Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Secretário Rafael Brito anuncia retorno 100% presencial para turmas da rede estadual avaliadas pela prova SAEB

27.09.2021

Os alunos da rede pública de ensino do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, turmas avaliadas pela prova SAEB, deverão retornar presencialmente e sem revezamento de escala às atividades escolares, de acordo com a convocação e cumprimento dos protocolos sanitários de cada unidade. O anúncio foi feito pelo Secretário da Educação, Rafael Brito, e regulamentado em portaria publicada na edição suplementar do Diário Oficial, do último dia 24, junto com novas adequações do calendário escolar referente ao ano letivo de 2021.

Além do retorno 100% presencial das turmas que farão a avaliação, o documento também institui os sábados letivos presencialmente até a data da aplicação do SAEB que, neste ano, acontece entre os dias 8 de novembro e 11 de dezembro. Já os alunos que não farão a prova em 2021 deverão cumprir os sábados letivos em formato remoto. Entre as atividades pedagógicas que deverão ser desenvolvidas nestas datas estão: oficinas de língua portuguesa e matemática, aulões preparatório para o SAEB, testes, quizzes e simulações estratégicas para a aplicação do SAEB 2021.

“Com o avanço da vacinação dos servidores da Educação e dos nossos alunos, é necessário que a gente inicie esse procedimento de retorno definitivo dos estudantes da rede estadual para dentro da sala de aula. Outros estados também estão fazendo esse movimento, principalmente com as séries que serão avaliadas no final do ano com a prova SAEB e o Enem. Esse é o momento de unirmos esforços pela Educação. Estamos fazendo um retorno muito controlado, com todos os cuidados necessários e não tenho dúvidas de que a escola, com o protocolo sanitário bem aplicado, é o local mais seguro para os nossos jovens estarem”, salienta Rafael Brito.

Ainda de acordo com o secretário, cada escola terá a liberdade de definir o momento correto da retomada total das turmas mencionadas. Além disso, aquelas unidades que não têm espaço físico suficiente para cumprir com o distanciamento social e os protocolos sanitários vigentes na portaria não são obrigadas e não deverão fazer o retorno presencial sem revezamento.

Para conferir mais detalhes das adequações do calendário escolar do ano letivo de 2021, confira a portaria no Diário Oficial.


Dia do surdo: Educação reforça compromisso com a inclusão social

27.09.2021

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos e o Dia Internacional da Linguagem de Sinais. Datas como essas são usadas para reforçar o direito de inclusão desses grupos e que o ensino deve ser igual para todos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem empreendido esforços para garantir um aprendizado de qualidade aos 185 alunos com surdez ou dificuldades auditivas matriculados em Alagoas.

"Incluir significa dizer que todo mundo deve estar na sociedade, sem exceção. No sistema educacional da rede estadual, seguimos todas as diretrizes que estão relacionadas à educação especial, garantindo que os alunos especiais consigam ter acesso a meios que possam atender a suas necessidades, pois educar não é apenas ensinar, e, sim, dar condições para o aprendizado ser completo dentro de cada limitação”, explica a supervisora da Educação Especial da Seduc, Jedalva Santos, 

A Educação é um direito de todos, seja qual for a condição da pessoa. É com esse objetivo de atender os deficientes auditivos que o Centro de Atendimento a Pessoas com Surdez de Alagoas (CAS) da Rede Estadual, localizado na Jatiúca, atua há 15 anos dando o suporte necessário a esse público, que atualmente chega a um número de 350 beneficiados.

“O CAS funciona como um suporte não só aos surdos, mas também à comunidade. Aqui oferecemos treinamento, formações a profissionais, família e aos próprios alunos. Agimos de forma ampla, preparando os deficientes auditivos para o mercado de trabalho, e para que ele consiga se comunicar com a sociedade.”, explica Flávia Barboza, gestora do centro.

WhatsApp Image 2021 09 26 at 10.47.59

Um dos beneficiados pelo serviço do CAS é o Luiz Arthur, que tem 20 anos e frequenta a unidade há sete. Um pouco tímido, ele explicou o quanto o Centro o beneficia e contou que sua aula favorita é o laboratório de linguagens com a professora Andreza.

A avó do Luiz, dona Teresinha de Lima, diz que o aprendizado das libras acontece em conjunto, e que a família também faz parte do processo de evolução. “Aprendemos juntos. É um conhecimento mútuo. Ele aprende e eu aprendo para me comunicar com ele. Aqui eu tenho um apoio muito bom e sei que o Luiz está evoluindo bem. Ele escreve e se comunica bastante. Sei que ele vai longe”, comemora dona Teresinha.

