Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação mobiliza servidores em ação voltada para a prevenção do câncer de próstata

18.11.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participaram nesta quinta-feira, 18, de uma manhã de atividades, realizada na sede da Pasta, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ocorreram apresentações culturais e palestra voltada para o público masculino, integrando o Novembro Azul.

O Novembro Azul é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

O secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, em exercício, Danilo de Azevedo Costa, destacou que a mobilização dos servidores da Pasta é necessária para sensibilizar cada um para a importância do cuidado com a saúde. "A sensibilização é sempre importante para que possamos tomar a decisão certa e buscarmos um profissional de saúde. Nós homens, muitas vezes, somos relapsos nesse sentido do cuidado, mas aos poucos conseguiremos mudar essa realidade", apontou.

Conforme explicou a enfermeira, Nayane de Sousa Silva Santos, atuante na prevenção e promoção da saúde nos ciclos de vida, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata são fundamentais para a saúde dos homens. "Esse cuidado tem relação com as decisões alimentares, com a procura dos profissionais da saúde. Estamos falando de uma doença silenciosa, por isso precisamos nos atentar ao que é necessário para cada fase da nossa vida, é o caso dos exames preventivos", destacou.

Conforme destacou a palestrante, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. "Por isso, é fundamental a prevenção, a rotina de cuidados. Já na fase avançada aparecem sintomas como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina", pontuou. 


Projeto da Escola Lobo D’Almada é premiado em Feira de Ciências pernambucana

18.11.2021

Roraima foi destaque na 27° edição da Ciência Jovem, uma das maiores e mais antigas feiras científicas do Brasil, com o “Projeto Acolhimento: Somos responsáveis pelo que cativamos” da Escola Estadual Lobo D’Almada.

O projeto foi premiado na categoria Voto Popular, que se baseava em alcançar o maior número de visualizações no vídeo do projeto inscrito no Youtube, entre os dias 10 e 12 de novembro.

O vídeo consistia na defesa do projeto, pelas alunas Larissa Nunes Guimarães e Marinara Borges Ferreira Marques. O projeto competiu contra outros 400 de todo o Brasil e chegou a alcançar 23.199 visualizações na plataforma.

“Parabenizo os nossos estudantes que, apesar da pandemia de Covid-19 e as aulas sendo ofertadas de forma remota, se mostraram participativos nos projetos escolares. Parabenizo também nossos professores, que desenvolvem essa produção científica, fazendo com que o nosso Estado seja destaque em competições nacionais e internacionais” destacou o governador Antonio Denarium.

O Projeto Acolhimento foi implantado em 2019, na Escola Estadual Lobo D' Almada, e promove rodas de conversas com a presença de psicólogas voluntárias, sobre superação de problemas emocionais e de comportamento.

Atualmente, 33 integrantes participam do projeto, sendo duas psicólogas voluntárias e 30 alunos. A professora Maria Bernadete Barbosa é a orientadora do projeto.

Para a estudante Larissa Nunes, é gratificante fazer parte dessa ação. “Acho de extrema importância encorajar todos a entenderem os problemas emocionais, assim como eu entendi. Levamos as ações a colegas de nossa e de outras escolas. E, ser premiada é muito especial, porque mostra que estamos no caminho certo. Queremos levar esse projeto para outros lugares”, ressaltou.

Os integrantes são premiados com troféus, certificados de participação, medalhas e credenciais para participarem do Mostratec 2022, evento que é realizado anualmente no Rio Grande do Sul e busca promover a pesquisa e divulgação de novas tecnologias. A premiação também inclui a viagem e diárias em hotéis custeados pelos organizadores do evento.

Projeto Acolhimento já recebeu outras premiações

O projeto já obteve outros reconhecimentos, entre eles, o primeiro lugar no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (2019), menção honrosa do Ministério Público Estadual de Roraima (2019), e segundo lugar na Feira de Ciências do Estado de Roraima (2019).

O projeto também foi selecionado como Destaque Regional Norte na 10ª OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente), promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

“Desde a sua implementação, esse projeto só tem me trazido alegrias. O trabalho com os alunos é incrível, pois eles se dedicam em prol daqueles que realmente precisam de assistência”, ressaltou Maria Bernadete.

Por Francis Silva


Secretaria da Bahia promove ação pedagógica para discutir educação antirracista e inclusão social

17.11.2021

Dentro da programação de atividades que integram o mês da Consciência Negra, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) – em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (SEPROMI), o Fórum das Entidades Negras de Salvador e as unidades escolares da rede estadual de ensino – promoveu, nesta quarta-feira (17), a live “Cultura, memória e ações afirmativas em articulação com a Educação Básica”. A ação pedagógica está contemplada na programação geral do Novembro Negro, que visa o fortalecimento da implementação da Lei nº 11.645/08 (esta altera a Lei nº 10.639/03), para uma educação antirracista, na perspectiva de romper as práticas coloniais que ainda vigoram na sociedade e que promovem exclusão social.

Mediada pela professora Josilene Sales, especialista em Gestão Escolar e coordenadora de Ensino Médio da SEC, a live foi aberta pelo subsecretário Danilo Melo, que ressaltou a importância de uma educação antirracista contra o racismo estrutural. “Diversas ações afirmativas estão sendo realizadas para que possamos, de uma vez por toda, romper com as grandes injustiças, entre elas o racismo. Temos que pensar de uma forma proativa em uma cultura que ressalte a dignidade humana e que promova a igualdade étnicorracial. Precisamos construir cada vez mais esta agenda no sentido da inclusão da população negra da Bahia no conjunto das oportunidades educacionais, que é fundamental para que exista democracia na sociedade”.

O jornalista, escritor e membro da Academia Baiana de Letras, Emiliano José, falou sobre a Lei nº 14.173/2019, que definiu a 4 de novembro como o Dia Estadual de Combate à Tortura. “Alegro-me em ver a Secretaria da Educação do Estado trabalhando em uma linha de desenvolver a educação a cultura antirracista. Todos nós temos o dever de fazer o mesmo no Brasil, porque nenhum país passa impunemente por mais de 350 anos de escravidão. As marcas são profundas e estão presentes nas diversas estruturas políticas, econômicas e sociais, bem como no pensamento. É um dever de todos os educadores paulofreidianos estabelecer um diálogo com a juventude visando educá-la para o combate à violência”, disse.

