzzo (Educação Básica e Profissional); e superintendentes Regionais de Educação.

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Urgência de investimento na juventude é tema de painel promovido pelo Governo de Alagoas e Instituto Unibanco

10.12.2021

O Governo do Estado de Alagoas e o Instituto Unibanco realizam, no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), o painel Alagoas do Futuro: A transformação das juventudes através da Educação Pública, que marca o lançamento de novos projetos que compõem o programa “Juventudes Alagoanas”. O encontro acontecerá na sede do órgão e contará com participação do governador de Alagoas, Renan Filho, do secretário da Educação, Rafael Brito e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

A iniciativa é multissetorial, estruturada em três eixos – Educação, Participação & Engajamento, e Trabalho & Renda -, e tem como objetivo expandir as oportunidades e o acesso a direitos de jovens em situação de vulnerabilidade social no estado de Alagoas por meio do incentivo ao ingresso, progressão e conclusão do Ensino Médio, do desenvolvimento de suas habilidades, da sua inserção social e comunitária e da obtenção de emprego e renda.

Para Renan Filho, Governador de Alagoas, o programa tem como compromisso apoiar os jovens alagoanos em suas trajetórias de vida.

“Vivemos um momento histórico de desenvolvimento em Alagoas. E a força motriz desse crescimento são as pessoas. A Educação Pública do nosso estado vive uma verdadeira transformação e os resultados são motivo de orgulho para os estudantes e suas famílias. Voltamos mais uma vez o olhar para os nossos jovens, criando oportunidades para que eles possam se capacitar, desenvolver seu potencial e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Tenho certeza de que isso só acontece quando todos estão atuando juntos pelo mesmo propósito. É por isso que o programa Juventudes Alagoanas chega com esse caráter multissetorial, com eixos inovadores e a integração de diferentes iniciativas. Uma destas grandes novidades é o projeto Cartão Escola 10, o maior investimento já feito na história de Alagoas, com uma injeção de renda direta para estimular o engajamento dos estudantes com o seu próprio crescimento.  Estamos oferecendo três categorias inéditas de bolsa de incentivos para manter o aluno em sala de aula, melhorando a aprendizagem e combatendo a evasão escolar. Esse, sem dúvidas, é o nosso maior compromisso: acolher nossos jovens do início ao fim, por meio do fortalecimento de seus talentos, habilidades e conhecimento, proporcionando geração de renda e oportunidades de empregos para cada vez mais alagoanos”.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o encontro contará com a participação de importantes especialistas em dois painéis. Para discutir a estratégia multissetorial do programa, estarão presentes Rafael Brito, secretário de educação de Alagoas; José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE); Wanyelle Mirian Bezerra, vice-presidente da Coordenação de Grêmios Estudantis de Alagoas (Cegreal); e Taina Silva Santos, coordenadora de projetos da organização Em Movimento. A moderação será de George Santoro, secretário de Fazenda de Alagoas.

O segundo debate, que tratará da urgência da priorização de investimento nos jovens, terá a participação de Renan Filho, Governador do Estado de Alagoas; Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; Adriana Alvarenga, chefe do escritório em São Paulo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Vitor Pereira, Professor do Mestrado em Monitoramento & Avaliação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, como moderadora.

Para Ricardo Henriques, o desenvolvimento de ações focadas na juventude é crucial para recuperar os déficits de aprendizagem gerados pela pandemia, mas também de atravessar as fronteiras do conhecimento. “Iniciativas como esta do Governo de Alagoas se fazem necessárias para que possamos apoiar a trajetória de vida dos jovens, preparando-os para as novas demandas do mundo do trabalho, além de recolocar o País no caminho da sociedade do conhecimento”, pontuou.

O encontro será transmitido ao vivo, com tradução em libras, nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas e no canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Serviço

Alagoas do Futuro: A transformação das juventudes através da Educação Pública

Data: 13 de dezembro (segunda-feira)

Hora: das 8h30 às 12h

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/QhUwTAvjiVU

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem, e a redução das desigualdades educacionais. 

Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.


Alagoas amplia oferta de ensino integral e tem uma das cinco maiores coberturas do país

10.12.2021

O Governo de Alagoas vai ampliar a oferta do ensino integral da rede pública estadual em 2022: para o próximo ano letivo, 45 unidades serão integradas às 62 instituições que já ofertam a modalidade, totalizando 107 escolas. Com isso, Alagoas passa a ser um dos cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país. As novas unidades irão fazer parte do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), atendendo as turmas de 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio com jornada diária entre 7h e 9h.

Para o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, essa conquista, que acontece em parceria com o trabalho integrado do Instituto Sonho Grande, é mais um marco desse novo momento vivido pela Educação em Alagoas.

“Colocar Alagoas entre os cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país é uma grande conquista. O ensino integral é muito mais do que jornada ampliada de estudos: ele permite o desenvolvimento integral do estudante, trabalhando não só aspectos intelectuais, mas também emocionais, sociais, físicos e culturais e focando no projeto de vida do jovem. Além disso, no sistema integral nossos jovens estarão seguros, terão cinco refeições diárias e um aprendizado mais amplo e que enriquecerá seus currículos na busca pelo primeiro emprego como também os preparará melhor na conquista de uma vaga nas universidades”, pontuou.

Das 45 novas escolas, 39 oferecerão o pALei no ensino médio, 3 no ensino fundamental II e outras 3 nos dois níveis. A expansão abrange unidades em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Real do Colégio, Major Isidoro, Maribondo, Minador do Negrão, Santana do Ipanema, Olho d’Água Grande, Marechal Deodoro, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Olivença, Mata Grande, Piranhas, Coruripe, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Viçosa, Chã Preta, Maravilha, Carneiros, Branquinha, Murici, Igreja Nova, Matriz de Camaragibe e Rio Largo (ver lista completa abaixo).

Meta

Brito lembra ainda que, com a expansão da oferta do pAlei, a rede estadual alagoana se aproxima do cumprimento da Meta 6 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estipula que, até 2025, pelo menos 50% das escolas públicas ofereçam o ensino integral. “As 107 unidades de ensino que terão o programa em 2022 representam cerca de 35% de toda a rede estadual, que possui, ao todo, 310 escolas”, informa.

Novo Ensino Médio

Outra novidade é que algumas dessas escolas, além do pAlei, ofertarão também o novo ensino médio. No ano letivo 2022, todas as escolas de ensino médio da rede estadual implantarão essa proposta nas turmas de 1ª série.

