Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Primeiro dia do Saeb no Amazonas somou 86% de presença

23.11.2021

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, iniciou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é realizada em todo o país. Na capital, mais de 11 mil alunos, em 32 escolas da rede estadual, realizaram a avaliação. 

No primeiro dia, participaram do exame 3.072 alunos do 5° ano e 4.846 do 9º ano do Ensino Fundamental, além de 3.687 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, foram 11.605 alunos presentes na avaliação, somando 86% de presença em toda a rede estadual da capital. 

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, que as escolas públicas do Brasil são avaliadas. No Amazonas, as provas ocorrem de 22 de novembro a 10 de dezembro. A última avaliação foi realizada em 2019. Os resultados são divulgados no ano seguinte e produzem os principais indicadores da qualidade da educação básica no país.

Kuka Chaves, secretária estadual de Educação, visitou unidades de ensino na segunda-feira e constatou o otimismo dos corpos docente e pedagógico com o empenho dos estudantes. 

“Através dessa avaliação nós vamos conseguir fazer um Raio-X do verdadeiro aprendizado dos nossos estudantes. As escolas estavam focadas e mobilizadas para preparar os alunos e certamente teremos bons resultados”, avaliou a secretária.

Saeb – O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM 


Governo de Santa Catarina entrega 3,5 mil tablets para escolas

23.11.2021

"Estamos aqui fazendo entregas importantes, mostrando a atenção do governo catarinense para com as regiões mais distantes da capital de Santa Catarina. Para mim, têm um significado muito grande por eu estar governador e ser representante de todo o Grande Oeste. Isso é motivo de muita alegria, muita satisfação e sensação de dever cumprido", declarou De Nadal. Ele também manifestou gratidão ao governador licenciado Carlos Moisés e à vice-governadora licenciada Daniela Reinehr pelo gesto, na avaliação do governador em exercício, direcionado não só a ele próprio, mas a todo o Parlamento.

O secretário de Estado da Educação em exercício, Vitor Balthazar, ressalta a importância da utilização de equipamentos de tecnologia nas escolas. “Hoje temos diversas opções para tornar o ensino em sala de aula mais dinâmico e atrativo. Esses investimentos são parte do que Santa Catarina está fazendo para modernizar e qualificar a sua educação, incentivando a criatividade e preparando melhor os nossos estudantes. A tecnologia é uma aliada nesta missão.”

Para a região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), o investimento é de aproximadamente R$ 996 mil para a entrega de 1.111 tablets, que serão utilizados por mais de 13 mil alunos. São beneficiadas 54 escolas dos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Já na região da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), 943 tablets foram entregues a 47 escolas da rede estadual, com investimento de R$ 845,3 mil. São beneficiados quase 11,7 mil estudantes dos municípios de Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos.

O governador em exercício anunciou ainda a entrega de 1.276 tablets para 63 escolas localizadas na região da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). O investimento de R$ 1,14 milhão beneficia mais de 13 mil estudantes dos municípios de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

Também foram entregues 226 tablets para 8 escolas da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste). O investimento de R$ 202,5 mil beneficia mais de 2 mil estudantes dos municípios de Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.

Repasse aos municípios permitirá a construção de escolas

Para Xaxim, município onde Mauro De Nadal iniciou o roteiro pela região, uma das obras mais aguardadas é a construção do Complexo Educacional Santa Terezinha. Ele, que já havia visitado o local onde a edificação será construída, agora oficializou o repasse de cerca de R$ 5 milhões para que o município inicie as obras.

Em Chapecó, os R$ 21,96 milhões de repasse anunciados permitirão a construção de uma escola com ginásio de esportes no bairro Desbravador, além de dois centros de educação infantil municipais, nos bairros Efapi e Santa Maria, e aquisição de equipamentos de informática para a rede municipal de ensino.

Mauro De Nadal oficializou ainda o repasse de quase R$ 17,5 milhões a 14 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). A maior parte desses recursos será utilizada para melhorar a estrutura da educação nos municípios. São os casos de Barra Bonita, que vai construir um centro de ensino para alocar estudantes da rede municipal, de Guarujá do Sul, que construirá uma creche, e São Miguel do Oeste, que irá adquirir e reformar o Centro de Educação Infantil do Bairro São Jorge, ampliar e reformar a escola do Bairro Progresso e renovar a estrutura do CEDUP.

O governador em exercício liberou também R$ 3,5 milhões em investimentos para o município de São Lourenço do Oeste terminar a construção do novo prédio da escola Santa Maria Goretti. Em Cunha Porã, foi anunciado o repasse direto de R$ 27,7 milhões para 10 municípios, que serão usados em obras de infraestrutura e educação.


