Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Piauí e Ceará trocam experiências exitosas sobre a política de alfabetização na idade certa

08.06.2022

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, visitou, nesta terça-feira (07), o município de Sobral, no Ceará, para trocar experiências sobre o modelo de cooperação com os municípios, desenvolvido pelo Governo do Ceará, e implementado em 2021 no Piauí. 

A convite da Associação Bem Comum, parceira da Seduc/PI na execução do PRO Alfabetização Na Idade Certa, Ellen Gera se reuniu com o secretário municipal de Sobral, Herbert Lima, para conhecer a política de alfabetização desenvolvida nas escolas municipais. 

"Viemos até Sobral para ver a forma como eles trabalham com a alfabetização das crianças e aproveitamos para conhecer, também, o trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Ceará. Temos muito interesse em conhecer esses programas e trocar experiências para, quem sabe, incorporá-los em nossas ações, uma vez que o regime de colaboração com os municípios foi uma política, também, adotada no Piauí.”, observa.

Ellen Gera avalia que o mais importante da visita foi compreender o regime de colaboração cearense, principalmente na forma em que as Gestões Municipal e Estadual trabalham de forma integrada.

"Tive a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho da Gestão Municipal que, ao longo dos anos, vem apostando na pactuação, regime de colaboração, autonomia escolar e, também, no investimento e apoio do Governo do Ceará na Educação como pilar de desenvolvimento. Nos mostraram um material pedagógico estruturado, que é construído por eles, e apresentaram a estrutura de avaliação e formação de estudantes e professores, que são os pilares do Programa", apontou Ellen Gera.

 

O secretário avalia que embora a Educação Infantil e o Ensino Fundamental seja de responsabilidade dos municípios, é importante que o Estado se coloque como corresponsável nesse processo. “É importante que os gestores vejam os estudantes independente da Rede em que ele está matriculado. O Estado auxiliando os Municípios, dando suporte para que eles promovam a alfabetização na idade correta e de forma eficiente, certamente terá um estudante de Ensino Médio sem defasagem de aprendizagem e com menos risco de evasão", comenta.

PRO ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 

Maior programa de alfabetização já criado na história do Piauí, o PRO Alfabetização na Idade Certa tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 7 anos de idade. A iniciativa é realizada em regime de colaboração e com adesão de 100% dos municípios piauienses. A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças das escolas públicas de Educação Infantil e do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental).

Em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum, a proposta é trabalhar em regime de colaboração com os municípios e garantir o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores. 

Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria de Estado da Educação vai fornecer, aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê, também, formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e para professores que atuam na pré-escola e alfabetização. Serão capacitados gestores de 8 mil escolas e mais de 15 mil professores das redes estadual e municipais que estão diretamente ligados com o ciclo de alfabetização.


Sementes de árvore nativa são distribuídas no entorno da Escola Estadual São Francisco

08.06.2022

Estudantes de Biologia e UC II Ciências da Natureza do ensino médio da Escola Estadual São Francisco, em Campo Grande, realizaram na sexta-feira (03.06), ação que culminou o projeto “Vivendo o verde na escola”, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).

Após pesquisar, os educandos colocaram em prática as aulas da professora de biologia Pauliceia Ribeiro Andrade e fizeram a distribuição de sementes da árvore Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosifolia) no entorno da unidade escolar, localizado no Bairro São Francisco, região central da Capital.

Preservação

Diretor José Rone Rabelo da Silva enfatizou que o objetivo é comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) “e conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas, bem como sua preservação através de pequenos gestos possíveis no cotidiano de cada um, gerando assim uma reflexão crítica sobre a influência do ser humano no meio ambiente”.

Os estudantes entregaram as sementes e explicavam todo desenvolvimento da planta que é uma árvore decídua a semi-decídua, de floração muito exuberante com seu porte pequeno, alcançando cerca de 15 metros de altura. O caule é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade.

A professora utilizou material reciclável para colocar as sementes para distribuir com os alunos, com isso, todas as práticas envolvem o respeito e a preservação do meio ambiente.

“ O meio ambiente nos fornece recursos maravilhosos para sobrevivermos, e é importante cuidarmos dia a dia desses recursos, e na escola estadual São Francisco procuramos fazer isso com muita preciosidade”, enfatiza a coordenadora pedagógica Elaine Cristina.

Adersino Junior, SED/MS


Secretaria de Educação do Acre realiza formação do Programa Aprender é o Caminho

08.06.2022

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Programas Especiais, realizou nesta terça-feira, 7, no auditório da própria Secretaria, uma formação dentro do Programa Aprender é o Caminho.

A formação foi direcionada para os formadores e assessores pedagógicos da Divisão de Ensino Fundamental, anos finais, da própria SEE e teve como finalidade fortalecer o Programa que trabalha no combate à distorção idade/série, sobretudo dos alunos que estão no sétimo ano.

O Programa Aprender é o caminho tem o aval do Conselho Estadual de Educação (CEE) por meio da resolução 61/2020 e funciona, atualmente, em 13 escolas de Rio Branco, além de turmas existentes em Sena Madureira e também em Plácido de Castro. Mais de 600 alunos são atendidos.

De acordo com a chefe da Divisão de Programas Especiais da SEE, Hémila Oliveira, o programa atende exclusivamente alunos do sétimo ano e tem uma proposta pedagógica e curricular própria. Ao todo são quatro professores que atendem cada turma por área de conhecimento.

“Devido a pandemia, durante os dois anos em que ficamos aí parados, tivemos muita evasão escolar e com isso a tendência de aumentar o número de alunos em distorção e enquanto Estado temos a obrigação de estar ofertando o programa, sem falar que existe uma organização, um currículo próprio, pensado e trabalhado por área de conhecimento”, explicou.

Ela destaca ainda que a parceria com o Unicef é fundamental na medida em que o aluno que está em distorção idade/série tem algum histórico de perda, tem uma vulnerabilidade social a qual precisa de uma olhar mais atencioso. “Precisa de um cuidado, de um acompanhamento diferenciado e o Unicef vem munir nossa equipe de formadores”, afirma.

O Programa Aprender é o Caminho é composto por uma etapa única, onde no período de um ano, aluno faz o 7º e 8º anos dentro de uma carga horária de 800 horas/aula e dentro de um currículo específico, pensado e organizado para esse público de forma que não haja perdas das habilidades mínimas exigidas. Quando aprovado, o aluno vai direto para o 9º para corrigir a distorção.


Estudantes da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá visitam Projeto Gadonça

08.06.2022

Durante a semana do Meio Ambiente os estudantes do projeto de Eletiva III e do projeto de pintura “Com cores não há limites” da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Miranda, desenvolveram ação educativa na Fazenda San Francisco Pantanal, produtiva e significativa para os jovens estudantes.