“No novo ensino médio, trabalharemos não só a formação básica com as 12 disciplinas existentes, mas também focaremos em itinerários formativos que enriquecerão o aprendizado dos alunos e na construção de seu projeto de vida”, explica Erivaldo Valério, supervisor de Ensino Médio da Seduc.

Novas escolas

Estas são as 45 escolas que passam a ofertar o ensino integral em 2022. Caso alguma unidade que não esteja na lista abaixo deseje integrar o pALei, basta entrar em contato com a Superintendência de Rede da Seduc, a Sure. “O ensino integral traz uma série de oportunidades de crescimento pessoal para o estudante e, se for o desejo da comunidade escolar fazer parte do programa, basta nos procurar”, adianta a superintendente Roseane Vasconcelos.

Maceió - Escolas Estaduais Rosalvo Lobo, Benedito Moraes, Ovídio Edgar, Theotonio Vilela Brandão, Pedro Teixeira, Guiomar de Almeida Peixoto, Romeu de Avelar e Centro Aurélio Buarque de Holanda;

Arapiraca - Escolas Estaduais Costa Rego e Professor Moacir Teófilo;

Palmeira dos Índios - Escolas Estaduais José Victorino da Rocha, Egídio Barbosa, Almeida Cavalcanti, Monsenhor Ribeiro Vieira e Nova Jersey;

Santana do Ipanema – Escolas Estaduais Professor Mileno Ferreira e Padre Francisco Correia;

Penedo - Escolas Estaduais Comendador José da Silva Peixoto e Dr. Alcides Andrade;

Porto Real do Colégio – Escolas Estaduais Dona Santa Bulhões e Firmo de Castro;

Mata Grande – Escolas Estaduais Gentil de Albuquerque Malta e Santa Cruz do Deserto;

Piranhas – Escolas Estaduais Xingó I e José Sena Dias;

Marechal Deodoro- Escola Estadual José Correia da Silva Titara;

Major Isidoro – Escola Estadual Deraldo Campos;

Maribondo – Escola Estadual Odete Bonfim;

Minador do Negrão – Escola Estadual Belarmino Vieira Barros;

Poço das Trincheiras- Escola Estadual Professora Ana Maria Teodósio;

Ouro Branco – Escola Estadual Professora Joanita de Melo;

Olivença- Escola Estadual Desembargador Augusto Costa;

Olho d´Água Grande – Escola Estadual Anália Tenório;

Coruripe – Escola Estadual Professor Lima Castro;

Barra de São Miguel – Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira;

Boca da Mata- Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy;

Viçosa- Escola Estadual Monsenhor Machado;

Chã Preta- Escola Estadual Izidro Teixeira;

Maravilha – Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão;

Carneiros – Escola Estadual Dr. Emílio de Maia;

Branquinha – Escola Estadual Juvenal Lopes de Omena;

Murici- Escola Estadual Professor Loureiro;

Igreja Nova – Escola Estadual Professor Pedro Reys;

Matriz de Camaragibe – Escola Estadual Saturnino de Souza;

Rio Largo – Escola Estadual Rosalvo Ribeiro.


Educação promove formação pedagógica para novos gestores escolares

10.12.2021

Após as eleições e seleções que elegeram os novos gestores das escolas públicas estaduais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a formação para os novos gestores gerais e adjuntos que assumiram os cargos pela primeira vez. A ação acontecerá nos próximos dias 10,13, 14, 15 e 16 de dezembro, com a presença de 183 novos gestores, que serão capacitados através de palestras e oficinas, sobre a gestão pedagógica, administrativa e financeira das unidades escolares.

As atividades serão distribuídas em três momentos: um encontro presencial exclusivamente para os novos gestores, que acontece dia 10, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Professor IB Gatto Falcão (Cenfor), localizado no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió. Workshops virtuais nos dias 13 e 14, com uma programação de dinâmicas sobre liderança pedagógica, e webinários de formação que acontecerão nos dias 15 e 16, abertos para todos os gestores escolares, novatos e veteranos. 

Em uma mobilização conjunta, as gerências regionais já estão contatando todos os gestores novatos, chefes de rede e técnicos de acompanhamento da gestão para participarem de toda a formação. 

“Esse momento é para dar condições a esses gestores novatos, para que eles possam planejar o ano de 2022. Eles precisam se apropriar mais e se inteirar das responsabilidades da gestão escolar, já que hoje a gestão envolve tudo, antigamente era mais administrativa, mas, atualmente, o educador precisa alinhar o administrativo ao pedagógico, financeiro e relacional para desenvolver um bom trabalho” pontuou a Gerente Estadual de Desenvolvimento da Gestão das Unidades de Ensino, Genilma Alves Barros.

Os workshops virtuais serão realizados através da plataforma Zoom, abaixo seguem os links para o acompanhamento dos educadores.

Workshop virtual I: Gestão pedagógica (13/12)

Horário: 14h – 17h

Link do encontro: https://bit.ly/WksAlagoas1

Workshop virtual II: Plano de ação (14/12)

Horário: 14h – 17h

Link do encontro: https://bit.ly/WksAlagoas2


Coordenadoria Regional e Fundesporte realizam primeira edição da Taça PRODESC MS Campeão

10.12.2021

O Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), com organização da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) de Corumbá e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), realizaram, de 05 de novembro a 04 de dezembro, a primeira edição da Taça PRODESC MS Campeão.

De acordo com a coordenadora Patrícia Acioly, o setor de treinamento esportivo da CRE-3, juntamente com os integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo e projetos vinculados, organizaram 30 dias de competição, em 04 modalidades esportivas coletivas, sendo basquetebol, voleibol, futsal e handebol e 01 modalidade coletiva (judô), com a participação dos estudantes das redes pública e privada de ensino, de Corumbá e Ladário.

Durante os trinta dias de competição, de acordo com responsável pelo PRODESC, professor André Luiz Matos, a primeira edição da Taça PRODESC MS Campeão, reuniu 11 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, 01 da rede privada e 05 escolas da Rede Municipal de Ensino, além de 05 clubes/entidades, reunindo 490 atletas, sendo 420 estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Servidores da Educação ganham óculos de grau após realizar exames de vista na Secretaria

09.12.2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, e em parceria com a Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP), vem realizando exames optométricos (exames de vista), com doação de óculos de grau para professores, estudantes e funcionários das escolas estaduais de Salvador. A iniciativa, que faz parte do projeto “Olhar que transforma”, também beneficiou 204 servidores da SEC, que realizaram os exames entre os dias 25 e 27 de novembro. A entrega dos óculos foi realizada nesta quinta-feira (6), no auditório da SEC, em Salvador.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, falou da importância da iniciativa. “O nome do projeto já traz para todos nós uma perspectiva grande do olhar cuidadoso que transforma. Esse trabalho que a FIEP faz é um grande salto, pois tudo é feito com qualidade usando ingredientes como fraternidade e amor ao próximo. Isso, tem uma dimensão extraordinária na vida das pessoas e agradecemos por esta parceria”.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, reforçou a parceria com a FIEP. “A entrega desses óculos é fruto de uma cooperação técnica com a FIEP que tem trazido os seus alunos para completarem seus estágios presenciais através da realização dos exames, trazendo benefícios para os nossos servidores, alunos e professores. Só nas três ações ocorridas durante o ano, foram feitos 600 exames com doações de óculos”, destacou.