Representando os estudantes da rede estadual de ensino, Leideane Silva Santos, 3º ano do Colégio Alberto Valença, no bairro de São Gonçalo, em Salvador, contou sobre a evolução do seu empoderamento, a partir da formação em Direitos Humanos. Participei do curso em 2018 e 2019, oferecido pelo Instituto Cultural Steve Biko, em parceria com a minha escola, e esta oportunidade chegou em um momento muito especial e me proporcionou um conhecimento e impacto na minha vida de uma forma inesperada. A partir dessa formação, ganhei consciência e autoestima. Hoje, me olho no espelho e me sinto forte, bonita e empoderada”. 

O encerramento da live ficou a cargo da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito. “No dia 24/11, às 15h, também no Canal da Educação Bahia, vamos realizar uma nova live para dar seguimento ao debate sobre racismo estrutural e políticas públicas afirmativas para fazer o enfrentamento do racismo que tem que acontecer na escola e a Secretaria da Educação tem esse papel de indução, mas é na escola que essa mudança de pensamento acontece”. 
  
Participaram também o coordenador do Olodum e ex-estudante da Escola Criativa do Olodum, Rafael Manga, que falou sobre a sua experiência de 38 anos com educação e cultura; o professor George Oliveira, do Instituto Cultural Steve Biko, que abordou a educação como ponte para o Ensino Superior; o arte-educador Raoni Garcia, destacando a trajetória de Januário Garcia, que usava a fotografia como um instrumento social e foi mais uma vítima da Covid-19; e o músico e professor da Escola Parque, Davi Santana, que fez uma apresentação musical.


Escolas estaduais realizam atividades preparatórias na reta final para o ENEM

17.11.2021

Os estudantes da rede estadual já estão na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Para intensificar a preparação dos estudantes, as escolas estaduais estão realizando atividades como aulões de revisão e oficinas contextualizadas com os conteúdos cobrados no exame. 

O Colégio Estadual Isaias Alves, localizado no município de Poções, realiza, nesta sexta-feira (19), às 19h, um aulão da área de Humanas tendo como foco as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A estudante Luiza Leonardi, 17, 3º ano, já está na expectativa. “Gosto muito dos aulões do colégio e estou me preparando ao máximo para o ENEM, pois esta será a segunda vez que vou fazer e pretendo tirar uma boa pontuação”, disse.

No Colégio Estadual de Correntina, situado no município de Correntina, os estudantes também participaram de aulões. No último, realizado no sábado (13), professores convidados do Distrito Federal revisaram conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. O estudante Kawã Érick Santos, 17, 3º ano, aprovou a iniciativa. “Achei a ação bastante proveitosa e necessária. A esta altura da preparação, minhas revisões englobam maior parte do meu tempo diário e ultrapassam mais de dez horas de estudo”. 

Além de aulões, o Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz, vem trabalhando com as áreas do conhecimento através de oficinas, a exemplo de exibição de filmes, experiências científicas, produção de textos e rodas de leitura. Para a estudante Raiane Costa, 17, 3º ano, o apoio da escola tem sido fundamental. “Os professores estão revisando diversos conteúdos nas aulas e, também, estou estudando bastante em casa. As oficinas são muito interessantes”, revelou.

Ações preparatórias da SEC - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem realizando, ao longo do ano, através do Projeto ENEM 100%, diversos aulões preparatórios para o ENEM, que seguem até esta sexta (19), às 17h30, com transmissão pela TV Educa Bahia e pelo canal do EMITec no YouTube (https://abre.ai/dxzr). Além disso, a SEC também está provendo a maratona de aulões do ENEM 2021, em parceria com a Rede ENEM, que segue até o dia 26 de novembro, na página do YouTube do EMITec, no canal TV Educa Bahia, conforme programação disponível no endereço (https://abre.ai/dxzC) e na página da Rede ENEM.


Educação promove mobilização para busca ativa de estudantes com a participação de conselheiros tutelares

17.11.2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quarta-feira (17), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o encontro "Mobilização busca ativa escolar", com a participação dos conselheiros tutelares do município de Salvador. O encontro teve o objetivo de apresentar aos presentes as estratégias sobre o tema, desenvolvidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da qual a SEC é parceira na Bahia.

Segundo o superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Wendell Guimarães, a parceria com os conselheiros tutelares de Salvador é essencial para a iniciativa. “A estratégia da busca ativa escolar na Bahia possui  a participação de, aproximadamente, 300 municípios e nós queremos que esses conselheiros de Salvador também sejam parceiros, pois o nosso objetivo é que não tenha nenhuma criança, adolescente ou jovem fora da escola. Salvador possui 90 conselheiros tutelares atuando na garantia do direito da criança e do adolescente e acreditamos que, com esta parceria, teremos uma melhoria no enfrentamento do abandono escolar”. 

O conselheiro tutelar Alex Fabio Brito ressaltou que é importante que todos estejam munidos de informações para saber o que o Estado oferece para manter o aluno na escola. “Este encontro foi fundamental para termos esta troca de informações e, também, saber de que forma podemos ajudar a SEC na busca ativa desses alunos, pois é um grande desafio, principalmente nesta pandemia, fazer com que os alunos retornem para a escola”.

O encontro também contou com a participação da representante do programa Bolsa Presença da SEC, Margareth Passos, que abordou sobre o programa. “O Bolsa Presença é um programa de busca ativa com distribuição de renda, que se preocupa em saber onde o aluno está para que ele possa voltar e permanecer na escola. Não é somente a busca e a localização, mas é também todo um trabalho para que ele se sinta estimulado e possa se envolver mais nas atividades letivas e, com isso, ir se desenvolvendo”, destacou.

Bolsa Presença - A iniciativa, que faz parte do Programa Estado Solidário, desenvolvido pelo Governo da Bahia, já creditou sete parcelas de R$ 150 às famílias dos estudantes da rede estadual de ensino. A ação prevê atender 421.308 famílias e 528.213 estudantes até o mês de dezembro e os recursos disponibilizados chegam a R$ 469 milhões. 

A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos estudantes nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.


Mais de 54 mil alunos são esperados no Enem 2021

17.11.2021

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) terá início no próximo domingo, 21, quando estão sendo esperados 54.018 estudantes sergipanos que irão em busca de uma vaga no ensino superior. Em Sergipe, o exame será aplicado em 188 locais distribuídos em 34 municípios. No primeiro dia do Enem, os candidatos farão as provas de linguagens, ciências humanas e de redação. No segundo dia, 28 de novembro, será a vez de matemática e ciências da natureza.

