Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Roraima fecha parceria para exibição de aulas do Projeto Maratona Enem

29.04.2022

Para estimular os estudos e auxiliar os estudantes na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Governo de Roraima firmou uma parceria com a plataforma Estudo Play Soluções Educacionais, para a oferta gratuita de aulas por meio da TV Assembleia (canal 57.3). É o projeto Maratona Enem. 

“Nosso objetivo é proporcionar ferramentas e apoiar nossos estudantes na preparação para o Enem. A oferta de aulas gratuitas pela televisão com professores de excelência com certeza vai auxiliar os estudantes na realização desse exame tão importante para dar continuidade na vida acadêmica, com o ingresso no Ensino Superior”, destacou o governador de Roraima, Antonio Denarium. 

A parceria com a plataforma Estudo Play foi firmada por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). As aulas serão exibidas todos os sábados, a partir das 14h, na TV Assembleia. 

Haverá também PDF disponível com questões via QR Code. A plataforma disponibiliza também banca de propostas de redação, textos motivadores, simulados e equipe de professores ou monitores para o fórum tira-dúvidas. 

“Roraima é o segundo Estado da Federação a firmar parceria com a Estudo Play, que tem um trabalho de vanguarda de projetos e ações educacionais no Brasil. A Maratona Enem vem fortalecer o processo educacional não só dos alunos da rede estadual, mas de todos que estão se preparando para o Enem ou concursos públicos”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto. 

As aulas começaram a ser exibidas no último dia 23 de abril e, para ter acesso aos conteúdos, basta que os interessados sintonizem todos os sábados, a partir das 14h, o Canal 57.3 (TV Assembleia).

 As aulas serão ministradas por professores de vários Estados 

As aulas são preparadas por um time de professores selecionados de vários Estados do Brasil, com aulas dinâmicas e diferenciadas envolvendo todos os componentes curriculares do Ensino Médio. 

Por meio de links, os estudantes poderão interagir e sugerir à equipe da Estudo Play, temas para serem trabalhados nas aulas, ou revisão de determinados conteúdos que tenham maior interesse. A secretária adiantou que no final de mês de maio, já está sendo organizado um aulão presencial em Roraima, com a equipe de professores da Estudo Play.

“No dia 28 de maio, estamos programando um aulão presencial da Maratona Enem, para os estudantes da rede estadual do Ensino Médio e estudantes também de outras redes. Será um dia inteiro com aulas dinâmicas e interativas. Em breve, divulgaremos o horário e local”, finalizou a secretária Leila.

Por Mágida Azulay KHatab

Foto: Divulgação Internet


Escolas estaduais têm até 23 de maio para adesão à 10ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia

28.04.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou no Portal da Educação, através do endereço http://estudantes.educacao.ba.gov.br/feciba, o formulário de adesão das escolas da rede estadual de ensino à 10ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O procedimento pode ser realizado pelos gestores, coordenadores pedagógicos e professores até o dia 23 de maio, no campo “Adesão Escolar”. O evento está previsto para ser realizado entre os dias 27 a 29 de setembro, com oferta de  270 vagas.

A FECIBA é realizada pela SEC, através do Programa Ciência na Escola, com o objetivo de incentivar a participação de professores e estudantes no campo científico. Neste ano, a feira vem com o tema central "Pesquisa científica e projeto de vida: desafios da Educação Básica". Patrícia Oliveira, coordenadora do Ciência na Escola, destacou a importância das adesões. “A FECIBA vem com este tema de integração do currículo escolar, sob a perspectiva das práticas de ensino e de aprendizagem da escola, bem como espaços de democratização. A Feira vem para ampliar a popularização da ciência e publicitar a apresentação dos projetos de investigação científica e produções artísticas, desenvolvidas na  rede estadual de ensino”.

Serão aceitos projetos em quatro modalidades: "Pesquisas científicas concluídas", nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia, Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes;  "Empreendedorismo, mundo do trabalho e projeto de vida e cientista júnior"; "Projetos de pesquisa em andamento", nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia, Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes; "Empreendedorismo, mundo do trabalho e projeto de vida e cientista júnior"; e "Performances científica com teatro, dança, música e artes visuais"; e "Relato de experiências de orientação científica".


Educação do Pará firma parceria com a Universidade Estadual e levar projeto científico a 22 escolas da capital

28.04.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará, firmaram um acordo para a implementação do projeto de extensão “Ciência Móvel: diálogos e práticas em educação científica e a popularização da ciência”. A iniciativa será desenvolvida nas 22 escolas jurisdicionadas à 10ª Unidade Seduc na Escola (USE), que abrangem 13 mil alunos em diversos bairros de Belém.

Nesta quarta-feira (27), dando início à parceria, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores foram convidados a conhecer o planejamento das ações que serão executadas nas escolas. O projeto “Ciência Móvel” vai englobar professores das disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química, que lecionam para turmas do Ensino Fundamental I - II e Ensino Médio da rede pública estadual. 

Por ser um projeto piloto, a ideia é que esses profissionais da educação frequentem o Centro de Ciências e o Planetário do Pará, para desenvolver atividades pedagógicas e levar esse conhecimento aos seus alunos. Além disso, a iniciativa busca implementar atividades investigativas e experimentais sobre o ensino de ciências para aperfeiçoar o trabalho dos professores, dessa forma, integrando e fortalecendo a parceria entre as instituições públicas e a comunidade escolar.

“Com essa parceria, vamos motivar os nossos alunos, selecionar novos talentos dentro das nossas escolas e, principalmente, incentivar os professores a voltarem a estudar, para que eles tenham uma progressão tanto vertical como horizontal, através do mestrado profissional que será oportunizado em breve. Vale ressaltar que a escola que adotar o projeto vai ter acesso ao planetário e aos demais materiais pedagógicos do espaço, para expor em seus espaços de aprendizagem. Portanto, essa ação é de grande relevância, por levar a ciência para dentro das escolas, da USE e para mais próximo da comunidade, estimulando a ciência e tecnologia”, destacou a gestora da 10ª USE, Ione Silva. 

APERFEIÇOAMENTO

A professora de Biologia na Escola Estadual Palmira Gabriel, Claudete de Souza, afirma que o projeto vai somar com as ações que já vêm sendo desenvolvidas. “Trabalhamos desde cedo com nossos alunos o ensino e a pesquisa, a iniciação científica e acredito que o “Ciência Móvel” vai contribuir ainda mais com todo o trabalho pedagógico que tem sido realizado na unidade escolar”, frisou. 

De acordo com o coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia (Uepa), Ronilson Freitas, a dificuldade de aprender e ensinar ciências naturais é comum no Brasil. “Para reverter essa situação é necessário a cooperação e dialogar com vários agentes. A Uepa, por meio das ações de pós-graduação, o Centro de Ciências e Planetário do Pará, a Seduc, o Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e toda a comunidade escolar, avançam com essa iniciativa para encontrar a solução dessas problemáticas no processo de ensino-aprendizagem”, enfatizou. 

MESTRADO PROFISSIONAL

O dirigente disse, ainda, que o projeto “Ciência Móvel” vai possibilitar que os educadores tenham mais proximidade com a pesquisa científica e possam concorrer às vagas de pós-graduação na Uepa. “O mestrado profissional abre , anualmente, vagas para novos candidatos e se dá por meio de um processo seletivo. Portanto, a iniciativa vai oportunizar também que eles melhorem suas práticas pedagógicas no dia a dia, por meio de pesquisas, já que o mestrado profissional vai favorecer tudo isso para eles”, complementou. 

Segundo a professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia (Uepa), Bianca Venturieri, além das atividades experimentais e investigativas, o projeto também engloba ações de formação para os professores participantes. “Hoje, eles conheceram a importância do projeto, o público-alvo e como vai se dar essa cooperação nas escolas. Além disso, aproveitamos a oportunidade para motivá-los pela pesquisa científica e a interagir ainda mais com o Centro de Ciências e Planetário do Pará”, afirmou. 

 

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Governo da Bahia publica aviso de licitação para construir e modernizar mais 17 escolas estaduais

28.04.2022

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta quarta-feira (27), avisos de licitação para a construção e ampliação de mais 17 escolas em tempo integral no Estado. Deste total, cinco novas escolas serão construídas nos municípios de Anguera, Barra da Estiva, Cafarnaum, Medeiros Neto e Oliveira dos Brejinhos. As demais obras serão nos municípios de Baixa Grande, Itatim, Santa Bárbara, Santanópolis, Sento Sé, Teofilândia, Gandu, Jeremoabo, Jussara, Matina, Tanque Novo e Teolândia.

As intervenções fazem parte da requalificação que está sendo realizada, pelo Governo da Bahia, na infraestrutura da rede estadual de ensino. Ao todo, mais de 3,5 bilhões estão sendo investidos em novas escolas; na construção dos complexos poliesportivos educacionais; e na modernização com a ampliação das escolas existentes.
 
As novas escolas são voltadas para a oferta da Educação em Tempo Integral e estão sendo construídas com um moderno padrão de engenharia para oportunizar melhores condições de trabalho aos educadores e de aprendizagem aos estudantes. Os projetos incluem módulos de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, refeitórios e demais espaços administrativos, além de equipamentos esportivos de uso compartilhado com a comunidade, incluindo quadra poliesportiva e campo com gramado sintético. Muitas destas escolas também são equipadas com piscina e pista de atletismo.


Secretaria de Educação promove programação especial para o Mês de Conscientização do Autismo

28.04.2022

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Secretaria Executiva de Planejamento e Coordenação (SECO), e Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH), promoveu, nesta quarta-feira (27), o encerramento do projeto Abril - Mês de Conscientização do Autismo, que contou com diversas atividades realizadas na sede da pasta, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.

As ações começaram no início do mês, como uma live que abordou o tema "Direito à inclusão da pessoa com autismo", seguida de uma distribuição de panfletos sobre a condição em diversos setores da SEE. A programação contou ainda com uma exibição de curta metragem na área de convivência e uma roda de conversa que marcou o encerramento. Nesse último momento, participaram o advogado Robson Menezes, a psicopedagoga Suelma Santos, Dione Monteiro, chefe da Unidade de Educação Inclusiva da SEE, e Cristiano Vila Nova, pedagogo e pai de um estudante autista.

“O mais importante desse projeto é que tudo que foi vivenciado nele se aplique em prol de uma conscientização voltada para uma sociedade respeitosa e inclusiva, e que isso seja vivenciado diariamente por todas as pessoas. O mês é um marco, mas a vivência tem que ser diária. A inclusão é algo que não pode ficar somente no discurso, mas deve fazer parte do nosso dia a dia”, frisou Ana Selva, secretária executiva da SEDE, na abertura da roda de conversa.

Cristiano Vila Nova parabenizou a iniciativa do evento e acredita que a programação sensibilizou muita gente. “Esse evento foi ímpar, principalmente porque ele tocou não só os pais de pessoas com autismo, mas os profissionais de educação da pasta, que precisam ter esse olhar diferenciado. Acredito que um trabalho como esse precisa se repetir, pois é urgente esse esclarecimento sobre as leis, sobre o tratamento e a realidade familiar do autista. É fundamental fazer uma construção conceitual e vivencial para ampliar o conhecimento de todos”, disse.

Bruno Vieira, da Gerência de Articulação Municipal, assistiu à exibição de curtas e tirou diversas dúvidas sobre o autismo. "Eu achei o evento muito produtivo, pois o autismo é muito presente no nosso cotidiano. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm o diagnóstico por falta de acesso e nós precisamos ter essa consciência. Eu não sabia que existiam diferentes graus de autismo e aprendi muita coisa aqui", contou.

Foto: Tarciso Augusto


Escolas começam a receber novos computadores para renovação do parque tecnológico da rede estadual de ensino

28.04.2022

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está modernizando o parque tecnológico de todas as unidades de ensino estaduais. Ao todo, serão 89 mil computadores e notebooks enviados às escolas para completa renovação da rede, em um investimento de R$413 milhões. Este é o maior aporte da história de Minas na modernização do parque tecnológico das escolas estaduais.

O governador, Romeu Zema, esteve em Caeté, na última terça-feira (19/4), na EE Senhora do Bonsucesso, para conhecer a renovação do laboratório de informática. A unidade, que conta com 254 alunos no ensino fundamental e Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), recebeu 38 novos equipamentos, entre notebooks e computadores, no valor de R$177,8 mil. Para todas as unidades de ensino do município de Caeté, serão destinados 232 equipamentos, que totalizam um investimento de R$1 milhão. Ao menos 26 cidades mineiras já começaram a receber os computadores.

Zema conheceu diversas áreas da escola, como a nova cozinha e o laboratório de informática. “É um prazer entrar em uma escola e poder ver de perto as melhorias realizadas. Ter a verba é importante, mas contar com uma equipe competente para alocar os recursos corretamente faz toda a diferença”, destacou.

Governador Romeu Zema, em visita à E.E. Senhora do Bonsucesso, em Caeté, conheceu o laboratório de informática da unidade, que recebeu recentemente os novos computadores. Foto: Gil Leonardi - Imprensa/MG

Até julho, todas as unidades de ensino do Estado receberão novos computadores

As primeiras escolas contempladas com os novos equipamentos são as que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Segundo o diretor de Infraestrutura Tecnológica da SEE/MG, Adilson Silva, o investimento do estado é de mais de R$ 413 milhões nesta iniciativa e desde 2017 não ocorria tamanha reformulação na área. Até julho deste ano, quando terminarão as entregas, serão instalados um total de 81.564 Desktops e 7.259 notebooks, tanto para ambientes administrativos quanto didáticos.

“A necessidade de renovação se dá pelo fato de que as tecnologias aplicadas à educação precisam acompanhar os avanços tecnológicos do mundo em todas as áreas, com equipamentos mais modernos, de modo a garantirmos a integridade da segurança da informação, aliada às práticas pedagógicas atuais”, explica Adilson que pontua, também, sobre os benefícios. “Equipamentos modernos e eficientes comportam atualizações constantes da TI, tanto no ambiente administrativo como em sala de aula, permitindo que ações pedagógicas que exigem maior eficiência dos equipamentos possam ser desenvolvidas”, diz o diretor de Infraestrutura Tecnológica.

Para a escolha das primeiras escolas a serem contempladas, foi levado em consideração o estado de uso das máquinas, se estavam insuficientes ou obsoletas. Foi realizado levantamento em todas as unidades pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e o acompanhamento sistemático da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica da Secretaria de Educação.

Foto de capa: Gil Leonardi - Imprensa/MG


Governo de Minas Gerais anuncia o Trilhas de Futuro – Educadores

28.04.2022

Quando um governo investe na qualificação de seus profissionais, está investindo também na qualidade do atendimento ofertado à comunidade. É pensando nisso que na data em que se comemora o Dia Mundial da Educação (28/4), o Governo de Minas anuncia o “Trilhas de Futuro – Educadores”.

A iniciativa tem por objetivo atender às demandas relacionadas à formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento profissional do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e representa a maior ação de oferta de pós-graduação aos servidores do estado já realizada.

“Está é a maior iniciativa de formação continuada realizada em Minas e no Brasil. Contará com investimento de mais de R$ 240 milhões do Estado. Serão diversas opções de cursos na modalidade EAD. Para os profissionais, essa é uma possibilidade de avanço na carreira, mas que também resultará na melhoria da qualidade do ensino ofertada aos estudantes mineiros”, destacou o governador Romeu Zema.

No Trilhas de Futuro – Educadores serão ofertados cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), por instituições de ensino superior, públicas ou privadas, previamente credenciadas. A SEE/MG realizou o credenciamentos das instituições interessadas no início deste ano.

Serão ofertadas mais de 42 mil vagas em cursos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, como ensino da matemática, Libras, coordenação pedagógica, educação integral, gestão pública, alfabetização e letramento, artes, dentre outros.

O principal objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais da Educação, por meio da oferta da formação continuada, visando também a melhoria dos serviços prestados aos estudantes das escolas estaduais. Além disso, possibilita o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, que podem avançar em suas carreiras (por meio das promoções previstas na legislação vigente), e também a aproximação da educação básica com as instituições de ensino superior do estado.

“O Trilhas de Futuro - Educadores se destaca pela diversidade na oferta de cursos, com grande abrangência de conteúdos. A SEE/MG fez um levantamento cuidadoso das necessidades de formação dos profissionais das mais variadas carreiras e terá oferta de cursos em todas as regiões do estado”, explica a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

As vagas para os cursos ofertados por meio da iniciativa serão custeadas pela SEE/MG, sendo gratuita a participação dos profissionais selecionado para as formações. Poderão participar servidores da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico, ocupantes de cargo efetivo e estável das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional (ANE) / Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Analista de Educação Básica (AEB); Técnico da Educação (TDE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Assistente de Educação (ASE). Também é necessário estar em exercício na Unidade Central, Superintendências Regionais de Ensino ou unidade escolar da SEE/MG.

Os profissionais que participarem do Trilhas de Futuro - Educadores deverão se comprometer em continuar prestando serviço na SEE/MG durante um período mínimo de três anos. Além disso, está previsto o ressarcimento ao Estado do valor correspondente ao financiamento do curso, nos casos de desistência ou evasão, após início do curso; desempenho insatisfatório ou reprovação; exoneração do cargo efetivo da SEE/MG, durante o período do curso ou após o seu término, sem cumprir a contraprestação.

Cronograma
Os profissionais que desejam participar da iniciativa devem ficar atentos ao período de inscrição. O cadastro para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) deverá ser feito no período de 4 a 13 de maio, exclusivamente pela internet. A previsão é que as aulas tenham início no dia 30 de junho.

O cronograma para os cursos de mestrado e doutorado dependerá do cronograma/edital das Instituições de Ensino Superior - IES ofertantes. Nesses casos, além dos critérios do programa, o candidato terá que passar pelo processo seletivo da instituição.

Dia Mundial da Educação
O Dia Mundial da Educação é comemorado nesta quinta-feira (28/4). A data é dedicada ao incentivo e conscientização sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade.

A data foi instituída por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. O Dia Mundial da Educação foi estabelecido na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado no ano 2000.


Escola Penha Brasil promove palestras educativas sobre proteção animal 

28.04.2022

Para marcar o Abril Laranja, iniciativa que chama a atenção para a proteção animal, a Escola Estadual Penha Brasil promove nesta semana, uma programação diferenciada com palestras e rodas de conversas sobre o tema. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, os estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre conscientização e prevenção contra a crueldade animal e sobre a Lei Ordinária N° 1.637, de 24 de janeiro de 2022, do Estado de Roraima, que instituiu o ‘Código de Direito e Bem-Estar Animal de Roraima’. 

A palestra foi ministrada por Palmira Leão, integrante da Radarr, instituição dedicada à proteção e cuidados com os animais. A iniciativa de trabalhar o tema foi da Sala de Leitura da instituição. A professora Marly Bernardo Souza, responsável pela ação, destacou que a escola é um espaço de conscientização. 

“Desenvolver nos adolescentes a consciência de proteger um animal, é essencial, pois cada animal é uma vida. Observamos que 90% dos nossos estudantes têm um animal de estimação em casa, e como os alunos estão na idade de adquirir conhecimento e de formação de caráter, nosso objetivo é trazer sensibilização sobre esse tema trabalhado no Abril Laranja”, explicou Marly. 

Os estudantes aprovaram a iniciativa. Karoline Gonzaga, do 9° ano do Ensino Fundamental, disse que é suspeita para falar, pois tem dois cachorros e disse que ama os animais. 

“Fiquei animada com essa ação, eu gosto muito da minha escola porque sempre traz esses temas importantes. Os animais não são só para proteger as casas, como muitas pessoas acham, eu tenho dois animais e, para mim, eles são também um apoio emocional. Fico triste de ver animais na rua, tenho vontade de levar todos para casa. As pessoas precisam se conscientizar e cuidar dos animais”, disse Karoline. 

A instituição de ensino também mobilizou a comunidade escolar e alguns parceiros para arrecadar ração e outros tipos de alimentos, que serão doados para a ONG Radarr.

Programação segue na sexta-feira, 25 com palestras de médicos veterinários

Como parte da programação, na próxima sexta-feira, 29, haverá palestra com médicos veterinários sobre os cuidados com os pets e também sobre o tema “Prevenção contra a crueldade animal”, a partir das 16h, destinadas aos alunos do turno vespertino.

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed


O concurso Dança Tocantins das Escolas Estaduais anuncia ganhadores da DRE de Tocantinópolis

27.04.2022

Estudantes do Centro de Ensino Médio Tempo Integral Darcy Marinho, são os vencedores da etapa regional de Tocantinópolis, do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. O concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visa fomentar a prática da dança entre os jovens e resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins.

A estudante Stephany Guimarães Carvalho, de 15 anos, venceu na categoria solo com 1.025 votos, na disputa on-line. Ela é a quarta classificada para a etapa Estadual. O “Grupo Life and Action”, da mesma escola, venceu na categoria grupo. A equipe é formada pelas estudantes, Manoela Fernandes, de 14 anos, Nicolle Sthephanne, de 16, Gessivânia da Conceição, de 18 anos, e Werlley Dias, de 17. Com o estilo de dança contemporânea elas chegam à disputa final com 971 votos e também estão classificadas para a fase Estadual.

A experiência do Dança Tocantins veio como uma oportunidade de realização um sonho de Stephany Guimarães. “O Dança Tocantins e a realização de expressar algo que importante para mim, sempre gostei de fazer apresentações e mostrar para as outras pessoas a minha dança. Eu conheci a dança contemporânea pela internet, e nunca tive um professor. Foi difícil no começo, mas com o apoio da minha família, amigos e escola, eu consegui chegar até aqui”, afirmou.

A diretora do CEM Darcy Marinho, Suelene Gomes Silva, destacou o orgulho da unidade de ensino pela colocação dos estudantes no I Dança Tocantins. “Participar da etapa estadual é uma oportunidade para mostrar os talentos dos nossos estudantes. Estamos muito felizes com o protagonismo dos nossos jovens”, relatou.

Regional de Gurupi

As inscrições da DRE de Gurupi estão abertas de 5 a 6 de maio, nas unidades escolares. Para participar, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital. 

DRE de Dianópolis

Encerradas as inscrições, a Regional de Dianópolis passa à etapa das competições, de 2 a 7 de maio. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.

Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.

Odenice Rocha/Governo do Tocantins


Maior obra de reforma e ampliação de Escolas em toda Santa Catarina terá início em Criciúma

27.04.2022

A ordem de serviço que autoriza o início das obras de infraestrutura do Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma, foi assinada nesta segunda-feira, 25. Para reformar e ampliar a atual estrutura da unidade, o Governo de Santa Catarina está investindo R$ 17 milhões. O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, pelo deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, que deixou a pasta em março, e outras autoridades.

“Esta é mais uma entrega que sinaliza a prioridade e a importância que o governador Carlos Moisés e a sua gestão têm dado para a Educação. É uma obra que fará toda a reestruturação do prédio, além de uma ampliação que possibilitará que mais estudantes possam ingressar no CEDUP. Um investimento na qualificação profissional, que transformará Criciúma e o Estado de Santa Catarina”, afirma o secretário Vitor Balthazar.

Construção de auditório e mais laboratórios para o ensino técnico

Na estrutura existente, serão realizadas as reformas do telhado, das redes elétrica e hidrossanitária, do sistema de drenagem e do piso. Além disso, haverá troca de portas e janelas de todo o prédio, enquanto as paredes dos banheiros serão revestidas com cerâmica. O sistema de iluminação externa também será atualizado e a pintura do prédio refeita.

Com a ampliação do prédio, o Cedup Abílio Paulo terá mais 11 salas de aula - serão 41 salas ao todo após a conclusão das obras. Já a quadra poliesportiva da unidade, que atualmente é aberta, receberá cobertura para permitir a prática de atividades físicas independentemente das condições climáticas, integrando uma estrutura que já inclui um ginásio.

O deputado estadual e ex- secretário de Estado da Educação Luiz Fernando Vampiro acompanhou a solenidade e foi homenageado pelos alunos e professores da escola. "O CEDUP de Criciúma é uma referência para a região Sul pela qualidade do ensino e por ter formado grandes profissionais ao longo das últimas décadas. Com essa reforma e ampliação, ainda mais jovens da região serão atendidos e com ainda mais qualidade", destacou o parlamentar.

Outra novidade será a construção de um auditório com lotação máxima superior a 600 pessoas, que vai garantir a realização de eventos culturais, aulões e outras atividades com mais conforto para a comunidade escolar. Além disso, a unidade conta com 14 laboratórios para complementar as atividades realizadas em sala de aula, e mais dois serão instalados em 2023.

O Cedup Abílio Paulo atende hoje 1.878 estudantes de Ensino Médio, Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Ensino Técnico Concomitante ou Subsequente. Entre os cursos oferecidos estão o Técnico em Alimentos, Técnico em Edificações, Técnico em Comércio, Técnico em Química, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática (programação e manutenção) e Técnico em Administração.

A gestora do CEDUP de Criciúma, Maristela Bolan, conta que a obra de reforma era aguardada há 22 anos por toda a equipe que trabalha na unidade e pela comunidade local. “Este dia será sempre lembrado pelos alunos e professores que fazem parte da família do Cedup Abílio Paulo. O sentimento hoje é de gratidão ao Governo do Estado”, finaliza.

Maior obra em escola da rede estadual

Inaugurado em 1978 e sem passar por reforma geral, o Cedup Abílio Paulo receberá agora a maior obra de uma escola da rede estadual em toda Santa Catarina. O total de área construída da unidade, que hoje é de 4,4 mil m², passará para 8,4 mil m².

De acordo com a gestão da escola, a unidade atende estudantes de ao menos 27 cidades integrantes da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), além de municípios em regiões vizinhas. O Cedup, que já é referência em educação profissional no Sul do Estado, receberá a reforma para ampliar sua capacidade de atendimento e atender a crescente demanda por educação profissional em toda a região.


Diretoria Regional de Educação e Ministério Público discutem enfrentamento à violência

27.04.2022

Representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Polo Sinop, participaram de uma reunião promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) com objetivo de firmar estratégias para a redução das diversas formas de violência escolar na rede pública. O evento, realizado em 13 de abril, foi coordenado pela 2ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop (a 500 km de Cuiabá) e teve a participação de gestores de escolas da rede estadual e municipal.

A iniciativa atende ao objetivo estratégico “exigir a redução das diversas formas de violência escolar na rede pública” previsto no Planejamento do Ministério Público do Estado de Mato Grosso para o quadriênio 2020-2023. “É também uma das nossas prioridades no plano estratégico”, observa a diretora regional da Seduc, Cristiane Valéria Costetti Zubler.

No encontro, foram expostos os principais problemas enfrentados nas unidades e definidas estratégias para o enfrentamento à violência. “Em vez de apresentarmos uma proposta para as escolas, fizemos diferente. Abrimos espaço para ouvi-los, para que os gestores dissessem quais são os problemas enfrentados e quais medidas devem ser adotadas para minimizá-los. Ou seja, nada foi imposto. Afinal, eles que vivenciam e conhecem a realidade da educação. Nós, do Ministério Público, estamos à disposição para trabalharmos juntos”, explicou o promotor de Justiça Nilton Padovan.

Entre as condutas reprováveis apresentadas pelos gestores escolares estão a falta de respeito aos profissionais da educação por parte dos pais e alunos, agressividade física e verbal entre estudantes, consumo de entorpecentes e cigarros, prática de bullying, uso de aparelho celular durante as aulas e deterioração do patrimônio escolar.

Para combater as adversidades, foram sugeridas como estratégias a criação do programa “Pais nas escolas”, visando a aproximação com a comunidade escolar por meio de reuniões e palestras, e da campanha “Quem falta faz falta”, objetivando o resgate das crianças faltosas. Também foram propostas a divulgação dos 10 vídeos orientativos e pedagógicos do projeto “Prevenção Começa na Escola”, reunião entre os representantes das escolas e integrantes do Conselho Tutelar e aumento da frequência da ronda escolar feita pela Polícia Militar.

Para cada ação sugerida foram estabelecidos prazos. Assim, no término do encontro, o promotor de Justiça Nilton Padovan notificou os presentes para que deem cumprimento ao que foi acordado.


Educação promove Semana do Dia da Voz

27.04.2022

Para comemorar o Dia da Voz (16 de abril), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), através do Programa Educação para Redução do Absenteísmo (ERA), ligado à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, promoveu a “Semana do Dia Mundial da Voz”, de 11 a 14 de abril, oferecendo orientações sobre prevenção e hábitos para preservar a saúde da voz de todos os servidores da Seduc.

Na Administração Central, servidores também foram abordados para levantamento de possíveis alterações já ocorridas na voz. “O objetivo foi lembrar sobre a importância dos cuidados e orientar sobre ações de saúde vocal, já que a voz é um elemento humano fundamental para as interações sociais e, para muitos, um instrumento de trabalho”, destacou Cleuber Cristiano Sousa, líder do ERA.

Apesar da semana dedicada ao tema, como parte do Programa ERA, constantes ações ocorrem na Seduc com este foco. Folders e até um E-Book, voltado para os docentes, contemplam propostas para cuidar da voz. Nele são explicados os cuidados essenciais com a voz, o que deve ou não ser consumido antes da ministração das aulas; exercícios articulatórios para melhor projetar a voz e de dicção, bem como, exercícios para aquecer e desaquecer a voz.

Sabe-se que muitos trabalhadores, principalmente da área de educação, utilizam a voz como principal instrumento de atuação profissional, por isso é tão importante manter cuidados para preservar a saúde vocal.

Atitudes como falar em excesso, gritar, falar muito alto ou rápido, usar a voz de forma muito aguda ou grave caracterizam um mau uso da voz. Ademais, hábitos diários como uso de cigarro, café em demasia, excesso de bebidas alcóolicas ou gaseificadas, como também, muito tempo de exposição ao ar condicionado, poeira e ruídos, possibilitam o surgimento de doenças que afetam diretamente a voz.

Especialistas alertam que é importante que as pessoas estejam atentas as características da própria voz, pois, diante de alterações, como rouquidão; dor, falhas ou mudanças no tom da voz; ardência e mesmo cansaço, não se deve negligenciar estes sinais. 

A fonoaudióloga Kammely Jandira de Figueiredo, que atua no Programa ERA e acompanha servidores da educação, ressaltou que “independente da semana, as orientações são constantes, mas a abordagem que realizamos aqui, permitiu que observássemos se o nosso público apresentava alguma alteração, se os profissionais estão buscando acompanhamento médico, e caso não, realizamos as orientações necessárias”.

Kammely frisou a importância, principalmente para os professores, de buscar orientações adequadas para manter os cuidados diários com voz, como aquecê-la antes das aulas para evitar lesões nas pregas vocais, assim como sempre realizar exercícios de alongamento no pescoço e rotação da cabeça. Ela lembra que exercícios simples de bocejo fazem o desaquecimento da voz, além de relaxar a musculatura.

Texto de Luciana Oliveira 


Escola Estadual em Várzea Grande encena a Paixão de Cristo

27.04.2022

O Projeto Ressureição de Cristo foi destaque na Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande. A Paixão de Cristo foi encenada no encerramento das atividades que se iniciaram no mês de março.

Os alunos fizeram questão de mostrar os últimos momentos da vida de Cristo até a sua crucificação. A plateia, composta por alunos e seus familiares, ficou empolgada com ao realismo da atuação.

A exemplo de outros eventos que fazem parte das datas comemorativas, o projeto envolveu todos os estudantes da escola, desde o 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.

Segundo a diretora Shirley de Oliveira Cardoso, os trabalhos envolveram os símbolos da Páscoa, como pão e vinho, principalmente. Cada turma explicou o significado de um desses símbolos.

“Gostaríamos de ter convidado toda a comunidade escolar, devido à falta de espaço, o evento foi realizado apenas com os alunos, no período matutino. Mesmo assim, a participação foi excelente”, ressaltou Shirley.

A gestora disse que o encerramento do projeto levou em conta as medidas de biossegurança, mesmo com todos os participantes comprovando a vacinação. Ao entrar no recinto, cada aluno aferia a temperatura corporal e recebia álcool gel para desinfetar as mãos.

No entendimento da diretora, apesar de ter sido realizado com poucos recursos as apresentações foram ricas nos detalhes. “Enquanto gestora, fiquei orgulhosa das apresentações. A encenação foi linda, apesar do cenário improvisado. A vontade com a qual todos se empenharam compensou o esforço. Estão todos de parabéns”, avaliou.

Texto de Adilson Rosa 


Estudantes protagonistas do CEM Oquerlina Torres promovem oficinas de aprendizagens

27.04.2022

Com as experiências adquiridas com o Programa Jovem em Ação, a equipe do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, localizada em Guaraí, desenvolveu um modelo de ação que movimenta a escola. Enquanto a equipe gestora estava participando do encontro de Conselho de Classe, os estudantes líderes promoveram oficinas para não interromper o processo de ensino e de aprendizagem. A escola promoveu oficinas de artes, de beleza, de música, de cinema e de tênis de mesa. 

E para promover uma integração maior, a escola convidou estudantes de outras instituições de ensino para participarem de futsal masculino. E essas ações mostraram o valor do protagonismo juvenil na escola. 

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação básica deve ser um espaço que incentive os alunos a ser protagonistas do seu aprendizado. 

“Enquanto os professores discutiram melhorias para a aprendizagem no Conselho de Classe, os estudantes cuidaram direitinho da escola, e foi gratificante, vê esses meninos exercendo seu protagonismo. Ficamos orgulhosos”, explicou Suilan da Costa e Silva Macedo, coordenadora de Programas e Projetos da escola. 

O CEM Oquerlina Torres conta atualmente com 334 estudantes e foi uma das primeiras instituições de ensino da Diretoria Regional de Ensino de Guaraí, a aderir ao Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, denominado Escola Jovem em Ação, integrando o conjunto das 12 primeiras escolas a fazer parte do programa em 2017. 

A estudante Iasmin Lima, 17 anos, que estuda a 3ª série do ensino médio, contou que ajudou a organizar as oficinas. “Eu destaco com uma importante aprendizagem o trabalho em conjunto, a interação entre os alunos. Aprendemos a realizar tarefas com o outro, respeitando as capacidades de cada um”, disse. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Estudantes do Centro de Línguas são selecionadas para o Programa Jovens Embaixadores

27.04.2022

Pela primeira vez, o Acre tem duas representantes no Programa Jovens Embaixadores: Asheley Brito e Patrícia Nascimento, ambas com 18 anos, estudantes do curso de inglês do Centro de Estudos de Línguas (CEL), de Rio Branco.

As estudantes acreanas foram selecionadas para participar do programa, que é promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A edição atual, prevista para 1º a 18 de julho nos Estados Unidos, marca a comemoração dos 20 anos da iniciativa e contará com uma agenda especial.

As duas jovens terão a oportunidade de fazer intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

“Essa edição para nós é histórica, porque pela primeira vez foram selecionados dois alunos para o Jovens Embaixadores. A vitória delas também é nossa, da Educação, porque percebemos que estamos no caminho certo. Temos como meta enviar ainda mais alunos”, pontuou o coordenador do CEL, Charles Sante.

A iniciativa é voltada a estudantes de ensino médio da rede pública que saibam se comunicar em inglês e que estejam engajados em algum projeto que contribua com a sua comunidade.

Em 2021, a edição do programa foi virtual, devido à pandemia da covid-19. Em 2022, volta a ser presencial, com uma extensa programação de atividades.

Para os candidatos, foram meses de trabalho árduo no preenchimento de documentos, formulários, provas e assinaturas. Os testes orais foram realizados pela Embaixada dos EUA, que já conhece o trabalho do Centro de Línguas.

Foram selecionados 50 estudantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os jovens participarão de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania, mudança social em sua comunidade e em nível global, além de compartilhar um pouco de sua história e cultura.

Durante a primeira semana, os jovens visitam a capital do país, Washington, e seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois, os Jovens Embaixadores são divididos em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Então são hospedados por famílias americanas, assistem a aulas e interagem com outros jovens.

A estudante Asheley Brito, que concluiu o ensino médio no Colégio João Calvino, conveniado com o Estado, é envolvida, nas redes sociais, em um projeto voltado para a educação e arte e também foi aplicada nos projetos de ciências nas escolas onde estudou.

Ela estuda no CEL desde 2016, onde cursa inglês e aperfeiçoou o idioma, pois só conhecia o básico, e hoje está em uma turma intermediária avançada (módulo de conversação).

A jovem tem dois grandes sonhos, e o primeiro está prestes a realizar, que é participar dos Jovens Embaixadores e fazer intercâmbio nos EUA. O outro é cursar Medicina. Desde criança sonhou em ir para o exterior, e depois que conheceu o projeto o sonho ficou cada vez maior.

“Sempre fui de escola pública e ver onde podemos chegar, mesmo não tendo recursos, vai ser muito gratificante. Fiquei feliz em ter sido selecionada com minha amiga, só o fato de ter alguém representando o Acre lá fora já é muito bom”, afirma Asheley.

Já Patrícia Nascimento, assim que começou a cursar inglês no CEL, em 2018,  ouviu falar sobre o Jovens Embaixadores e o que o programa poderia proporcionar aos estudantes. A partir de então, já seguiu o seu objetivo pesquisando, informando-se e se preparando para participar.

A estudante está muito animada em participar do Jovens Embaixadores e diz que não pretende parar mais, quer se inscrever em novos projetos sociais  e acredita que o programa lhe abrirá muitas portas.

Patrícia é envolvida com o grupo social Pela Vida, que faz ações voluntárias nas comunidades de famílias carentes, por meio de patrocínios e doações, ajuda  na distribuição de alimentos e roupas.

Assim como Asheley, Patrícia é dedicada aos estudos e sonha em se formar em Medicina e ser selecionada para participar do Jovens Embaixadores, já é uma conquista e um sonho realizado. Conhecer várias pessoas, muitos projetos e outras culturas deixaram a estudante entusiasmada.

“Fazer intercâmbio nos EUA é caro, e devido a minha condição financeira já tinha desistido desse sonho. Foi quando comecei a batalhar para passar no Jovens Embaixadores, que seria um meio de intercâmbio de curta duração, mas que atingiria minhas expectativas”, declarou Patrícia.

O programa existe desde 2002 e o Centro de Línguas participa desde 2007, sob a organização da professora Catianregina Pinto, que continua fazendo parte das bancas até hoje, nas provas escritas, entrevistas e correções de provas.