O motorista da SEC, José da Costa, foi um dos funcionários contemplados e comemorou a entrega do seu par de óculos. “Eu estava com um pouco de dificuldade para enxergar de perto e necessitava fazer exames. Esta iniciativa da SEC veio em boa hora, pois já estou com os meus óculos e enxergando melhor. Agradeço muito por este benefício”, disse.

A estudante Drisa Gonçalves, 17, 1º ano, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, usando os seus óculos novos entregues em sua escola, representou os estudantes das escolas de Salvador beneficiados pela ação. “Já ia fazer quatro anos que estava com os mesmos óculos, pois eu não tive condições financeiras de trocar e isso já estava prejudicando a minha visão e os meus estudos. Graças a essa iniciativa, ganhei óculos novos e estou enxergando melhor”, revelou.


Educação promove 9ª FECIBA em formato virtual de 13 a 17 de dezembro

09.12.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoverá, no período de 13 a 17 de dezembro, a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que tem o objetivo de promover a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica por meio de projetos desenvolvidos por estudantes e educadores da rede pública estadual da Bahia.  Com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”, a FECIBA acontecerá em formato virtual e apresentará 164 projetos.

>> Acesse a programação completa aqui

O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou que a FECIBA é um espaço que evidencia o protagonismo dos estudantes da rede estadual. “A FECIBA é uma das maiores feiras de ciências do país e o formato virtual é necessário diante dos cuidados que envolvem a prevenção da COVID-19. Teremos momentos valiosos para ampliar a mobilização e a participação dos nossos professores e estudantes em torno da popularização e interiorização da ciência na Educação Básica. Estes cinco dias de evento também serão para celebrar a educação pública, a vida, a inventividade dos estudantes e o compromisso dos educadores com a iniciação científica”, destacou.

A abertura da FECIBA será na próxima segunda-feira (13), às 8h, no auditório da SEC, com transmissão pelo canal do Youtube da Educação, com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Dentre os convidados estão Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; Tereza Cristina Paim, secretária de Saúde do Estado; Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado; Marilda Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz da FIOCRUZ; e Jailson Bittencourt de Andrade, da Academia de Ciências da Bahia.

Ainda na abertura, as estudantes Naylane de Azevedo Matos Brito e Sarah de Matos Alves, do Complexo Integrado de Educação de Caetité irão falar sobre o projeto “A importância da implementação de sistema de resfriamento evaporativo nas escolas em tempos de pandemia: um estudo de caso no Complexo Integrado de Educação de Caetité”. As estudantes Áquila de Souza Araújo e Irys Aparecida Silva e Silva, do Colégio Quilombola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, do município de Palmeiras, apresentarão o projeto intitulado “Eu sou Sócia da Coelba?”. E os estudantes Iran Pereira de Oliveira e Ayla Silva de Souza, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, falarão sobre a “Produção de inseticida a partir da folha da mandioca (manihot esculenta).

A programação da FECIBA conta, ainda, com palestras, apresentações culturais e avaliação e certificação de projetos. De 14 a 17, a programação, pela manhã, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira e, no período da tarde, pelo Canal do Youtube do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).


Educação publica guia com normativas para Educação do Campo

09.12.2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibilizou, no formato on-line e impresso, um guia de Normativas da Educação do Campo. O material oferece aos gestores e professores das escolas do campo uma ferramenta complementar para auxiliar no entendimento sobre o tema. A publicação está organizada em cinco normativas: a resolução CEE Nº 103, de 28 de setembro de 2015; o decreto 7.352, de 4 de novembro de 2010; diretrizes complementares – resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008; a resolução CNE/CEB 1, de abril de 2002 e a lei nº 12.960, de 27 de março de 2014.

Veja o material aqui: https://bit.ly/3rPuHMN

Serão distribuídos 6 mil exemplares impressos para as escolas através dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Luciene Rocha Silva, que é diretora do Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo, no assentamento Cangussu, em Barra do Choça, recebeu o material e aprovou o resultado. “Considero importante o conteúdo, vejo como uma ferramenta para que possamos compreender os princípios, normas, e procedimentos pedagógicos que estão sendo orientados através dessas normativas. É uma forma positiva para que sejam difundidos os conhecimentos que garantem os direitos dos nossos alunos do campo, que precisam ter a sua cultura e identidade preservadas”.

De acordo com a coordenadora da Educação do Campo/Quilombola da SEC, Poliana Reis, o material ajuda a disponibilizar as leis que asseguram a educação no campo, com qualidade e no contexto baiano. “A identidade visual do guia traz uma mensagem: 'esse é mais um passo para a oferta de uma Educação do Campo contextualizada, que reflita a vida do nosso povo baiano'.  As legislações que compõem o material surgem devido à atuação de movimentos sociais com o objetivo de que o Estado garanta o direito à educação a população camponesa atendendo aos interesses, necessidades e anseios desta população”.


Escola Estadual Indígena vai ofertar EJA em 2022

09.12.2021

Integrante da Rede Estadual de Ensino, a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIEM) Aldeia de Caieiras Velha, localizada em Aracruz, vai ofertar, em 2022, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem se matricular, pessoas com 15 anos ou mais, para o segundo segmento do Ensino Fundamental, e, com 18 anos ou mais, para o Ensino Médio.

Para se matricular, o estudante deve participar da Chamada Pública Escolar 2022, realizando a Pré-Matrícula. Para solicitar a vaga, é necessário fazer cadastro no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges): CLIQUE AQUI, ou procurar a secretaria da EEIEM Aldeia de Caieiras Velha, localizada na Rodovia Primo Bitti, s/n°, Aldeia Tupiniquim Caieiras Velha, Aracruz, Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Educação libera mais um repasse financeiro para compra de absorventes higiênicos

09.12.2021

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou a Portaria nº 285-R, que dispõe sobre a liberação de recursos financeiros aos Conselhos de Escola, para aquisição de absorventes higiênicos. O repasse será feito por meio do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe), no valor de R$ 125.208,00.