Governadora defende sistema híbrido e ensino profissionalizante

23.11.2021

Ao fazer palestra na abertura da 39ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (21), a governadora Fátima Bezerra defendeu que os estados e o país precisam se voltar para atender as novas necessidades de uma educação que precisa se adequar aos sistemas presencial e remoto e se voltar para o fortalecimento da educação técnico-profissionalizante e superior. Neste ano, o evento teve como tema “O Futuro da Educação e da Ciência no Pós Pandemia”, sendo realizado no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal.

"A necessidade de priorizar a educação foi ressaltada pela pandemia. Temos hoje dois grandes desafios: o sistema híbrido veio para ficar, não tem mais volta.  E precisamos investir para assegurar a profissionalização técnica. Mas, para isso precisamos de acesso aos meios digitais, com investimento federal, e desburocratizar parcerias com a iniciativa privada para a formação técnica", defendeu a chefe do Executivo estadual.

Fátima Bezerra acrescentou que, mais do que nunca, é necessário investir na educação, na ciência, na tecnologia e na inovação. "A pandemia exacerbou a desigualdade e mostrou que a exclusão digital impediu o acesso de muitos ao ensino-aprendizado de forma remota", reforçou.

Diante destes desafios, a governadora explicou que no RN a gestão estadual tem planejamento e projetos. "Estamos fazendo o maior investimento da história na Educação. Criamos o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) que vai investir R$ 400 milhões na construção e implantação de 12 escolas profissionalizantes denominadas Instituto Estadual de Educação Tecnológica (IERN), incorporar dez escolas profissionalizantes já existentes, promover a valorização e a formação continuada dos educadores, reformar e ampliar escolas, levar internet e equipamentos de tecnologia da informação de qualidade às escolas da rede pública estadual e ações de alfabetização.”

A governadora ainda enfatizou: "precisamos fazer das escolas ambiente de paz e respeito para cumprir sua função de formar para a cidadania e para o mundo do trabalho. É isto que vai promover o desenvolvimento econômico e social sustentável".

O seminário contou com exposição do reitor da UFRN, José Daniel Diniz. “A pandemia é um problema global que não pode ser tratado com melindres e ações de confronto. A pandemia trouxe grandes perdas para a educação superior e básica, como a evasão escolar. A responsabilidade social de cada um de nós indica que não podemos abrir mão do nosso futuro", afirmou.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcos Vinicius David entende que as universidades vão ter que efetivamente assumir o desafio do desenvolvimento com tecnologia. "Não podemos continuar só como produtor de comodities", pontuou, para criticar "a drástica redução de investimentos em ciência e tecnologia pela administração federal nos últimos anos, que chega a quase 60%".

Para a vice-presidente acadêmica da Ânima Educação, Denise Campos, o momento pós-pandemia precisa deixar a educação fragmentada para alcançar" a educação integrada, com projeto político, pedagógico, currículos integrados e recuperar a unidade perdida na era industrial. O foco da educação do futuro é na autoria, na produção e na formação. A política pública de educação deve levar a escola para a rua - através da extensão -observar problemas potenciais e a abundância. Pensar complexo, criar soluções simples. Para problemas globais, soluções locais".

O ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGVO), José Henrique Paim considerou que diante "da enorme desigualdade social no Brasil, a União, estados e municípios devem atuar de forma mais orgânica e colaborativa".

Paim avalia que a questão tecnológica para a educação básica passou a ser assunto central. "O acesso à internet de qualidade deve ser assumido pelo governo federal, assim como uma gestão voltada para a aprendizagem técnica e cultural com acompanhamento de cada aluno".

O ex-ministro também considerou que o futuro da educação e da ciência passa pelo casamento entre o mundo produtivo e as universidades. Ele afirmou que as empresas devem se reorganizar, e também o estado brasileiro, em favor da pesquisa aplicada, e lembrou que países desenvolvidos fizeram isso nos séculos 19 e 20.

Ao encerrar sua exposição, José Henrique Paim compartilhou a mesma preocupação da governadora Fátima Bezerra: "temos um duplo desafio à frente - formação voltada à cidadania e ao mundo do trabalho, com pensamento crítico e tolerância. O desenvolvimento deve estar associado à questão educacional", concluiu.

O seminário Motores do Desenvolvimento é promoção do jornal Tribuna do Norte com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, UFRN, Fiern, Fecomércio, UNP, Câmara Municipal de Natal, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Natal, Neoenergia-Cosern e RG7Invest.


Coordenação Regional de Educação de Santa Helena intensifica entregas de chromebooks

23.11.2021

A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás intensificou as entregas dos computadores chromebooks do Governo de Goiás para os alunos da 3ª série do Ensino Médio e do Programa GoiásTec – de Mediação Tecnológica da rede pública estadual de ensino da região.

