Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Aluno de colégio estadual de Rio Verde é destaque em paralimpíada nacional

03.12.2021

Com a proximidade da fase regional dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs 2021) na categoria Juvenil, em que a cidade de Rio Verde, no sudoeste goiano, será uma das sedes, a história do aluno Lucas Gabriel Martins Mandena, de 15 anos de idade, emociona e dá mais fôlego ainda para a competição que se avizinha, já que a etapa Juvenil dos JEEGs será disputada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro.

Estudante do Colégio Estadual Olynto Pereira de Castro, Lucas tem deficiência e foi um dos grandes destaques das Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2021, realizadas em São Paulo, na capital, no final de novembro passado. Ele conquistou a medalha de Bronze na disputa da modalidade Bocha Olímpica (Categoria BC 1) nos jogos que são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

Lucas realiza seus treinamentos no Complexo Esportivo do Gameleira e no Complexo Esportivo do Parque Zilda Arns, em Rio Verde, com acompanhamento de professores de Educação Física do município. A parceria é da Associação Desportiva Paralímpica de Rio Verde (Adesparv) e da Secretaria Municipal de Esportes.

Atendimento especializado

No colégio Olynto, Lucas cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, na parte da manhã, e tem o apoio de sua professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Maria de Lourdes Barbosa.


Direção do Conselho Estadual de Educação é empossada

03.12.2021

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, representou o governador Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (2/11), na cerimônia de posse da direção colegiada do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO). O evento, realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contou a participação do presidente reeleito do CEE-GO, Flávio Roberto de Castro e do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.

Na ocasião, foram empossados os membros da nova direção colegiada do CEE-GO, composta pelo presidente e vice-presidente do Conselho Pleno e pelos presidentes e vice-presidentes de suas respectivas câmaras. Os eleitos terão um mandato de dois anos, estando à frente do conselho até 2023.

“É um momento de muita emoção e de muita responsabilidade”, enfatizou o presidente reeleito do CEE-GO, Flávio Roberto de Castro, relembrando os desafios enfrentados durante seu primeiro biênio à frente do órgão. Para ele, o impacto da pandemia serviu para relembrar o papel do conselho diante do Sistema Estadual de Ensino, que é o de normatizar e dar condições para que as escolas permaneçam ativas e os estudantes, aprendendo.

“A situação que estava posta era essa e nós buscamos dar as condições para que o Sistema Educativo do Estado de Goiás ficasse ativo. Dentro do que é da nossa atribuição, em normatizar, nós fizemos muito bem. Só no ano de 2020 foram mais de 20 resoluções e normas técnicas procurando, sempre, dar condições, caminhos e luz para os professores, para os diretores”, afirmou o presidente.

As contribuições do órgão durante a pandemia de Covid-19 e na retomada às aulas presenciais também foram reconhecidas pela secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli. Para ela, a competência dos profissionais que compõem o CEE-GO fica evidenciada pela relevância das normativas aprovadas, em especial aquelas que atendem demandas específicas dos estudantes do estado.

“O Conselho tem a atribuição de olhar para a Secretaria de Educação e nos ajudar a fazer uma Educação Básica de qualidade. A Secretaria de Educação é muito grata por tudo que o Conselho fez e continua fazendo, principalmente durante a pandemia”, destacou a secretária, relembrando ações como a aprovação do programa GoiásTec.

Fátima Gavioli também ressaltou a atuação do órgão para a regularização das escolas estaduais de Goiás e fez votos para que ambos continuem dialogando em prol desse objetivo. “Uma escola que não é autorizada, que não tem reconhecimento, é a mesma coisa que uma pessoa que ainda não conseguiu fazer a sua certidão de nascimento. Ela é, praticamente, uma escola invisível”.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, que na ocasião representou o governador Ronaldo Caiado, aproveitou a ocasião para ressaltar a simbologia desse momento, que marca mais uma ação que vai garantir a qualidade da Educação de Goiás.

“O papel desse Conselho Estadual de Educação é fundamental para que a gente consiga caminhar para esse objetivo em comum da melhoria da Educação, da melhor forma possível”, disse o secretário. “Kant já dizia que o homem é o que a Educação faz dele. Então, nada mais importante, e pra mim esse é um pilar fundamental, que conseguirmos investir na Educação. E o Estado de Goiás, eu diria sem medo de errar, é o estado que mais tem investido na Educação”.

Estiveram presentes também os vinte seis conselheiros do CEE-GO, incluindo a conselheira decana, Maria do Rosário Cassimiro e os presidentes das Câmaras de Educação Profissional, de Legislação e Normas, de Educação Básica e de Educação Superior do CEE; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel; o reitor da Universidade de Rio Verde (Unirv), Alberto Barella Neto; o reitor do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado), Gilmar Vieira de Rezende; pró-reitores; profissionais da Educação de Goiás. O evento contou ainda com as apresentações de músicos do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, representados pelos cantores Sheilla Penna e Danilo Duarte.