De acordo com a diretora Izamara Nunes, a atividade despertou a curiosidade intelectual dos aprendizes, “pois puderam conhecer de perto o tesouro guardado no Pantanal sul-mato-grossense, admiraram a beleza da fauna e da flora que nos rodeiam e que são visitados e admirados por turistas de todo o mundo. Puderam ainda conhecer a produção de arroz por irrigação e compreender os benefícios do rio Miranda para a economia e sociedade por meio da agricultura”, enfatiza.

Projeto Gadonça

A palestrante Roberta Coelho apresentou o Projeto Gadonça que objetiva diminuir a caça das onças e conhecer a relação da morte do gado com a maior predadora do Pantanal. Além disso, o momento propiciou aos estudantes compreensão da cultura pantaneira, as relações das espécies de animais e plantas que compõem o território da Fazenda San Francisco, o turismo local e a mudança de mentalidade conquistada por meio deste projeto transformando os caçadores em conservadores deste ecossistema.

O protagonismo estudantil esteve em evidência quando os estudantes discutiam as características dos animais vistos durante o passeio, quando por meio do efeito sonoro das palma surgiam a revoada das garças, pombos, araras e periquitos; nas habilidades matemáticas de maneira divertida contando a quantidade de jacarés nos canais de água.

Também durante o passeio puderam ser mini biólogos, observando a mata da reserva ambiental da Fazenda com olhos clínicos tentando enxergar a onça em meio aos arbustos, analisando as máquinas da agricultura e a engenharia das bombas de água para irrigação, a cooperação em manter o ambiente limpo durante toda a atividade extra classe e a curiosidade em conhecer as histórias dos pioneiros da nossa terra.

Adersino Junior, SED/MS


Escola recebe investimento de R$4,9 milhões para reforma e ampliação

08.06.2022

A semana começou com boas notícias para a comunidade escolar de São Ludgero. Nesta segunda-feira, 6, a gestora da EEB São Ludgero, Angelina Walter Sizenando, recebeu a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação no prédio da unidade escolar. A obra, que vai beneficiar 1.378 estudantes matriculados na escola, vai ocorrer com investimento de R$ 4,9 milhões do Governo de Santa Catarina.

“Este grande investimento é uma entre tantas obras que a secretaria, com a coordenação do governador Carlos Moisés, entrega à comunidade escolar catarinense. Ao longo do tempo, o nível de ensino dos professores e a capacidade de aprendizado dos alunos seguiu evoluindo, enquanto a infraestrutura não acompanhou este avanço. Isso é que estamos corrigindo nesses últimos anos. É uma obra importante, em uma escola centenária e referência em toda a região Sul”, afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Com a ampliação, a EEB São Ludgero receberá cinco novas salas de aula, aumentando a capacidade de atendimento para até 1,6 mil estudantes. Ao todo, a obra representa a ampliação de 717,2 metros quadrados da área construída do prédio, que chegará a 4.489,71 metros quadrados no total.

Já a estrutura existente da escola passará por reforma completa, que inclui melhorias de acessibilidade, de toda a rede elétrica e sistema de iluminação e da rede hidrossanitária. Segundo a gestora da EEB São Ludgero, Angelina Walter Sizenando, o prédio foi construído pela comunidade local no início do século passado, e há 10 anos as obras de reforma e ampliação, tratadas como um “sonho”, eram aguardadas.

“Com uma alegria imensa recebemos a notícia do início das obras. É uma obra que oportunizará mais segurança, conforto e acessibilidade aos alunos, profissionais e todos que visitam a nossa escola. Será um presente não só para a comunidade escolar, mas para todo o município de São Ludgero. A alegria tomou conta dos alunos e pais no momento em que receberam a notícia!”, finaliza.

Presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o deputado Luiz Fernando Vampiro, ex-secretário de Estado da Educação, destacou os investimentos realizados na área nos últimos anos. “Pela primeira vez na história o Estado investiu 27% da receita líquida corrente na educação. Isso mostra que, em um curto espaço de tempo, nós teremos a melhor educação pública do Brasil. Fico muito feliz com essa entrega, que é de todo o grupo da educação, de todos vocês também”, completa.

O evento também foi acompanhado pelo deputado estadual Volnei Weber, pelo prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, vereadores e demais autoridades da região.

Atendimento ao Novo Ensino Médio

Ainda segundo a gestora da EEB São Ludgero, a ampliação vai garantir a instalação de novos laboratórios para atender estudantes do Novo Ensino Médio do município. Atualmente, para complementar as atividades pedagógicas dos professores, a escola possui laboratórios de tecnologia, Ciências da Natureza e Matemática. Ao longo de 2022, a unidade recebeu 25 computadores e 80 tablets para garantir mais atratividade ao ensino oferecido.

O prédio da escola é complementado por um auditório com capacidade para receber até 90 pessoas, uma biblioteca, refeitório, cozinha e um depósito para armazenamento de alimentos. Todos estes espaços receberão melhorias que, além dos 1.378 estudantes matriculados, vão beneficiar mais 106 profissionais que atuam na unidade, entre professores, servidores administrativos, profissionais de limpeza e alimentação, entre outros.

Estrutura esportiva

Atualmente, a EEB São Ludgero possui uma pista de atletismo, um campo de futebol, uma quadra poliesportiva e um ginásio, que também será contemplado com a reforma para garantir mais acessibilidade à comunidade.


Educação do Pará e Unicef juntam esforços para enfrentar a distorção idade-série

08.06.2022

De 07 a 09 de junho (terça a quinta-feira), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza o III Ciclo Formativo do Programa “Trilhas no Pará”. A iniciativa visa garantir a permanente formação dos diretores, professores e técnicos que trabalham nas dez unidades escolares da rede pública estadual que já implementaram a nova modalidade de ensino, em caráter experimental.

Com a temática “Pará para cada criança e adolescente: trilhar caminhos é garantir direitos”, o evento visa apresentar estratégias efetivas que auxiliem profissionais da educação no combate à cultura do fracasso escolar, e diagnosticar o nível de leitura e escrita dos estudantes para o desenvolvimento de ações pedagógicas que contribuam com a superação das deficiências de aprendizagem.

No primeiro dia, a programação ocorreu no auditório Prof. Dionísio Hage, na sede da Seduc, em Belém, quando foram pactuadas novas ações para fortalecer a cooperação entre a instituição pública e o Unicef, via assinatura do Memorando de Entendimento da Trajetórias de Sucesso Escolar, o qual instituiu, em 2020, o Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar - Trilhas no Pará e as atividades do Busca Ativa Escolar.

Representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), do Ministério Público do Pará (MPPA), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), gestores das Unidades Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Educação (URE) também participaram da abertura do encontro.

Metodologia - De acordo com a chefe de Educação do Unicef Brasil, Mônica Pinto, quase 6 milhões de crianças e adolescentes em todo o País estão em defasagem na idade-série, situação agravada devido à pandemia da Covid-19. A representante acrescentou que a Seduc é um dos principais parceiros no Pará para combater a cultura e a naturalização do fracasso escolar. 

Mônica Pinto, chefe de Educação do Unicef - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“Nós trouxemos a nossa equipe técnica, com uma metodologia que a gente desenvolveu a partir de casos de sucesso escolar no Brasil. Essa técnica já foi ensinada aos profissionais da Seduc, e estamos presentes de forma piloto em dez escolas da rede pública estadual, mas com o desejo de ampliar esse trabalho para diversas localidades paraenses onde forem identificadas crianças nessa situação de defasagem idade-série. Contém conosco. Estamos aqui para fazer esse trabalho juntos, para que de fato esses alunos possam seguir com a sua vida escolar, cidadã e, brevemente, ingressar no mundo do trabalho”, frisou.

O gestor da 16ª URE, Flávio Caridade, disse acreditar que esta é uma oportunidade para que se entenda a diversidade educacional do Pará, trabalhando da melhor maneira possível essa distorção. “Vai ser fundamental que a gente desenvolva esse projeto nas escolas da nossa região. Com a capacitação de hoje, pudemos ter acesso a informações e dados que detalham toda a complexidade desta temática. Dessa forma, será possível aplicar o programa de acordo com a cultura dos nossos alunos e entendendo a realidade educacional da região”, ressaltou.

Parcerias - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, disse que o encontro possibilitou dialogar sobre a evasão escolar no Pará e avançar nas parcerias já firmadas com o Unicef. “Quero agradecer a todos os envolvidos neste ciclo formativo, seja a Undime, o Conselho Estadual de Educação do Pará e demais órgãos fiscalizadores que oportunizaram a construção de um novo momento, para que possamos manter nossos pequeninos nos espaços de aprendizagem. Hoje, mais uma vez reafirmamos o compromisso de que criança fora da escola, não pode!", afirmou a titular da Seduc.

Profissionais da educação que participam da formação - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Segundo a coordenadora estadual do Programa Trilhas no Pará, Jacqueline Blanco, a iniciativa trabalha com a enturmação de alunos que estão em distorção idade-série, nos anos finais do ensino fundamental. Neste ano de implementação estão sendo atendidos prioritariamente estudantes do 6º ano, na faixa etária de 12 a 15 anos. “A proposta do ‘Trilhas’ é atender desde o 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Já temos dez escolas-piloto, com 372 alunos enturmados, e pretendemos ampliar cada vez mais essa oferta a partir de 2023”, informou a coordenadora.

Programação

Dia: 08/06 (manhã e tarde)

Tema: Ler e escrever: o grande desafio para vencer a distorção escolar – no Centro de Formação da Seduc (Cefor), das 09 às 17 h.

Público-alvo: Diretores, professores e técnicos das escolas estaduais Arthur Porto, Barão de Igarapé-Miri, Profª. Donatila Santana Lopes, Cônego Batista Campos e Murinin.

Dia 09/06 (manhã e tarde)

Tema: Ler e escrever: o grande desafio para vencer a distorção escolar, no Cefor, das 09 às 17 h.

Público-alvo: Diretores, professores e técnicos das escolas estaduais Rodrigues Pinagé, Padre Orione, Celina Del Tetto, Novas Águas Lindas e Santa Bárbara.

 

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Escola Estadual Fernando Correa recebe visita técnica da Fundect

08.06.2022

A Escola Estadual Fernando Correa, de Três Lagoas, recebeu visita, na última quarta-feira (01.06), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

A Fundect está realizando  visita técnica em escolas que possuem projetos contemplados no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica/ PICTEC, em Três Lagoas, na unidade escolar contou com a presença do diretor-presidente Márcio de Araújo Pereira e do diretor científico Nalvo Franco de Almeida Júnior, que fizeram também o lançamento do edital Pictec à comunidade escolar.

Curativos biodegradáveis

Na EE Fernando Corrêa, a pesquisa “Desenvolvimento de curativos biodegradáveis com ativos à base de metabólitos secundários extraídos de plantas medicinais do cerrado” é orientada pelo profº Thiago Santos Duarte e os estudantes bolsistas são: Marcus Augusto F. Madureira, Heloísa F. Souza, Beatriz C. Martinez, Kaíque Vinícius Q. Nunes e Vinícius Dias B. Papi – todos do ensino médio. No evento, a equipe apresentou os trabalhos realizados no âmbito do projeto, incluindo as ações em laboratório no extrato etanólico da aroeira, ipê-roxo, jalapa, jatobá e barbatimão, além de estudos para a produção de polímeros curativos biodegradáveis.

A diretora Sonia Maria Teresinha Barbosa fez a abertura do evento, juntamente com a coordenadora Ana Paula Amorim Rodrigues e, segundo a diretora, “a pesquisa impacta na trajetória intelectual dos estudantes, portanto, trata-se de uma experiência da maior importância. Lembrando que a atuação dinâmica do profº Thiago pode inspirar outros docentes a apresentarem seus projetos”. Hoje, a EE Fernando Corrêa possui quase 1.200 estudantes matriculados e integra o programa internacional Escolas2030.

Adersino Junior, SED/MS


Mais de 78 mil estudantes participam da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

08.06.2022

Mais de 78 mil amapaenses participam da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), nesta última terça-feira, 7. As provas são aplicadas aos estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio. No Brasil todo, mais de 18 milhões de alunos são avaliados na primeira fase do exame.  

O objetivo é incentivar a pesquisa científica e estimular o estudo da matemática nas escolas brasileiras. As provas da Obmep possuem  20 questões objetivas para serem resolvidas no tempo máximo de 30 minutos e são divididas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade, nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio).

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em agosto e a aplicação das provas será em outubro.O resultado final, com a entrega da premiação aos vencedores, tem data prevista para o dia 20 de dezembro.

A Obemep é realizada pelo Instituto Matemática Pura (Impa) e conta com o apoio das Secretarias de Educação de todo o país.

Por: João Marcos Chaves


Comidas típicas do Pantanal são inclusas no cardápio da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho

08.06.2022

Com entrada às 7h e saída às 16h, os estudantes da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, possuem um cardápio diversificado de alimentos que inclui: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

O cardápio da semana é informado toda segunda-feira nos grupos de WhatsApp destinados aos pais do ensino fundamental e do ensino médio.

Cardápio regional

Visando a abordagem das temáticas regionais no modelo de ensino, conforme orientação da Base Nacional Comum Curricular, o cardápio da Escola da Autoria JGP inclui comidas regionais como o servido hoje, sarravulho (foto acima), além de arroz carreteiro, arroz boliviano, feijão gordo e farofa de banana. O cardápio ainda traz aos estudantes oferta de frutas frescas como incentivo à alimentação saudável.

Após o almoço os estudantes são responsáveis por auxiliar na organização do pátio, orientados pelos profissionais da prática de convivência, mantendo-o limpo, sem restos de alimentos e pela lavagem de seus itens de alimentação, como prato, copos e talheres, incentivando a prática do Protagonismo, prezando pela responsabilidade pelos seus bens e manutenção de locais e itens de consumo.

A gestão da Escola da Autoria JGP parabeniza aos profissionais que atuam na cozinha, que preparam os alimentos com muita presteza e carinho, bem como, aos profissionais da Prática de Convivência, que auxiliam durante o processo de servir e manutenção do pátio.

Adersino Junior, SED/MS


Estudante de escola pública do Piauí conquista bolsa para cursar Física na Universidade de Nova York

08.06.2022

O jovem Haziel de Oliveira Soares, que cursou o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida, conquistou uma bolsa de estudos para cursar Física na Universidade de Nova York, campus de Abu Dhabi. O estudante, que representou o Piauí em programas como Jovem Senador e Parlamento Jovem, parte no mês de setembro em busca dessa realização. 

A diretora da escola, localizada no conjunto Morada Nova, em Teresina, Djanira Alencar, revela que o estudante foi selecionado em fevereiro deste ano, mas, devido a pandemia, só agora foi convocado para iniciar os estudos.

“Haziel estudou o Ensino Médio todo aqui na escola e estava sendo acompanhado por nós. Sua conquista se deu por meio de testes e de acordo com seu currículo. Hoje ele está na questão do envio de documentos. Estamos todos muito felizes com essa grande vitória, que é mais um degrau de uma vida exemplar como estudante”, completa a diretora.

Natural da cidade de Barras, Haziel buscou por melhores condições de estudo em Teresina e desde a infância sempre gostou muito do ambiente educacional. Como estudante de baixa renda, estudou a vida toda em escola pública buscando sempre atividades que sobressaíssem ao currículo escolar. “Desde o Ensino Fundamental me envolvi em atividades de liderança, quando fui aceito para a Cidade Olímpica Educacional, que é um preparatório para olimpíadas científicas e a partir daí meu interesse só cresceu para com atividades extracurriculares. No meu primeiro ano do Ensino Médio fui líder de turma e não parei por ai”, conta.

Ao longo do tempo, Haziel foi construindo um perfil interdisciplinar, realizando atividades completamente diferentes principalmente relacionadas a áreas de feiras e olimpíadas científicas, concurso de redação, Programa Jovem Senador e Parlamento Jovem Brasileiro. “Essas atividades também me ajudaram a conseguir essa aprovação na universidade, pois se candidatar a uma vaga é um processo bem holístico, porque eles levam várias coisas em consideração, não é apenas um teste, uma prova, eles querem saber realmente no que a gente é interessado e no que a gente tem feito durante o tempo de escola”, acrescenta.

O estudante tentou vaga em 20 universidades norte-americanas sendo aprovado na Universidade de Nova York, escolhendo o campus de Abu Dhabi.

“Era o que eu realmente queria estudar. Eu recebi uma bolsa completa que paga todos os meus custos desde a anuidade da universidade até materiais, moradia, alimentação e despesas pessoais como as próprias passagens aéreas. Espero ter contato com pessoas do mundo todo, aprender diferentes culturas e estudar áreas diferentes como um segundo curso que seria Ciências Políticas. Essa flexibilidade acadêmica é uma coisa que me interessa bastante, estou bem ansioso pra viver lá”, finaliza


Educação Itinerante visita escolas em Planaltina e Valparaíso de Goiás

08.06.2022

Em mais uma edição do projeto Seduc Itinerante, a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli e a equipe da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) visitaram, no último final de semana, unidades escolares de Planaltina e Valparaíso de Goiás. O objetivo das visitas foi dialogar com gestores, professores e estudantes, conhecer a realidade local das escolas e ouvir as demandas pedagógicas, administrativas e de infraestrutura da comunidade escolar.

Escola cívico-militar
Na quinta-feira (2/6), a secretária da Educação visitou a Escola Cívico-Militar Profª Lourdete de Fátima de Paiva Sutir, antigo Colégio Estadual Complexo 10, em Planaltina. Localizada em uma região de vulnerabilidade social, a unidade se tornou Escola Cívico-Militar (Ecim) no ano passado, em convênio com o governo federal. 

Segundo a gestora pedagógica Flávia Machado de Oliveira, que trabalha no colégio há 23 anos, a escola passou por uma verdadeira transformação. “Nós tínhamos um índice de meninos usando drogas e que não respeitavam [os professores]. Hoje temos alunos que nos respeitam. Os militares nos dão essa força. Os professores cuidam do pedagógico, e eles cuidam da disciplina. Nossos alunos estão amando também, foi uma verdadeira revolução”, afirmou a gestora.

Para Flávia, a implantação do novo modelo resultou em maior sensação de segurança para a escola e a comunidade local. A coordenadora regional de Educação de Planaltina, Dinalva Cantallops, que já foi diretora da escola há alguns anos, confirmou que a unidade era marcada pela violência e hoje se tornou um exemplo de disciplina, civismo e respeito na região.

Reunião com gestores, estudantes e professores
Na sexta-feira, a equipe da Seduc passou pelo Centro Integrado de Educação Modelo, onde conversou com os estudantes e se reuniu com gestores da CRE de Planaltina. Mais tarde, a secretária foi ao Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Profª Ana Maria Ferreira de Paula para falar com alunos e profissionais da unidade.

À noite, a equipe da Seduc partiu para Valparaíso de Goiás, onde a secretária Fátima Gavioli dialogou com gestores da CRE de Novo Gama. O 33º Batalhão da Polícia Militar também apresentou, na ocasião, o projeto de segurança escolar ‘Paz nas Escolas’, que vem sendo realizado no município de Cidade Ocidental.

Mutirão do Governo de Goiás
No sábado e domingo (4 e 5/6), a Seduc esteve presente no Mutirão do Governo de Goiás em Valparaíso de Goiás. No sábado, Fátima Gavioli atendeu docentes e gestores de diversos colégios durante o evento. A secretária também conheceu o estudante João Ricardo, matriculado no Cepi Marajó, e sua mãe Ana Néri, que agradeceu o Governo de Goiás pelos investimentos na escola.

“No laboratório de Ciências, chegaram microscópios novos. Chegou o laboratório móvel [de Informática] e na hora do almoço, almoçamos com pratos de vidro. A quadra foi reformada e a escola foi pintada”, contou o estudante. João Ricardo que elogiou os professores da instituição e afirmou que seu rendimento escolar está melhorando.

“Minhas notas, percebo que aumentaram muito. Depois que nosso colégio se tornou em tempo integral, meu rendimento aumentou. Está sendo muito bom”, relatou João Ricardo. Para ele, um dos principais benefícios do Cepi é o Projeto de Vida, que ajuda o estudante a planejar seu futuro. 

Seduc Itinerante
Desde o início de 2019, a Seduc visitou diversos municípios para conhecer melhor a realidade das escolas e se aproximar da comunidade local. O projeto Seduc Itinerante já passou por Santa Helena, Ceres, Rio Verde, Rubiataba, Mineiros, Minaçu, Jataí, Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas, Campos Belos, São Miguel do Araguaia, Silvânia, Iporá, Porangatu e cidades de outras regionais.