Nesta edição, o tema da redação será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital, e em ambas as modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

A abertura dos portões se dará às 12h (horário de Brasília). Os portões serão fechados às 13h, e as provas terão início às 13h30. No primeiro domingo, as provas serão encerradas às 19h; já no segundo domingo, o exame terminará às 18h30.

Os estudantes deverão ficar atentos ao que devem levar para a prova: documento de identificação original, oficial e com foto; caneta esferográfica de cor preta e fabricada em material transparente; e cartão de confirmação de inscrição. É obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante todo o tempo, cobrindo o nariz e a boca. Ainda seguindo os protocolos sanitários, é recomendável que o aluno leve álcool em gel e que mantenha o distanciamento físico.

Não serão permitidos o uso de quaisquer objetos eletrônicos, óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, e protetor auricular.

Revisão e Acolhimento

Nessa reta final, a Seduc realizará na próxima sexta-feira, 19, a revisão final para o Enem. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, para um público de 4.400 estudantes. A revisão também será transmitida ao vivo pela TV Estude Em Casa (canal 4.2) e pelo canal do YouTube Educação Sergipe. A revisão acontecerá o dia inteiro, das 8h às 19h. Os estudantes terão garantidos o lanche, almoço e transporte. Todos os alunos que participarão do aulão já foram previamente inscritos nas suas escolas e nos polos do Pré-Universitário, e têm sua identificação para entrar no evento. As aulas contemplarão todas as áreas do conhecimento. Para a realização dessa revisão final, o Governo do Estado conta com a parceria do Instituto Banese e Faculdade Estácio. 

“Estamos muito ansiosos por esse momento em que teremos os estudantes novamente com a gente. Esse é um evento motivacional, no qual os alunos estarão mais concentrados e mais próximos dos professores a fim de se sentirem seguros para as provas. É uma turma muito delicada, pois esses estudantes passaram praticamente dois anos de pandemia em ensino remoto, e apenas um ano presencialmente na escola. Então o objetivo primordial da revisão final é mantê-los motivados para que não faltem às provas”, afirmou Gisele Pádua, coordenadora do Curso Pré-Universitário.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Dase/Seduc), professora Eliane Passos, a Seduc promoverá um acolhimento aos alunos da rede pública estadual de ensino nos dois dias de provas, 21 e 28 de novembro. Serão instaladas tendas na entrada do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e da Universidade Tiradentes (Unit), os quais serão os dois locais de maior concentração de candidatos em Aracaju.

Por meio desta ação, o Governo de Sergipe estará prestando todo o apoio aos alunos, com distribuição de canetas, água mineral e todo o incentivo de que eles precisam. O governo ofertará transporte escolar para garantir a presença dos alunos nos dias das provas. Já nos municípios do interior, as diretorias regionais de educação também farão o acolhimento aos seus estudantes.


Educação promove Jornada Pedagógica sobre o Novo Ensino Médio

17.11.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promove até o dia 29 de novembro a Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio. A ação tem como finalidade reunir os professores, diretores e coordenadores das escolas-piloto, e técnicos das diretorias regionais de educação (DREs), para discutir detalhadamente a Proposta da Matriz Curricular com a Formação Geral Básica e os cinco Itinerários Formativos da modalidade de ensino. 

De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, o objetivo da jornada é subsidiar todas as instituições educacionais da Rede Estadual de Ensino para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022. Nessa perspectiva, são realizadas diversas atividades, cujas pautas integram as resoluções do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE); a Matriz Curricular; a oferta de Itinerários Formativos – propedêutico e de Formação Técnica Profissional (5º Itinerário); e a organização da lotação dos professores e do horário semanal a partir do simulador de demanda docente. 

O coordenador pedagógico da DRE 8, professor Ádson de Lima Silva, falou sobre a proposta da Seduc. “Na nossa avaliação essa é uma iniciativa muito importante. Dá a oportunidade de o professor enriquecer sua prática em sala de aula, conhecer mais  sobre as matrizes que estruturam esse novo modelo, possibilitando ainda a socialização de experiências, abrindo espaço para o diálogo”, disse ele, reforçando que “o olho no olho é fundamental nesse momento. Foi uma ação muito rica que se soma às formações já realizadas pela Seduc”. 

A coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc (Semed), professora Isabella Santos, informa que o cronograma de atividades contemplará todas as DREs. Os encontros estão sendo mediados por técnicos do Semed, Serviço de Educação Profissional (Sepro) e Departamento de Recursos Humanos (DRH). Nesta terça-feira, 16, a jornada pedagógica aconteceu na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). 

O cronograma segue: no dia 17, será a vez das DREs 7 e 9. Já o dia 19 será reservado para DRE 1. Na próxima semana, precisamente no dia 22, acontecerá nas DREs 2, 4 e 5. Quarta-feira, 24, será na DRE 3, e na sexta, 26, chega à DRE 6. O ciclo será finalizado no dia 29, na DEA e nas DREs 2, 4 e 6.


Encontro de mobilização do Saeb é realizado no território do Médio Sertão sergipano e na capital

17.11.2021

Com a proximidade da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas sergipanas, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou nesta sexta-feira, 12, encontros de mobilização com a Diretoria Regional de Educação 5, no território do Médio Sertão sergipano; e com a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), à qual são circunscritas as escolas públicas estaduais localizadas na capital. 

Segundo uma das integrantes da coordenação estadual de logística de aplicação do Saeb em Sergipe, Katia Suzane Araújo, participaram do encontro na DRE 5, que ocorreu no município de Nossa Senhora das Dores, os secretários municipais de educação de Nossa Senhora das Dores, Aquidabã, Cumbe, Feira Nova e Capela, bem como diretores escolares das unidades da Rede Pública Estadual de Ensino desses municípios. “O objetivo da ação foi apresentar as diretrizes para a aplicação do Saeb 2021”, enfatizou. 

Para o diretor da DRE 5, João Luiz Andrade Dória, o momento foi muito importante para esclarecimentos acerca do Saeb e também para a compreensão sobre o quanto a avaliação é necessária neste momento em razão de todo o período de pandemia vivenciado no Brasil. “O Saeb vai nos permitir também termos dados para definição das políticas públicas, principalmente no tocante à melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. Destaco que a mobilização tem permitido um retorno das atividades presenciais por parte de muitos estudantes. Isso é muito bacana porque muitos alunos voltaram a participar das aulas de modo presencial após a mobilização do Saese,  e com o Saeb isso está se consolidando”, concluiu. 