A distribuição de absorventes higiênicos está sendo realizada por meio de cotas mensais a cada estudante do sexo feminino, com faixa etária a partir dos 10 anos, durante o período letivo, cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sendo que situações excepcionais deverão ser tratadas diretamente pelo Conselho de Escola.

Esse é o segundo repasse para essa finalidade. A Portaria nº 263-R, já liberou o valor de R$ 1.292.688,00.

Leia:

Portaria nº 285-R

Portaria nº 263-R 

Saiba mais lendo o Decreto: https://bit.ly/304EnaP


Unidades escolares da Regional de Dianópolis promovem eventos literários com participação dos estudantes de Almas e Taguatinga

09.12.2021

Visando incentivar a formação de novos leitores e o aprimoramento da escrita e da oralidade, duas escolas pertencentes à Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Dianópolis promoveram nesta quarta-feira, 8, as culminâncias das mostras literárias com a participação de estudantes da comunidade nos municípios de Almas e Taguatinga. 

“Em tempos de pandemia, os livros nos unem”, foi o tema escolhido para a Feira Literária do Colégio Estadual Templo Integral Agropecuário, de Almas. O evento reuniu os trabalhos produzidos pelos estudantes explorando diversos gêneros e obras estudadas durante o ano letivo.

O evento homenageou a estudante escritora Anna Líbia Pereira Valadares, da 1ª série do ensino médio. “Fiquei muito emocionada com tamanho reconhecimento, me sentindo valorizada e amada. Sem dúvidas isto fará com que eu me empenhe a cada dia mais na arte da imaginação e inspire novos escritores. Escrever é sonhar. É abrir leques”, ressaltou Anna Líbia.

O momento também contou com a participação da escritora local Josefa Pereira Macedo. A autoria de “Lugar onde eu vivo”, que também já foi gestora municipal de Educação em Almas falou sobre a iniciativa da unidade escolar. “É de suma importância incentivar a realização de projetos de leitura nas escolas, com estratégias que proponham o hábito e o gosto pela leitura. Participar desse momento trouxe boas recordações”, destacou Josefa. 

Taguatinga

O Colégio Estadual Justino de Almeida, em Taguatinga, realizou o Café Literário com o tema: as lições da pandemia. As apresentações dos estudantes abordaram temas referentes à pandemia, com música, teatro, cordel e poesia.

Conforme a coordenadora da ação, Maria Veroni Martins, professora e escritora, “o projeto pauta-se no processo de uma aprendizagem significativa que contribua para a formação de seres humanos integrais e felizes”. A atividade também contou com a  orientação das professoras de língua portuguesa da unidade de ensino.

Para a estudante Andressa Batista Pereira, o café literário visou abordar o cotidiano durante a pandemia de maneira positiva. “Tudo isso tem nos ensinado a valorizar o que antes passava despercebido ou deixávamos para depois. Poemas, cordéis e mensagens positivas fixaram essa ideia de que tudo vai ficar bem, de que irão vir novos tempos, de que devemos levar o que aconteceu como um aprendizado e em um futuro breve poderemos tirar nossas máscaras e voltar a mostrar nossos sorrisos. Um belo evento!", avaliou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins


Conselho Estadual da Educação encerra atividades do biênio 2019 a 2021

09.12.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Com a apresentação dos trabalhos realizados nos últimos dois anos, o Conselho Estadual da Educação do Tocantins (CEE) realizou a reunião de encerramento das atividades do biênio 2019/2021. O presidente Robson Vila Nova Lopes falou da satisfação de ter contribuído com o conselho nesse período de novas aprendizagens provocadas pela pandemia do Covid-19. O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Pereira Vaz, aproveitou a ocasião para conhecer a composição do conselho e agradecer a parceria.

Nesse período de pandemia, quando as aulas presenciais foram suspensas como forma de prevenção, o Conselho Estadual de Educação teve um papel fundamental para regulamentar o ensino ministrado de forma remota. 

Entre as ações realizadas pelo Conselho estão: a aprovação do Documento Curricular do Tocantins; a revisão dos instrumentos de avaliação da Educação Básica; a participação na abertura do curso de Medicina da Universidade do Tocantins (Unitins), no campus de Augustinópolis; o credenciamento do campus da Unirg, em Paraíso do Tocantins, e a digitalização dos arquivos passivos do Conselho desde a sua instalação.

O presidente Robson abordou a abrangência do trabalho realizado pelo Conselho, que vai desde a aprovação de documentos, a assessorar o executivo, ter a preocupação de capacitar todos os membros do colegiado e estudar os documentos que legislam a educação no Estado e no País. “A palavra que resume esses dois anos de trabalho é gratidão. Aprendemos, inovamos e, nesse período, foram movimentados 832 processos. Temos um conselho bem atuante, participamos de 23 órgãos colegiados, como fóruns e comissões. Tivemos muitos momentos de aprendizagens, entre eles, realizar as reuniões por meio das web conferências”, esclareceu.

Robson se despediu do grupo na atuação de presidente destacando o trabalho em parceria. “Agradeço a dedicação de cada membro do Conselho e dos técnicos. Escrevemos mais uma linha na história do Conselho e da educação”, ressaltou.

O conselheiro Raimundo Nonato da Silva falou das aprendizagens que obteve após esses dois anos no Conselho. “Hoje tenho clareza sobre o que é o trabalho na educação e os processos que se têm que observar. Saímos dessa gestão com muito aprendizado”, afirmou.

Outro conselheiro, Josiel Gomes Santos, destacou as decisões coletivas. “Quando vi tantas ações realizadas, senti orgulho de ter feito parte dessa gestão do Conselho. Nesse período, estudamos a legislação, percebemos o valor das decisões coletivas e do impacto da pandemia no processo de ensino e de aprendizagem”, contou.

Larissa Ribeiro, que também é conselheira, enfatizou os desafios para legislar o processo educacional em tempos de pandemia. “Em março de 2020, as aulas presenciais foram suspensas e tivemos que aprender a lidar com o ensino remoto. Quantas aprendizagens, percebemos o valor do diálogo. E foram as orientações do Conselho com a equipe pedagógica que deixou a escola mais segura para lidar com essa nova realidade do ensino remoto”, abordou Larissa.