Educação e Senai se unem em cursos de Formação Técnica e Profissionalizante

07.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou, nesta quinta-feira (02/06), às 08h30, a Educação Profissional e Técnica do Novo Ensino Médio. O evento foi realizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Senai-MT, parceiro do Governo de Mato Grosso no oferecimento de 14 cursos técnicos aos estudantes.

A oferta dos cursos atende a um dos pilares do Novo Ensino Médio, denominado ‘Projeto de Vida’. Por meio de Itinerários Formativos, permite a flexibilização e a diversificação dos currículos, disponibilizando ensino técnico aos estudantes do 1° ano.  

A parceria com o Senai-MT vai proporcionar cursos técnicos e profissionalizantes a estudantes dos municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o desafio agora é engajar os jovens, ensinar e prepará-los para serem protagonistas de suas carreiras profissionais. “O Novo Ensino Médio veio para revolucionar esta nova forma de fazer a educação no país e aqui, em Mato Grosso, estamos largando na frente. Somos o primeiro estado a firmar esta parceria e, através dela, teremos 12.500 estudantes para formar até 2026”.

Danielle Aparecida Gomes da Silva, coordenadora de Gestão Pedagógica da DRE polo Diamantino, conta, que em visita ao Senai de Nova Mutum, onde duas turmas participam dos cursos técnicos, sentiu-se gratificada. “Nossos estudantes estão maravilhados. Eles estão, sim, mais engajados e bastante motivados”.

Dentro desta proposta, os alunos têm aula em um dia da semana no Senai, utilizando seus equipamentos e laboratórios e, em outro, o professor da instituição vai até a unidade escolar da rede estadual, em uma nova experiência ressaltada pelo diretor Regional do Senai-MT, Carlos Braguini.

“Estamos indo para a prática, para dentro da escola pública e trazendo os estudantes para nossas instituições. Portanto, compartilhamos o mesmo desafio de transformar estes estudantes. Nos juntamos e nos integramos para arcar com esse desafio tão intenso, que é formar pessoas de qualidade, sobretudo, no pós-pandemia”, detalha.

Os cursos técnicos oferecidos no Senai-MT estão voltados ao atendimento das demandas das regiões onde estão sediados, o que contribui com a formação de profissionais para atender ao mercado de trabalho.

A diretora da Escola Estadual São Francisco, Luciene Marinheiro Pereira, de Aripuanã, onde 53 estudantes têm acesso ao curso técnico de Mineração, vê o novo ensino médio como uma opção para que os estudantes tenham escolhas para o futuro.

“Agora, nossos alunos estão focados em ir mais além, porque vêm uma oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. Não só com possibilidades em nossa cidade, como em até outros estados, onde há empresas de mineração”, comemora.

Neste primeiro ano, estão sendo ofertados os cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, Design Gráfico, Rede de Computadores, Automação, Mecatrônica, Mineração, Edificações, Mecânica, Eletromecânica, Logística, Eletrônica e Eletrotécnica.

Além destes cursos, ainda serão disponibilizadas matrículas em cursos técnicos concomitantes. São três, realizados em quatro semestres, e podem atender alunos que estejam cursando o 2° ano do Ensino Médio: Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Automação.

Cursos de Qualificação Profissional, de curta duração, também entram na parceria. São ministrados em 40 dias, com carga horária de 160 horas, voltado a estudantes de qualquer ano letivo. Ao todo, são sete cursos das áreas de Gestão, Logística e Tecnologia da Informação (TI). Com isso, outro pilar do novo ensino médio é contemplado: a Valorização da Aprendizagem, com a ampliação da carga horária curricular.

A parceria com o Senai vai até 2026 e, durante este período, serão oferecidas 33 mil vagas aos estudantes da Rede Pública do Estado, divididas em 12.500 matrículas no Novo Ensino Médio, 20 mil matrículas nos cursos de Qualificação Profissional e 500 matrículas no curso Técnico Concomitante. 

Texto de Luciana Oliveira.


Alunos da Escola Estadual Júlio Muller visitam aldeia indígena

07.06.2022

Promover a formação de cidadãos, que respeitem as diferenças, é uma das responsabilidades da Educação. Com esta premissa, a Escola Estadual Júlio Muller, em Barra do Bugres, promoveu o projeto “Intercâmbio Cultural” e levou cerca de 95 estudantes para uma visita à aldeia Umutina. Lá, eles conheceram a Escola Estadual Indígena Jula Pare, onde trocaram experiências e tiveram contato com a história e a cultura da etnia.

O diretor da unidade escolar, Vitor Leite Primo Diogo, relata que a parceria surgiu após a realização de um evento na escola neste semestre. “Convidamos a Jula Pare para a programação, que promovemos em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A diretora Eliane Monzilar compareceu e trouxe alguns trabalhos artesanais para expor no evento. Para retribuir a visita, passamos uma manhã e uma tarde na aldeia”, explicou.

A aula de campo ocorreu em 14 de abril e já se planeja um novo evento. Além das atividades culturais, os estudantes participaram de bate-papo sobre tolerância, companheirismo e solidariedade entre os diferentes grupos humanos.

“A visita foi importante e enriquecedora. Apesar da pouca distância que separa as duas escolas, a maioria dos estudantes da área urbana nunca havia ido lá. No retorno para a escola, fomos surpreendidos com alguns relatos. Muitos alunos disseram que esperavam encontrar muitas diferenças, mas perceberam que há muita singularidade”, destaca o diretor.

Ele acrescenta que a escola pretende repetir o estreitamento de relações e realizar outras visitas, mas, desta vez, levando os estudantes da Jula Pare para a unidade na cidade, ampliando a troca de experiências.

Texto de Rebeca Cruz, sob Supervisão de Rui Matos. 


Comunidades escolares contempladas com kit de robótica participam de formação virtual

07.06.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), realiza, até esta quarta-feira (8), uma formação de robótica para professores, gestores, estudantes e coordenadores pedagógicos das 100 escolas estaduais contempladas com um kit de robótica. A atividade, que tem duração de quatro dias, tem o objetivo de favorecer a inserção de novas tecnologias na prática docente do Ensino Médio, através da utilização dos kits de montagem da robótica educacional.

Dentre os temas abordados, se destacam os de robótica aplicada ao Ensino Médio; definição e aplicação da tecnologia da robótica educacional; exploração do conjunto de montagem educacional; conceitos básicos sobre atuadores, sensores e programação; aspectos técnicos e pedagógicos do conjunto de montagem educacional; e construção de protótipos mecânicos, motorizados e automatizados com o kit de montagem educacional.

A professora Vanessa Chaves, que ensina Geografia e Iniciação Científica, no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro, falou sobre a importância da formação. “A robótica proporciona a construção de habilidades imprescindíveis no mundo regido pela Indústria 4.0. A oportunidade de vivenciar isso nas escolas da rede pública dá aos nossos estudantes a formação necessária para enfrentar essa realidade com propriedade. A educação científica, a robótica e o pensamento computacional são chaves que abrem as portas do mundo para eles”.