WhatsApp Image 2021 09 26 at 10.47.59 2

Além do CAS, a rede estadual de ensino também conta com unidades que abrigam alunos com surdez ou dificuldade auditiva, a exemplo da Escola Estadual Tavares Bastos, também na capital. “Os intérpretes no ensino remoto acompanhavam as aulas ao vivo com o professor e depois faziam vídeos explicando os laboratórios para os alunos. Também temos auxiliar de sala e professoras na sala de recursos que fazem esse acompanhamento virtual para garantir que o aluno tenha todo o suporte necessário nas aulas.”, explica Sileide Peres, diretora da escola.

DEBATE CONSCIENTE

Por meio da intérprete Claudia Nascimento, os instrutores de Libras do CAS, Dianele Borba e Arnaldo Nascimento, que são surdos, falaram da importância de debater o dia do surdo. Para estes, a inclusão social não é apenas um direito, mas uma obrigação. 

“O dia do surdo é todo dia. Lutamos todos os dias pelo espaço, para mostrar às  pessoas que somos todos iguais. Comemorar essa data é uma vitória, é um marco histórico, mas não o fim de uma luta e sim a persistência. Precisamos falar e praticar a inclusão, a sociedade precisa nos ver também”, explica a intérprete, dando voz ao Arnaldo e Dianele.

WhatsApp Image 2021 09 26 at 10.47.59 5

CONCURSO PÚBLICO

Previsto para acontecer em outubro próximo, o concurso da Educação, o maior da história e pioneiro na inclusão de professores surdos, prevê 59 vagas, divididas entre intérpretes e instrutores. Esses números devem fazer a diferença no acesso à educação especial de Alagoas.

“Alagoas será um dos poucos estados do Brasil a ter professores atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as escolas da rede estadual. Essa é uma conquista e uma mudança de paradigma muito grande. Vamos contratar, por meio de concurso, quase 400 professores especializados nesta área para ajudar não só no melhor desenvolvimento do estudante da educação especial, mas também do colega que convive com ele e que precisa conhecer desde cedo a diversidade. Isso é importantíssimo para a formação de todos os nossos alunos”, destaca o secretário da Educação, Rafael Brito.

WhatsApp Image 2021 09 26 at 10.47.59 4


Alagoas Move To Google: curso gratuito para professores da rede pública estadual está disponível

27.09.2021

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua a investir na formação dos professores da rede estadual a partir de ferramentas tecnológicas que buscam facilitar a prática pedagógica do ensino híbrido. Dessa forma, em setembro foi lançado o curso Alagoas Move To Google, numa parceria entre o Google e a Seduc.

O curso on-line é gratuito e visa capacitar os professores da rede estadual sobre o uso das ferramentas do Google For Education, serviço da plataforma que oferece aplicativos que facilitam o planejamento de aulas e o ensino remoto.

As videoaulas já estão disponíveis em https://www.youtube.com/playlist?list=PLvykJdlJx0V0Fke4IoKl3M3t8xsv02YSV e podem ser acessadas até 08 de dezembro. São aulas sobre o uso e aplicação pedagógica das ferramentas: Gmail, Google Sala de Aula, Drive, Google Documentos, Apresentações, Formulários, Planilhas e Google Meet.

Esta nova cooperação proporcionará aos professores novas metodologias e aplicativos que ajudarão no planejamento das aulas e na elevação da aprendizagem por meio da inovação e tecnologia.

O curso foi lançado através de live, que pode ser conferida em https://www.youtube.com/watch?v=wrCEaZV15QA&feature=youtu.be  no canal GetEdu, onde foram discutidas as dúvidas mais frequentes apontadas pelos professores.


Meu Transporte Novo vai beneficiar mais de 75 mil alunos que dependem de ônibus escolar em Alagoas

27.09.2021

Em algumas regiões, ter um veículo para levar e trazer os estudantes para a escola é fundamental para garantir a presença deles em sala de aula. Na zona rural, esse cenário é ainda mais frequente, o que pode acabar influenciando também nos números de evasão escolar. Foi com o compromisso de acabar com essa dificuldade, que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou o programa Meu Transporte Novo, beneficiando diretamente mais de 75 mil jovens que dependem do ônibus escolar no estado para se locomover.

Até o fim do programa, serão entregues mais de 200 transportes escolares que chegam para reforçar as frotas estadual e municipal da rede pública. Nos últimos meses, a Educação realizou uma verdadeira caravana pelo estado com a entrega de mais de 60 ônibus escolares para 50 municípios alagoanos. 