O CEE

Criado pela Lei Estadual nº 4.009, de 17 de maio de 1962, o Conselho Estadual de Educação é um órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino. Atualmente, é composto por 26 conselheiros e dividido em quatro câmaras, que deliberam sobre a Educação Básica, Educação profissional, Educação superior e legislações e normas relacionadas à Educação goiana.


Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco lança Investe Escola

02.12.2021

Com o objetivo de prestar assistência financeira às escolas estaduais em caráter suplementar, o governador Paulo Câmara e o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, lançaram, nesta quarta-feira (01.12), o Programa Investe Escola Pernambuco. A iniciativa visa contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino, com a consequente elevação do desempenho escolar.

“Estamos disponibilizando R$ 250 milhões por ano que, com certeza, vão garantir em 2022 melhores condições para que as escolas possam fazer suas manutenções no dia a dia. O programa é uma política distributiva, que chega em um momento importante de maturidade da rede, para avançar com condições efetivas na questão pedagógica, no aprendizado do aluno e na capacidade de proporcionar condições de trabalho necessárias em cada unidade de ensino”, destacou Paulo Câmara.

Os recursos do programa poderão ser utilizados para investimento em projetos pedagógicos, atividades educacionais, avaliação de aprendizagem, manutenção, conservação e reparos na infraestrutura física da escola, aquisição de material de consumo e permanente, custas cartorárias, entre outras despesas.  O montante a ser disponibilizado será calculado com base no número de estudantes matriculados na instituição de ensino. Foram criadas faixas limitadoras por quantitativo de estudantes, começando em R$ 40 mil e chegando a R$ 400 mil. Os valores fixados para a execução pelas Unidades Executoras Próprias (UEXs) são de 60% (custeio) e 40% (capital).

De acordo com o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros, na prática o programa garante que recursos cheguem diretamente às escolas, tornando possível uma cultura eficiente na distribuição dos recursos financeiros. “A iniciativa atende a um pleito importante, que é a celeridade em resolver demandas do dia a dia. São 1.055 escolas no Estado e nem sempre conseguimos atender essas demandas com a rapidez necessária. São questões simples, que o gestor pode resolver se contar com os recursos, e agora será possível”, enfatizou Barros.

A gestora da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Maria de Menezes Guimarães, Tatiany Leal, complementou que o programa também possibilitará uma maior autonomia nas tomadas de decisões dentro da escola. “Isso é muito importante para que a democracia e a descentralização possam acontecer, e para que as escolas possam realmente focar nos problemas que lhe são peculiares, podendo, dentro da própria comunidade, tomar as decisões coletivas, tendo o recurso como um apoio para que essas ações possam acontecer da melhor forma. Sempre levando em consideração a educação dos nossos alunos”, concluiu.

No projeto de lei Nº 17.488, que institui o Programa Investe Escola Pernambuco, fica vedado o gasto dos recursos nas seguintes hipóteses: implementação de ações que já sejam financiadas pela Secretaria de Educação; pagamento a servidor ou agente público da ativa por serviços prestados; tarifas bancárias e tributos; despesas de manutenção predial como aluguel, água, luz e esgoto; gastos com festividades, comemorações e recepções; e pagamento de auxílio assistencial ou individual. O programa é uma inovação pernambucana, que sinaliza para a necessidade de se aperfeiçoar o processo de repasse de recursos financeiros direto para as escolas estaduais, com amparo legal na criação de um decreto estadual.

Participaram da solenidade também os secretários executivos João Charamba (Gestão da Rede), Ana Selva (Desenvolvimento da Educação), Maria Medeiros (Educação Integral e Profissional), Leonardo Santos (Planejamento e Coordenação) e Alamartine Ferreira (Administração e Finanças), além do deputado estadual Paulo Dutra e do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.


Estado publica edital para a chamada de 1,5 mil servidores efetivos da educação

02.12.2021

A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou nesta quarta-feira, 1º, o edital para realizar a chamada de 1,5 mil profissionais da educação para as escolas da rede estadual de Santa Catarina. São vagas para 396 professores, 329 assistentes de educação, 343 orientadores educacionais, 368 supervisores e 64 administradores escolares.

::: Confira aqui o edital completo e o quadro de vagas

Esta será a sexta chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual, realizado em 2017. Os novos servidores devem reforçar as escolas a partir do início do ano letivo de 2022, marcado para o dia 7 de fevereiro.

No edital, é possível consultar as informações detalhadas da chamada e o quadro de vagas por cargo e por Coordenadoria Regional de Educação. Os profissionais selecionados poderão escolher fazer a escolha da unidade escolar, dentro da respectiva Coordenadoria Regional de Educação, nos dias 13 e 14 de dezembro. O formulário para escolha da vaga estará disponível neste link.