Os computadores foram distribuídos para os estudantes dos colégios estaduais Sebastiao Alves Ferreira, no município de Maurilândia, Rui Antônio da Silva, em Turvelândia, Braz Simões Borges, em Porteirão e Domingos Alves Pereira, em Acreúna.

Nas quatro escolas, ao todo, foram entregues 471 chromebooks, sendo 147 no Colégio Estadual Sebastiao Alves Ferreira; 64 no Rui Antônio da Silva; 55 no Braz Simões Borges; e, 205 no Domingos Alves Pereira. Especificamente para os alunos do Programa GoiásTec foram destinados 101 chromebooks.

Oportunidades

O aluno Kaíque, que estuda na 3ª série do Colégio Estadual Sebastião Alves Ferreira, fez um agradecimento. “Em nome dos alunos beneficiados, agradeço pela dedicação de todos em proporcionar oportunidades de melhoria das condições de ensino para nós, estudantes da rede pública”, falou o aluno no momento em que recebia o computador.

Os eventos de entrega dos computadores foram acompanhados pela comunidade escolar nas cidades, pela coordenadora regional de Educação de Santa Helena de Goiás, Magna Lacerda, e autoridades.

Quase 900 chromebooks

A CRE de Santa Helena de Goiás recebeu 876 computadores chromebooks para a distribuição entre os alunos de 3ª Série do Ensino Médio e do Programa GoiásTec. A entrega destes computadores chromebooks é uma ação do Governo de Goiás que, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visa ampliar as oportunidades de conectividade de estudantes da rede pública estadual de ensino com vistas a contribuir para a sua preparação para a entrada no ensino superior e sua inserção no mundo do trabalho.


Estudantes de Atitude revitalizam áreas de colégio estadual em Rio Verde

23.11.2021

A revitalização de áreas antes ociosas do Colégio Estadual João Velloso do Carmo, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, transformou o dia a dia da escola. Participantes do projeto ‘Estudantes de Atitude’, 40 alunos do colégio realizaram ações que beneficiam a prática de atividades esportivas e pedagógicas.

“Nossos alunos recuperaram uma quadra de vôlei de areia, anteriormente sem condições de uso, construíram um campinho de futebol onde era um estacionamento de bicicletas e implantaram o Espaço Pedagógico, que serve para atividades como jogos, leitura e convivência”, conta a professora Fernanda Cecília, uma das tutoras do projeto na unidade escolar.

A professora lembra que os estudantes fabricaram equipamentos para a construção e implantação dos espaços, entre eles as traves para o campo de futebol e a estrutura do Espaço Pedagógico. “Com a ajuda da comunidade, que nos doou materiais, os alunos fizeram a busca e produziram pelas próprias mãos os aparelhos”, destaca Fernanda.

Francielly Batista, 15 anos de idade, é uma dessas alunas, e ela se diz orgulhosa em transformar o cotidiano do colégio. “Temos de volta nossa quadra de vôlei, que nos dá a oportunidade de praticar mais atividades físicas e nos diverte bastante”, disse a estudante.

Três estudantes do grupo são do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que, segundo a professora Fernanda, também promove a inclusão dentro do projeto. Paulo Vítor Martins, de 18 anos, participou ativamente das ações e está feliz por isso. “Fiquei feliz em ajudar, na brita para o piso, lavar pneus e pintar pneus”, contou o aluno.

Cuidado e conservação

Para a professora Fernanda, o ‘Estudantes de Atitude’ atinge totalmente o seu objetivo de fomentar a cidadania e a participação social dos alunos. Tanto é que, de acordo com ela, os estudantes do João Velloso do Carmo passaram a cuidar ainda mais dos espaços da escola, inclusive chamando a atenção para qualquer atitude que possa causar a depredação do patrimônio e prejudicar o andamento das aulas, ressalta.

Participação vitoriosa

Em 2019, o Colégio Estadual João Velloso do Carmo ficou entre os 10 primeiros colocados entre as escolas públicas estaduais de Goiás no projeto Estudantes de Atitude, alcançando a 8ª colocação, com a ação de construção de um banco de assento utilizando 5 mil garrafas pets (recicláveis).


Educação avalia como positiva a participação dos estudantes da rede estadual no primeiro dia de provas do Enem

23.11.2021

Em entrevista à imprensa na tarde deste domingo, 21/11, a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, informou que dados levantados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) indicam que a participação dos estudantes da rede pública estadual de ensino neste primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 alcança 70%. Segundo informou, ainda, a secretária, esse percentual é visto, pela Secretaria, como positivo, consideradas as dificuldades deste momento da pandemia de coronavírus. Em Goiás, 129.032 pessoas se inscreveram no Enem 2021, sendo que cerca de 55 mil são alunos da rede pública estadual.

“A Educação como um todo, no Brasil e no mundo, foi prejudicada duramente. O que nós fizemos foi trabalhar muito para garantir às nossas crianças, a esses jovens, as condições que eram possíveis, de imediato, como tiveram que ser, de acesso, de conectividade, de cuidados”, afirmou a secretária. Para Fátima Gavioli, a participação dos alunos nestas provas, ainda em meio à pandemia, reflete esse trabalho cuidadoso, os projetos, as ações que asseguraram a continuidade das atividades da Educação. “Nossos estudantes não ficaram desassistidos durante a pandemia”, assegurou a secretária.

Fátima Gavioli acompanhou este primeiro dia de provas do Enem 2021 em duas escolas da rede estadual, os colégios Maria Rosilda Rodrigues, em Aparecida de Goiânia e Roberto Civita, em Goiânia, onde conversou com a Imprensa. Na entrevista, a secretária também comentou sobre o tema da Redação do Enem 2021 – ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. “A Redação trouxe um tema social, uma proposta sobre a inclusão, o acesso aos direitos. Achei importante e uma boa oportunidade de os estudantes refletirem sobre a cidadania, os direitos das pessoas, veja bem, até em relação aos documentos básicos do cidadão. Gostei muito!”, disse Fátima Gavioli.

Educação é prioridade 

Os investimentos do Governo de Goiás na área da Educação têm foco na melhoria da aprendizagem e na promoção da formação para a vida, da inclusão e da equidade. Neste sentido, as práticas para um bom desempenho dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais no Enem ganharam, desde o início desta gestão, atenção especial. Mais especificamente na preparação para as provas do Exame, se destacam:

-Projeto Goiás Bem no Enem, que vem sendo reformulado e ampliado do ponto de vista pedagógico se constituindo numa rotina semanal de estudos, diários e articulados: Segunda-feira: “Segundou” – Dicas sobre temas diversos; Terça-feira: Listas – Desafios Weekend; Quarta-feira: Maratona de resolução de questões – padrão Enem; Quinta-feira: Minuto Enem – Dicas importantes sobre os componentes curriculares, com maior incidência no Enem; Sexta-feira: “Sextou”- Resumos/Análises de livros literários; Sábado: “Sabadou” – Goiás Bem no Enem na TV.

Além dessa programação, há, ainda, ações voltadas à potencialização da aprendizagem dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio:

-Intensivão de Língua Portuguesa e Matemática – 3ª Série em FOCO;
São aulas transmitidas aos sábados, ao vivo, a partir das 09h, pelo canal da Seduc-GO, no YouTube, logo após o Goiás Bem no Enem na TV, que tem transmissão pela TV Brasil Central, a partir das 08h30.

-Aulões de vários componentes curriculares – Transmitidos, ao vivo, a partir das 10h30, para todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.

Goiânia, 21 de novembro de 2021.
Comunicação Setorial da Seduc


Encontro de tecnologia debate transição das atividades remotas ao ensino híbrido

22.11.2021

Nos últimos dois anos, a tecnologia mostrou o caminho para que estudantes e professores continuassem o processo de aprendizagem. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, o uso dessas tecnologias passou a ser mais presente dentro e fora da sala de aula. Discutindo esse impacto e para apresentar estratégias destinadas a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer realiza a 2ª edição do Encontro de Tecnologias Educacionais do Rio Grande do Norte (ETERN), com o tema “Da Educação Remota ao Ensino Híbrido: Desafios, Perspectivas e Aprendizados”. O encontro iniciou-se nesta segunda (22) e segue até quinta-feira. A abertura oficial será nesta terça (23).

O evento conta com participantes inscritos de todo o RN e será totalmente virtual, com atividades transmitidas pela internet, por meio do canal da SEEC no YouTube e por plataformas de videoconferência. A governadora Fátima Bezerra fará a abertura oficial do evento, acompanhada do titular da Educação do RN, Getúlio Marques, e da secretária adjunta da pasta, Márcia Gurgel.

“Nosso objetivo é promover o diálogo sobre vivências relativas ao ensino remoto ou híbrido, bem como, compartilhar experiências com uso de tecnologias educacionais, as quais proporcionem inovação na prática pedagógica. Esse é o caminho e um dos legados que levaremos para o período que entraremos, o pós-pandêmico”, frisa o secretário Getúlio Marques.

Composta por palestras, oficinas, relatos de experiências, telas de diálogos, entre outras atividades, a programação completa do evento está disponível no site do ETERN, que pode ser acessado em http://etern.seec.rn.gov.br/. O ETERN é coordenado, na SEEC, pelo Grupo de Processamento de Dados e Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias, em parceria com os Núcleos de Tecnologias Educacionais, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS).

Em seu segundo ano, o ETERN se consolida no calendário oficial da SEEC como principal evento no campo da tecnologia. Diversas instituições formam o grupo de convidados, como o Ministério da Educação de Portugal, as Universidades Federais de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e a Rural do Semi-Árido, as Universidades Estaduais do Rio Grande do Norte, de Campinas, Paulista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituto de Ciências Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Amplifica - Empresa parceira do Google, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Faculdade MASP e o Espaço de Integração da Vida.

Link para a abertura do evento: https://youtu.be/hrAHrsGl9RE


Professor da rede estadual acerta tema da Redação

22.11.2021

O professor de Geografia e Atualidades, Emerson Amorim, foi surpreendido com uma chuva de mensagens de agradecimento dos seus estudantes na noite deste domingo, 21. O motivo para tanta gratidão é que ele havia abordado o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) em suas aulas do curso Pré-Universitário (Preuni), Polo Abelardo Romero Dantas, e do Colégio Estadual Sílvio Romero, em Lagarto. 

A redação do Enem 2021 teve como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os participantes tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta na prova, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema é o mesmo para as duas versões do Enem: impressa e digital.

Emerson Amorim explicou que sempre priorizou temáticas sociais em suas aulas. “Os brasileiros invisíveis”, assunto abordado nas minhas aulas do Preuni, cuja notícia correu não só o Brasil como o mundo, trazia que cerca de 3 milhões de brasileiros, no ato do cadastramento de um novo benefício social, não tinham nenhum tipo de documento. Nessa perspectiva, eu passei a abordar a questão histórica desse tema, mostrando um país desde a colonização, passando pela promessa de uma boa vida no Brasil República, e desde aquela época nosso país não consegue sanar alguns problemas sociais, justamente porque o conceito de Estado ainda não chegou para todas as pessoas”.

“Eu sempre associei fatos históricos, temas de geografia e sociologia, com os fatos de hoje. E com o advento das tecnologias digitais passei a me aprofundar cada vez mais, principalmente na parte de geopolítica, área que eu amo. Em 2014, quando ingressei na rede estadual, fui convidado a lecionar também no Polo Lagarto. E foi nessa ocasião que sugeri ao coordenador Clécio de Jesus, que enquanto lecionava as aulas de Geografia, no fim de semana, eu reservaria uma hora da aula para tratar de temas da atualidade”, lembrou o professor Emerson Amorim, destacando que sua sugestão foi bem aceita e abraçada pela coordenação do programa.

A coordenadora do Preuni Seduc, professora Gisele Pádua, também celebrou o feito do professor Emerson Amorim, que tem apostado, ao longo do ano, “na interdisciplinaridade, que é a conexão dos professores de redação e geografia. Na nossa programação tivemos quatro aulões de atualidades, e nos polos, os professores têm essa liberdade de estarem trabalhando os temas atuais. O professor Emerson tem isso muito forte na sua didática. A gente fica muito feliz que o professor tenha abordado esse conteúdo com os nossos alunos”, disse.

Para o estudante Anderson da Silva Alves, do Preuni Polo Lagarto, as aulas do professor Emerson foram essenciais para a fundamentação de sua redação, sobretudo o entendimento de outras questões que tratavam sobre atualidades. “Conteúdos determinantes e que me ajudaram bastante no Enem”, frisou. Além dele, mais estudantes agradeceram ao professor de Lagarto após a prova. 

No Colégio Estadual Sílvio Romero, escola-piloto do Novo Ensino Médio, o professor Emerson Amorim foi um dos pioneiros, juntamente com a gestora Tamires Ribeiro, na implantação da disciplina integradora de Atualidades. “No Silvio Romero trabalho exclusivamente com essa disciplina, que tem feito a diferença na rotina de estudos dos nossos alunos, e vem sendo aplicado em outras unidades de ensino. “Com certeza vamos colher bons frutos no próximo ano. Isso prova que quanto mais o Governo do Estado investe nos Polos do Preuni, além do Novo Ensino Médio, há uma tendência de crescimento gradativo”, concluiu.


Professora da rede pública estadual acerta tema da Redação do Enem 2021

22.11.2021

A professora Núbia Rocha, da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, localizada em Santana do Acaraú, conseguiu acertar o tema cobrado na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizada no último domingo (21). A educadora trabalhou em sala de aula assunto da invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais, com seus alunos da 3ª série, duas semanas antes da aplicação da prova.

Ao saber do feito, Núbia mostrou-se emocionada. “Não só acertei, como avisei aos alunos que a minha intuição me dizia que esse seria o tema. Minha reação foi um misto de riso e choro”, relata.

De acordo com a professora, todos os alunos lembraram de agradecê-la após a conclusão da prova. “Inclusive, me falaram que a Redação foi a prova mais fácil”, salienta.

A estudante Lucivânia Santos chegou a tirar nota 1.000 no exercício que fez alguns dias atrás e, com isso, acredita ter tido bom desempenho no Exame propriamente dito. “Quando vi o tema da Redação, fiquei tão nervosa e surpresa, que custei a acreditar que fosse real”, conta. “O trabalho de escrita foi feito ao longo de todo o ano, inclusive nas aulas que tivemos on-line, o que nos ajudou a ter mais fluência na hora da avaliação”, relembra a aluna.

Millena Évila da Silva, que também fez a prova do Enem, mandou uma mensagem cheia de entusiasmo para a professora. “Você não tem noção da felicidade que senti quando abri a prova e vi a proposta de Redação. Só conseguia pensar: ‘Núbia acertou’. Quando você passou esse tema, eu não vou mentir, odiei. Mas, graças a você consegui fazer uma boa redação!”, reconhece a jovem.

Núbia procura valorizar o hábito de ler e de escrever entre os alunos, não apenas tendo em vista a busca por um bom desempenho em provas, mas principalmente, pela construção de um pensamento crítico e cidadão. “Somos seres de comunicação. A leitura e a escrita são atividades básicas de todo o processo de ensino e aprendizagem”, enfatiza a professora.

Bruno Mota - Texto


Educação divulga calendário escolar para o ano letivo de 2022

22.11.2021

A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) publicou nesta segunda-feira (22), através da resolução n.º 5.572/2021 - GS/Seed, o calendário escolar de 2022 para a Rede Pública Estadual de Ensino.

As aulas vão começar no dia 7 de fevereiro, com dias de planejamento e estudo dos professores nos dias 3 e 4 do mesmo mês. 

Entre as novidades do calendário estão novas datas para estudo dos docentes e o aumento do recesso escolar no meio do ano. “Uma das novidades é que os dias de planejamento e estudos não serão mais aos sábados, como solicitado pela rede, além do aumento do recesso em julho, outro pedido dos professores”, comenta o diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda.

As aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25, com o momento para planejamento e estudo na quinta e sexta-feiras anteriores, dias 21 e 22 de julho. Ou seja, há um aumento do recesso escolar entre os semestres letivos, passando de sete para dez dias para os professores, enquanto os estudantes vão passar a ter mais de duas semanas, ao invés de 11 dias, como foi neste ano. O término das aulas, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro.

Estão mantidos para os professores, entre férias e recesso escolar, 60 dias durante o ano de 2022. A distribuição das aulas para o início do ano letivo será realizada entre a última semana de janeiro e o início de fevereiro, majoritariamente de forma remota, para garantir o suprimento dos professores do PSS (Processo Seletivo Simplificado) a partir do início de fevereiro.

Novamente o calendário está organizado em trimestres para todas as escolas estaduais, padronizando os períodos de avaliação para toda a rede estadual de ensino. Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) farão adaptações necessárias nos calendários das escolas devido a feriados municipais e situações pontuais.


Educação realiza Semana da Educação Integral da Bahia com diversas atividades no IAT

22.11.2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (22), a Semana da Educação Integral da Bahia, que segue até o dia 26 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O encontro tem como foco a implementação da Lei n° 14.359/21, que instituiu o Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira visando, através da ampliação da jornada escolar, elevar os níveis de aprendizagem e fortalecer o desenvolvimento humano e social dos estudantes da rede estadual. 

O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação Jerônimo Rodrigues, destacou a ampliação da oferta da Educação Integral. “O Governo da Bahia está antecipando aquilo que foi pactuado no Plano Estadual da Educação, que é fazer com que pelo menos 25% total dos estudantes dos ensinos Médio e Fundamental estejam matriculados em Educação Integral. É um conjunto de ações no campo da infraestrutura e da aquisição de insumos e equipamento, além da contratação de pessoal para que a escola possa funcionar com todos os elementos para receber os estudantes neste novo desafio de ampliar a permanência deles com qualidade na escola”. 

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou da importância do encontro. “É uma semana que vamos discutir os projetos e programas já pensando no encerramento do continuum pedagógico e início do ano letivo de 2022. A intenção é que a gente faça um planejamento com os articuladores territoriais que estão na ponta com os projetos de aprendizagem”.

A programação do evento inclui palestras sobre temas como “Projetos artísticos e culturais”; “Jogos Escolares da Rede Pública”, “Educação Ambiental e Saúde”, Currículo da Educação Integral”; “Ética na pesquisa”; e “Atividades Curriculares Complementares”, além de relatos de experiências. A programação completa pode ser acessada aqui.


Delegação embarca para participar das Paralimpíadas Escolares 2021

22.11.2021

A delegação tocantinense, composta por 35 pessoas, incluindo atletas e equipe técnica, embarcou nesta segunda-feira, 22, para participar das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. Os competidores têm entre 11 e 17 anos e disputam os títulos nas seguintes modalidades: Atletismo (Corrida, Salto a distância, Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo e Disco), Natação, Parabadminton e Tênis de mesa.

Os 17 atletas que embarcaram para participarem da Paralimpíadas têm algum tipo de deficiência física, intelectual e visual. "Uma grande oportunidade para a formação desses atletas, seja pelo intercâmbio cultural ou pelo contato com os demais atletas. Sem contar que as Paralimpíadas Escolares abrem as portas para os estudantes-atletas participarem de outras competições", destacou o secretário executivo, Danilo de Azevedo Costa, que responde pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O paratleta Maury das Virgens Oliveira, 16 anos, aluno do Colégio Estadual João de Abreu, de Dianópolis, participou dos Jogos em 2019, conquistou medalha de ouro no Lançamento de Dardo e na Corrida, além de medalha de prata no Salto em Distância, categorias em que também competirá neste ano. "Estou muito feliz em competir, viajar e conhecer novas pessoas. É uma experiência muito boa", destacou.

Em sua primeira participação nas Paralimpíadas, Vitória Brito de Lira, 15 anos, estudante da Apae de Guaraí, destacou o sentimento em participar do evento. "Estou feliz, muito feliz em representar o Tocantins, meu sonho é trazer medalhas e ir mais longe", comemorou a estudante atleta que vai competir nas modalidades Arremesso de Peso, Salto a Distância e Corrida.

O superintendente de Esporte Juventude e Lazer, Clay Rios, destacou a importância da participação dos competidores tocantinenses no evento. "Nós temos atletas de vários municípios, que treinaram, que têm o sonho de trazer medalhas para o nosso Estado, e a participação de cada um deles tem um significado muito especial, é o Tocantins sendo representado em várias modalidades esportivas".

Paralimpíadas

As Paralimpíadas Escolares acontecem, neste ano, entre os dias 23 e 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Em 2021, 851 atletas estão inscritos, no total de 24 unidades da federação – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia. As competições são um grande celeiro de atletas paralímpicos. Entre todos os medalhistas dos Jogos de Tóquio, 27 atletas já participaram do evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009.

Nesta edição, a competição contará com 13 modalidades: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), Bocha, Futebol de 5 (para cegos), Futebol de 7 (para paralisados cerebrais), Goalball, Judô, Natação, Parabadminton, Parataekwondo, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas e Vôlei sentado. 


Escola Glória Perez desenvolve projeto para lembrar o Dia da Consciência Negra

22.11.2021

A escola de tempo de integral Glória Perez desenvolve, sob a coordenação do professor Marcos Dhemuthy, da disciplina de Artes, o projeto Na Minha Pele para lembrar e o Dia da Consciência Negra, evento comemorado no dia 20 de novembro.

De acordo com o professor Marcos, o projeto trabalha com a fotografia, a pintura e com a ancestralidade por trás das pinturas africanas e suas misticidades. “O projeto também trabalha a questão da autoestima dos alunos e o respeito pelas diferenças, já que os alunos foram fotografados com os padrões das pinturas africanas”, destaca.

O projeto leva esse nome porque é inspirado no livro Na Minha Pele, do ator e escritor Lázaro Ramos. “O nome do projeto leva em conta também a observação do cotidiano e do tom da pele dos estudantes, suas particularidades e traços que acabam por compor a sua fisionomia”, explicou o professor.

A ideia de realizar a ação nasceu da observação das turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio, do comportamento dos estudantes e do olhar sobre a autoestima destes. “A partir desse projeto podemos combater o preconceito e o bullying e promover o respeito às diferenças”, disse.

A culminância do projeto acontece com a exposição de fotografias no pátio da escola para que toda a comunidade, além dos próprios alunos, possa apreciar. No ano passado, explica o professor Marcos, foi desenvolvido um projeto com as bonecas Abayomis. “Este ano, observei que as pinturas corporais da cultura afro eram um tema interessante e que casaria bem com a fotografia”, disse.

A escola, juntamente com o corpo docente, tem sempre desenvolvido temas relacionados à cultura negra. No dia 20 de novembro, inclusive, é realizado o acolhimento dos alunos com essa temática. “No ano passado, por conta da pandemia, não desenvolvemos ações presenciais, mas nos anos anteriores foram feitas rodas de conversa, bate-papos e lives sobre o assunto”, frisou o professor.

 


Estado está entre as maiores taxas de presença dos estudantes no país

22.11.2021

O Estado conseguiu também figurar com a média de ausentes de 21,8%, abaixo da média nacional entre os alunos que não compareceram para a aplicação do exame com taxa de 26%. 

Segundo os dados divulgados pelo instituto este ano, o número total de inscritos no Enem no Estado do Piauí, contando estudantes matriculados na rede estadual, federal e particulares, totaliza 94.323. Destes, 1.500 optaram por realizar a prova digital e 92.823 estão fazendo o exame impresso. No Brasil foram confirmadas 3.109.800 inscrições aptas a fazer o exame impresso e digital.

Desde 2017, o Piauí aparece entre os estados com a menor taxa de abstenção no país em decorrência da política educacional adotada para fortalecer os estudantes da rede pública estadual que contaram com todo o apoio e suporte nos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Na preparação dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação adotou as revisões on-line e de auditório com o Pré-Enem Seduc e montou uma programação de atividades pedagógicas e motivacionais com 19 ações e mais de 40 revisões em todo o Piauí, entre Pré-Enem Live, Na Estrada, as Salas de Aula On-line, o Corujão da Vitória, Redação Nota 1.000, Simulados, Dia E, Comentários Pós-Enem.

O secretário Ellen Gera comentou o resultado positivo dos estudantes piauienses. "O Piauí e Rio Grande do Norte foram os Estados com as maiores taxas de presença no primeiro dia de aplicação do ENEM 2021. Ambos tiveram mais de 78% de presentes. Parabéns aos estudantes e profissionais da educação pelo engajamento. A Seduc fez durante todo este ano um conjunto de ações que visaram garantir que o nosso estudantes tivesse as condições de estar presente na prova desde as revisões preparatórias, simulados, aulas nas escolas até a entrega dos passes, na capital, e dos transportes no interior", declarou o secretário.

Outra ação de impacto nas taxas de presença é o programa Passe Livre Enem. Integrado às demais ações do Pré-Enem, a Secretaria da Educação promoveu o acesso dos estudantes com a entrega dos passes que garantiram o transporte a 7 mil estudantes, na capital e interior, para os dois dias de aplicação do Enem. 


“Com a Central do Enem me sinto preparada e confiante para as provas”, afirma estudante no primeiro dia de exame

22.11.2021

Aconteceu neste domingo, 21, o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita aos estudantes a chance de ingressar no ensino superior público e privado.

Este ano foi mantido o formato de dois dias de aplicação, dias 21 e 28 de novembro. Os candidatos tiveram cinco horas e meia para a resolução de 90 questões das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, além da Redação, que este ano abordou o tema “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Candidatos

Para a estudante Lorrani Cordeiro, de 18 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, ter se preparado nos polos da Central do Enem – promovida pelo Governo do Amapá – aumentam a confiança em conquistar uma vaga no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Me preparei bastante para esse dia e sei que as aulas que tive na Central do Enem serão fundamentais para que eu alcance meu objetivo, prestei bastante atenção nas dicas dadas pelos professores e sei que terei um bom resultado”, disse a estudante

Já o candidato Lucas dos Santos, de 17 anos, aluno da Escola Estadual José Firmo do Nascimento, afirma que apesar do dia ser decisivo, o nervosismo foi controlado.

 

“Achei que estaria mais nervoso, mas a preparação para o exame foi intensa e quando cheguei na frente da escola, me senti completamente confiante e tenho a sensação de que terei um bom resultado, agora é ficar atento para acertar a maior quantidade de questões”, comentou Lucas.

Distribuição de kits de proteção

Durante a abertura dos portões, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) distribuiu kits de proteção para os estudantes que realizaram o 1º dia de prova na escola estadual Barão do Rio Branco, além de água e canetas esferográficas pretas de material transparente.

Central do Enem

Desde 2015, o Governo do Amapá possibilita que estudantes da rede estadual de ensino possam se preparar para as provas através da Central do Enem.

 

Ao todo, 22 professores da rede estadual de ensino, com vasta experiência em preparatório para exames, foram disponibilizados para dedicação integral ao projeto.

Todas as áreas do conhecimento foram contempladas: matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciências da natureza e suas tecnologias.

Por Fernando Carneiro Pereira