Em outro ponto do estado, as equipes escolares estavam reunidas na sede da DEA, em Aracaju, para tratar da mobilização do Saeb, e, consequentemente das estratégias e diretrizes para a realização da prova. De acordo com a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães, o encontro foi muito oportuno e esclarecedor. “As equipes gestoras das escolas da DEA já vivenciaram a aplicação do Saese, daí conseguem avaliar e corrigir acertos e falhas. Todas as nossas escolas estão engajadas na mobilização de estudantes e professores para realização das provas do Saeb, com estratégias de acolhimento socioemocional, lanche especial, sorteio de brindes, premiação de turmas, festas, passeios. Estes são exemplos de ações para garantir que no mínimo 80% dos estudantes das turmas avaliadas estejam presentes no dia da prova”, disse.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. 

As provas são aplicadas nas categorias amostral e censitária, abrangendo o público-alvo das escolas públicas e privadas, nas turmas de creche ou pré-escola da Educação Infantil, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Em Sergipe, os alunos das escolas públicas serão submetidos à avaliação a partir do dia 22 de novembro, com previsão de conclusão em 10 de dezembro. A Rede Privada de Ensino também terá um cronograma de agendamento para efetuar a aplicação das provas.


Escolas estaduais estão na reta final de preparação para o Enem 2021

17.11.2021

Diante da chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se inicia no próximo domingo, 21, as unidades de ensino da Rede Pública Estadual de Educação estão realizando a culminância de atividades de preparação para a prova. O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, situada no bairro São José, em Aracaju, por exemplo, realizou na manhã desta quarta-feira, 17, uma revisão final concomitante à aula da saudade, no Teatro Atheneu. 

Estudantes, professores e equipe diretiva vestiram a fantasia de diversas profissões na tentativa de estimular ainda mais aqueles que irão debruçar-se sobre o Enem. Segundo o diretor da unidade, Daniel Lemos, a ação intitulada “Revisa Enem Celebridades” reservou este momento para tranquilizar a todos e desejar uma boa prova, atribuindo à trajetória escolar vivenciada por cada um deles um caminho de descobertas e iniciação da vida adulta. 

“Nossa vontade hoje era de que eles tivessem uma revisão com aula da saudade, tendo a total certeza de que fizeram uma construção até aqui. Então nós fizemos um apanhado histórico da vida das turmas desde a primeira série, quando entraram na escola, até os dias de hoje. Ao ver um pouco dessa trajetória, pretendemos que eles entendam que tudo que vai acontecer faz parte dela. Nossa intenção é mostrar que eles estão fazendo uma construção e que os professores estão aqui para apoiá-los, assim como ex-alunos que gravaram mensagens para todos eles, demonstrando que em todos os anos as turmas passaram por dificuldades de diferentes formas, seja greve, mudança de prédio ou reforma, mas que mantiveram a vontade e o desejo de fazer a prova”, disse Daniel. 

Para o professor Almir Júnior, que leciona Geografia, o momento é de descontração. “Nas últimas duas semanas, nós temos feito uma revisão focando nos assuntos em que eles estão ainda com alguma dúvida, algum ponto inseguro para poder tentar sanar. Estamos solidificando um trabalho que começou no primeiro ano, e já são três anos de preparação que esperamos que tenham êxito agora nessa reta final do Enem. Eu digo a eles que aprendam a levar em consideração que nas dificuldades também podemos crescer e nos reinventar. Passamos por muitos desafios agora nesse período de pandemia, mas  nós tentamos ao máximo como escola pública e, uma escola pública de referência, que vai dar condições de, mesmo com essas dificuldades, os estudantes se prepararem para os seus sonhos por meio da continuidade dos estudos no Ensino Superior e melhor ainda o sonho de preparação para a vida”, comentou o professor Almir. 

A estudante Maryanne dos Santos e jovem protagonista do Atheneu Sergipense pretende se tornar diretora de cinema. Segundo ela, o início dos estudos na unidade propiciou uma transformação. Confesso que quando entrei no Atheneu eu era uma pessoa completamente diferente do que sou hoje. Era muito indecisa e achava que o mais ou menos para mim era o ótimo; que estar na média era suficiente; mas aqui mudei a minha forma de pensar, e os meus sonhos que estavam lá na gaveta, que eu jamais sonharia em realizar ou entender, foram transformando minhas ambições. Eu sou capaz, e mesmo com todo o nervosismo do Enem, o Atheneu sempre está acolhendo e eu me sinto muito segura e decidida do que eu vou fazer. Isso foi primordial para mim e também para todos os alunos aqui do Atheneu”, explicou a garota. 

O sentimento é semelhante ao da estudante Jemima Dantas Santos, que também atuou como jovem protagonista no Atheneu e busca a aprovação em Jornalismo. O contexto de pandemia e as consequências oriundas dela deixaram Jemima com muitas dúvidas. Porém, ela conta que nutriu muita esperança por dias melhores, como o que ocorreu no Teatro Atheneu juntamente com os colegas. “Foi um momento meio duvidoso, mas eu tive muita esperança de voltar e estamos aqui de novo. Eu iniciei na 2ª série aqui no Atheneu quando veio aquele choque de realidade por conta da pandemia, e estar aqui de volta me deixa muito feliz. Nesse pouco tempo nós já vivenciamos tanta coisa, e o Atheneu proporcionou essa alegria. Estou esperançosa de que farei uma boa prova, pois, mesmo com a pandemia atrapalhando um pouco os estudos, a escola deu um suporte legal”, concluiu. 

Assim como o Atheneu Sergipense, as unidades de ensino Gonçalo Rolemberg Leite, no bairro Grageru, e Ofenísia Freire, no bairro Augusto Franco, desenvolveram atividades de revisão, simulados e outras ações visando à preparação para o Enem.


Escola de Araguaína promoveu reflexões sobe o racismo na Semana da Consciência Negra

17.11.2021

Aproveitar a Semana da Consciência Negra para trabalhar na sala de aula temas como racismo, injúria racial e valorização da diversidade de raças na construção de uma sociedade é o que está fazendo a equipe da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. A data de 20 de novembro, que celebra o Dia da Consciência Negra, lembra a luta dos negros no Brasil.

A equipe da Escola Estadual Jardenir Jorge Frederico desenvolveu um projeto de arte e cultura negra com o objetivo de estudar temas como: resgate da herança africana, cidadania, valores humanos e apropriação da arte como elemento de expressão cultural, racismo e preconceitos.