A listagem final das vagas escolhidas será publicada no dia 16 de dezembro. Todas as atualizações serão publicadas no site da SED e nas redes sociais da @educacaosc.

2,3 mil servidores efetivados na educação apenas em 2021

Com esta chamada, o número de novos servidores efetivos chamados pela SED em 2021 vai chegar a 2.295. Até novembro, 633 professores e 162 profissionais administrativos, que incluem Assistentes de Educação e Especialistas em Assuntos Educacionais, já haviam começado a atuar em escolas da rede estadual.

Se somados todos os servidores da educação empossados desde 2019, o número chegará a 4.885, que corresponde a mais de 20% do efetivo total da SED atuando nas escolas.


Definida estrutura de comissão técnica de análise e propositura de ações referentes aos passivos dos servidores da Educação

02.12.2021

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Faz, recebeu nesta quinta-feira, 2, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) para discutir a formação do comissão técnica para levantamento e propositura de ações referentes aos passivos dos servidores da Pasta, conforme recomendado pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa. 

Na reunião ficou definido que inicialmente a comissão será formada por representantes da Seduc: do setor de Planejamento e Orçamento, de Gestão de Pessoas, do Jurídico, do setor de Contabilidade e Finanças; e do Sindicato, que serão indicados pela entidade até o final do dia. “Estamos abrindo as portas da Secretaria para o Sintet, para juntos, por meio dessa comissão inicial, criarmos um cronograma para atendermos às demandas que foram apresentadas pelos representantes dos associados”, explicou Fábio Vaz. 

Se houver necessidade, após a realização de estudos iniciais, a comissão poderá ser ampliada, passando a contar com representantes da Secretaria de Estado e da Secretaria do Planejamento e Orçamento. “O sindicato sempre teve interesse em negociar, eu vejo como muito positivo esse momento em que estivemos aqui já formando uma estrutura para negociarmos esses passivos que estão em aberto desde 2014”, apontou o secretário de Finanças do Sintet, Nilton Pinheiro. 

A partir da definição do tamanho da dívida com os servidores da Educação, a Comissão terá o objetivo avaliar a viabilidade orçamentária do Estado e apresentar uma proposta com ações para a resolução das demandas apresentadas, dentro do cronograma que será elaborado de forma participativa, envolvendo Governo e Sindicato, de forma que o passivo deixe de existir. 

Na próxima semana, na sexta-feira, 10, será realizada uma nova reunião, já com a comissão formalizada para que sejam dados os próximos encaminhamentos.  

Portas Abertas

Desde que assumiu o comando da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Faz, tem mantido um diálogo direto com os representantes dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, sendo essa a terceira reunião para discutir as demandas da entidade. Na quarta-feira, 2, a segunda reunião foi realizada no Palácio Araguaia, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que autorizou a realização de todos os procedimentos para que sejam garantidos os direitos dos servidores. 

Por  Cláudio Paixão/Governo do Tocantins


SAC Educação presta mais de 48 mil atendimentos a professores e servidores da rede estadual

02.12.2021

O SAC Educação alcançou, de janeiro a novembro deste ano, a marca de 48.615 mil atendimentos a professores e servidores da rede estadual de ensino. Implantado em 2009, o serviço se consolida a cada ano pelo atendimento de qualidade. Por meio do SAC Educação, o servidor pode, por exemplo, tratar sobre benefícios, abertura de processos, folha de pagamento, gratificações, progressão funcional, provimento e movimentação, tempo de serviço e sobre afastamento definitivo ou temporário. 

Além disso, também são realizados atendimentos virtuais para os servidores do interior do Estado via e-mail (sudepe.atendimento@enova.educacao.ba.gov.br).

O SAC Educação funciona em uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou da importância da ampliação do atendimento. “Para melhor atender os servidores e trabalhadores da Educação, foi inaugurada a nova unidade do SAC Educação, no SAC Pituaçu, em Salvador. A unidade oferta serviços como orientação de RH, abertura de processos e esclarecimento de dúvidas referentes à legislação estadual. Os servidores contam, também, com o SAC Educação, no bairro do Comércio, na capital, e o SAC Educação, em Feira de Santana, além do atendimento virtual, que foi implantado durante a pandemia e se transformou em serviço permanente”.

Os atendimentos presenciais nos SACs Educação Comércio e Pituaçu ocorrem por ordem de chegada, com distribuição de senhas de segunda a sexta-feira. No SAC do Comércio, o horário de atendimento é das 8h às 15h30; no SAC Pituaçu, é das 7h às 14h30; e no SAC Feira de Santa, o atendimento é das 8h às 17h com a agendamento através do SAC Digital, no endereço https://www.sacdigital.ba.gov.br/.


14ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais e Festival MS in Concert acontece neste final de semana

02.12.2021

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC), inicia o mês de dezembro com atrações culturais em Campo Grande e em todo Mato Grosso do Sul. Nos dias 04 e 05 de dezembro (sábado e domingo) acontece 14ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e Festival MS in concert.

Como já é de costume, os dois eventos acontecerão simultaneamente, mantendo as mesmas características que são o resultado dos trabalhos de pesquisa em arte e cultura realizadas pelos professores e alunos da Rede Estadual de Ensino (REE), durante o ano letivo.

Folclore Brasileiro

A cada ano são explorados temas diferentes para que os nossos alunos possam aprofundar-se nas pesquisas e exercitarem sua criatividade, ampliando e compartilhando conhecimentos. Para essa edição, foi proposta a temática do folclore brasileiro, com o intuito de aprofundar-se no rico universo da cultura popular.

Sendo o Brasil um país riquíssimo em diversidade cultural, o folclore apresenta-se de modo plural, porém com traços marcantes de influências regionais, resultando em manifestações peculiares e mistas, formando traços de uma identidade genuinamente brasileira. A proposta da pesquisa para as escolas ficou dívida entre as cinco regiões, possibilitando dessa forma que a pesquisa se estendesse por todo território nacional. 

Atrações

A equipe do Núcleo de Arte e Cultura (Nuac) salienta que, apesar de todas as dificuldades encontradas para essa edição, dificuldades essas em virtude da pandemia do corona vírus, as escolas deram o máximo em matéria de produção e organização, com foco direcionado ao tema proposto, garantindo a qualidade dos trabalhos com apresentações belíssimas, com intuído de celebrar a riqueza da nossa cultura. Já estão confirmadas 98 apresentações artísticas das escolas e mais outras participações especiais.

Para a abertura do Festival MS in concert, no sábado dia 4 às 15h, teremos a orquestra da Escola Arlindo de Sampaio Jorge do bairro Moreninha II de Campo Grande, trata-se de um projeto que pertence ao Programa: Arte e Cultura na Escola, e é mantida pela própria escola, e pela SED/MS. A orquestra é composta por alunos, e tem com regente o Professor Alex Pereira Antunes que muito vem se dedicando ao ensino da música erudita e popular.

Tostão e Guarany

A dupla Tostão e Guarany que fará a apresentação no sábado, as 18h. Tostão e Guarany são uma das atrações cujo valor cultural é de suma importância para a nossa música, artistas que representam a cultura sul-mato-grossense e brasileira de raiz, donos de uma carreira marcante, e de muito sucesso no cenário musical. Farão um show especial aos nossos alunos e ao público em geral, apresentado canções do seu repertório com destaque a variedade regional brasileira.

Já no domingo além das apresentações dos projetos das escolas, teremos na abertura às 15h, a Banda Phenix Brass Band, composta por alunos e professores. A banda está sob a coordenação e direção musical do regente Professor Paulo Henrique Costa Ramos e conta com a participação do Professor Gustavo Ferreira Bogado Villarinho da Escola Neyder Sueli Costa Viera de Campo Grande, que juntamente com os alunos apresentarão um repertório eclético priorizando temas folclóricos e obras de caráter universal com ritmo que vão do baião ao jazz.

No mesmo dia, as 18h, subirá ao palco do auditório da UEMS a já consagrada cantora Juci Ibanez, que com sua simpatia e talento fará um concerto plural, onde a marca será uma interpretação sublimar e alegre com ritmos que vão da bossa nova ao samba, dentre outros estilos musicais.

A 14ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e Festival MS in concert é uma promoção do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, numa realização da Secretaria de Estado de Educação, através do Núcleo de Arte e Cultura. Conta com o apoio cultural da Fundação de cultura de MS e Fundação de Desporto e Lazer de MS. Acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro no auditório do campus da Universidade Estadual de MS em Campo Grande, das 7h30 às 18h, com entrada franca ao público em geral e transmissão pelo canal da SED :  https://www.youtube.com/c/EducaçãoMS

Para maiores informações entrar em contato com o Nuac: (67) 3323-7212.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Escolas da Rede Estadual elegem novos diretores para o triênio 2022-2024

02.12.2021

Com a participação de milhares de eleitores entre pais e responsáveis, alunos, professores e servidores, 1,4 mil chapas inscritas e mais de 3 mil Chromebooks utilizados como urnas, a Rede Estadual encerrou as eleições para novos diretores e vice-diretores das escolas nesta quarta-feira, 1ª de dezembro. Após dois dias de processo eleitoral, as instituições de ensino puderam votar e escolher as equipes que conduzirão a gestão escolar para o triênio 2022-2024. Feito pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, o pleito deste ano foi realizado por um sistema de votação desenvolvido em parceria com a PROCERGS.

Com data de posse prevista para ocorrer no dia 30 de dezembro, os gestores escolares receberão de forma inédita uma formação de 400 horas disponibilizada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias foi uma das instituições onde ocorreram as votações. Localizada no bairro Passo D’Areia, a escola faz parte da 1ª Coordenadoria Regional de Educação. Regina Ferreira, diretora desde 2012, foi surpreendida positivamente com o método digital de votação: “Por ser uma novidade, a gente fica apreensiva. Mas funcionou tudo certo!"

Formada por funcionários da escola, professores, pais e alunos, a comissão eleitoral reagiu positivamente às mudanças também. A secretária da escola e presidente da comissão, Márcia Regina, fala sobre a preocupação que a escola teve em convidar a comunidade para a votação. “Achávamos que seria mais difícil, por conta da inovação, mas os pais colaboraram bastante”, relata.

Alguns dos alunos se voluntariaram para atuar como mesários e auxiliar o andamento da votação. É o caso de Rafael Faustino, de 15 anos, que cursa o 9º ano. “Acho que é importante ajudar, acredito que a escola precisa de uma direção firme para liderar. Penso nas gerações futuras de alunos também”, conta o estudante ao reforçar a importância da participação nas eleições.

A supervisora da escola Maria Reni da Silva Machado acredita que as inovações no processo eleitoral o tornaram mais fácil e acessível à comunidade: “O momento que a gente vive é muito digital, né? Tudo muito dinâmico e as pessoas gostaram. Os pais participam bastante, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos”. 

Patricia dos Santos Machado, mãe de uma aluna do 7º ano, aprovou o novo modelo e destaca que o processo foi inovador e diferenciado: “Gosto da direção da escola. Minha filha de 15 anos já votou, ontem, também”, revelou Patrícia. Já para Genoíra Moreira Soledade, a votação é ainda mais especial. Avó de um estudante da escola, ela nos conta que seus filhos e agoras seus netos frequentam a Escola Gonçalves Dias: “Tenho muito orgulho de participar da votação.”

Chromebooks

Entre os anos de 2020 e 2021, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) distribuiu 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,3 mil escolas da Rede Estadual. A ação, que teve um investimento inicial de R$ 83,6 milhões, busca qualificar o ambiente digital da comunidade escolar e fortalecer inserção da tecnologia nas escolas.

Neste ano, de forma inédita, os equipamentos foram utilizados como urnas eleitorais nas instituições de ensino.


Calendário Escolar 2022 começa oficialmente no dia 21 de fevereiro

02.12.2021

Conforme a portaria nº 300/2021, as aulas na rede pública estadual no ano letivo de 2022 ocorrem no modelo presencial e começam no dia 21 de fevereiro e se encerram no dia 16 de dezembro.

O recesso escolar ocorre entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. Já de 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.

O ano letivo de 2022 será dividido em 4 bimestres. Este formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA PORTARIA

CONFIRA O CALÉNDÁRIO

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

800 horas para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais;

833 horas no Ensino Fundamental - Anos Finais;

1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno;

1400 horas para as Escolas em Tempo Integral;

400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.


Covid-19 foi temática em eletiva na unidade escolar do município de Miranda

02.12.2021

A Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, localizada no município de Miranda, realizou no segundo semestre, na disciplina da Eletiva III, atividades com a temática sobre o Covid-19, que levou os estudantes as investigações, pesquisas e debates acerca da ameaça constante que o vírus traz ao mundo.

As atividades foram coordenadas pelos professores Anildo Francisco, Aguinaldo Acunha do Nascimento, Daiane Teixeira e Ilda Barboza, em conjunto com estudantes do Ensino Fundamental da instituição de ensino que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”.

Os estudantes dialogaram e produziram panfletos orientativos sobre a importância de seguir todos os protocolos de biossegurança, identificar e estar atento aos sintomas e tomar a vacina. Compartilharam os conhecimentos adquiridos através de panfletos para a população por meio de uma mobilização em frente a escola, com o tema “A pandemia não acabou - Previna-se!”; dessa forma, fizeram uso das tecnologias para despertar a consciência das pessoas sobre os cuidados básicos em todos os ambientes contra o covid-19.

“Parabéns a todos os envolvidos, em especial aos Professores Aguinaldo, Anildo, Daiane e Ilda, a Coordenadora Andréia Martins e os estudantes pela ação”, enaltece a gestara da EE Varmelita Canale Rebuá, Izamara Nunes Albuquerque.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Gestores participam da 5ª edição da Teia da Educação 2021  

02.12.2021

Encerrando um ciclo de 12 reuniões técnico-pedagógicas que contemplou todas 347 escolas da Rede Estadual de Ensino, os gestores de 75 unidades escolares que fazem parte da Coordenadoria Regional de Educação de Campo Grande (CRE-6), participaram, na manhã desta quinta-feira (02.11), da 5ª edição da Teia da Educação 2021 – “Gestão Colaborativa, Educação Presente”, promovida pela Secretaria de Estado de Educação.

Após encontros em Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim e Ponta Porã, Jardim, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas a Teia da Educação 2021, foi realizada com gestores da capital, responsável por 48,8 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande. A Coordenadoria Regional de Educação de Campo Grande é gerida pelo professor Adalberto Nascimento, que também coordena Gestão Escolar da SED.

Apresentação Cultural

A reunião técnico-pedagógica iniciou com as apresentações culturais, a estudante Caroline Gomes Diniz, do 1º Ano do Ensino Médio, interpretou, na flauta transversal, a música “João e Maria” de Chico Buarque. Já o estudante Pedro Henrique Sabino de Souza, do 3º Ano do Ensino Médio, interpretou a música “Imagine” de Jhon Lennon, no instrumento violoncelo. Os dois estudantes fazem parte do projeto "O som da Nossa Canção" da Escola Estadual General Malan.

Os estudantes Marcelus Andrade das Chagas, do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Francisco e no violão, Marcius Andrade das Chagas da Escola Estadual 26 de agosto, realizaram apresentação da música “o Caderno”, de Toquinho. Marcelus faz parte do Instituto para Cegos Florisvaldo Vargas (ISMAC).

Cenário Educacional

A secretária de Estado de Educação, Cecília Motta, na abertura da reunião técnico-pedagógica, enalteceu o desempenho da Coordenadoria Regional e gestores de Campo Grande. Cecilia apresentou aos diretores o cenário educacional no contexto da pandemia COVID_19, com situação da educação no país, o impacto com a crise educacional no prejuízo à aprendizagem, panorama no mundo, a importância do retorno para garantia dos direitos dos discentes.

Cecilia Motta relatou sobre o Plano Nacional de Educação, “o plano de Mato Grosso do Sul foi o mais ousado, reflexo do compromisso que o Governo de MS tem com os estudantes da REE, nossa Teia da Educação, que está na quinta edição, tem a função de teia humana, de se desenvolver, de formação, em prol a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes e a melhoria da qualidade da educação estadual. MS é exemplo de diversas ações, referência no Brasil, o que fazemos com excelência socializamos para todas as secretarias, reflexo de uma equipe coesa e determinada”, relata secretária.

Investimentos

Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Corrêa Riedel, lembrou aos diretores de Campo Grande que “o ano que está se findando foi complicado, atípico e difícil na vida profissional e particular, devido a pandemia, deixo uma mensagem de virada de página, com sentimento de dever cumprido, um pouco assustados pelo futuro incerto, mas menciono com segurança, que o Governo de MS está empenhado e focado a proporcionar sempre melhoria na qualidade do ensino de nossos estudantes da REE. Agradeço o empenho, dedicação e comprometimento dos gestores pela educação de nosso MS”.

Eduardo Riedel lembrou ainda que, dos 48,8 mil estudantes matriculados na jurisdição de Campo Grande, cerca de 7,7 mil discentes estão inseridos no ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em 28 unidades escolares “no ano de 2022 teremos mais 09 novas escolas, totalizando 37 unidades escolares, com isso, somente na Capital, terá 49% das escolas da Rede Estadual de Ensino trabalhando com a modalidade de ensino”. Riedel destacou que os investimentos do Governo de MS não são apenas na melhoria estrutural, mas também tem gerado formação permanente dos servidores da educação.

Investimentos em MS

Governo de MS tem realizado ações determinantes, no âmbito educacional, por determinação do governador Reinaldo, ao todo, já foram beneficiadas 270 unidades escolares da REE, desde 2015, com mais de 660 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Desde o início da atual gestão, foram mais de R$ 350 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 150 milhões para 2022”, lembrou secretária.

Dos diversos investimentos do Governo de MS na Rede Estadual de Ensino está o programa “Escola da Autoria”, que contempla a mudança no sistema de ensino, “até o final de 2022, praticamente 60% das 347 escolas de MS passarão para sistema de ensino em tempo integral”, finalizou Cecilia Motta.

Referência Nacional

Secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Castro, lembrou aos diretores do aprendizado ao fazer gestão, em conjunto com secretária Cecilia, “aprendo muito com esta educadora de 50 anos de vida pública ao fazer gestão, sua capacidade e conhecimento é imprescindível para que tenhamos implantado políticas públicas que vêm de encontro com anseio dos estudantes de MS e de toda sociedade sul-matogrossense”.

Secretário adjunto Edio relatou que o Governo de MS é extremamente municipalista e trabalha em regime de colaboração com outros poderes públicos, como Assomasul e UNDIME e, lembrou ainda que, os diversos parceiros, como Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Fundação Lemann, estão trabalhando em Mato Grosso do Sul devido ao respeito e confiabilidade que a Secretária Cecilia tem no âmbito nacional, “fruto do da dedicação e comprometimento com a educação pública brasileira, por este motivo somos referência de gestão em todo país”, enfatiza Edio.

Recomposição da Aprendizagem

Em seu discurso aos gestores da CRE-6, o superintendente de Políticas Educacionais Hélio de Queiroz Daher, explanou sobre “a garantia de um plano simples, organizado e de acordo com a realidade de cada unidade escolar”, ao abordar sobre Plano de Recomposição de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (PRA-MS).

O Plano de Recomposição de Aprendizagem tem como parâmetro a matriz de referência de Avaliação Estadual, foco de habilidades essenciais do Instituto Reúna para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências), habilidades essenciais do Currículo de Referência de MS para o EF (Arte, Educação Física e Língua Portuguesa), habilidades essenciais do Referencial Curricular de MS para o Ensino Médio, avaliação diagnóstica, escuta ativa e contribuições do grupo estudantil da SED.

Na recomposição da aprendizagem são utilizados os espaços já disponíveis no emprego de tempo e servidores, emprego de espaços, como bibliotecas, laboratórios, salas tecnológicas; Ferramentas tecnológicas, como WebSED, G Suit For Education, videoaulas, entre outros, além de emprego de novos recursos, com ampliação de carga horário de servidores já disponíveis, preparatório online para ENEM e Vestibulares, Plataforma Letrus, bem como novas ações como grupos de estudos integrados de verão e inverno, durante férias e aos sábados, em parceria com universidades.

Planejamento

Os 153 diretores e adjuntos jurisdicionados da CRE-6 Campo Grande acompanharam as explanações da superintendente de Administração das Regionais, Mary Nilce Peixoto dos Santos e do coordenador de Gestão Escolar, Adalberto Nascimento.

Coordenador Adalberto Nascimento, relatou sobre a discussão em andamento da eleição dos grêmios estudantis da REE, atuação da COGES, protocolo de volta às aulas, além do manual de orientações para os gestores da rede, ações do monitoramento escolar.

Vacinação – Dia D

O coordenador da CRE-6 explanou aos gestores sobre a campanha do Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Estado de Saúde e Educação, intitulada "Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!", que visa fazer a busca ativa de estudantes com 12 anos ou mais, das redes públicas e privadas de ensino, dos 79 municípios do Estado, que acontecerá no próximo dia 7 de dezembro

Estima-se que cerca de 53.995 (21,91%) estudantes ainda não tomaram a primeira dose de vacina da Covid-19 e 120.603 (48,94%) estudantes não voltaram para tomar a segunda dose de vacina. A população vacinável de adolescente é de 246.441.

Para a realização desta campanha, cada um dos municípios indicou uma ou mais escolas que funcionará como polo base para a imunização dos adolescentes contra a Covid-19, além de disponibilizar equipes para a vacinação. Em Campo Grande, por exemplo, as Escolas Estaduais Joaquim Murtinho, Lino Villachá (Nova Lima) e Waldemir Barros da Silva (Moreninhas) serão os pontos focais para a imunização dos adolescentes das redes privadas e públicas de ensino, “foi disponibilizado, em parceria com Corpo de Bombeiros, 10 ônibus para locomoção dos estudantes”.

Adalberto lembrou que os alunos que ainda não se vacinaram precisam apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal. No caso em que o adolescente comparecer desacompanhado, será exigido, além de um dos documentos mencionados, a apresentação do Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsável legal. O Termo de Autorização poderá ser retirado junto à Secretaria de Estado de Educação.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Educação estende prazo de inscrição para cursos técnicos até 5 de dezembro

02.12.2021

As inscrições para os cursos técnicos da rede estadual de educação foram prorrogadas até o dia 5 de dezembro e podem ser feitas diretamente pelo site da Seduc. Atualmente, são ofertadas mais de 22 mil vagas para o ano letivo de 2022 em 63 cursos técnicos (confira a lista aqui). Além disso, com o intuito de modernizar os currículos, qualificar o ensino e alinhar o conhecimento ao potencial econômico das regiões do Estado, a Secretaria da Educação do RS (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), reformulou quatro destes cursos: agropecuária, informática, administração e eletrotécnica.

PARA SE INSCREVER NOS CURSOS TÉCNICOS, CLIQUE AQUI

A Rede Estadual da Educação Profissional possui 157 escolas, localizadas em regiões pontuais do Estado, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente são ofertados 63 cursos técnicos de nível Médio para 25.238 alunos. Eles podem ser desenvolvidos nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica, ou seja, o aluno o aluno pode ingressar em um curso técnico quando concluir o Ensino Fundamental (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio), enquanto cursa o Ensino Médio (concomitante ao Ensino Médio) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente).

Saiba quais são os cursos técnicos oferecidos pela Rede Estadual no site educacao.rs.gov.br/suepro ou diretamente nas instituições de ensino.


Abertas as inscrições para cadastro reserva de contratação temporária para professores, servidores e especialistas

02.12.2021

Até o dia 22 de dezembro, estão abertas as inscrições para o processo de seleção de cadastro reserva para contratação temporária. O cadastro é destinado a professores, servidores e especialistas, para atuarem nas escolas da rede estadual.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.educacao.rs.gov.br e a documentação deverá ser incluída digitalmente durante o processo.

No ato da inscrição o candidato deverá optar por coordenadoria, município e cargo/componente curricular. Após finalizada a inscrição não serão permitidas alterações.

Em caso de dúvida, contate a CRE de sua região.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO:

INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES

INSCRIÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS

INSCRIÇÃO PARA ESPECIALISTAS


Dança, música e teatro marcam noite de espetáculos realizados por estudantes do Núcleo de Arte Educação

02.12.2021

A noite da última terça-feira (30) foi regada a muita dança e belíssimas encenações teatrais realizadas pelos estudantes do Núcleo de Arte Educação (NAE), projeto desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma). As apresentações marcaram o encerramento das atividades do NAE em 2021.

O palco escolhido para o espetáculo foi o do tradicional e imponente Teatro Arthur Azevedo (TAA). E, na plateia, familiares dos estudantes assistiam extasiados ao show proporcionado por esses verdadeiros artistas, que contou com apresentações de: Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Teatro.

“Ver esse Teatro cheio hoje nos enche de alegria para mostrar o resultado das atividades e amor pela arte dessas crianças. E nossos professores foram fundamentais para que esse momento ocorresse”, ressaltou a diretora do TAA, Bianka Marques.

O NAE é uma iniciativa do Governo do Estado e funciona nas dependências do TAA. Anualmente, o projeto beneficia cerca de 240 jovens e crianças, entre: estudantes da Rede Pública Estadual e filhos de famílias sem condições financeiras para custear cursos e escolas de arte. No Núcleo são ministrados cursos de teatro, ballet clássico, canto coral, violão, piano, dança contemporânea e aperfeiçoamento em dança, ofertados de forma gratuita.

Representando o Governo durante a noite de espetáculo, o subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, ressaltou a importância desse projeto, destacando ainda que – mesmo durante a pandemia – as atividades do NAE não foram paralisadas.

“O governador Flávio Dino tem orgulho desse projeto. O NAE continuou suas atividades durante a pandemia porque a arte é resistência, e a prova disso é essa emocionante noite que vivenciamos aqui, com casa cheia – respeitando todos os protocolos sanitários, obviamente. Mas, com familiares, professores, crianças e jovens felizes do exitoso resultado de seus esforços e aprendizados”, destacou Danilo Moreira.

Durante toda a noite, estudantes e professores realizaram demonstrações de suas atividades, em formato de aula performance, apresentando os processos criativos de sala de aula ao longo do ano.

Aos estudantes da turma de Teatro, coube a missão de apresentar a performance de “Entre textos e contextos: Apolônia Pinto e Arthur Azevedo”, “Experimento I”, “Brincadeira de dançar”, “Experimento II”, “Ciganas de Paris” e “Willis”, foram as apresentações realizadas pelas turmas de Ballet Clássico. Já as turmas de Dança Contemporânea apresentaram: “Ayô” e “Dez pras seis”.

“Foi um projeto incrível! Agradeço a todos que fizeram esse momento acontecer. Sei que esse espetáculo foi muito importante para todos nós”, disse Ana Júlia Garcia Almeida, da turma de dança contemporânea.

A alegria por participar de um projeto tão inclusivo também foi ressaltada pela jovem Letícia Lindoso, da turma de Ballet Clássico. “Agradecemos por essa oportunidade que transforma vidas. Para mim, é um prazer fazer parte desse projeto”, expressou a estudante.

Em 2021, o NAE completa 16 anos de atividades, levando a centenas de milhares de jovens e crianças, a concretização de sonhos por meio da arte, dança e teatro. Jovens como a ex-aluna Nicolly de Santana Maciel, que expressou toda sua gratidão ao projeto. “Gratidão, desafio, ressignificação e amor, são palavras que definem nosso sentimento”, disse ela, que hoje é aluna do Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão.

Novas apresentações
Os espetáculos continuam. Na próxima sexta (3) e terça-feira (7), novas apresentações devem acontecer.

Na sexta-feira (3) será a vez das turmas de Piano se apresentarem no “Concerto de Piano”, a partir das 16h, no Palacete Gentil Braga – Cine Teatro Aldo Leite, localizado no Centro.

Já na próxima terça-feira (7) será a vez dos estudantes das turmas de Canto Coral e Violão apresentarem o musical “O Fantasma da Ópera”, no Teatro João do Vale, no Centro Histórico.

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
01/12/2021