O secretário executivo, Fábio Vaz, falou um pouco de sua trajetória de professor, e do trabalho no setor público, no qual pôde observar o processo educacional nos diversos ângulos. “Fico tranquilo com essa equipe do Conselho por todo esse trabalho realizado. Reconheço o esforço de cada servidor e setor para dar continuidade ao trabalho de ensino e de aprendizagem nesse período de pandemia. O Conselho é um parceiro importante para o andamento de todo esse processo educacional. Todos nós atuamos para manter a qualidade do ensino e de aprendizagem”, explicou o secretário.


Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins emociona comunidade de Paraíso com tradicional concerto de final de ano

09.12.2021

Guilherme Gandara / Governo do Tocantins
A comunidade de Paraíso do Tocantins acompanhou na noite desta quarta-feira, 8, o VIII concerto da Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins, realizado no Teatro Cora Coralina. Sob regência da maestrina Dorinha Brandalise, o grupo que é composto por estudantes da Escola Estadual Amâncio de Morais, de Paraíso, mostrou versatilidade com um repertório que incluiu peças de autores brasileiros e internacionais, eruditas e populares.

A apresentação foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, os musicistas interpretaram a Sinfonia 40 e Serenata Noturna, de Mozart; Jesus Cristo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos; Carinhoso, de Pixinguinha; e Vida de Viajante, de Luiz Gonzaga. Na segunda parte, a temática foi natalina.

De acordo com a maestrina, Dorinha Brandalise, o evento, que é realizado há 8 anos, valoriza os talentos dos estudantes. "Mesmo com a pandemia, continuamos a estudar e tocar on-line, finalizando o ano com mais uma edição do concerto. O repertório contém músicas eruditas, populares e regionais, a partir das ideias dos próprios estudantes. Além de difundir a educação musical, a Orquestra trabalha valores, por meio do entretenimento, o que é notável no comportamento dos alunos, que se sentem valorizados ao protagonizarem os concertos", ponderou.

Estudante da 1ª série do ensino médio, Sophia Lindsey Gonçalves, que aprendeu a tocar viola e clarinete com a iniciativa, completou 15 anos nesta quarta-feira e destacou a emoção de participar do concerto.

"Desde 2016 que participo desse projeto e é uma honra fazer parte desta família. A emoção é maior ainda por fazer aniversário hoje. Com o concerto, abrangemos uma série de gêneros musicais e valorizamos assim a cultura. Aqui eu descobri que quero me aperfeiçoar mais e mais na música", pontuou.

Já Laís Magalhães, também da 1ª série, toca flauta transversal e contou que vive um sonho ao participar da Orquestra Granada do Tocantins.

"Eu sempre assisti à orquestra se apresentar no final dos anos e tinha o desejo de participar. Agora estou aqui protagonizando esse momento. Nós ensaiamos de segunda a quinta-feira para mostrar o resultado da nossa união à comunidade".

Os alunos emocionaram o público com as apresentações, assim como contou o representante comercial, Gisley Oliveira, que todos os anos acompanha o evento. "É sempre lindo de ver o quanto os estudantes evoluem a cada ano, com esse projeto incrível que incentiva a cultura aqui em Paraíso. Minha filha, Sophia, faz parte da iniciativa e hoje completando 15 anos e nos dando de presente essa apresentação emocionante no palco", ponderou.

O evento contou ainda com apresentações do Coral Granada, formado por servidores, estudantes, e mães da comunidade.

Sobre a orquestra

Criada em 18 de Novembro de 2013 pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins (Seduc), em parceria com a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, a iniciativa visa à formação cultural dos estudantes e à promoção da música erudita. Atualmente sediado na Escola Estadual Amâncio de Morais, o projeto possui a turma Orquestra (naipes de cordas, palhetas e metais), que se apresenta em conjunto, e também as turmas em formação musical (violinos, violas clarinetes e trompetes).


Estudantes do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini de Almas participam de ação de combate à dengue

09.12.2021

Buscando conscientizar a comunidade escolar e local quanto à importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, apresentou o Projeto Todos Contra o Aedes aegypti, nessa terça-feira, 7. A ação foi realizada pelos alunos do ensino fundamental e médio e contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município, com a participação das enfermeiras da Unidade Básica de Saúde, Renata dos Santos Rodrigues, Taynara Jakeline da Silva Suarte e Bruna Nunes Martins.

A unidade escolar contribuiu de diferentes formas com a campanha de conscientização na cidade, colaborando com a limpeza urbana e a promoção de ações educativas e estímulo ao engajamento de diversos setores da sociedade, como saúde, educação, saneamento, meio ambiente, dentre outros.

A ação, que faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP), tem por objetivo incentivar as famílias e a comunidade escolar a inserirem na rotina as ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para a professora Silvana, este trabalho contribui efetivamente para fortalecer a parceria entre a família e a escola. “Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Cientes desses cuidados e engajados no projeto da escola, os estudantes foram atuantes nas diversas atividades propostas”, frisou.

O estudante Geremias Lopes da Rocha, do 8º ano do ensino fundamental, destacou a importância das atividades. “Certamente, as lições aprendidas na escola vão ser colocadas em prática em casa. Precisamos estar atentos a todos os ambientes, casa, escola. Se cada um fizer a sua parte, teremos menos casos da doença”, ressaltou.

Dicom/Governo do Tocantins


Educação divulga cronograma de matrículas da rede estadual

09.12.2021

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas divulgou o calendário para as matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022. O processo terá início a partir do próximo dia 13 para a pré-matrícula de novos alunos e transferências internas entre estudantes da rede. A portaria com todas as informações acerca do processo está disponível na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), da última sexta-feira (03), pelo site https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial como também na página da Seduc (www.educacao.al.gov.br). As matrículas serão realizadas pelo site www.matriculaonline.al.gov.br.

“A educação passa por um momento de transformação com investimentos nunca antes vistos, valorização dos professores e benefícios diretos aos estudantes. Com o empenho do governador Renan Filho, colocamos em andamento mais de dez programas que promovem investimentos de mais de 1 bilhão de reais na educação estadual. É hora do estudante participar desse momento, estando atento ao cronograma de matrículas para não perder os prazos. A rede está pronta para atendê-los da melhor forma, tenho certeza que será uma grande letivo para todos os nossos estudantes”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

As escolas estaduais e as 13 Gerências Regionais de Educação (GEREs) funcionarão como ponto de apoio para quem tiver dificuldades de efetuar a matrícula online. Será obrigatório que todos os estudantes possuam CPF para a efetivação tanto pré-matrícula quanto da renovação.

Cronograma

Confira abaixo o calendário e o procedimento para cada etapa da matrícula 2022:

Pré-matrícula de novatos (13 a 30/12)

Etapa voltada para estudantes que estão ingressando agora na rede estadual. Deve ser efetuada pelo site www.matriculaonline.al.gov.br e, na ocasião, o interessado deve preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e série pretendida, além de selecionar três opções de escola onde deseja estudar.