 

“Historicamente, essa problemática já prejudicou alunos de várias cidades do estado. Para sanar essa questão, o Governo de Alagoas adquiriu 200 ônibus, dentro do novo programa da Educação, Meu Transporte Novo, que chegam para fortalecer as frotas estaduais e municipais. Essa tem sido uma iniciativa de ganha a ganha, uma vez que reduzimos despesas das prefeituras para compra ou locação de veículos e garantimos mais qualidade e segurança para os alunos, que agora contam com transportes 0km modernos e renovados”, enfatiza o secretário da Educação, Rafael Brito. 

No município de Junqueiro, por exemplo, situado na região agreste do estado, mais de 700 estudantes da Escola Estadual Padre Aurélio Góis dependem do transporte escolar. A cidade foi uma das contempladas com o programa e recebeu dois ônibus novos para garantir a chegada e saída contínua dos alunos até às escolas, como é o caso da estudante Jéssica Maria da Silva.

Residente do povoado da zona rural, ela conta como era difícil ter acesso ao transporte escolar, que é a sua única opção de locomoção até a unidade de ensino. “Antes as pessoas tinham que andar por uma estrada de barro e descer uma ladeira a pé, até chegar num ponto onde passava um ônibus vindo de outro povoado e recolhia os alunos. Esse caminho não era seguro e em dias de chuva ficava mais complicado. Agora o ônibus passa na nossa porta, e sendo novo traz mais segurança pra gente” contou a estudante.

Vacinação dos estudantes

Além de beneficiar os municípios com o reforço da frota escolar, a Seduc também disponibilizou os veículos do Meu Transporte Novo, para auxiliar na vacinação  dos adolescentes contra a Covid-19. Para essa ação, foram criadas rotas especiais com destino aos postos de vacinação, o que contribuiu para garantir a imunização dos jovens matriculados nas escolas da rede estadual. Apenas na capital, foram transportados alunos de mais de 100 escolas. Desde agosto, a ação atua diariamente na capital Maceió, os veículos buscam os estudantes nas unidades escolares com destino ao ponto de vacinação do Maceió Shopping e, após receberem a dose, retornam nos ônibus para as escolas de origem. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 76.563 alagoanos de 12 a 17 anos foram vacinados com a primeira dose, sendo 43.199 na capital. 


Programa Mais Merenda desenvolve projeto de educação nutricional nas escolas

27.09.2021

Como parte das ações integrantes do programa do Governo de Alagoas, Mais Merenda, que triplica o valor da aquisição de alimentos das escolas de ensino regular no estado, a Secretaria da Educação de Alagoas lança um projeto-piloto para avaliar o estado nutricional dos alunos da rede pública. A primeira unidade a receber a iniciativa é a Escola Estadual Prof. Eduardo Mota Trigueiros, no bairro Santo Eduardo, em Maceió, que até o mês de dezembro contará com estudantes do curso de Nutrição da faculdade Estácio para conscientização e análise nutricional dos adolescentes.

"O cardápio das nossas escolas tem agora uma variedade de refeições, que foi possível ser implementada nas escolas graças ao programa Mais Merenda. Com essa mudança, observamos que as frutas e hortaliças presentes nos pratos ofertados vinham sendo rejeitadas pelos alunos recorrentemente, pensando nisso sentimos a necessidade de promover atividades que estimulem jovens a terem refeições saudáveis", explica a supervisora de projetos do Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc, Raquel Vasconcelos. 

A ação inicial ocorre até dezembro deste ano, com previsão de aumento do número de escolas atendidas, assim como de instituições de ensino superior parceiras. São 10 estagiários de Nutrição sob supervisão de uma professora orientadora que se revezam entre manhã e tarde para pesar e aferir a altura dos estudantes a fim de calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea) deles, além de conscientizar sobre a importância de uma vida saudável.

Segundo José Francisco de Lima, diretor da unidade que recebe o projeto-piloto, a iniciativa será essencial, em especial, para os estudantes das turmas do ensino Fundamental que apresentam maior dificuldade com determinados alimentos. "Já notamos uma expressiva a adesão dos alunos ao processo de conscientização, essa demanda do fundamental tende a usar melhor o alimento oferecido no dia a dia na escola", avalia.


Olimpíada Brasileira de Física reúne mais de 13 mil alunos da rede estadual

27.09.2021

Com a meta de mergulhar os alunos no universo da Física, escolas da rede estadual de Alagoas realizaram esta semana a edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Este ano 71 escolas participaram, sendo 60 da rede estadual.