Os estudantes participaram de estudos e produção de artes diversas, como criação de painéis e produção de apresentações artísticas. Lá, a culminância das ações foi realizada nesta quarta-feira, 17, com todos os estudantes. E contou com uma palestra proferida pela professora Telma Barbosa, sobre Consciência Negra: combatendo o racismo dentro do ambiente escolar e apresentações de dança, peças teatrais, poesias e músicas. A escola também promoveu uma sessão de cinema no auditório escolar, com a exibição do filme Homens de Honra.

“Não precisamos de um dia para refletir a consciência negra, precisamos, sim, ter consciência humana nos 365 dias do ano. Só assim, teremos uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Com esse trabalho realizado na escola, esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo”, frisou a gestora Paula Zerbini.


Escola de Cristalândia realiza atividades do projeto Batuque

17.11.2021

Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes do Colégio Estadual de Cristalândia trabalham as atividades do projeto Batuque, que é uma referência na instituição de ensino. E nesta quinta-feira, 18, às 10h30, serão realizadas as atividades de culminância do projeto, com apresentações de dança, poesia e música.

As ações do projeto Batuque fazem parte do Projeto Político Pedagógico da Escola e os seus conteúdos integram as orientações da Lei no 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial, de forma obrigatória, a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

E como ações de preparação para a Semana da Consciência Negra, a escola promoveu oficinas de bonecas negras, de grafite e realizou um simulado de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

A professora de História e idealizadora do projeto, Elizabeth Aires Leite, explicou que os estudos dos conteúdos referentes ao projeto Batuque, edição 2021, tiveram início de forma remota, por meio dos grupos virtuais e das aulas ministradas pelas plataformas digitais.

Para ter mais segurança na realização do projeto, todos os alunos envolvidos já tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e foram tomadas todas as medidas de segurança orientadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária, como o uso de máscaras e ênfase na higienização das mãos.

A estudante Estela da Costa Sales destacou as novas aprendizagens adquiridas por meio do projeto. “Percebemos que ainda há muito preconceito na sociedade, mas que todos são iguais e devemos lutar pelos nossos direitos e por um mundo com mais igualdade de oportunidades”, comentou Estela.

A aluna Isis Eveliny Freitas Leandro disse que acompanha o projeto desde 2016, e era um sonho participar do Batuque. “O projeto abre portas, faz com que a gente olhe para a vida e o mundo de uma forma diferente. É uma oportunidade para dar voz aos alunos, que possam falar de suas ideias e sentimentos. Vimos o quanto é lindo ser negro e estou orgulhosa por fazer parte de todas essas atividades”, enfatizou Isis.

O projeto Batuque completa 18 anos, com uma trajetória de prêmios, reconhecimentos por sua autenticidade e pelos resultados alcançados ao longo dos anos.

A professora Elizabeth destacou a importância do projeto na formação dos jovens e na promoção de uma cultura de paz. “Desde que foi criado, em 2004, o projeto Batuque só teve ganhos. É um espaço para discutirmos as questões raciais na escola, e que os alunos possam identificar situações de racismo nas falas, nas brincadeiras, presentes na escola, nas famílias e na comunidade e que aprendam a combater essas práticas racistas. E podemos  apresentar aos alunos uma oportunidade para que os negros se reconheçam e se valorizem negros. Muitos alunos aprenderam e replicam esse aprendizado. E, ao longo desses anos, percebemos que a aprendizagem de fato acontece, é um trabalho diferenciado, que os alunos se envolvem”, explicou Elizabeth.


Tocantins inicia aplicação das provas do Saeb

17.11.2021

As escolas do Tocantins realizam, nesta semana, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estudantes matriculados nas turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio. O Saeb consta de provas de Língua Portuguesa e Matemática, que poderão ser aplicadas no período de 8 de novembro a 10 de dezembro.

O Saeb é uma avaliação nacional, preparada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem a finalidade de nortear os indicadores educacionais na elaboração de políticas públicas para o Brasil, regiões, estados e municípios. Como também, serve para avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica, e subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas no setor da educação.

Celestina Souza, gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), explicou que é importante que os estudantes façam as provas. “Por meio do desempenho dos alunos na avaliação do Saeb, juntamente com o fluxo de aprovação, reprovação e evasão escolar, a instituição de ensino tem o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, frisou.

É importante também lembrar que as provas serão realizadas obedecendo a todas as recomendações dos órgãos de Vigilância Sanitária. “Durante a realização das provas, as turmas serão dividas em duas e somente permanecerão na escola, os alunos que farão as provas do Saeb, medidas para evitar aglomeração. E será observado o uso de máscaras, a higienização das mãos”, frisou Celestina.

Conexão Saeb

Para preparar os estudantes para as avaliações do Saeb, a Seduc preparou um material de orientações para gestores, professores e estudantes. E orientou as escolas a realizarem simulados do Saeb, com o objetivo de esclarecer os alunos sobre as provas, como preencher os cartões respostas e os procedimentos que devem tomar, como guardar os aparelhos celulares nas mochilas, entre outros.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins


Alunos da educação do Pará participam de exame para avaliar a educação básica

17.11.2021

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de testes, em larga escala, que possibilita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. Devido à pandemia, o exame será executado respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19.

Por meio de testes e questionários aplicados nesta terça-feira (16), entre os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, será possível ter uma noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame vai representar um indicativo da qualidade do ensino e oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nessas evidências.

Desde 1990, a maior avaliação da educação básica é realizada e, ao longo dos anos, sofreu várias adequações e estruturações até chegar ao seu formato atual. Além de avaliar o ensino fundamental e o ensino médio, a partir de 2019, a prova também contemplou a educação infantil brasileira. Tradicionalmente, são avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (resolução de problemas).

Na edição do Saeb 2021 serão examinadas também as habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas no 9º ano do ensino fundamental e as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano do ensino fundamental. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Preparação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou uma série de iniciativas em preparação à prova do Saeb 2021, como a capacitação de gestores, diretores escolares, professores e as equipes técnico-pedagógicas. Durante as formações, foram apresentadas questões fundamentais sobre a prova, discutindo o vasto referencial teórico da iniciativa, conceitos, estratégias pedagógicas e instrumentos avaliativos.

A prova do Saeb passou por uma série de mudanças, que terão reflexos diretos no ensino médio. Neste sentido, com o objetivo de preparar os profissionais da educação para o exame e entender quais são as novidades previstas para este ano, a Seduc, por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), ofertou 8 mil vagas em um curso de formação continuada que debateu sobre a avaliação

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a prova do Saeb é muito importante para o estado do Pará, porque ela é um dos componentes que ajuda na aferição do Ideb. “Essa avaliação é muito necessária para que nós possamos ter um diagnóstico da rede estadual de ensino e, esperamos que esse resultado possa revelar todos os investimentos feitos por nós até aqui. Desejo uma boa prova a todos e parabenizo às equipes das escolas e área técnica da Seduc, que não mediram esforços para que tivéssemos uma boa preparação”, asseverou.

Para garantir um bom desempenho na prova, a Escola Estadual Maria Estelita Barbosa, localizada no conjunto Maguari, em Belém, promoveu durante todo o mês de outubro uma série de aulões, aos sábados, para os alunos que devem fazer o Saeb. O estudante do 5º ano, Alexandre Botelho, 11 anos, foi um dos que participou da ação e disse que, “as atividades foram bem legais e que ajudaram a preparar o nosso futuro. Aprendi bastante com os professores, adorei vir para cá e espero que a gente traga um bom resultado para nossa escola”, frisou.

A professora e coordenadora da iniciativa na escola, Sônia Lima, afirma que essa ação pedagógica em preparação ao Saeb, contribui ainda mais com o ensino da comunidade escolar. “Eu observo que a leitura e o cálculo são as essências da educação, e isso me motiva desde quando entrei aqui, há 12 anos, sobre a importância de um olhar pedagógico mais abrangente. É importante destacar que nossas atividades são direcionadas não somente neste momento para o Saeb, mas também trabalhamos para que possamos atingir a marca de 5.5 no Ideb”, ressaltou a educadora.

A gestora da 10ª Unidade Seduc na Escola (USE), Ione Silva, ressaltou que o projeto é extrema importância, “porque a gente vê relatos de alunos que não escreviam, não sabiam ler, então essa iniciativa que a escola está desenvolvendo, é maravilhosa, pois está fazendo a diferença na vida de cada um dos estudante. Eu agradeço à equipe gestora e técnico-pedagógica da Escola Estadual Maria Estelita Barbosa, por proporcionar algo diferenciado na aprendizagem desses alunos”, enfatizou a dirigente.


Governo já distribuiu mais de 25 mil kits da agricultura familiar para estudantes da rede estadual

17.11.2021

O Governo de Roraima segue distribuindo kits de gêneros da agricultura familiar, como forma de garantir uma alimentação de qualidade aos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino em tempos de pandemia.

“Esses alimentos estão sendo adquiridos diretamente dos pequenos agricultores do nosso Estado. Assim, estamos fomentando a economia local, valorizando os agricultores familiares e garantindo uma alimentação de qualidade aos nossos estudantes” destacou o Governador Antonio Denarium.

Com o retorno escalonado das aulas presenciais, os alimentos estão sendo entregues também diretamente nas escolas, para o preparo da merenda escolar. Só na Capital, foram distribuídos 9.915 kits e no Interior, 16 mil kits em 12 municípios. 

E, seguindo o cronograma de entrega, nesta terça-feira, dia 16, inicia a distribuição de 2.759 kits para Normandia e 1.317 para a zona rural de Boa Vista. Na próxima semana, será a vez do município de Uiramutã, que deverá receber 7.989 kits.

Estudantes que permanecem em aulas remotas e que possuem cadastro no programa Bolsa Família também são contemplados com os gêneros alimentícios da agricultura familiar. Neste acaso, os kits são entregues à gestão da unidade escolar, que ao decorrer dos dias, aciona os pais ou responsáveis pelo estudante e entrega os alimentos.

A aquisição dos produtos da agricultura familiar atende as regras estabelecidas na Lei 11.947/09 (Alimentação Escolar) e nas Resoluções do FNDE N°26/13 e N° 02/20.

Os produtos estão sendo distribuídos por meio das cooperativas Coopercinco, Coophorta, Copana e Aagriprorr, vencedoras da Chamada Pública realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Foram investidos mais de R$ 5 milhões com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Os kits da agricultura familiar possuem produtos como frutas (abacaxi, banana, mamão, melancia, melão), hortaliças (alface, couve, cheiro verde) além de polpa de frutas, arroz, farinha, feijão, macaxeira, entre outros.

Escolas em áreas de difícil acesso também estão recebendo os kits

Depois de sete anos, o Governo de Roraima está fazendo chegar alimentos para a produção da merenda em escolas localizadas em áreas de difícil acesso, ou seja, localizadas em áreas em que só é possível chegar por via aérea. Neste caso, estão sendo entregues os kits de alimentos não perecíveis.

A primeira distribuição contemplou os municípios de Normandia e Pacaraima. Foram entregues 197 kits de merenda além de 197 kits de material escolar e livros didáticos. A próxima entrega será para o município de Uiramutã, com a distribuição de 1.068 kits de gêneros alimentícios, 1.068 kits de material escolar e livros didáticos para estudantes das 22 escolas da região.

“Seguimos com a distribuição dos gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis para atender os estudantes da rede estadual de ensino e a logística do Governo alcança inclusive as escolas localizadas em áreas de difícil acesso que há anos não recebia produtos para a merenda”, reforçou Naicon Rodrigues, diretor do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed.

Por Francis Silva


Educação promove webinário formativo do Programa AlfaMais

17.11.2021

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, irá realizar nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 9h30, o quinto webinário da série de formação dos profissionais da Educação na perspectiva do programa AlfaMais Goiás.

O webinário, que tem como tema “Alfabetização: Direito da criança e dever de todos nós”, contará com a presença da palestrante Mônica Baptista Correia, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para a mediação, o evento receberá as professoras formadoras e especialistas na área, Alessandra Jácome e Cíntia Camilo, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

O objetivo da palestra formativa é, mais uma vez, relacionar a teoria e prática relativas à Alfabetização no âmbito da Educação pública, com vistas à garantia desse processo na idade certa e direcionado a todas as crianças em Goiás. Esta será a última formação da série de cinco webinários do Programa AlfaMais Goiás.

O evento será transmitido de forma assíncrona pelo Youtube no canal do Cepfor, podendo ser acessado através do link Clique Aqui. Após a palestra, os participantes inscritos terão acesso à oficina de atividades e deverão realizar, também, a atividade final da formação para obter a quantidade de pontos necessários para aprovação e certificação de 40 horas.


Quase a metade dos alunos da escola estadual de Perolândia recebem os chromebooks do Governo do Estado

17.11.2021

Ao todo, 143 alunos do Colégio Estadual José Dutra de Oliveira, do município de Perolândia, no sudoeste de Goiás, já receberam os equipamentos chromebooks, que vão auxiliá-los nos estudos e no desenvolvimentos das suas atividades escolares.

Desse total, 44 estudantes são da 3ª série do Ensino Médio e 99 do programa GoiásTec – de Mediação Tecnológica. A escola atende 330 alunos que residem nas áreas urbana e rural de Perolândia e é jurisdicionada à coordenação regional de Educação (CRE) de Mineiros.

A regional de Mineiros está recebendo 844 chromebooks do governo goiano para a distribuição aos alunos de 14 escolas públicas estaduais nos municípios de Mineiros, Perolândia, Portelândia e Santa Rita do Araguaia.

Conectividade

A entrega dos aparelhos em Perolândia faz parte da iniciativa do Estado em promover melhores condições de conectividade para os alunos que estão finalizando o Ensino Médio em 2021 e se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para a coordenadora Regional de Educação de Mineiros, Tamara Trentin, a chegada dos aparelhos é um ‘prêmio’ aos alunos que, segundo ela, com as aulas não presenciais durante a pandemia do coronavírus, se esforçaram bastante no uso da tecnologia para o desenvolvimento dos estudos. “É uma ação importante”, afirma a coordenadora.

Ao todo, o Governo de Goiás investiu cerca de R$ 145 milhões para a aquisição de 60 mil chromebooks, distribuídos a estudantes das escolas estaduais das 246 cidades goianas.


Escola estadual de Rio Verde volta a realizar Festival “The Voice Oscar”

17.11.2021

Parado por um ano em decorrência da pandemia de coronavírus, o tradicional festival ‘The Voice Oscar’ voltou a ocorrer no Colégio Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Em sua 7ª edição, o evento reuniu alunos, professores, servidores e convidados da cidade em apresentações de música e dança.

Ao todo, 25 alunos do colégio concorreram à premiação do festival que ofereceu, agora em 2021, um violão e aparelhos de som aos participantes vencedores.

De acordo com a gestora do colégio que realiza o evento, Rosienir de Abreu, o festival é um marco em Rio Verde. “Temos artistas na área da música, já profissionais, que passaram pelo ‘The Voice Oscar’”, afirma a diretora.

Exemplo

Na banca de jurados deste ano esteve o cantor Alex Millan, vencedor de uma das edições do The Voice Oscar’. Segundo o artista, foi após vencer o festival que ele começou a cantar profissionalmente, tocando o violão que recebeu como prêmio. Alex foi aluno do colégio Oscar e é cantor.


Governo de Goiás adquire impressoras em braille para fortalecer atendimento pedagógico a estudantes cegos

17.11.2021

Equipamentos serão destinados ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que faz a produção de materiais adaptados para alunos da rede pública. Investimento total é de R$ 81 mil

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) adquiriu duas novas impressoras em braille para o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). Os equipamentos auxiliarão na produção de materiais adaptados para alunos com deficiência visual da rede pública estadual de ensino.

A aquisição das impressoras foi feita em função da demanda do CAP, instituição jurisdicionada à Seduc e que, atualmente, conta com apenas uma impressora em braille emprestada do munícipio. Foram destinados R$ 81.480,00 para a ação que beneficiará todas as 223 pessoas atendidas pelo centro.

O gerente de Educação Especial da Seduc, Weberson de Oliveira, explica que os equipamentos são essenciais para a Educação Especial de Goiás. Isso porque são esses materiais pedagógicos adaptados e impressos em braille que serão utilizados nos processos de aprendizagem dos estudantes, em especial daqueles que estão sendo alfabetizados no sistema de escrita e leitura tátil ou que estão nos anos iniciais da escolarização.

Além da rede estadual, as novas impressoras do CAP possibilitarão o atendimento a pessoas com deficiência visual de outras redes de ensino e que demandam conteúdos adaptados. Esse serviço e outros serviços já são prestados pelo centro a escolas de todo o estado, mas deve ser ampliado com a chegada dos novos equipamentos.


Governador prestigia formatura de alunos do Centro de Línguas

17.11.2021

O governador Gladson Cameli prestigiou, na noite desta sexta-feira, 12, uma solenidade de formatura de 1.637 alunos do Centro de Estudos de Línguas (CEL), realizada no auditório da Secretaria de Educaçao, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco.

Da solenidade participaram também a secretária Socorro Neri (SEE), a diretora de ensino da SEE, professora Denise dos Santos, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), professora Guida Aquino, além da chefe da divisão de ensino de línguas, Kelen Duarte e de Charles Santi, coordenador geral do CEL.

O Centro de Línguas existe desde 2011 e a formatura aconteceu para alunos dos cursos de inglês, francês, espanhol, italiano e libras. O CEL oferece esses cursos para alunos da rede pública a partir do sexto ano do ensino fundamental, anos finais e também para a comunidade em geral. Ao todo, o centro possui atualmente mais de 2,4 mil estudantes.

“Não é um privilégio, é uma necessidade”. Com esta frase, o governador Gladson Cameli resumiu o sentimento de participar da formatura dos alunos. Segundo ele, uma das metas ainda para este ano é desenvolver o ecoturismo em nosso Estado. “Tenho uma reunião em Brasília onde vamos falar do ecoturismo”, disse.

“As pessoas precisam ter como consciência, isso vale inclusive para mim, que precisamos falar vários idiomas, a língua mundial é o inglês e temos que estar prontos, preparados para o avanço da tecnologia e temos que acompanhar, falar mais de um idioma”, afirmou o governador.

A secretária Socorro Neri, por sua vez, fez questão de agradecer a toda a equipe do CEL que, segundo ela, tem professores muito bem preparados e dedicados. “Tanto eu quanto o governador Gladson Cameli só temos a agradecer essa equipe pelo trabalho realizado”, frisou.

Crescer e se aprimorar

Entre os alunos formandos do Centro de Línguas nesta sexta-feira estava Ben Johnson Alves, que estava concluído o curso avançado em francês. Seu objetivo, conta, era se aprimorar na língua e passar uma temporada em Paris (França).