Os estudantes José Gabriel de Almeida, 17, e Kauã Felipe Araújo, 16, 3º e 2º ano do Ensino Médio, respectivamente, se reuniram com a professora Vanessa para participar da atividade, com o kit em mãos. José Gabriel falou que a robótica é um tipo de aprendizagem que ajuda o raciocínio lógico. “A robótica nos faz querer fazer projetos e pensar como isso pode ajudar no futuro, a exemplo de um robô que pode atuar em um certo tipo de área ou resolver um problema”. Já Kauã Felipe comentou sobre o impacto da robótica no aprendizado. “É um método de se interagir com a tecnologia e de se obter conhecimento que não é tão comum assim nos colégios. É um passo além do ensino tradicional”.

Kits de robótica – Os kits de robótica entregues pela SEC serão usados para potencializar o aprendizado dos estudantes. Cada kit contém materiais como tablete com aplicativo de reconhecimento de imagem para interação; pendrive contendo software de controle para programação tipo Scratch; 600 peças plásticas para a realização de atividades que exploram diferentes áreas do conhecimento; e componentes de automação, como motores e sensores, dentre outros.


Escolas estaduais realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

07.06.2022

As escolas da rede estadual de ensino continuam realizando atividades voltadas às comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a cada 5 de junho. Além da conscientização ambiental, as diversas atividades têm como objetivo ampliar os conhecimentos dos estudantes envolvidos.

No município de Baixa Grande, o Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet realizou, nesta segunda-feira (6), a Gincana do Meio Ambiente, que chamou a atenção para questões ambientais como desmatamento, poluição, queimadas e risco de extinção da fauna e da flora. Dentre as tarefas, se destacam: produção de obras de arte com material reciclado; grito de paz; criação de poesia sobre o tema; e produção de mudas de plantas regionais; entre outras.

O estudante Raimundo Carvalho Neto, 16, 1º ano do Ensino Médio, que fez parte da equipe “Terra”, afirmou que a gincana foi estimulante. “Através das tarefas, tivemos oportunidade de nos divertir e aprender vários conteúdos sobre o tema trabalhado na gincana”.

Em Quijingue, os estudantes do Colégio Estadual São Sebastião fizeram a limpeza e prepararam uma área na escola com adubo para fazer o plantio de mudas de plantas. O estudante Elias Francisco dos Santos, 21, 1º ano do Ensino Médio, participou da atividade. “Gostei muito de colaborar, pois é uma iniciativa que beneficia toda a escola. O próximo passo será colocar as sementes da terra e cuidar das mudas de plantas”, disse.
 
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe I, localizado em Salvador, está promovendo o projeto "São João Ecológico", com visitação aos trabalhos de preservação ambiental, produzidos pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 A culminância será realizada no dia 15 de junho.  Dentre os trabalhos, se destacam: apresentação de poemas sobre o meio ambiente; exposição de cartazes; e apresentação de pesquisas sobre o bioma caatinga, entre outros.


Fases regionais dos Jets 2022 de Araguaína e de cidades do entorno de Palmas começaram nesta terça (07)

07.06.2022

Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2022 chegam até as regionais de Araguaína e aos municípios do entorno de Palmas nesta terça-feira, dia 7. Na região norte do estado, a abertura oficial ocorrerá às 19h30, no Colégio Militar do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína. Já na região central, o local escolhido dar para início aos jogos é o Ginásio Municipal Luizinho Mendonça, em Novo Acordo. 

Os organizadores estimam a participação de 900 atletas nas duas regionais, que competirão nas categorias masculina e feminina, distribuídas nas faixas etárias entre 12 e 14 e 15 a 17 anos. As modalidades disputadas serão vôlei (quadra e praia), futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo. 

Araguaína

As equipes e atletas das modalidades individuais, de escolas públicas e privadas da regional de Araguaína, participarão das disputas entre os dias 7 e 11 de junho. As cidades que compõem essa fase são Ananás, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

Palmas Interior

Em Novo Acordo, as competições ocorrerão entre os dias 7 e 10 de junho para os representantes das unidades escolares de Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Mateiros, Novo Acordo, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Felix do Tocantins, Distrito de Luzimangues (Porto Nacional) e do município anfitrião.

Os vencedores nessas etapas seguem para as disputas finais na fase estadual dos Jets, programada para as datas de 21 a 26 de junho (15 a 17 anos) e 3 a 8 de setembro (12 a 14 anos), em Palmas.

Cristiano Viana/Governo do Estado


Escolas aplicam a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

07.06.2022

As provas referentes à 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão sendo aplicadas nesta terça-feira, 7, nas escolas de todo o país. No Tocantins, mais de 180 mil estudantes se inscreveram na Olimpíada e 689 instituições de ensino participando, representando os 139 municípios. Em sua 17ª edição, a OBMEP conta com 18.159.636 estudantes inscritos, de 54.488 escolas e com a participação de 5.558 municípios brasileiros. 

Na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, 913 estudantes estão aptos para fazerem as provas e estas começaram a ser aplicadas, a partir das 8 horas, para os estudantes das turmas da manhã. 

Emanuelle Alves, 17 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, falou da importância da prova para ampliar o conhecimento dos estudantes.  “Faço a prova todos os anos e é uma forma de garantir aprovação em uma boa faculdade, de testar meu conhecimento em Matemática e a minha capacidade de interpretar e responder as provas”, frisou. 

Gustavo Holzhausen, 16 anos, também da 2ª série do ensino médio, já tem uma rotina de participações na olimpíada. “É uma prova que mede a nossa capacidade de compreensão na área da matemática. Acredito que todos os estudantes deveriam fazer essa prova, até como forma de aprendizagem”, ressaltou.

O coordenador de área de Matemática e suas competências da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, professor Diego Porto Veiga, destacou a importância da OBMEP. “Participar da olimpíada é uma oportunidade que os estudantes têm para ingressarem em faculdade e conquistarem novos espaços. A olimpíada oferece todo o material de apoio e orientações. Aqui na escola também estamos pontuando os alunos que estão fazendo a prova, como forma de incentivar a participação de todos”, explicou Diego Porto Veiga. 

Prova 

A prova será disponibilizada para três níveis, com cores diferentes, sendo a de nível I, para os estudantes que estão matriculados nas turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível II, para os participantes que estejam cursando o 8º ou o 9º ano do ensino fundamental e o nível III, para os discentes do ensino médio.

O exame da 1ª fase está sendo aplicado nas escolas inscritas, é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e composta por 20 questões de múltipla escolha. A nota terá a finalidade de classificar o participante para a fase seguinte.

O gabarito oficial será divulgado no site www.obmep.org.br e a lista dos classificados para a 2ª fase será divulgada no dia 2 de agosto. A prova da 2ª fase está prevista para o dia 8 de outubro.

A olimpíada é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC). 

Premiação 

Nesta 17ª edição da OBMEP serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. A premiação será distribuída de forma diferenciada entre as escolas públicas e privadas. Para as escolas públicas serão destinadas 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze.

Para as escolas particulares serão destinadas 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata e 675 medalhas de bronze. Os professores, as escolas e as secretarias premiadas receberão certificados. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Primeira turma de participantes do Programa Dev the Devs foram certificados nesta segunda (06)

07.06.2022

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente nesta segunda-feira, 6 de junho, no evento de certificação dos alunos participantes do Programa Dev The Devs 2021, na TecnoPuc, em Porto Alegre. A cerimônia celebrou o encerramento da primeira edição do programa, que teve duração aproximada de 5 meses.

A ação foi realizada pelo Tecnopuc, pela Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RS), com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).


“A evolução da informática e das tecnologias de informação no Estado é visível e cresce a passos largos. É uma área muito promissora e a participação da Secretaria Estadual da Educação, através dos estudantes da rede pública, em eventos como o South Summit comprova isso. Quero parabenizar os alunos presentes pela conclusão do curso que ganham novas oportunidades e as empresas que crescem e possuem uma demanda cada vez maior de pessoas qualificadas”, disse a secretária Raquel.


Na ocasião, foram entregues os certificados de conclusão do curso, em um ato simbólico, aos estudantes que representaram cada uma das regiões do Estado.
“A educação tradicional é indispensável, mas, para avançarmos, é preciso de momentos como esse em que celebramos jovens desenvolvedores. Muito se fala em inovação e tecnologia, mas não adianta falar sem atos concretos”, declarou o governador do Estado Ranolfo Vieira Junior.

Presenças

O evento contou ainda com a participação do vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges; da diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos; da secretária Adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp; do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e TecnoPuc, Jorge Audy; do coordenador pedagógico do Programa Dev The Devs, Michael Mora; do presidente da Assespro-RS, Julior Ferst; da vice-presidente da Reginp, Daniela Eckert; do representante das lideranças locais, Fauzi de Moraes Shubeita; e do ex-governador do Estado, Eduardo Leite.


Coordenadoria Regional de Naviraí recebe 6ª edição da Teia da Educação 2022

07.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (SED) prosseguindo a 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, realizou na manhã desta terça-feira (07.06) em Naviraí, reunião técnico-pedagógica, com a participação de 25 unidades educacionais e 04 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-8).

Depois de encontros em Paranaíba, Aquidauana, Jardim e Nova Andradina, a Teia da Educação 2022 teve a participação dos gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares da CRE-8, coordenada pela professora Cleusa Sarturi e coordenadora adjunta Daniela Palhares, responsáveis por 12,1 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

São 09 municípios jurisdicionados pela CRE-8, Eldorado: 3 escolas; Iguatemi: 2 escolas e 2 extensões; Itaquiraí: 3 escolas; Japorã: 2 escolas e 1 extensão; Juti: 1 escola; Mundo Novo: 3 escolas; Naviraí: 6 escolas e 1 extensão; Sete Quedas: 3 escolas; Tacuru: 2 escolas.

Na abertura da reunião técnico-pedagógica, a coordenadora Cleusa Sarturi relatou aos diretores, coordenadores e secretários escolares a importância da Teia da Educação com a participação da secretária de Estado de Educação Cecilia Motta e equipe da SED.

“O tema da edição desta Teia da Educação já fala e realmente temos muitos ganhos no setor, principalmente pelo empenho da gestora que temos e a equipe da Secretaria de Estado de Educação dando respaldo diuturnamente a todos nós diretores, nos deixaram mais tranquilos para que possamos proporcionar aos nossos estudantes o melhor aprendizado, grata pela dedicação de todos”, relata Cleusa Sarturi.

A Teia da Educação contou com a participação da secretária Municipal de Educação de Naviraí, Tatiane Maria da Silva Morch, no ato representando a Prefeita Raiza Matos; secretária Municipal de Educação de Eldorado, Valdecir Roberto Santucci; secretária Municipal de Educação de Itaquiraí, Silvia Patrícia Freire; Secretária Municipal de Educação de Sete Quedas, Joelba Ferreira Gomes; Diretor de Ensino IFMS, Wagner Antoniassi; Diretor UFMS Naviraí, Marco Antônio Costa da Silva, Diretor Geral IFMS Naviraí, Matheus Bornelli de Castro.

Apresentações

Abrindo a Teia da Educação, no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tabet, localizado na rua Hilda, nº 203, o estudante Ryan Silva Caire, da Escola Estadual Antônio Fernandes recitou poema “Retrato do Artista quando coisa”, do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.

Na sequência a música “Hey Pai” da cantora Isadora Pompeo foi interpretada pelos estudantes Adrieli Costa Ferreira – 1º ano do EM (violão) e nas vozes de Beatriz Rio Correia – 8º, Eloísa dos Santos Silva – 6º A, Emanuelly Palacio Lima – 6º A, todas do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Fernandes.

Conquistas e desafios

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta relatou aos diretores, coordenadores e secretários escolares sobre o atual cenário estadual e nacional da Educação, sobre crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início do Governo Reinaldo Azambuja, em 2015.

Secretária lembrou que, ao assumir a pasta da Educação, ela tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, “ ao encerrar este ciclo temos a sensação do dever cumprido, pois a gestão tem a marca da política do municipalismo e regime de colaboração, o sentimento é de gratidão, se hoje somos referência nacional de gestão educacional é devido o empenho de cada servidor, obrigado a todos pela dedicação e proporcionar o melhor para todos estudantes da Rede Estadual de Ensino”.

Cecilia Motta mencionou ainda sobre as conquistas e os novos desafios do setor, “o empenho dos servidores foi o motivo do êxito, avançamos com política municipalista, como o regime de colaboração com outras instituições, , fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino e ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria, implantação das Coordenadorias Regionais de Educação”.

“Quando projetamos para o futuro temos como desafio a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, renovação do parque tecnológico das escolas, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação das escolas de tempo integral, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, dentre outros”, relata secretária Cecilia.

Investimento na região

A atual gestão do Governo de MS já investiu R$-32,2 milhões nos municípios jurisdicionados pela CRE-8, em infraestrutura de reformas, adequações e intervenções, nas unidades escolares, sendo: Naviraí: R$ 9,3 milhões; Eldorado: R$ 6,4 milhões; Itaquiraí: R$ 5,6 milhões; Sete Quedas: R$ 3,5 milhões; Japorã: R$ 3,2 milhões; Tacuru: R$ 2,2 milhões; Juti: R$ 665 mil; Iguatemi: R$ 568 mil; Mundo Novo: R$ 460 mil.

Valorização

Mato Grosso do Sul tem hoje a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

No comparativo, das redes estaduais de todo Brasil a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 347 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano.

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina e agora Navirai, Próximo encontro acontece no dia 14 de junho na CRE-12 de Três Lagoas e estará ainda em reunião técnico-pedagógicas nas CREs, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim, Ponta Porã, Corumbá, e Campo Grande.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 347 unidades escolares.