Com mais de treze mil alunos de unidades de ensino estadual inscritos, a OBFEP fez algumas adaptações devido à pandemia. Este ano as escolas tiveram autonomia para decidir como o exame seria aplicado, como explica o coordenador estadual da olimpíada e professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Samuel Teixeira.

“A prova da 1ª Fase poderá ser aplicada em um ou dois dias, da maneira que melhor convier à escola, tendo em vista a manutenção da integridade física de alunos, professores e funcionários da escola, podendo acontecer em qualquer um dos turnos da escola, de forma presencial ou não, sendo a escolha de inteira responsabilidade da escola”, concluiu.

Na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, as provas foram realizadas de forma presencial, na última quarta-feira, dia 22. Cerca de trinta alunos da unidade participaram. João Victor Dias cursa o primeiro ano do ensino médio e está cheio de expectativas. “É a primeira vez que estou participando, mas estou muito animado por ser uma nova experiência, novos conhecimentos. Tenho confiança que vou passar para a segunda fase, assim quem sabe posso me destacar e ingressar numa boa faculdade no futuro”, afirmou o estudante.

O professor de Física da escola, Joselito Nogueira, ressaltou a importância de estimular os estudantes a gostarem da ciência. “É uma oportunidade para que eles possam viver novas descobertas, desafios e momentos inovadores, também vejo como uma forma de incentivá-los a conhecer mais sobre as ciências da natureza, em especial a Física. São eles os protagonistas na construção do conhecimento. Por certo, momentos como esse, irão ajudar no crescimento pessoal, profissional e acadêmico mais pra frente”, concluiu.

Edições passadas - Alagoas tem um bom histórico de medalhas na Olimpíada de Física. Em 2019, ano da sua última edição, o estado teve 29 alunos medalhistas, dos quais 24 foram da rede estadual de ensino, registrando assim, o segundo melhor desempenho do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia que conquistou 31 medalhas.

Cronograma OBFEP 2021 - O gabarito dessa primeira etapa será divulgado no dia 24 deste mês, e os professores têm até o dia primeiro de outubro para cadastrar os alunos que realizaram a prova e suas respectivas notas.


Inscrições para o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora seguem até dia 8 de outubro

24.09.2021

Para identificar e reconhecer as práticas inovadores de empreendedorismo nas escolas, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora está com inscrições abertas até o próximo dia 8 de outubro. A iniciativa está na 8ª edição e já impactou a vida de sete milhões de estudantes e é voltada para as instituições de ensino da educação básica ou profissionalizantes de todo o Brasil.

“Desde 2015 a rede estadual vem investindo nessa cultura empreendedora, que deve estar também nas salas de aula. Por meio de projetos como esse, é possível desenvolver temas relevantes não só para o aluno, mas para a sociedade. Podemos criar no empreendedorismo uma responsabilidade social muito necessária." ressalta Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais.

Inscrições - Para participar, basta que um projeto empreendedor tenha um professor responsável e uma equipe de até cinco alunos e se encaixe em uma das categorias: Ensino Fundamental anos finais e iniciais, ensino médio e ensino superior ou profissionalizante.

Os professores podem inscrever quantas equipes quiserem, por meio da plataforma Prosas, do site Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, lá também tem todas as regras detalhadas do projeto.

Cronograma -
Inscrições até 08/10/2021
Premiações estaduais até 15/03/2022
Premiação nacional 28/04/2022

Premiações -  Para os vencedores estaduais o prêmio será uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo (360h); Os finalistas nacionais vão ganhar uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 (360h) e vão participar na Cerimônia de Premiação Nacional. Já os vencedores nacionais vão ganhar, além dos cursos, uma missão técnica nacional totalmente custeada pelo Sebrae.

Todos os vendedores estaduais e nacionais vão ganhar troféus personalizados e terão seus projetos divulgados nacionalmente.

Edições anteriores - A Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, conquistou a etapa nacional na edição do Prêmio em 2019 com a elaboração de Xampu à base de palma e juá. A unidade de ensino foi classificada na etapa regional do prêmio na categoria ensino médio, com o Projeto Integrador Cuidando da Saúde dos Cabelos, onde alunas da instituição desenvolveram um xampu 100% natural. 


Prazo para isentos da taxa de inscrição no Enem acaba dia 26 de setembro

24.09.2021

O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acaba às 23h59 do próximo dia 26, domingo, para aqueles que tiveram isenção da taxa de 2020, mas não compareceram nos dias das provas.