“O Francês não é uma língua muito conhecida, mas é maravilhosa e muito boa para se aprender. Eu já era aluno da Ufac, mas lá era mais a questão de ensinar e o meu foco era aprender e eu queria aprimorar, falar melhor, dialogar melhor e o CEL tem disponibilizado isso para quem quer aprender uma nova língua”, disse.

Outra aluna orgulhosa de fazer parte do CEL era Larissa Luana Felix Dias, que estava concluindo inglês, nível intermediário. Ela conta que aprendeu muito nesses anos porque os professores são “amigáveis”. “Eles fazem com que a língua inglesa seja fácil de aprender”, conta ela.

Além do inglês, mais para frente ela pensa em cursar espanhol também no CEL. “Isso vai possibilitar eu ter um desempenho muito melhor em minha carreira, que ainda não escolhi, mas certamente vai ajudar muito no meu currículo”, afirmou.

Outra aluna que comemora a vitória da formatura é Fernanda Costa, concludente do nível básico de inglês. “Muitas vezes chegava em casa cansada, era muito trabalhoso, mas no fim deu tudo certo porque eu sempre tive vontade de aprender outra língua e pensei que o inglês poderia ser uma ótima oportunidade”, destacou.

Aprender não tem idade

Mas entre os alunos que estavam se formando nesta sexta-feira no auditório da SEE, quem mais chamou a atenção foi Seu Dário Marcondes do Amaral, de 89 anos de idade. Ele é uma demonstração de que não tem idade para se aprender uma nova língua.

Ele é concludente do nível avançado em italiano. Estudava todos os dias pela manhã e pela tarde e era muito querido na turma. Ele optou pela língua porque é de uma família de italianos. “Sou de uma família de italianos e como era o mais idoso, todo mundo me respeitava”, disse ele.

Para a chefe da divisão de ensino de línguas, Kelen Duarte, o apoio do governo do Estado foi fundamental para a formatura dos alunos. Por 2020 ter sido um ano pandêmico, os concludentes do segundo semestre de 2019 também participaram da solenidade de formatura. “É muito momento especial, um dia memorável”, afirmou.

Por Stalin Melo 

Assessoria de Comunicação - SEE/AC


Consulta pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos encerra no dia 20 de novembro

17.11.2021

O prazo para contribuir com a criação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos vai até o próximo sábado, 20. O documento contém diretrizes e ações estratégicas para fomentar a cultura de promoção dos direitos humanos no sistema estadual de ensino.

Para participar, basta clicar aqui e responder o formulário. Ao acessar o documento, o participante terá a opção de opinar sobre cada uma das ações sugeridas, destacando primeiro se concorda com a proposição e/ou se tem uma sugestão de redação para complementar essa mesma ação. Em seguida, ao final de cada uma das três dimensões estratégicas que estruturam o Plano, terá a opção de sugerir uma nova ação, para o caso de não se sentir contemplado com as ações sugeridas.

Nessa etapa de consulta pública, a proposta é receber contribuições de toda sociedade para ampliar e qualificar a versão do documento, antes do envio ao Conselho Estadual de Educação para discussão e aprovação. O objetivo do Plano é sugerir um conjunto de ações que possibilitem tornar a escola espaço de inclusão e respeito aos direitos humanos, à democracia e às diferenças.

O Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos acompanha um movimento nacional, iniciado em 2003, com a elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Entre 2004 e 2005, o PNEDH foi discutido com vários setores sociais em todo o país e, em 2006, foi feita a publicação do documento, em parceria com a então Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação e Ministério da Justiça.

Sobre o documento

O plano será estruturado em três dimensões estratégicas, com respectivas diretrizes, acompanhada de um conjunto de ações e metas para cumprimento em período máximo de até dois anos.

Para o responsável pela consultoria técnica e metodológica do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, Prof. Dr. Antônio Sardinha, a iniciativa é uma forma de inserir os direitos humanos de diversas formas dentro do ambiente escolar

“Em linhas gerais, o plano prevê ações que procuram inserir a educação em direitos humanos na educação básica e nos espaços de educação não formal, observando aspectos ligados ao currículo, materiais didáticos, formação de professores, práticas e metodologias inovadoras”, considera Sardinha.

Por Bárbara Ribeiro


Projeto de estudantes que valoriza escritoras negras e indígenas conquista primeiro lugar em feira científica

16.11.2021

As estudantes Aline Magalhães de Jesus, 17, 3º ano do Ensino Médio, e Emille Rayane Pereira, 16, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, localizado no município de Matina, no Oeste baiano, conquistaram o primeiro lugar na área de Linguística, com o projeto científico “A ausência da produção textual de escritoras negras e indígenas brasileiras nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio – uma análise sob a ótica da interseccionalidade”, na XI Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS), que ocorreu de forma virtual, de 8 a 12 de novembro. Como prêmio, as estudantes receberão um troféu e medalhas de ouro. 

A estudante Aline de Jesus refletiu sobre o aprendizado obtido com a pesquisa. "Antes, eu não me atentava se nos livros que a gente tinha acesso possuía autoras negras ou indígenas, o quanto isso é imposto em todos os lugares e ninguém se dá conta. Receber esse prêmio simboliza que as pessoas se alertaram para essa questão, que realmente perceberam o quanto essas mulheres estavam sendo apagadas e que isso pode mudar", disse.

Para a sua colega de pesquisa Emille Pereira, o reconhecimento do projeto é fruto de muito empenho. "Me sinto feliz e orgulhosa por termos sido as únicas representantes da Bahia na feira, apesar de que essa exclusividade também representava ausência. Mas, saber que fizemos isso bem traz uma sensação inexplicavelmente confortante pro meu coração, pois nos dedicamos muito nesta pesquisa", afirmou. 

Segundo a professora e orientadora do projeto, Janildes Chagas, o reconhecimento do projeto servirá de inspiração para que outros estudantes se destaquem na área da  pesquisa científica. "Penso que o processo de orientá-las foi um processo de pavimentação de caminhos para que outros estudantes se apropriem do campo de pesquisa e acreditem que não há áreas do conhecimento com privilégios, mas que as diferentes áreas se completam e, por isso, devem ser dadas a elas o mesmo peso de importância.

Sobre a feira - Realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e organizada pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências (GAT), a feira é considerada a maior da região centro-oeste do país. Participam estudantes do 4º ao 7º ano (inclusos na categoria FETECMS JÚNIOR); 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA); e alunos do 1º ao 7º semestre do ensino técnico (inclusos na categoria FETECMS) de deferentes regiões do Brasil.