Adersino Junior, SED


Secretário da Educação participa da inauguração do Prédio da Reitoria da UFT e destaca a conquista para a melhoria do ensino público

06.06.2022

O secretário de estado da Educação, Fábio Vaz, participou nesta segunda-feira, 6, da inauguração do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), solenidade que contou com a participação do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga. A ação faz parte das comemorações dos 19 anos de implantação da UFT. Com uma área de 7.245,44 m² construída, o prédio conta com quatro pavimentos. Para a construção foram investidos mais de R$ 13 milhões.

O Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, destacou o compromisso da instituição em garantir formação focada no desenvolvimento da sociedade. “Sou filho de professor universitário, por isso conheço bem a importância da valorização do ensino público superior. Investimentos como esses fortalecem a educação e elevam o nível de conhecimento da população. Esse apoio administrativo aos servidores renova a esperança da comunidade acadêmica”, pontuou. 

O titular da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância das parcerias do Governo do Estado com a UFT para a formação integral. “O Governo é um grande parceiro da Universidade na implantação de políticas públicas que aproximam a academia das necessidades do Estado. A educação é prioridade da gestão com valorização dos professores e investimentos nas aprendizagens dos estudantes e servidores, com programas de mestrados e doutorados pela UFT. Isso mostra a preocupação com o desenvolvimento social e formação cidadã dos tocantinenses”, destacou. 

O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, fez uma breve explanação sobre o processo de federalização da UFT, implantada em 2003, e frisou que a entrega é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. “Foram nove anos de história e de espera. Ao longo da trajetória, a UFT renovou seu compromisso em formar profissionais e produzir conhecimento com inovação. Essas novas instalações vão oferecer não só conforto e bem-estar aos 300 servidores do prédio, mas também melhoria no desempenho das atividades acadêmicas no Estado. A UFT atende praticamente todos os municípios através de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirmou.

UFT

A UFT foi instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000, mas sua implantação efetiva ocorreu em 15 de maio de 2003 com a posse dos primeiros servidores, incorporando a estrutura física e acadêmica da Fundação Universidade do Tocantins (Untins).  

Atualmente, a Universidade conta com campi nas cidades de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, ofertando mais de 40 cursos de graduações, além de especializações, mestrados e doutorados.  São aproximadamente 20 mil estudantes e mais de mil servidores. 

Alcione Luz/Governo do Tocantins


Regional de Paraíso define os vencedores dos Jets 2022 que seguem para as finais na etapa estadual

06.06.2022

Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2022, realizados pela Secretaria da Educação (Seduc), finalizaram a etapa regional de Paraíso do Tocantins no último sábado, dia 4. A organização local contabilizou a participação de 600 atletas nas categorias masculina e feminina, subdivididas entre as faixas etárias de 12 a 14 e 15 a 17 anos. 

Durante quatro dias, os estudantes disputaram nas modalidades futsal, vôlei de quadra, handebol e atletismo. Os vencedores seguem para as disputas finais na fase estadual dos Jets, programada para as datas de 21 a 26 de junho (15 a 17 anos) e 3 a 8 de setembro (12 a 14 anos), em Palmas. 

Campeões: 12 a 14 anos

No futsal masculino 12 equipes se inscreveram na categoria, sagrando-se campeão o Colégio Estadual Bartolomeu Bueno, do município de Pium. A equipe da Escola Estadual José Alves de Assis venceu no futsal feminino. Já os times de voleibol e handebol feminino do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins (IPVT), de Paraíso, classificaram-se para a fase estadual sem disputas, pois não houve outras equipes inscritas. Os vencedores das provas de atletismo podem ser vistos no documento abaixo.  

Campeões: 15 a 17 anos

Entre 13 equipes, a vencedora do futsal masculino foi o Colégio Estadual Trajano de Almeida, de Caseara. No futsal feminino venceu o Colégio Estadual Cívico-Militar São José Operário, de Paraíso. Já no vôlei e handebol feminino o IPVT se classificou para a próxima etapa. No vôlei masculino o Colégio Estadual João Dias Sobrinho, de Divinópolis, também não teve concorrente e segue direto para a fase regional. O mesmo ocorreu com a equipe de handebol masculino do Colégio Estadual de Cristalândia. Veja no documento abaixo os vencedores do atletismo.

Cristiano Viana/Governo do Estado


Estudantes do Piauí participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

06.06.2022

As escolas da rede estadual do Piauí iniciaram nesta terça-feira, 07 de junho, a aplicação das provas referentes à primeira fase da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Segundo a organização da OBMEP no Piauí, são 360 mil estudantes piauienses aptos a fazer a prova pela rede pública e rede privada.

Na primeira fase da OBMEP, os estudantes têm o tempo máximo de duas horas e meia para responder 20 questões. A competição científica é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2, 8º e 9º do Ensino Fundamental e Nível 3, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Segundo o coordenador da regional Teresina PI 01 da OBMEP, Jefferson Leite, o saldo da participação dos estudantes foi positivo nesta edição. “Mais de trezentos mil alunos foram inscritos para esta primeira fase e estão divididos em níveis do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Hoje contamos com todas as escolas públicas do Piauí, além de alunos de algumas escolas particulares que inscreveram os estudantes. Esperamos ter êxito neste dia de aplicação das provas. A segunda fase, que classifica 5% dos melhores alunos da primeira fase, será realizada em outubro”, informou.

Para a rede estadual de educação, a mobilização vem sendo realizada de forma constante e por diversas estratégias para atrair o alunado. Na segunda-feira (6), a coordenação estadual da olimpíada realizou uma roda de conversa no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Dr. Fontes Ibiapina, localizado no Renascença I.

No encontro com os estudantes, os professores responsáveis pela aplicação das provas explicaram os conteúdos programáticos, o modelo de questões e o calendário da competição.

Os classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase em 8 de outubro, esta formada por 6 questões discursivas. A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase.

Perpétua Barbosa, gerente na 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), comemorou a mobilização das escolas na realização da prova.

“Nossa Gerência contou participação de cem unidades escolares inscritas na primeira fase, pois a matemática faz parte do chão da escola. As escolas têm considerado as avaliações externas como uma motivação, uma vez que consegue levar os estudantes no sábado e domingo ao chão da escola, além do cotidiano, como a escola Gayoso e Almendra, em Batalha, a escola João Francisco, em Luzilândia, e o CETI Conselheiro Saraiva, em Batalha”, afirmou a gerente.

O gestor Ezequiel Melo, da Unidade Escolar Gervasio Costa, jurisdicionado à 2ª GRE, declarou que o trabalho de mobilização da escola resultou na participação expressiva dos alunos. "Hoje na escola, mobilizamos todos os alunos para realizar a 17° edição da OBMEP através de avisos nas redes sociais e também nas salas de aulas presencialmente. No turno da manhã 225 alunos e no turno da tarde 198 alunos. Incentivamos todos aos projetos que possibilitem o crescimento e a descoberta de cada estudante.”, informou o gestor escolar.

Premiação

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

São distribuídas 6.500 medalhas e até 46.200 certificados de Menção Honrosa às escolas públicas, e 975 medalhas e até 5.700 certificados de menção honrosa às instituições privadas.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.