No início deste mês, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reabertura do prazo para os candidatos que quiserem pedir isenção da taxa.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e, ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

É preciso ficar atento aos prazos já estabelecidos, pois poderão não ser prorrogados, prejudicando alunos que tentam ingressar no ensino superior. Os participantes já inscritos terão a aplicação da prova mantida para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

O exame será realizado nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a edição do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).


Governo do Amapá inicia a construção do novo prédio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira, em Porto Grande

23.09.2021

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 21, a construção do novo prédio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira - a primeira instituição de ensino da cidade de Porto Grande - com a assinatura da ordem de serviço da obra. O objetivo é oferecer uma estrutura moderna, com espaço amplo e climatizado, oferecendo maior conforto e segurança para os 400 estudantes e comunidade escolar. 

A estrutura atual será demolida e, em seu lugar, será construída uma edificação em uma área de 1.561,68 m² que será dividida em três blocos: no primeiro, funcionará o apoio técnico-pedagógico com secretaria, arquivo, coordenação pedagógica, diretoria, sala dos professores, atendimento educacional especializado, laboratório de informática, sala de múltiplo uso, biblioteca com sala de leitura, acervo, almoxarifado e banheiros.

O segundo bloco terá 8 salas de aulas - cada uma com capacidade para 32 alunos. O último será ocupado pelo refeitório que possuirá uma área aberta com capacidade para 192 estudantes.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos, o novo prédio terá acessibilidade em sua estrutura para que possa atender toda a comunidade.

Além disso, a escola possui o conceito de obras pré-fabricadas o que proporciona maior agilidade na execução das edificações e minimiza o tempo de entrega.

“Vamos construir uma estrutura totalmente nova. Para isso, iremos utilizar estrutura metálica em perfis pré-fabricados para pilares e vigas, que serão calculados posteriormente no projeto de superestruturas, o que trará mais celeridade na execução e minimização de possíveis manutenções futuras", reforça o gestor.

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, destacou que a obra é um grande ganho para a população, uma vez que a escola foi uma das primeiras instituições de ensino do município.

“Essa escola faz parte da história do nosso município e é querida por todos. Estamos muito felizes com mais esse avanço que o governo trouxe para Porto Grande”, reforçou Bessa.
     
Avanços educacionais

A secretária de Educação, Goreth Sousa, reforçou o compromisso do governo com o setor educacional em todos os municípios, através da expansão dos programas prioritários como o Criança Alfabetizada e o Travessia.

Ela também citou as 25 escolas estaduais do Novo Saber, além de reformas e adaptações de prédios.

“Em Porto Grande, já temos uma escola do Novo Saber com ótimos resultados e um trabalho pedagógico de excelência. Já temos este tipo de escola em 11 dos 16 municípios e, em breve, teremos escolas de tempo integral em todas as cidades”, finaliza a gestora.

Os investimentos para reforma e aparelhamento da escola são do tesouro estadual e estão orçados em R$6 milhões de reais.

A entrega está prevista para setembro de 2022.Durante a construção, os alunos estudam em um prédio anexo.


Estudantes de Miranda brilham em Campeonato Estadual de Jiu-jitsu

03.09.2021

 

Campo Grande (MS) - Os estudantes do Escola Estadual Rosa Pedrossian, Stefano Bitonti e Arthur Bitonti, bem como o estudante João Munhoz, da Escola Estadual Caetano Pinto, ambas localizadas no município de Miranda, participaram, neste último final de semana, do Campeonato Sul-mato-grossense de Jiu-jitsu, que ocorreu na capital Campo Grande.

Os estudantes fazem parte do Projeto Fight Sports Miranda e conquistaram o primeiro lugar, em suas categorias, Stefano Bitonti até 77 kg - adulto, Arthur Bitonti até 66 kg - juvenil e João Munhoz até 66 kg - juvenil.

O responsável pelo projeto Fight Sports em Miranda, professor Glaudiston, está muito contente com a evolução da equipe, tendo como resultado final, 04 medalhas de ouro e 01 de prata, “objetivo atingido através de muita disciplina pelos nossos atletas”, enfatiza. 

Toda equipe escolar, professores, coordenadoras e diretores parabenizam equipe do projeto Fight Sports, representando o município Miranda com muita determinação, “o esporte é algo que acreditamos como transformador social, projetos como este é motivo de inspiração”, conclui diretor Eder Baiaroski Lopes, da EE Dona Rosa Pedrossian.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS