A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, na noite de segunda-feira (6), a entrega simbólica de kits multimídia para a implantação de salas multiuso nas Escolas Família Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFR). Ao total serão 33 unidades escolares do campo beneficiadas com a iniciativa que vai disponibilizar TV de tela plana 4k 55", notebook, suporte de TV, multimídia, antena, amplificador e receptor. O objetivo é possibilitar a realização de aulas dinâmicas, interativas, bem como a realização de novas práticas pedagógicas como formas de aprendizagem.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da entrega do equipamento. "Essa ação engloba uma política do governo de modernização da infraestrutura tecnológica das escolas e incluir as unidades do campo conveniadas à SEC mostra que estamos atentos ao diálogo que mantemos com essas instituições e como acreditamos ser fundamentais as suas atuações nos territórios".
O diretor da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semi-Árido (REFAISA), Tiago Pereira, ressaltou que a entrega da SEC contribuirá com o processo de ensino aprendizagem das escolas. "A gente sabe que a tecnologia, em uma sociedade contemporânea, é importante na construção do conhecimento. E quando temos no nosso plano de formação a tecnologia associada ao aprendizado, ela contribui para a assimilação e encantamento pela educação".
Para o secretário-executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), José Nivaldo Costa, as salas multiuso serão muito importantes para as escolas do campo. "Essa ação vai contribuir bastante com o aprendizado dos estudantes porque neste momento de pandemia, em que estamos utilizando as tecnologias com maior ênfase na educação, esse equipamento vem suprir algumas deficiências que temos nesta área".
Projeto - As Salas Multiuso visam oportunizar experiências pedagógicas inovadoras para estudantes e professores da rede estadual de ensino, através da transmissão de aulas síncronas, formação continuada e aulas com mediação audiovisual. O projeto será implantado em todas unidades escolares, além de anexos, que também possibilitará acesso aos canais do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), TVE Bahia e TV Educa Bahia.
Estão sendo realizados, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael, em Cruzeiro do Sul, dois projetos sociais que envolvem a causa animal e socioambiental. A instituição de ensino, localizada na área de abrangência da 3ª CRE, de Estrela, propôs aos alunos do 6º ano que realizassem a atividade "Projeto Ajudando os Animais”. Já os estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental ficaram responsáveis por desenvolver as práticas do "Projeto +VIDA”.
A professora Maribel Marmitt, uma das orientadoras dos projetos, ressalta a importância da participação ativa dos alunos: “Buscamos atividades que saiam da teoria. Queremos que os estudantes se mobilizem e, até agora, tem dado certo”, afirma.
Os alunos realizaram atividades como recolhimento de lixo orgânico e propuseram ideias para a utilização deste material. Algumas das soluções sugeridas foram produção de húmus, criação de minhocários e o uso como adubo.
Os estudantes realizaram, também, ações visando o embelezamento da cidade. Eles plantaram flores, ajudaram os vizinhos a cuidarem de seus jardins e limparam as calçadas. Os atos foram registrados em fotos e vídeos para serem enviados às orientadoras posteriormente. Durante esse processo, foi feito o recolhimento de material reciclável para reverter recursos à causa animal através da reciclagem solidária.
A aluna do 8º ano Victória Caroline Pontin, de 14 anos, relata que realizou coleta seletiva pelo bairro onde mora e buscou materiais dentro de casa que poderiam ser reutilizados. “A gente vê bastante garrafas jogadas pelos acostamentos, por exemplo, então fui recolhendo. Conforme fui andando, encontrei muito plástico jogado também. O que consegui reaproveitar, separei para lavar e depois levar para a escola”, conta a aluna que teve o auxílio da mãe para ajudar no projeto.
Jaqueline Reis, diretora da Escola São Rafael, destaca a importância da realização desses projetos:
“Nós buscamos abraçar a causa ambiental em projetos, como esses, onde é possível mobilizar alunos e envolver a comunidade escolar. Procuro fazer minha parte como gestora. As questões socioambiental e da causa animal precisam ser abordadas na escola”, explica.
Os alunos também se preparam para realizar atividades parecidas na escola, utilizando enfeites de Natal, para o final de ano.
O programa Todo Jovem na Escola, que pagará uma bolsa de R$ 150 mensais para alunos de baixa renda familiar, foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (7/12). O objetivo é reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, bem como prevenir abandono e evasão escolar, além de incentivar que os alunos concluam o Ensino Médio.
A Secretaria da Educação (Seduc) creditará o auxílio financeiro no Cartão Cidadão da Família. Ao todo, serão atendidos cerca de 80 mil estudantes de 15 a 21 anos. O investimento total do governo do Estado é de R$ 180 milhões até dezembro de 2022.
Entre os requisitos para receber a bolsa, estão: atender aos critérios de renda do CadÚnico e ter Cartão Cidadão; estar regularmente matriculado no Ensino Médio da rede estadual de ensino; engajamento estudantil mensal de 80% ou mais nas atividades escolares; e participação regular em avaliações e ações promovidas pela Seduc.
O primeiro pagamento da bolsa estudantil está previsto para 20 de dezembro, retroativo aos meses de outubro e novembro (R$ 300), e o de dezembro, para 20 de janeiro de 2022, desde que o estudante cumpra os requisitos de frequência e engajamento estudantil.
Avançar na Educação
Além da distribuição de bolsas de estudo para alunos do Ensino Médio, o Programa Avançar na Educação contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão até 2022, com recursos do Tesouro do Estado. As ações contemplam, entre outros segmentos, obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem. É o maior investimento na educação estadual gaúcha dos últimos 15 anos.
Vinte e cinco escolas técnicas agrícolas e duas de agronegócio da rede estadual receberam do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 29 camionetes diesel tração nas quatro rodas (4x4), nove caminhões-baú de 2,5 toneladas e oito pares de navegadores GPS. A soma desse investimento é de R$ 7,2 milhões. O governador Eduardo Leite participou da entrega das chaves na tarde desta segunda-feira (6/12), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
O investimento total das entregas, que começaram no início de 2021, é de R$ 30 milhões e vai beneficiar mais de 5 mil estudantes. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado federal Giovani Cherini e composta por 31 deputados e três senadores.
"Hoje o Estado do Rio Grande do Sul tem uma nova realidade, com capacidade de investimento a partir de recursos próprios, já ultrapassando R$ 4 bilhões aplicados em diferentes áreas. Mesmo assim, tem sido fundamental a parceria com a bancada federal gaúcha. Por meio do bom diálogo, os investimentos foram programados de forma cooperada ao longo dos anos difíceis, porque trabalhamos para um mesmo povo, para o cidadão gaúcho. Esse é mais um exemplo dessa parceria, com essa entrega para a educação profissional em uma área tão importante para a nossa economia e para a qual o nosso Estado é tão vocacionado, que é a área agrícola”, ressaltou Leite.
A partir dos novos equipamentos, as escolas poderão executar e monitorar todas as etapas de produção agropecuária, bem como realizar o acompanhamento e o planejamento de toda cadeia produtiva dos produtos. Como a mobilidade no meio rural é reduzida, tanto de pessoas como de produção, os novos veículos irão auxiliar e potencializar o transporte de sementes, reguladores de solo e demais itens.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, lembrou que o investimento se soma ao trabalho que vem sendo feito no ensino técnico no Estado, apostando em cursos com aderência econômica e que atendem às necessidades das regiões. "Sabemos que a educação é a mola propulsora da modernidade e do desenvolvimento social e sabemos também da força que o campo tem na economia gaúcha. Por isso a importância dessa entrega para as escolas técnicas agrícolas. É mais um investimento na educação técnica profissionalizante, em que o Estado já é um modelo", afirmou.
Os veículos também serão utilizados na busca ativa dos estudantes, nas visitas técnicas agrícolas, na divulgação de cursos em meio rural, nas viagens administrativas e nas demais demandas internas escolares que necessitam dos veículos com tração 4x4.
"Queremos multiplicar ideias e levantar a autoestima das nossas escolas. É uma ação coletiva em que todos ganham", disse o deputado Cherini, coordenador da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados.
Energia solar
Dentro do processo de entrega de insumos e investimentos em 25 escolas técnicas agrícolas e duas de agronegócio da rede estadual, 15 instituições de ensino já foram beneficiadas com a instalação de painéis solares geradores de energia elétrica. Foram colocadas 34 placas em cada uma, com 35 usinas, em um investimento de R$ 1,8 milhão.
Dessas 15 que já receberam a instalação, 11 estão com o sistema em pleno funcionamento e homologado nas concessionárias de energia.
Confira a lista das escolas beneficiadas
CEE Profissional Visconde de São Leopoldo (São Leopoldo)
Escola Técnica Estadual Canguçu (Canguçu)
Escola Técnica Estadual Santa Isabel (São Lourenço do Sul)
EEEM Wolfram Metzler (Venâncio Aires)
EEEM Gastão Bragatti Lepage (Candelária)
Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz (Encruzilhada do Sul)
Escola Estadual Técnica Agrícola de Guaporé (Guaporé)
Escola Estadual Técnica Agrícola Desiderio Finamor (Lagoa Vermelha)
EEM Ildefonso Simões Lopes (Osório)
Escola Estadual de Educação Profissional de Dom Pedrito (Dom Pedrito)
ETERRG – Escola Técnica Estadual Rubens da Rosa Guedes (Caçapava do Sul)
Escola Estadual Técnica Guaramano (Guarani das Missões)
Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando (Erechim)
Escola Estadual de Educação Básica Viadutos (Viadutos)
Estadual Técnica Fronteira Noroeste (Santa Rosa)
Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (Palmeira das Missões )
Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC (Bom Progresso)
Escola Técnica Estadual Nssa. Sra da Conceição (Cachoeira do Sul)
Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas (Fontoura Xavier)
Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada (Tapera)
EEEM Belizário de Oliveira Carpes (Espumoso)
Col. Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva (CADOP) (Cachoeirinha)
Escola Técnica Agrícola Leonel Brizola (ETA) (Viamão)
Escola Técnica Estadual Achilino de Santis (Santo Antônio das Missões)
Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul (São Luiz Gonzaga)
Escola Estadual Técnica Encruzilhada (Maçaramba)
EEPROCAR – EEEProfissional de Carazinho (Carazinho)
Equipes do Governo do Estado das áreas financeira, administrativa e educação, além de representantes da Assembleia Legislativa, se reuniram nesta terça-feira (07) com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte Piauí). Na pauta de debates, o reajuste salarial para a categoria.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, explica que o governador Wellington Dias já sinalizou a concessão do reajuste salarial ao servidor público para 2022, no percentual de 8.84, com vistas a sanar as perdas devido à inflação dos últimos dois anos, onde não foi possível dar o reajuste devido a Lei da Pandemia que limitou gastos públicos.
"O SINTE tem abertura com o governo, com a Seduc. Hoje debatemos questões trabalhistas e reafirmamos o compromisso do governo em resolver essa demanda. O governo vai manter o auxílio alimentação para os ativos e nos próximos dias deve encaminhar à Assembleia Legislativa a mensagem do reajuste", explicou o secretário.
Concurso Público
Na oportunidade, o secretário Ellen Gera anunciou que a Secretaria da Educação está fazendo uma avaliação geral da demanda de profissionais para a educação para a realização de um concurso público em 2022. "Estamos fazendo um estudo interno sobre as novas demandas da educação, avaliando as necessidades que surgiram com o Novo Ensino Médio, com a educação profissional e com os programas de alfabetização em regime de colaboração com os municípios e, a partir dessa análise, poderemos realizar um concurso público para professores", disse Ellen Gera.
Infraestrutura Educacional
Dentre as pautas debatidas pelo Sinte, está a infraestrutura das escolas da rede estadual. Na ocasião, a Seduc pontuou a atual situação relacionada à reforma e modernização dos prédios. São mais de 400 obras em elaboração de projetos, mais de 100 em processo licitatório, 74 obras em execução e 86 empreendimentos já concluídos em todo o estado, como elenca o secretario Ellen Gera.
"São inúmeras obras acontecendo, estamos modernizando toda a rede estadual. São várias licitações acontecendo, já inauguramos importantes obras como prédios escolares novos em União, a U.E Estado de São Paulo em Teresina, CETI Inês Rocha em Piracuruca, temos muitas outras. Em 2022 temos modernos equipamentos educacionais à disposição dos profissional da educação, dos estudantes e da comunidade escolar em geral", concluiu.
O estudante goiano de 18 anos, Dimitri de Sousa Costa, e aluno da 3° série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Lyceu de Goiânia, está entre os finalistas do International Youth Math Challenge (IYMC). O desafio final que indicará os vencedores, será no dia 14 de dezembro de 2021 e a premiação, no dia 20 de dezembro de 2021.
Além dessa premiação, o estudante Dimitri foi medalhista de prata na Olimpíada Nacional de Ciências em 2020, medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira do Oceano neste ano de 2021 e venceu em primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética, também em 2021.
Dimitri, o jovem talento que sempre se mostrou curioso no ambiente escolar, demonstrando habilidades intelectuais nas áreas de Ciências da Natureza, contou com a ajuda do colégio e de seus professores para se inscrever nos concursos. Segundo ele, a escola é, sem dúvidas, o maior apoiador de qualquer projeto.
Após participar do primeiro desafio, surgiu o interesse de pesquisar sobre os outros. “Fiquei chocado que existem mais de 50 olimpíadas de áreas diferentes que se encaixam com áreas de qualquer estudante. Isso se torna um incentivo a mais para estudar, não apenas pela boa nota no boletim ou pelo conhecimento em si, mas pelas premiações (Medalhas, Viagens, Bolsas, Programas Científicos, Imersão e ingressão em Universidade sem fazer o Enem ou o Vestibular e entre outras)”, explica Dimitri.
Para ele, ter sido premiado ou apenas ter participado das olimpíadas, ampliou sua visão de mundo e sua bagagem cultural, e estabeleceu amizades no mesmo núcleo de interesse.
Hoje, dia 06 de dezembro de 2021, segunda-feira, Dimitri estará presente na 18° Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi convidado para conhecer o Ministro do MCTI, Marcos Pontes. Na oportunidade do evento, o estudante receberá a medalha de bronze da Olimpíada Brasileira do Oceano.
Projeto Clube Olímpico
O CEPI Lyceu de Goiânia, logo em 2020, foi surpreendido com a iniciativa do estudante Dimitri, que decidiu criar um clube juvenil de estudo para as olimpíadas de conhecimento, sendo elas regionais, nacionais ou até mesmo internacionais. A partir daí, foram desenvolvidas redes sociais para o projeto com o intuito de estabelecer uma conexão com estudantes de outras unidades escolares ou até mesmo de outras regionais.
O clube juvenil, na metodologia em período integral (CEPI’s), tem como o objetivo fomentar a liderança, o entendimento do estudante como protagonista da sua própria história e agregar habilidades que potencialize o aluno a alcançar o seu projeto de vida.
De acordo com o gestor educacional do Lyceu, Ricardo Marques Pinto, mesmo antes de receber nenhuma premiação, o colégio já havia atingido o objetivo principal de estimular o desenvolvimento e protagonismo do jovem. Em meio a tudo isso, ele explicou também sobre como foi receber a feliz notícia de que um de seus alunos fora premiado na Olimpíada.
“Para nós do Lyceu isso não tem preço. É algo muito valioso e ajuda a reconhecer o nosso trabalho no processo educacional desse jovem. E, realmente, a satisfação de ter um estudante vencedor é um sucesso para toda a rede estadual. Agora, pessoalmente para mim, é uma experiência maravilhosa poder participar desse projeto de vida.”
Ricardo ainda afima que, o Projeto Clube Olímpico, além de ser um princípio presente em todas as atividades do CEPI, o protagonismo juvenil possui um componente curricular próprio, com duas aulas por semana e que dão apoio aos clubes e grêmios estudantis da escola. “De agora pra frente, estamos na expectativa de mais medalhas em todos os anos”, afirma ele.