Na pré-matrícula, são ofertadas vagas para as seguintes turmas: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível fundamental e 1º período da EJA médio modular. Para a EJA fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos, enquanto, para a EJA médio, é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado deve procurar a escola e verificar se a mesma dispõe de vagas. Caso sim, a matrícula deve ser feita presencialmente na instituição.

Transferência interna (13 a 30/12)

Procedimento exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, em 2022, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde atualmente estudam. Neste caso, a transferência é realizada pela direção da unidade de ensino, mediante disponibilidade de vagas na escola pretendida e autorização dos pais (para estudantes menores de idade).

Renovação de matrículas (03 a 07/01/2022)

No ato de encerramento das turmas do ano letivo 2021, a escola vai selecionar os seus alunos que terão matrícula renovada. A renovação da matrícula do estudante deverá ser confirmada na secretaria escolar da instituição após entrega de toda a documentação pendente (caso haja).

Divulgação e confirmação dos Resultados da transferência interna (13 e 14/01/2022)

Divulgação da efetivação da transferência interna realizada pela direção da escola. O aluno maior de idade ou seu responsável legal deve comparecer à unidade de ensino escolhida munido da documentação necessária (ver abaixo).

Divulgação de resultado pré-matrícula e confirmação de matrícula (24 a 28/01/2022)

O candidato que efetuou sua pré-matrícula no mês de dezembro deve retornar ao site www.matriculaonline.al.gov.br neste período para saber em qual escola foi alocado. Nestas mesmas datas, o estudante maior de idade ou seu responsável legal deve comparecer à unidade selecionada para entrega da documentação exigida e confirmação da matrícula. O procedimento é essencial para garantir a vaga na escola.

Divulgação de vagas remanescentes (31/01 a 02/02/2022)

Caso haja vagas remanescentes, a escola fará a divulgação da oferta para a comunidade. Neste caso, a matrícula deve ser feita diretamente na escola.

Documentação

Segue a lista de documentos necessários para a confirmação da pré-matrícula de novatos e transferência interna de alunos da rede estadual:

a) Comprovante de resultado da pré-matrícula do Sistema (https://www.sageal.caedufjf.net/);

b) Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia);

c) CPF do estudante (original e cópia);

d) Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias;

e) RG e CPF (original e cópia) do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos;

f) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);

g) Comprovante de residência atualizado (original e cópia da conta de energia com o código único da Equatorial e CEP);

h) 02 fotos 3x4;

i) Cartão de vacinação atualizado, para os estudantes do 1º ao 5º ano;

j) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1º, 2º e 4º ano do Ensino Fundamental;

k) Cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário;

l) Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);

m) Histórico Médico Escolar, conforme Lei nº 7.788 de 22 de janeiro de 2016. Anexo I da portaria;

n) Termo de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta Ensino Integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante ou seu responsável legal. Anexo II da portaria;

o) Termo de autorização do uso da imagem do estudante assinado (para estudante menor de 18 anos o termo deverá ser assinado pelo responsável legal). Anexo III da portaria.


Escola Vale do Sol promove projeto solidário para ensinar valores

09.12.2021

Com o objetivo de mostrar o significado do verdadeiro sentido da palavra generosidade, a equipe da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, promoveu o projeto Vale Solidário, com ações de corte de cabelos, maquiagem, manicure, doações de roupas, calçados e alimentos.

A professora Edilângela Teixeira Cardoso, que leciona as disciplinas Projeto de Vida, Educação Financeira e Iniciação Científica e Pesquisa, explicou que, no momento atual com a crise econômica na qual o país está passando e a pandemia do Covid-19,  é de fundamental importância trabalhar com os estudantes conteúdos que ajudem a refletir sobre o seu papel na sociedade. “Pensamos num projeto no qual os alunos pudessem interagir com a comunidade, realizando ações solidárias. A nossa proposta não é apenas doar materiais, mas usar o coração, no qual os estudantes pudessem fazer doações do seu tempo, de serviços, como ajudar a limpar uma casa ou fazer uma caminhada com alguém”, esclareceu Edilângela.

A professora explicou que as ações de solidariedade são referentes à disciplina Projeto de Vida. Já as atividades relacionadas com a Iniciação científica e pesquisa trabalharam temas como alimentos e plantas naturais que ajudam a aumentar a imunidade. “Além de estudar sobre alimentos naturais, a escola promoveu doações de mudas de plantas e alimentos como mandioca e milho”, ressaltou.

Outro ponto positivo foi o envolvimento de toda a escola com a ação. “Os alunos que estudam a educação financeira, que já trabalham em alguns setores como salões de beleza, ofereceram seus serviços para a escola, como maquiagem, manicure, sobrancelha e corte de cabelo. Os professores doaram os produtos utilizados na maquiagem. Este foi um trabalho muito bonito, que envolveu todas as pessoas da escola”, frisou a professora Edilângela.

A diretora Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco esclareceu que o projeto Vale Solidário foi realizado de forma transversal e interdisciplinar e destacou o trabalho de outros professores. “Desde que foi implantada a Escola Jovem em Ação, e por meio do Projeto de Vida, presenciamos que aumentou o sentimento de empreendedorismo solidário, eles passaram a ser protagonistas, ajudando mais as famílias e interagindo mais com a comunidade”, enfatizou.

“A solidariedade é um ato de amor ao próximo e só poderemos demonstrar isso com atitudes e foi isso que a escola propôs. Passamos a ter uma maior preocupação com a sociedade e com o próximo e aprendi que podemos ajudar com gestos de empatia. Essa ação foi muito significativa porque ajudou muitas famílias”, ressaltou a estudante Thamyres Vitória Ribeiro da Silva, 16 anos.

Outra aluna, Thamyla Jordane de Oliveira, 16 anos, também participou do projeto. “A solidariedade é incrível, já tinha participado de outras ações parecidas e me despertou um sentimento muito prazeroso”, afirmou a aluna.

A escola atende a 521 estudantes com o ensino fundamental e médio, com estudantes provenientes de nove comunidades.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins


Unidade de ensino de Almas realiza campanha interdisciplinar de prevenção ao Aedes aegypti

09.12.2021

O Colégio Estadual Girassol de Templo Integral Agropecuário de Almas realizou nesta quinta-feira, 9, campanha voltada ao combate de focos do mosquito Aedes aegypti. A atividade interdisciplinar de prevenção contra o mosquito envolveu os componentes curriculares de Ciências, Biologia, Protagonismo, Estudo Orientado e Arte. 