Desafio “IYMC”
O International Youth Math Challenge (Desafio Internacional de Matemática para Jovens) é um desafio internacional de matemática que permite que os estudantes do ensino médio e universitários de todos os países mostrem suas habilidades e sua criatividade. O desafio consiste em três etapas: Qualification Round; Pre-final Round; Final Round. Os participantes podem receber certificados, prêmios, premiação em dinheiro e reconhecimento global.
Foram anunciadas, na manhã desta segunda-feira (6/12), as 10 escolas finalistas do projeto Estudantes de Atitude 2021. O anúncio foi feito durante uma live, que contou com a participação dos secretários de Estado, Fátima Gavioli (Educação) e Henrique Ziller (Controladoria-Geral do Estado de Goiás).
Na oportunidade, o secretário-chefe da CGE-GO agradeceu o empenho das equipes em desenvolver e aplicar ações transformadoras no contexto escolar. “Muita gente se dedicou, se envolveu de corpo e alma nesse projeto. É um projeto maravilhoso que tem transformado a vida de tanta gente”, ressaltou Henrique Ziller.
Já a secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou o engajamento das equipes na execução do projeto. “Uma característica do Estudantes de Atitude é a alegria. Ele trata de assuntos sérios com muita alegria, gerando mudança em todas as escolas que aderiram ao projeto”, afirmou.
Confira a lista das 10 escolas finalistas:
O Projeto
O Projeto Estudantes de Atitude é uma iniciativa da CGE-GO, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO). O objetivo é premiar práticas que promovam ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania, da participação, do controle social, dos direitos humanos e da formação social e moral de estudantes, professores e comunidade escolar.
As 10 escolas finalistas serão premiadas, sendo as grandes vencedoras divulgadas na próxima quinta-feira (9/12). As três primeiras colocadas receberão, respectivamente: 1º lugar – R$ 30 mil; 2º lugar – R$ 20 mil; e 3º lugar – R$ 15 mil. Os professores das três escolas vencedoras também serão premiados.
A cidade de Rio Verde dominou por completo as competições nas modalidades com a bola nas mãos na fase Regional do Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs) 2021. As equipes das escolas estaduais no município, onde foi disputada a categoria Juvenil, foram medalha de Ouro em Basquete masculino, Handebol (feminino e masculino) e Voleibol (feminino e masculino). O Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Carlos Cunha Filho ganhou três Ouro (Voleibol feminino e masculino e Handebol feminino), o Cepi Maria Ribeiro Carneiro foi Ouro no Handebol masculino e o Colégio Estadual Do Sol comemorou o Ouro no Basquete masculino.
Enquanto isso, com a bola nos pés, Caçu e Quirinópolis foram os grandes campeões no Futsal masculino e feminino.
E, curiosamente, foi com as mãos que o Ouro foi decidido no jogo entre o Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico, de Caçu, e o Colégio Estadual Vital de Oliveira, de Santa Helena de Goiás, no Futsal masculino. O goleiro Luiz Felipe, de Caçu, defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis, que terminou em 4 a 3.
A emoção foi tão intensa que o professor Arthur Henrique, o treinador da equipe de Caçu, chorou ajoelhado na quadra. “Deus é tão bom que vem nos honrando a cada jogo. E esse choro envolve muita coisa: o nosso time tem que ser respeitado, pois tem garra, tem história”, afirmou.
TORCIDA
Nas arquibancadas dos cinco ginásios poliesportivos de Rio Verde que sediaram os jogos, a torcida pelos alunos atletas foi grande e teve a presença da família. A dona Nilce Pereira, de 86 anos de idade, mãe da gestora Maria Isabel, do Cepi Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde, esteve na quadra do CEPMG Carlos Cunha Filho para torcer pelo Handebol masculino do Cepi.
Dona Nilce também torceu pelo seu neto, João Eduardo, medalha de Ouro no Voleibol masculino. A mãe de João, a gestora Maria Isabel participou da premiação e se emocionou: “É dever da escola incentivar a prática de esportes e evitar que vários alunos entrem em outro tipo de diversão”.
E Isabel faz isso como grande apoiadora do esporte. “O Cepi Maria Ribeiro Carneiro inscreveu 108 alunos nos Jogos Estudantis de Goiás de 2021, Infanto e Juvenil, do total de 478 matriculados”, ressaltou.
Basquete masculino
– Ouro: CE Do Sol, de Rio Verde;
– Prata: CE Domingos Alves Pereira, de Acreúna;
– Bronze: CEPMG Nestório Ribeiro, de Jataí.
Handebol feminino
– Ouro: CEPMG Carlos Cunha Filho, de Rio Verde;
– Prata: Educandário Nascentes do Araguaia, de Mineiros;
– Bronze: CE Deputado José Alves de Assis, de Caçu.
Handebol masculino
– Ouro: Cepi Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde;
– Prata: CE Deputado José Alves de Assis, de Mineiros;
– Bronze: CE Pedro Ludovico Teixeira, de Caçu.
Voleibol feminino
– Ouro: CEPMG Carlos Cunha Filho, de Rio Verde;
– Prata: Educandário Nascentes do Araguaia, de Mineiros;
Voleibol masculino
– Ouro: CEPMG Carlos Cunha Filho, de Rio Verde;
– Prata: Colégio Ágape, de Mineiros;
– Bronze: CE Alfredo Nasser, de Mineiros.
Futsal feminino
– Ouro: CEPMG Pedro Ludovico, de Quirinópolis;
– Prata: CE Helena Oliveira Paniago, de Mineiros;
– Bronze: CEPMG Ariston Gomes da Silva, de Iporá.
Futsal masculino
– Ouro: CE Dr. Pedro Ludovico, de Caçu;
– Prata: CE Vital de Oliveira, de Santa Helena de Goiás;
– Bronze: CE Alfredo Nasser, de Santa Rita do Araguaia.
BASQUETEBOL Masculino
1° lugar: Colégio 2006 LTDA (Catalão)
2° lugar: CEJA Filostro Machado Carneiro (Caldas Novas)
3° lugar: Col. Teorema Sociedade SIMP (Catalão)
HANDEBOL Masculino
1° lugar: Col. Inst. Francisco de Assis (Itumbiara)
2° lugar: CPMG Manoel Vilaverde (Inhumas)
3° lugar: Col. Est. João Netto de Campos (Catalão)
VOLEIBOL Masculino
1° lugar: Col. Est. José de F. C. Sobrinho (Jandaia)
2° lugar: Col. Est. Dom Emanuel (Damolândia)
3° lugar: Esc. Est. Delcides F. de Morais (Caldas Novas)
FUTSAL Masculino
1° lugar: CEPI José Peixoto (Nova Veneza)
2° lugar: CPMG Nivo das Neves (Caldas Novas)
3° lugar: Col. Est. Rui Barbosa (Inhumas)
FUTSAL Feminino
1° lugar: Col. Est. Desor Hamilton Barros (Palminópolis)
2° lugar: Col. Est. Jardim Tiradentes (Aparecida de Goiânia)
3° lugar: Col. Est. João Carneiro Santos (Senador Canedo)
FUTSAL Masculino
1° lugar: Col. Est. de Planaltina (Planaltina)
2° lugar: CEPI Drº DIRCEU F de Araújo (Planaltina)
3° lugar: CEPI Ana Mª F. Paula (Planaltina)
FUTSAL Feminino
1° lugar: Col. Est. M. H. Castelo Branco (Posse)
2° lugar: Col. Couto Magalhaes (Anápolis)
3° lugar: Col. Est. Ocidental (Novo Gama)
HANDEBOL Masculino
1° lugar: Col. Est. Ocidental (Novo Gama)
2° lugar: Col. Est. Frederico B. Rabelo (Planaltina)
3º lugar: Col. Est. de Planaltina (Planaltina)
VOLEIBOL Feminino
1º lugar: Esc. Est. Dr. Antônio Di Ramos (Posse)
2º lugar: Col. Est. Ocidental (Novo Gama)
3º lugar: CEPI Pol. Professora Antusa (Campos Belos)
VOLEIBOL Masculino
1º lugar: Col. Est. Pol. Frei João Batista (Anápolis)
2º lugar: CEPI Dr. Dirceu F De Araújo (Planaltina)
3º lugar: Col. Est. Castelo Branco (Trindade
Futsal Masculino
1° lugar: Col. Est. Costa e Silva (Mozarlândia)
2° lugar: CEPI Joaquim Tomaz (Minaçu)
3° lugar: CEPMG Geralda Martins (ITAPACI)
4° lugar: Col. Est. Prudêncio Ferreira (Crixás)
A professora de Inglês, Laís Lobo, que leciona no Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira, em Aracatu, está entre os quatro educadores de todo o Brasil selecionados para participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), nos Estados Unidos. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para que professores efetivos de Inglês do Ensino Médio regular da rede pública estadual ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos. O objetivo é fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias para aprendizagem.
O programa inclui aulas e treinamentos intensivos em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias em educação. Além disso, haverá um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio, para que os participantes tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
Segundo a professora, o intercâmbio, que acontecerá entre os meses de agosto e dezembro de 2022, será uma oportunidade de aperfeiçoar o seu projeto “My English Journal”, desenvolvido no colégio, desde 2017, e responsável pela sua seleção. “Inspirado em diários que integram planejamento e autoconhecimento, além da inserção de elementos artísticos e do estímulo à expressão da criatividade, o projeto visa o fortalecimento da aprendizagem do inglês de modo mais significativo e condizente com seu contexto social, cultural e subjetivo. Nele, são realizadas atividades de planejamento escolar, planejamento financeiro, diário de vida e outras”, explicou.
Laís Lobo ainda falou de que forma a experiência a ser vivenciada impactará na sua prática de ensino. “Ter participado de um processo seletivo internacional para desenvolver um projeto que há anos vem sendo estudado, aprimorado e testado na minha escola é, em si, símbolo de valorização dos meus alunos e das suas histórias. Ressalto a importância da minha participação para os estudantes do colégio e, em extensão, das demais unidades da rede estadual, que possam se beneficiar do compartilhamento do conhecimento adquirido no meu retorno por meio de workshops, publicações e apresentações diversas”.
A professora também participou da elaboração dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) como parte do planejamento pedagógico para as atividades dos anos letivos 2020/2021 no continuum curricular. “Durante a pandemia, eu participei de diversas atividades voluntárias em benefício dos estudantes da escola pública, entre eles, fui autora de oito trilhas de aprendizagem, correspondendo aos cadernos 2 e 3 da 2ª série do Ensino Médio”, revelou.
No último dia 30 de novembro, a Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí (CRE-8), realizou o evento de premiação da 2ª edição do Concurso "Maria da Penha vai à escola”, cujo tema, neste ano de 2021, foi “A violência contra a mulher e os 15 anos da Lei Maria da Penha”.
O Concurso é realizado desde 2019, sendo um desdobramento do programa “Não se cale”, instituído pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul (SPPM-MS), Lei nº 4.969/2016 e é realizado desde 2019, tendo como público-alvo os estudantes do 6º do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias de desenho, poema e vídeo.
Edição 2021
Na edição deste ano foram recebidos na CRE-8 50 vídeos, 44 desenhos e 42 poemas. Destes foram pré-classificados 15 desenhos 16 poemas e 17 vídeos e enviados para a Comissão Avaliadora, composta por integrantes da comunidade com notório saber e ou formação acadêmica em cada categoria. A Comissão avaliou e elegeu os 1º, 2º e 3º lugares.
A premiação foi de Smartphones (primeiros lugares), mini caixas de som (segundos lugares) a fones de ouvido bluetooth (terceiros lugares). Também foram entregues certificados de participação e medalhas para todos os estudantes, até o 5º lugar, um mimo para os professores orientadores e para a Comissão Avaliadora. Tudo graças às parcerias firmadas entre a CRE8 e o comércio local, empresas, profissionais liberais e amigos da escola.
Em razão do recebimento de trabalhos que, não só abordaram o tema sobre a Violência contra a Mulher, mas também, representaram a superação de alguns estudantes, premiou-se também por Honra ao Mérito. Receberam essa distinção 01 estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 01 estudante da Educação Especial e 03 estudantes da Educação Indígena.
O evento, organizado de acordo com todas as medidas de biossegurança, contou também com apresentações culturais realizadas por estudante e professora do CEEP Senador Ramez Tebet (música) e EE Antônio Fernandes (dança).
Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), dará início à 6ª etapa do programa Mãos à Obra na Escola, com a construção de quadras poliesportivas em 125 escolas da rede estadual e investimento de R$ 100 milhões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações adotadas nos últimos três anos, para recuperar a infraestrutura das escolas do Estado, garantindo mais conforto e segurança no espaço escolar.
O Mãos à Obra na Escola foi lançado em 2019 e já destinou R$ 361 milhões a 1.328 escolas de todas as regiões do estado, para a realização de mais de 2 mil obras. Com essa nova etapa do programa, o investimento total chegará a R$ 461 milhões. É o maior montante feito por uma gestão do Estado em infraestrutura de escolas.
“Este é o segundo anúncio deste ano, o que nos traz muita alegria. Podemos ver, aqueles que caminham pelas escolas, que conhecem as escolas, que a rede estadual de educação não é mais a mesma. Deixamos para trás um passado dramático em termos de infraestrutura, e estamos aí com esse grande esforço. Há situações específicas que a gente vem correndo muito pra solucionar, mas temos muita segurança de que esta administração fez um processo muito intenso de transformação em relação à infraestrutura das escolas. A gente fica muito feliz mesmo”, afirma a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.
Ela explica que durante o planejamento realizado na fase anterior à liberação dos recursos em cada etapa, é feita uma averiguação de quais unidades de ensino precisam com mais urgência das melhorias, criando um diagnóstico de infraestrutura da rede. Essa estratégia permitiu que fosse feita uma escala das intervenções, observando critérios técnicos, começando pelas mais necessitadas até alcançar as com menos urgências, quando comparadas com as outras.
Investimentos
As escolas contempladas pelo Mãos à Obra são escolhidas por critérios técnicos de ponderação de urgência e criticidade. São instalações que necessitam de obras emergenciais, como construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, substituição de portas e reforma geral de instalações. A primeira etapa do programa foi anunciada em maio de 2019, quando foram liberados R$ 21 milhões para intervenções em 131 escolas, de 92 municípios.
Já a segunda etapa foi anunciada em setembro de 2019, com investimentos de R$ 28,3 milhões na revitalização e reforma de 208 escolas públicas estaduais, localizadas em 137 municípios de todas as regiões do estado. A 3º fase da iniciativa foi anunciada em dezembro de 2019, com o investimento de mais de R$76,5 milhões. Beneficiando 481 escolas, localizadas em 241 municípios.
Em novembro do ano passado, a 4ª etapa do programa foi anunciada somando mais R$ 111 milhões investidos na melhoria dos prédios escolares. Na 5º etapa do programa foram mais de R$ 125 milhões, aplicados em obras em 350 escolas, localizadas em todas as regiões de Minas.
Neste ano de 2021, o investimento da Secretaria de Estado de Educação alcançou R$ 2,3 bilhões. Além das obras de recuperação da infraestrutura das escolas, os recursos foram destinados a ações de fortalecimento pedagógico, aumento de repasses para a merenda, renovação de equipamentos tecnológicos e aquisição de mobiliários.
Após anunciar a proposta que vai elevar de R$ 3.730 para R$ 5.545 o piso para professores a partir de janeiro de 2022, com um investimento superior a R$ 674 milhões na valorização de todos os 66 mil docentes da ativa do Paraná, o Governo do Estado elaborou um novo projeto de lei com foco na melhoria da educação pública do Paraná.
A mensagem encaminhada nesta segunda-feira (6) para a Assembleia Legislativa pretende implementar a partir de janeiro de 2022 a gratificação de incentivo para diretores e diretores auxiliares das instituições de ensino da Rede de Educação Básica do Paraná com carga de 40 horas. O bônus mensal se baseia na meritocracia e varia de R$ 108 a R$ 2.430 para diretores e de R$ 92 a R$ 2.070 para auxiliares, conforme escalonamento previsto em lei.
Para receber o incentivo financeiro, os profissionais precisam cumprir uma série de requisitos, divididos em duas modalidades. De acordo com o projeto de lei, a Gratificação de Incentivo Escalonada e Mensal (GIEM) estabelece como critérios o número de matrículas e a frequência dos estudantes. Já a Gratificação de Resultado de Aprendizagem (GRAP) leva em consideração o índice de aprendizagem.
No caso da GIEM, o número de matriculados deve ser superior a 150 e a frequência dos alunos igual ou superior a 85%. A GRAP, por sua vez, se baseia em avaliação externa referente ao ano letivo, segundo critérios estabelecidos em atos regulamentares – o levantamento pode seguir o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP); do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB); ou outro critério estabelecido pelo Poder Executivo.
As gratificações não serão incorporáveis na inatividade e também não incidirão sobre contribuição previdenciária, férias e outras vantagens.
Na justificativa do projeto, o Estado deixa claro que o objetivo da proposta é “valorizar os profissionais que representam os Gestores Escolares como lideranças pedagógicas e administrativas das Instituições de ensino da Rede Estadual do Paraná”.
Ainda de acordo com a normativa, os critérios “visam estimular e incentivar os gestores das instituições de ensino na implementação de políticas contra a evasão escolar, o que contribuirá para garantir a presença do estudante na escola, garantindo a qualidade da aprendizagem do estudante, e na recuperação do papel das escolas na comunidade em que está inserida, haja vista que os reflexos são percebidos a toda a comunidade escolar, quais sejam, pais, estudantes e professores”.
O Governo de Roraima em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima) promoverá nesta terça-feira, 7, palestras para os profissionais da educação atuam na implementação do Novo Ensino Médio no Estado. Ao todo, 150 profissionais participarão da formação.
“Roraima está alinhado à política da educação pública Nacional e dentro desse contexto temos o Novo Ensino Médio que vem sendo implementado em todo o País. É importante que nossos professores conheçam esse novo formato de ensino e as mudanças que ele traz, por isso investimos em ações como essa, para subsidiar os nossos profissionais”, destacou o governador Antonio Denarium.
O evento será presencial e ocorrerá no Sebrae/RR, no auditório Macunaima, que fica localizado na Rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771, bairro São Francisco e terá como palestrante, Priscila Boy, consultora do Sebrae, que trabalhará dois temas centrais.
A primeira palestra, às 9h30, será “Unidade Curricular Eletiva”, e a consultora abordará o documento destinado a auxiliar o estudante na construção de um projeto para seu futuro e a orientá-lo em suas práticas escolares de modo que suas escolhas no contexto escolar, potencializem a concretização de seus ideais.
“Projeto de Vida”, será o tema da segunda palestra às 15h30 e será sobre as competências exigidas no novo modelo de ensino, que busca fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas.
De acordo com Aldevânia Matos, coordenadora do Novo Ensino Médio na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), essa é mais uma atividade que vem sendo realizada com o intuito de oportunizar a apropriação dessa nova realidade de ensino.
“Estamos diante de uma nova estrutura educacional, na qual o aluno é o protagonista de sua formação. Diante disto, estamos buscando formar os nossos profissionais, para que sejam mediadores da construção do itinerário informativo do aluno” destacou Aldevânia.
MUDANÇAS DO NOVO MODELO
O Novo Ensino Médio traz três mudanças principais: a ampliação da carga horária anual (que sairá das 800 horas para 1.000 horas); os itinerários formativos, pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento de estudo; além do Projeto de Vida, relacionado aos talentos e vontades dos estudantes.
De acordo com o Censo, em Roraima, 166 escolas ofertam a etapa Ensino Médio, atendendo 20.608 estudantes. As ações de implementação do programa estão ocorrendo nesse primeiro momento, em 14 instituições de ensino piloto, sendo oito na capital, uma em comunidade indígena e cinco localizadas no interior.
As escolas pilotos são: Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Mário David Andreazza, América Sarmento Ribeiro, Antônio Carlos Natalino e Ana Libória.
Além também, da Indígena José Marcolino (Pacaraima), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis), Padre José Monticone (Mucajaí) e Geraldo da Silva Pinto (Alto Alegre).
Por Francis Silva
O Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE/SE) iniciou na manhã desta segunda-feira, 6, às 8h30, no auditório da Faculdade Pio Décimo, as Conferências Intermunicipais de Educação de forma presencial com o público correspondente aos representantes de Aracaju e dos municípios da Grande Aracaju, circunscritos à Diretoria Regional de Educação 8. O objetivo é promover discussões pautadas nos eixos e sub-eixos da IV Conferência Nacional de Educação (Conae 2022), tendo como tema central "Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira".
As Conferências Intermunicipais de Educação conectam representantes de professores, gestores, estudantes, pais de alunos, entidades representativas dos setores e segmentos da educação, Ministério Público, Câmara de Vereadores, entre outros, e também acontecem com o público que representa os municípios que compõem as DREs 1, 2 e 3, na Faculdade Ages, em Lagarto. Já os representantes dos municípios que integram as DREs 4, 5, 6, 7 e 9 estarão reunidos no Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores.
Para o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), José Ricardo de Santana, realizar as conferências intermunicipais é resultado de um esforço concentrado advindo do trabalho de gestores, professores e estudantes e outros agentes educacionais. “Estamos vivendo um momento bastante desafiador, e na Seduc discutimos o movimento das conferências já há algum tempo. O grande desafio talvez seja o de equacionar um pouco melhor o acesso. Estamos muito empenhados na permanência do aluno na escola, e com o novo Fundeb, na situação da qualidade do aprendizado. Então, é necessário discutir uma série de componentes com o olhar voltado para a inclusão”, disse, referindo-se ao tema da Conae 2022.
De acordo com a coordenadora do FEE/SE, professora Jociela Barboza Morais, o processo de elaboração do documento de referência irá subsidiar os Planos Estadual e Municipais de Educação 2024-2034, e por essa razão, diversas entidades da organização civil, órgãos públicos e outros segmentos se reúnem para contribuir na construção. “Todo esse grupo mobilizou as representações que compõem o Fórum para que este momento acontecesse. Precisamos ouvir a todos e elaborar um documento que realmente tenha a cara da educação sergipana. Tem sido uma honra para mim estar aqui e ver essa mobilização, pois no município em que não havia Fórum, o Conselho entrou, e onde não havia Conselho, o gestor municipal de Educação garantiu a participação nesse momento histórico”, disse.
Rodrigo Mota, representante do segmento dos estudantes de Ensino Superior do município de Nossa Senhora do Socorro, explica que o espaço do Conae é democrático porque reúne pessoas de diversos outros segmentos, como entidades LGBTQI, movimento de mulheres, de pessoas com deficiência, estudantes secundaristas etc. “O espaço é muito importante porque o documento-referência não está pronto, e essas conferências municipais, intermunicipais e estaduais existem para a construção desse documento, e então enviar para a nacional que acontecerá em novembro de 2022. O nosso Plano Estadual de Educação está em vigência até 2024, mas temos que encaminhar o novo documento para o próximo decênio”, relatou.
A diretora do Colégio Estadual 24 de Outubro, localizado no bairro 18 do Forte, em Aracaju, Ivone de Moraes, também esteve presente à Conferência Intermunicipal para contribuir na elaboração do documento. Para ela, que vive a rotina escolar de perto, participar é fundamental. “Existe uma participação de todos os segmentos na discussão do documento-referência que terá validade até 2034. Ele vai servir como guia para todos na educação sergipana. Para mim como gestora, está sendo de suma importância porque nós estamos conhecendo e presenciando o estudo do documento de forma coletiva”, concluiu.
Na ocasião, o público debateu os eixos e sub-eixos O PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas; Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022; O Plano Nacional de Educação 2014-2024; O Plano Nacional de Educação 2024-2034; O Plano Nacional de Educação 2024-2034 e a Inclusão; O Plano Nacional de Educação 2024-2034 e a Equidade; O Plano Nacional de Educação 2024-2034 e a Qualidade; O Plano Nacional de Educação e a gestão democrática da escola pública; O Plano Nacional de Educação e os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola; O Plano Nacional de Educação e o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.
Com um trabalho voltado para o estudo do aspecto socioemocional dos estudantes em face dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, o professor de Biologia e Projeto de Vida, Marcos Antônio Goes Costa, do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim, conquistou o terceiro lugar na categoria Saúde da Feira Stem Brasil 2021. A iniciativa da Educando visa destacar e premiar projetos educacionais de aplicação prática nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, promovendo assim o compartilhamento de boas práticas nas áreas STEM que envolvam as metodologias ativas. Foram 80 projetos classificados em 10 categorias, e estiveram envolvidas escolas de sete estados brasileiros, com participação de 117 professores e 291 alunos, totalizando 408 participantes.
“Para mim é um orgulho e satisfação pessoal e profissional ter um projeto reconhecido nacionalmente e representar o Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca. Gratidão a toda equipe diretiva nas pessoas de Sara Carolina, Nara Souza e Genalva Andrade; aos estudantes que responderam à pesquisa e aos alunos que estiveram diretamente envolvidos: Mariana da Trindade Souza Ribeiro, Laylla Kamilla Alves Mota, Guilherme Nascimento Rodrigues, Luiz Felipe da Silva Neves, Noelle Menezes Silva, Kalebe dos Santos Andrade e Mariana Oliveira de Jesus. Viva a Ciência”, comemorou o professor Marcos Goes, que desenvolveu o projeto “Eu como estudante na pandemia: Uma análise socioemocional”.
Ele explica que por meio da eletiva “Desvendando o Corpo Humano” teve a ideia de criar um questionário sobre a covid-19 e os impactos das aulas on-line no comportamento e na vida dos estudantes. “O mesmo foi disponibilizado no Google Classroom da disciplina obtendo um total de 130 respostas, todas com perguntas dissertativas. Entrei em contato com alguns alunos, e estes me auxiliaram na interpretação e categorização dos dados. Após análises das questões identifiquei que 50% dos alunos relataram ter conseguido aprender com as aulas remotas e online, o que caracteriza um número baixo em relação ao esperado para um ano letivo. Quando indagados sobre o que teriam feito de diferente durante esse período, caso fossem professores, houve ênfase em dar mais atenção ao psicológico dos alunos, e 80% responderam dessa forma. Sobre o que fariam diferente, como alunos, 90% enfatizaram que buscariam ser mais participativos e interessados”.
“É de suma importância continuar desenvolvendo pesquisas nessa linha socioemocional de estudantes juntamente com eles, para assim obter informações que tragam à tona os efeitos da pandemia sobre o processo de ensino e aprendizagem, solidificando o conhecimento e buscando alternativas para resolver essa crise. É interessante dizer que essa pesquisa é inovadora, pois busquei informações no meio digital sobre o tema em questão e tive dificuldades em encontrar, concluindo, portanto, que essa pesquisa pode ser um marco norteador para novos estudos. Inclusive inserindo uma análise com o corpo docente. Vale ressaltar que esse projeto foi analisado e julgado por uma banca de pesquisadores do STEM Brasil, um programa de capacitação de alta qualidade com duração de dois anos para professores do ensino público”, finalizou Goes.
Conheça o projeto: https://bit.ly/3Dw23CK.
O V Festival de Ginástica, que contou com a participação de 190 alunas que praticam essa modalidade no Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar, em Aracaju, marcou o encerramento das atividades dessa modalidade na atual temporada. O evento contou com a coordenação das professoras Larissa Carôzo Arze, da Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, e Danielle Freire Wiltshire Viana, da Escola de Esportes Professor Kardec.
Participaram também alunas das professoras Danielle Viana, da Escola Estadual Professora Maria Berenice Barreto Alves, de Capela; professora Bárbara Maia, do Colégio Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, de Japaratuba; professora Verônica Ferreira, do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes de Lagarto; professora Juliana Leite, da Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, de Aracaju, e professora Marinalva Lima.
Segundo a professora Larissa, mais uma vez o Festival de Ginástica agradou não só ao público presente, como também aos participantes e organizadores. “O evento é dirigido às alunas da rede pública, às quais integram projetos coordenados por professoras do Estado. A faixa etária das alunas vai de 5 a 19 anos”, lembrou Larissa Carôzo.
“O festival aconteceu na quadra de esporte do Colégio Estadual Dom Luciano e tem como objetivo principal fomentar a prática do esporte, especialmente a Ginástica Rítmica, e poder apresentar para as famílias e para a sociedade os frutos, aprendizados e evolução de nossas alunas durante um ano de atividades, além de promover a participação das alunas da rede pública em festivais e estimular a cooperação, troca de aprendizados e união entre as alunas”, concluiu Larissa Carôzo.
Conforme a professora Márcia Lima, presidente da Federação Sergipana de Ginástica (FSG), que prestigiou o evento, foi uma festa muito bonita, que premiou o trabalho das professoras de ginástica do Estado.
“O Festival de Ginástica foi fruto de uma parceria entre o Estado e a FSG. Foi um evento muito bonito, porque em pouco tempo, apenas dois meses, elas fizeram um trabalho lindo que atendeu às exigências da modalidade. As crianças fizeram coreografias com elementos característicos com acompanhamento musical. Toda equipe da Superintendência de Esportes está de parabéns por promover esse festival para crianças que realmente não têm acesso à modalidade, se não for dessa forma. Espero que a cada ano seja realizado este festival, porque com isso a ginástica só tem a crescer”, avaliou Márcia Lima, presidente da FSG.
Houve ainda apresentação das atletas campeãs sul-americanas em dupla na Ginástica Rítmica e do atleta Gabriel Vicente, do Colégio Negreiros, da Barra dos Coqueiros, vice-campeão Sul-americano de Ginástica Aeróbica.
O professor Ruam Potter, do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores (SE), foi selecionado para participar do programa Fulbright DAI/2022, um concurso rigoroso no qual somente quatro professores brasileiros foram aprovados.
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal realizarem um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos Estados Unidos, visando, entre outros objetivos, fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.
Ruam afirma que sente o seu sonho ser realizado. “É muito emocionante. Eu também fui aluno de escola pública e sempre sonhei com isso, em viajar, entrar em contato com a língua inglesa, com as pessoas nativas dos Estados Unidos. Eu amo ensinar inglês e procuro dar o meu melhor para os meus alunos. Poder viajar e trazer mais conhecimentos vai ser bom, não apenas para melhorar a qualidade das minhas aulas, mas também porque poderei atingir um maior número de pessoas em Sergipe, e isso é muito gratificante. É uma vitória para a educação pública do nosso Estado”, disse ele.
A Seduc, por meio do Seades/Dase, coordena os programas de intercâmbio, tanto para alunos quanto para professores da rede estadual. Segundo a professora Nádia Cardoso, responsável pelo Fulbright-DAI no estado, “esse curso é extremamente rigoroso. São docentes de 17 países participando, convivendo por cinco meses com outros professores de culturas tão diversas, estudando em uma universidade e ministrando aulas em uma high school nos Estados Unidos”.
De acordo com Carolina Martins, da Comissão Nacional do Fulbright-DAI, “a parceria com a Seduc Sergipe, que desenvolve um trabalho de acompanhamento primoroso aos professores inscritos, reflete nas aprovações do estado. Sergipe é a única unidade federativa que já selecionou dois bolsistas para o programa”.
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abriu, nesta terça-feira (07), inscrições para 14.901 vagas em cursos técnicos. Desse total de vagas, 7.131 serão para a modalidade EaD, curso a distância com encontros presenciais semanais e provas presenciais ao final do módulo, destinado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio em diante ou que já concluíram esta etapa de ensino, e 7.770 para presencial subsequente, modalidade destinada para quem já concluiu o Ensino Médio.
Os interessados devem realizar o cadastro no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br) até 13 de dezembro, e validar o cadastro via e-mail. Em seguida, os candidatos irão realizar uma prova no formato eletrônico e remoto com 20 questões objetivas de múltipla escolha de língua portuguesa e matemática. As provas serão realizadas de 15 a 23 de dezembro. Os aprovados nessas avaliações deverão realizar a matrícula presencialmente na escola ou no polo com a documentação necessária para efetivá-la.
Serão ofertados 36 cursos técnicos, sendo 11 EaD nas áreas de comunicação; cultura; design; educação; energia; gestão; indústria; infraestrutura; meio ambiente; saúde; tecnologia; e turismo. As vagas estarão disponíveis em 70 polos EAD e 46 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) em todas as regiões do Estado (Agreste, Zona da Mata, Sertão e Região Metropolitana). As aulas do EAD estarão disponíveis no aplicativo Conecta Aí, ou seja, os estudantes dessa modalidade poderão acessar os conteúdos gratuitamente.
A divulgação do resultado definitivo está prevista para o dia 06 de janeiro, e as aulas começam no dia 07 de fevereiro.
Confira aqui o edital.
Confira o cronograma completo
Período de inscrição dos candidatos: 07 a 13/12/2021
Realização das provas objetivas: 15 a 23/12/2021
Divulgação da prova para revisão: 30/12/2021
Recebimento de Recursos: 30/12/2021 a 03/01/2022
Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos): 06/01/2022
Período de matrícula: 17 a 21/01/2022
Divulgação do 1º remanejamento: 25/01/2022
Período de matrícula (1º remanejamento): 26 e 27/01/2022
Divulgação do 2º remanejamento: 31/01/2022
Período de matrícula (2º remanejamento): 01 e 02/02/2022
Início das aulas: 07/02/2022
Nesta segunda-feira, 6, o Programa Criança Alfabetizada completou 2 anos em atividade com objetivo de melhorar a qualidade da educação no Amapá. A estratégia implementada pelo Governo do Estado reinventou o processo de aprendizagem e alfabetização na idade certa.
Para comemorar a data, uma programação reuniu professores, alunos, gestores e autoridades dos 16 municípios do estado no auditório do Centro de Ensino Profissional Walkíria Lima, em Macapá. Na ocasião, a comunidade escolar relembrou os principais fatores de sucesso que foram implementados no sistema educacional.
Entre os destaques do programa estão o material didático regionalizado, que aproxima a educação da realidade dos alunos, e a Formação Continuada para Professores – capacitação voltada para práticas pedagógicas que auxiliam no processo de alfabetização.
VEJA TAMBÉM: Governo do Amapá e prefeituras repactuam o programa Criança Alfabetizada
Material didático regionalizado
Diretora da Escola Estadual Quilombola Prof.º David Miranda dos Santos, Maria Socorro de Jesus conta que viu de perto os resultados positivos dos materiais regionalizados que conversam com a realidade da comunidade de São José do Matapi, na zona rural de Macapá.
“Eu percebi a diferença que faz trabalhar dentro da sala com um material regionalizado. Com o Criança Alfabetizada, agora eu já vejo o entusiasmo da parte dos professores em ensinar de forma mais acessível às nossas crianças”, disse.
Também da escola quilombola, a estudante Ana Beatriz Lemos, do 4º ano do Fundamental I, ressaltou sobre a diferença dos livros didáticos que lia antes e depois da implementação do programa.
“Nossos livros antigos tinham frutas que eu nunca comi e lugares que não visitei. A gente lê e aprende mais sobre histórias que a gente ouve desde pequeno, isso deixa a escola mais interessante para mim”, contou.
Formação Continuada para Professores
A professora Élida Vinhas atua em Mazagão. Ela é uma das profissionais da educação que aprendem as técnicas inovadoras da capacitação para posteriormente repassar os conhecimentos para outros professores do município.
“Eu como professora-formadora venho até a capital para a capacitação de práticas pedagógicas e, depois, eu repasso o que aprendi aos meus colegas que vão trabalhar diretamente em sala de aula”, explicou.
O Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 6, a cerimônia de repactuação do programa Criança Alfabetizada com as 16 prefeituras municipais. A estratégia completa 2 anos de avanços na qualidade de ensino no estado.
Em discurso, o governador Waldez Góes destacou que o programa foi implementado com o objetivo de reforçar a aprendizagem e o processo de alfabetização na idade certa, colaborando para melhores índices educacionais.
“Nós estamos aqui com nossa política sólida comemorando dois anos de trabalho e cada vez estamos nos aproximando de resultados exitosos. O programa já está de maneira fixa beneficiando todas as comunidades escolares”, disse Waldez.
Uma programação celebrou o aniversário e repactuação do Criança Alfabetizada e reuniu professores, alunos, gestores, parceiros e autoridades dos municípios, entre prefeitos e secretários, que relataram as principais mudanças positivas e os fatores de sucessos já alcançados.
VEJA TAMBÉM: Programa Criança Alfabetizada celebra 2 anos de avanço na qualidade da educação
Na ocasião, a secretaria de Estado da Educação, Goreth Souza, apresentar os processos de incentivo da educação através das avaliações feitas com os estudantes e os impactos da alfabetização na vida dos estudantes.
“É importante a visão do futuro, onde nós queremos chegar com essas estratégias traçadas, reconhecendo os desafios que temos. Estamos assumindo mais um compromisso de recomeçar e focar nos resultados desse programa”, ressaltou.
O Criança Alfabetizada conta com o apoio associação Bem Comum, Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Nova Escola e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/AP).
“O Amapá é exemplo no Brasil quando se trata de política educacional. Nesse momento nós vamos além, estamos repactuando todas as nossas estratégias que é de muita importância”, disse diretor-executivo da Bem Comum, Veveu Arruda.
O programa concilia um conjunto de ações para melhorar os indicies educacionais da rede pública amapaense, com:
Por João Marcos Chaves
A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, localizada na rua das Camélias, no bairro Buriti, em Campo Grande, realizou, de 09 a 19 de novembro o projeto intitulado “Viva e Aprenda”.
“Com o objetivo de auxiliar os nossos alunos a identificar e gerenciar as emoções é que idealizamos e realizamos o projeto "Viva e Aprenda". Temos em nossa escola uma demanda de alunos que enfrentam conflitos internos e externos, pois, no anonimato da vida, os mesmos são vítimas de violência física e verbal, abuso sexual, abandono e ameaças, gerando em nossos discentes crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e outros males que assolam a nossa sociedade como um todo”, enfatiza gestora Evelise Ribeiro Valadares da Silveira.
Oficinas
O projeto contou com a colaboração de vários profissionais, sendo a maioria psicólogos. Vários temas foram abordados de interesse dos alunos e estes foram abordados em forma de oficinas com dinâmicas e rodas de conversa.
No dia 11 de novembro os estudantes puderam participar das seguintes oficinas: “Tudo muda quando eu Mudo!”, com enfermeira padrão e estudante de psicologia, diretora do Lar Ligia Hans, Miriam Lopes; “Como lidar com a ansiedade e o medo”, com psicóloga da família e advogada, Elenise Roldan Melgarejo.
No dia 12 de novembro os estudantes assistiram palestra sobre “Bullying”, com advogada Priscila de Oliveira Camargo. No dia 17 de novembro foi a oportunidade de assistir sobre o tema “Oficina de emoções X Inteligência emocional”, com psicóloga e professora universitária, Maysa Colombo; na seguência o tema foi, “Rotas...”, com psicóloga Mara de Souza Lutz.
Já no dia 18 de novembro a palestra teve a temática “Eu me amo”, com psicóloga Alyne Wilson; “Minha autoestima importa” foi temática da oficina realizada pela psicóloga Thalita Dagher. No dia 19 encerrou com a temática “Perfil do profissional do futuro: Por que aprender é importante!”, com departamental da Instituição Adventista de Educação e Assistência Social, Lucas Bitencourt.
Texto: Adersino Junior, Secretaria de Educação de MS
Mais de 4 mil profissionais da rede pública estadual participaram do I Festival Cultural da Educação, iniciativa que foi pensada para valorizar os professores da rede estadual e o cenário cultural do Amazonas. O festival contou com a parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Desporto, a de Cultura e Economia Criativa (SEC) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Com o projeto, docentes e não-docentes puderam acompanhar espetáculos teatrais e de música, visitação a museus e passeios turísticos, dentre outras atividades culturais.
De acordo com a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, os profissionais da educação se reinventam durante a pandemia e por isso. “O Festival foi um sucesso e uma iniciativa que chegou para ficar no calendário da Secretaria de Educação. Vamos fortalecer parcerias e trazer ainda mais novidades ao nosso público”, explicou.
Durante 30 dias, o público teve acesso gratuito para visitação ao Palacete Provincial – que abriga os museus de Arqueologia, da Imagem e do Som, de Numismática, Tiradentes e a Pinacoteca do Estado -, ao Teatro Amazonas, Museu do Seringal e o Palácio Rio Negro.
O ônibus de turismo, da Amazonastur, “Amazon Bus” também foi outra atração bastante procurada pelos docentes. Todos os ingressos disponibilizados foram utilizados.
No Teatro Amazonas, os professores e acompanhantes puderam assistir a Amazonas Filarmônica, com os espetáculos “Sucessos Orquestrais” ou “Música de Câmara: Mozart e Weber”; além da apresentação da Amazonas Band, com o “Espetáculo Karaxué”.
Ainda no Teatro Amazonas, os professores puderam acompanhar a Orquestra de Câmara do Amazonas, que se apresentou com o show “Sonatas de Rossini e Carlos Gomes”; e o Corpo de Dança do Amazonas, que exibiu o espetáculo “Mata, de Clébio Oliveira”.
Visitação guiada – Além dos espetáculos, os profissionais puderam participar de visita guiada ao Teatro Amazonas, que permitiu ao público conhecer as curiosidades acerca de um período histórico da economia brasileira, além dos costumes vivenciados pelos barões da época.
Para a professora Francilena Cunha, da Escola Estadual Ayrton Senna, foi um momento especial. “Eu adorei percorrer cada espaço aqui do Teatro. Já havia participado outras vezes da visita, mas a sensação é que sempre é a primeira”, explicou Francilena.
A bordo do “Amazon Bus”, os servidores passaram pelos principais pontos turísticos da capital: o Centro Histórico, Shopping do Artesanato e Economia Solidária, Arena da Amazônia, Ponta Negra e Ponte Rio Negro.
O professor de Matemática Rui Cesario conta que ficou muito feliz por participar do tour: “Vi todos os pontos turísticos que fazem parte da nossa cultura com meu filho que me deixou muito feliz”, frisou o docente.
FOTOS: Divulgação/Seduc
O incentivo à arte e às línguas é uma base na educação, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Nossa Sra. das Graças, localizada na zona centro-sul de Manaus, estimula essa ação constantemente. No início da semana, a unidade escolar promoveu uma exposição artística, com base na língua inglesa, inspirada em grandes nomes da arte.
Produzido por 135 estudantes da 3°, 4° e 5° séries do Ensino Fundamental, o projeto interdisciplinar foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver os vocabulários, conceitos, cores, entre outros tópicos da língua inglesa, por meio da arte.
De acordo com a professora Marciléa Costa, que coordena a iniciativa, realizada na segunda-feira (29/11), a execução da atividade deixa o sentimento de dever cumprido. “Durante dois meses trabalhamos biografias, conceitos artísticos no inglês, tudo voltado ao melhor aprendizado da língua. Além do desenvolvimento artístico dos alunos, que fizeram seus próprios quadros de acordo com tudo que aprenderam”, reiterou.
O estudante, Guilherme Costa, diz ter gostado muito de aprender tudo por meio da arte, além de produzir seu quadro com base no Romero Britto. “Eu me inspirei na arte pop dele e fiz essa cidade, com base em formas geométricas e nas cores vibrantes que acredito ser mais bonito, e que talvez, se a cidade fosse brilhante assim, as pessoas iriam valorizar mais”, disse.
Os artistas escolhidos foram Romero Britto, Pablo Picasso e Wassily Kandinsky, todos referentes à base da disciplina, como cores, animais, partes do corpo humano, cubismo, formas geométricas, natureza, entre outros.
Artistas – Os artistas inspirados foram o pintor e escultor brasileiro Romero Britto, que ficou famoso por sua arte pop de estilo alegre e colorida; o artista plástico Pablo Picasso, um dos fundadores do Cubismo, movimento que buscou desconstruir geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.
Além do pintor russo, Wassily Kandinsky, considerado pioneiro no movimento abstracionista, o pintor trouxe inovação para o universo das artes, sendo um nome indispensável no modernismo europeu, trazendo contribuições importantes sobre a teoria das cores, as relações sinestésicas entre música e artes plásticas e sobre composições não-figurativas.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc
A escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, localizada na rua Dr. Manoel Tomas da Silva, no centro de Cassilândia, que oferta ensino em tempo integral, através do “Programa Escola da Autoria”, realizou protagonismo estudantil com projeto “Consciência Negra”.
O dia 20 de novembro é celebrado no Brasil como símbolo de resistência e combate ao preconceito racial e todas as formas de opressão análoga. Sua referência marca a data da morte de Zumbi dos Palmares.
Sabemos que a luta contra o racismo e suas consequências é uma constância, mas o Dia da Consciência Negra traz consigo a importância da valorização do próprio respeito as diferenças, notoriedade em erradicar o racismo estrutural, trazer esclarecimento à população.
Espaço para reflexão
O tema faz parte dos componentes curriculares durante o ano letivo, com culminância no Dia da Consciência Negra, de forma interdisciplinar. No dia 19 novembro, a unidade escolar realizou a conclusão do projeto “Consciência Negra”, para propiciar condições dos estudantes refletirem sobre a diversidade étnico –cultural para assim, compreenderem que cada indivíduo possui sua própria identidade, representada nas suas crenças, costumes, história e a organização social.
Na semana da Consciência Negra foram realizadas várias atividades com espaços para a reflexão sobre o preconceito e a discriminação, exposição de telas para promover a visibilidade e reflexão sobre a representatividade negra na arte, cartazes, painéis ilustrativos referentes a cultura negra. Tudo com o objetivo de refletir e opinar sobre o papel do negro na formação da nação brasileira.
Abordagens
A professora Ana Paula Celestino, do componente curricular Geografia abordou o significado da data, personagens marcantes, frases comuns disseminadas pela sociedade, mas que possuem cunho racista e que precisam ser combatidas, cartazes com exemplos de personalidades negras, painel de cabelos afro e confecção bonecas Makena;
A professora Ada Teodoro Ferreira, do componente curricular Ciência, trabalhou a gastronomia afro destacando as principais contribuições presentes nos nossos hábitos alimentares;
Já a professora Creusmar Gomes da Mata Custodio, dos componentes curriculares: Unidade Curricular II e Arte, trabalhou a Lei federal nº 12 519 de 2011 institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, outdoor com a temática resistência, e exposição de peças como, esculturas, pinturas, tecidos, máscaras ritualísticas, móveis e utensílios domésticos, produzidos em diversos materiais, como madeira, cerâmica.
O professor Marcos Henrique trabalhou sobre: “Africanidade e valorização da cultura negra na formação da cultura brasileira”. O professor Paulo Henrique Rosa Melo, dos componentes curriculares Geografia e Eletiva III, trabalhou cartazes inspirado no grafite, modalidade artística das culturas periféricas afrodescendentes, no intuito de estimular o senso artístico e coletivo sobre a consciência negra, em prol da valorização da arte da raiz africana, painéis com frases motivacionais ao empoderamento negro e desenhos que criticam o processo histórico da escravidão.
O projeto teve coordenação de Josias Ricardo e Rodrigo Fázio, com apoio das assessoras pedagógicas Neide de Souza Cunha e Sônia Regina Batista, sob direção escolar de Jonas Romão da Rocha e Sérgio Ap. Rodrigues de Oliveira.
Os pontos relevantes do projeto foram o trabalho de forma interdisciplinar com o apoio da gestão junto aos professores e a participação efetiva dos estudantes durante todo o processo de construção e execução das atividades.
Veja como foi nosso projeto no link da plataforma do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=aXfHvA93yD0
Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de MS