A proposta é reforçar cuidados contra o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika. A campanha envolveu os estudantes do ensino fundamental e médio e contou com exposição das obras de artes confeccionadas pelos estudantes sobre o tema e a participação em um concurso que elegeu os três melhores trabalhos. 

De início, os estudantes tiveram 15 dias para identificar e encaminhar foto de um possível foco da dengue, criadouro do mosquito (pneu, vasos, sacolas plásticas, pet e outros) localizado em seu bairro/setor. Em seguida, a proposta era que esse objeto fosse recolhido e transformado em arte sustentável. 

Como parte da ação, os estudantes fizeram produções de vídeos, apresentando o antes e o depois dos trabalhos, que foram encaminhados ao professor responsável pela ação por meio WhatsApp e/ou Telegram. Esses vídeos foram publicados no grupo virtual de turma e na rede social da escola.

Após a escolha dos três melhores trabalhos, os estudantes vencedores foram premiados com troféu e brindes pela escola, por meio de parceria/patrocínio, junto ao comércio local como forma de incentivo.

O professor Frederico Urcino destacou que a ação teve como objetivo dinamizar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, transformando-os protagonistas do seu processo de aprendizagem. “Nossa finalidade é adotar ferramentas diversas para que, combinadas, possam oferecer resultados melhores no combate ao Aedes aegypti”. 

A gestora da unidade de ensino, Marizete Cardoso, explicou que a campanha interdisciplinar é uma importante ferramenta para o enfrentamento das doenças dengue, chikungunya e zika. “Com medidas simples, podemos interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, principalmente, em tempo de pandemia, com o intuito de reduzir impactos na saúde da população”.  

Mirian Pereira Sousa, mãe de estudante da unidade de ensino, parabenizou a ação. “É uma iniciativa que deixa a população atenta para redobrar os cuidados visando eliminar possíveis criadouros do mosquito. Parabenizo a escola pela belíssima ação criativa e dinâmica”. 


Escola de Novo Acordo promove gincana da Matemática para ampliar a aprendizagem

09.12.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Para ampliar a aprendizagem, os professores da Escola Estadual Pedro Macedo, localizada em Novo Acordo, promoveram a Gincana da Matemática, com a divisão de grupos e aplicação das atividades. A ação teve o objetivo de promover integração entre os estudantes e o gosto pela Matemática.

“Os estudantes tiveram uma ótima participação em todas as atividades. E, por meio dos jogos matemáticos, podemos estimular a aprendizagem, e as competições ajudaram os alunos a se esforçarem mais para acertar. Foi uma atividade interessante e todos participaram”, frisou o professor Júlio Pereira Magalhães.

“Percebemos que todos os estudantes estavam envolvidos e que eles aprendem mais com jogos, foi uma aula produtiva”, esclareceu a professora Erlandia Pires Ribeiro.

A estudante Beatriz Bezerra também comentou sobre o evento. “Com a gincana, entendemos melhor os conteúdos, e o trabalho em equipe é importante porque um ajuda o outro. Estávamos assistindo às aulas de forma remota e, agora, estamos mais motivados”, comentou.

A aluna Mariany Coelho Gomes falou das aprendizagens. “Nesse período de pandemia, no qual recebíamos os roteiros de estudos, tivemos um baixo rendimento quanto  a aprendizagem. E nesses três meses, de aulas presenciais, percebemos que estávamos mais motivados para estudar e aprender”, frisou.

A diretora Ocelita Mauricio Gama dos Reis ressaltou que esta foi uma atividade que promoveu uma maior motivação e mais interesse pela Matemática.


Melhorias estruturais e pedagógicas para colégio estadual em Palmeirópolis são discutidas em reunião com secretário executivo Fábio Vaz

09.12.2021

O secretário executivo da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Vaz, e a gestora do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, Madalena Moura de Barros, reuniram-se, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para discutir melhorias pontuais para a unidade escolar. Dentre as principais demandas está a reforma da quadra esportiva do colégio. O espaço teve o piso destruído e há mais de 10 anos não pode ser utilizado pelos estudantes, visto que a obra jamais foi concluída.

“Depois de tanto tempo com a quadra sem condições para a realização das atividades, esta intervenção beneficiará a comunidade de Palmeirópolis com local adequado para a prática de modalidades diversas, sejam elas escolares, esportivas ou de lazer”, frisou Fábio Vaz, que responde atualmente pela Seduc.

Na pauta da reunião, a diretora da unidade de ensino, que tem mais de 300 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio, solicitou a ampliação do atendimento com abertura de novas turmas. Madalena Moura também elencou a oferta do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em decorrência da grande demanda por parte da comunidade local.

Ainda sobre a EJA, a gestora apresentou solicitação para uma possível implantação da modalidade EJA Prisional em Palmeirópolis, ofertada pela rede estadual de ensino, objetivando a oportunidade para que os estudantes reclusos possam dar continuidade ao processo educacional, enquanto cumprem suas penas.

“Saio muito satisfeita em saber que todas as nossas sugestões foram acolhidas com muito cuidado pelo secretário Fábio Vaz. Ele que é professor e filho de Palmeirópolis conhece como ninguém as demandas da educação da nossa região. Estamos confiantes que encerraremos este ano letivo, tão atípico, com louvor e ótimas expectativas para o próximo ano”, ressaltou Madalena Moura.

O secretário executivo enfatizou a relevância das pautas ligadas à Educação para a gestão estadual. “O governo do Estado tem a Educação como prioridade. Todas as demandas estão sendo recebidas e tratadas com a devida atenção, a fim de que possamos oferecer escolas adequadas, no que tange às condições estruturais e pedagógicas, para que os estudantes das 494 escolas da rede estadual de ensino tenham êxito na aprendizagem e na vida”, destacou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins


Escolas indígenas de Feijó recebem uniformes escolares

09.12.2021

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) dá continuidade à distribuição de uniformes escolares da rede pública. Agora, os contemplados são os mais de 1,1 mil alunos das escolas indígenas localizadas no município de Feijó.

Na escola Huni Kui Siã, localizada na Aldeia Paroá, no baixo rio Envira, 194 alunos, desde o pré-escolar até o nono ano do ensino fundamental, receberam os uniformes escolares doados pelo governo do Estado.

Ao todo, foram entregues, até agora, 1.146 uniformes aos estudantes das escolas indígenas, das mais diversas aldeias e etnias. Entre as escolas contempladas estão a Alto Bonito, a Benjamin Kampa, a Sete Voltas, a Huni Kui Nia Ibu Isaka, a Txana Huni Keneya, a Txana Tuwe, Bena Isaka e a Yube Tue Bena Keneya.

A distribuição dos uniformes escolares irá acontecer, ainda, aos estudantes das escolas Shanenawa, como a Teyu, a Tekahaine, a Shetehu, a Pekuruni, a Keshuani, a Sayavani. As etnias Shanenawa, Huni Kui e Madua e Ashaninka estão contempladas com a política do governo.

De acordo com o coordenador do núcleo da SEE em Feijó, Everly Damasceno do Nascimento, nos últimos dois meses já foram entregues mais de mil fardas para os estudantes indígenas das três etnias que residem no município.

É a primeira vez que as escolas indígenas estão recebendo fardas para os alunos e durante as entregas a gente tem visto a alegria e a gratidão não somente dos alunos, mas também que as famílias tem tido”, afirmou o coordenador.

Além da farda aos estudantes, a SEE também realiza a entrega de computadores às escolas indígenas. Até o dia 20 de dezembro, mais duas escolas estarão sendo contempladas com os equipamentos.

“Para se ter uma ideia, temos mais de 2 mil alunos somente de escolas indígenas e é um público que o governo do Estado, por meio do governador Gladson Cameli, tem tido um olhar bastante interessante para trazer um ensino de qualidade para todos esses alunos”, disse.

Por Stalin Melo 

Assessoria de Comunicação - SEE/AC


Secretaria de Educação realiza festival do esporte paralímpico

09.12.2021

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Confederação Paralímpica Brasileira (CPB), realizaram no campus da Universidade, neste sábado, 4, o Festival do Esporte Paralímpico, evento que aconteceu simultaneamente em 70 cidades.

Originalmente, o evento acontece no mês de setembro para comemorar, no dia 22, o Dia do Atleta Paralímpico, mas devido à pandemia, ela está sendo realizado somente agora em dezembro. A SEE disponibilizou os professores, coordenadores, materiais como máscaras e álcool em gel, além do transporte e suporte logístico.

Na Ufac, entre as modalidades praticadas pelos estudantes estavam a bocha, o atletismo e também o futebol de 7. O chefe de Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, fez questão de destacar os resultados obtidos pelos atletas paralímpicos nessas e também em outras modalidades.

“Conseguimos reunir um quantitativo bom de atletas pois são modalidades de grande interesse e tentar fomentar o esporte paralímpico escolar é de fundamental importância para os bons resultados nas mais diversas competições que acontecem em nível nacional”, afirmou.

De acordo com o coordenador técnico do festival, João Paulo Maia, o festival tem a finalidade de oportunizar o esporte paralímpico para os estudantes com idades entre 11 e 17 anos. “Muitos não conhecem as 20 modalidades paralímpicas existentes e o evento serve como incentivo, principalmente para os pais, que tem receio de levar seus filhos às aulas de educação física”, ressaltou.

Ele revela que a partir deste tipo de ação pode levar o jovem a despertar o interesse pelo esporte, pela prática da atividade física, de modo a fazer com que esse aluno saia de casa e não viva uma vida de reclusão. “Com o tempo vamos chegar nessa conscientização porque o Acre já tem tradição no esporte paralímpico”, disse.

Recentemente, o Acre participou, no mês de novembro, em São Paulo, dos jogos paralímpicos brasileiros. Entre os atletas estavam dois acreanos, entre estes a aluna Lavínia Vitória Borges, que estuda no terceiro ano do ensino médio na Escola de tempo integral Sebastião Pedrosa, que ganhou três medalhas.

Ela conta que representar o Acre foi uma “emoção incrível”. “Eu nunca viajei antes, foi a minha primeira vez, mas foi emocionante, eu fiquei em segundo lugar e vi um monte de gente de vários Estados, com vários tipos de deficiência e eu achei muito gratificante representar o Acre”, destacou.

Já o atleta paralímpico Manoel Izo frisou a importância do festival para a inclusão da pessoa com deficiência. “O esporte não inclui somente a pessoa com deficiência, mas toda a sociedade e estamos aqui para incentivar os jovens que estão chegando, pois eles são os nossos futuros atletas paralímpicos”, disse.

Por Stalin Melo 

Assessoria de Comunicação - SEE/AC


Secretaria de Educação realiza 1º Steam Tech Camp Acre

09.12.2021

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), por meio da Divisão de Automação e Empreendedorismo do Departamento de Inovação realiza, em parceria com o Steam Tech Camp Brasil, o primeiro Steam Tech Camp Acre com as escolas e os alunos que participam do Clube de Robótica.

Com duração de 15 dias, o evento acontece entre os dias 6 e 20 de dezembro. As atividades consistem em realizar uma mostra de trabalho a partir da utilização da placa arduíno e seus componentes. Cada escola terá uma equipe participando do Steam Tech Camp Acre.

As escolas que fazem parte do clube de robótica e participarão do Steam Tech Camp Acre serão a Marilda Gouveia, Aldaci Simões (Senador Guiomard), Neutel Maia, Instituto Odilon Pratagi (Brasileia), a escola indígena Puyanawá (Mâncio Lima), Edmundo Pinto e Plácido de Castro (ambas de Porto Acre), Clínio Brandão, Raimundo Hermínio de Melo e São João Batista (Bujari).

Entre os objetivos do Steam Tech Camp Acre estão desenvolver nos alunos a cultura do uso da automação e da robótica no processo de ensino-aprendizagem, introduzir o aluno no mundo da programação e da eletrônica, além de despertar no aluno o lado criativo.

Além da etapa local, o Steam Tech também possui uma etapa nacional, que este ano já está sendo realizada. Mas para 2022, todas as escolas podem apresentar projetos. Este ano, representam o Acre a professora Delbileny Lima, da escola São João Batista e o Gestor Anderson Melo, do Núcleo de Informática e Computação (NIC).

No dia 6 de dezembro ocorre a apresentação das equipes. Já no dia 13 de dezembro haverá o momento quiz com perguntas e respostas sobre robótica. Já no dia 20 de dezembro acontecerá a apresentação dos projetos de automação. Os alunos receberão certificado de participação.

“Esse evento, o Steam Tech Camp Acre é preparado para que o aluno possa mostrar a sua criatividade em projetos da área de automação, porque o tema é alunos makers em ação e aluno maker é aquele que coloca a mão na massa, que pensa e que age a automação a partir da placa arduíno”, afirmou o professor Antônio Fernandes.

Por Stalin Melo 

Assessoria de Comunicação - SEE/AC