Sobre o programa

O Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, é uma iniciativa que leva estudantes do ensino médio da rede pública do Brasil, de 15 a 18 anos, que fazem voluntariado e que falam o idioma inglês, para intercâmbio de curta duração nos EUA. Desde seu lançamento, 698 jovens brasileiros já participaram do programa.

O Jovens Embaixadores conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), secretarias estaduais de Educação, rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, IBM, e também da PLT4Way Inglês e Inclusão Social e da Associação de ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano (Usbea).


Educação promove formação para os coordenadores municipais do Programa Auxílio Brasil

27.04.2022

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Gestão, reuniu nos dias 19 e 20, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), os coordenadores municipais do programa Auxílio Brasil.

Na tarde desta quarta-feira, 20, a formação encerrou com a entrega de certificados aos participantes, com a presença do secretário adjunto de Educação Municipal de Rio Branco, Paulo Machado, a responsável pelo programa Auxílio Brasil na Educação, Maria da Conceição Ferreira, e o chefe da Divisão de Gestão da SEE, Samuel dos Santos, além da formadora do programa, Margareth Lamas.

O programa Auxílio Brasil substituiu o programa Bolsa Família desde novembro de 2021, a partir do seu lançamento, o Sistema Presença que é a ferramenta de suporte para essas informações, ganhou novas funcionalidades.

Com a nova roupagem o programa se expandiu, atendia anteriormente alunos de 6 a 17 anos e agora, nesta nova versão, abrange os alunos de 4 a 21 anos.

Com essas mudanças, os municípios expuseram para a SEE as dificuldades em operar o novo sistema, a SEE dialogou com os secretários municipais de Educação e decidiu reunir os coordenadores em Rio Branco para uma capacitação com o intuito de auxiliar no uso das ferramentas do novo programa.

“A nossa equipe se mobilizou para montar essa formação, são muitos detalhes, algo muito trabalhoso, programa novo, sistema novo, são muitas coisas para podermos atender os coordenadores do programa, não só na receptividade, mas também na troca de conhecimentos.” Concluiu Margareth Lamas, formadora do programa.

“A formação abriu nossos horizontes, agora vamos voltar para os nossos municípios com um grande aprendizado para auxiliarmos as famílias que precisam. Estamos voltando ricos em conhecimentos. O novo programa trouxe algumas mudanças e nós precisamos atualizar os dados”, declarou a coordenadora do programa em Feijó, Izanete Araújo.

Participaram da formação durante estes dois dias, 18 coordenadores municipais do Auxílio Brasil. Os coordenadores respondem pela SEE em seus municípios informando a frequência e monitoramento de todos os alunos beneficiados pelo Programa no estado.

“Esse programa traz pra dentro das políticas públicas tudo aquilo que é de interesse que são resultados e, dentro desses resultados, vai aparecendo alternativas para que o poder público possa trabalhar essa questão da cidadania que traz também esse princípio do programa dentro da Educação e da Saúde”, declarou a responsável pelo programa Auxílio Brasil na Educação/SEE, Maria da Conceição Ferreira.

Programa Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

Entre os principais objetivos, promover o desenvolvimento das crianças na primeira infância, com foco na saúde e nos estímulos às habilidades físicas, cognitivas, linguísticas e socioafetivas, além de estimular crianças, adolescentes e jovens a terem desempenho científico e tecnológico de excelência.


Concurso Agrinho premiará projetos de robótica desenvolvidos por alunos do Paraná

27.04.2022

A edição 2022 do Concurso Agrinho terá uma categoria inédita, destinada a projetos de robótica desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino. Serão premiados com smartphones 32 projetos de todo o estado — um de cada Núcleo Regional de Educação. Além da robótica, o Agrinho (parceria do Sistema Faep/Senar-PR com a Seed-PR) também tem uma categoria voltada à produção textual, o Concurso Redação Paraná Nota 10 — Agrinho.

Os projetos de robótica devem ser voltados à resolução de problemas socioambientais. Podem participar do concurso todos os estudantes do ensino fundamental II ou do ensino médio que estejam matriculados em colégios públicos estaduais que ofereçam aulas ou iniciativas de robótica.

Os professores orientadores dos projetos podem elaborá-los com apenas um aluno ou com grupos de dois a cinco participantes, podendo mesclar estudantes de séries diferentes. Os docentes devem registrar em fotos e vídeos todas as etapas do trabalho.

Etapa regional — No período de 1º a 05 de agosto, cada escola participante deve organizar um evento (feira ou exposição) para avaliar os projetos e escolher um deles para representar a escola no concurso. Os trabalhos escolhidos seguem, então, para a avaliação dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) — o envio deve acontecer entre 8 e 26 de agosto.

Etapa estadual — Ao receber os projetos, cada um dos 32 NREs deve escolher três trabalhos para representar a região. O Núcleo precisa encaminhar os projetos selecionados (96, no total) para a Seed-PR entre os dias 5 e 9 de setembro.

Após essa etapa, uma banca avaliadora da Seed selecionará o projeto vencedor de cada NRE — 32 projetos, ao todo. Os critérios para a avaliação dos trabalhos incluem complexidade, inovação, impacto na sociedade e apresentação do projeto. O resultado será divulgado em 19 de setembro.

Confira aqui o regulamento completo.

Premiação — Cada equipe vencedora receberá dois smartphones: um para o professor e um para o aluno. Caso a equipe seja formada por mais de um aluno, recomenda-se que o celular seja sorteado entre eles. Se o mesmo professor for premiado em dois projetos diferentes, ele receberá apenas um smartphone.

Haverá envio de certificados aos participantes e uma cerimônia de premiação, que será realizada em Curitiba, em novembro, com os alunos e professores ganhadores.


Secretaria de Educação e Esportes divulga portaria que determina abertura de inscrições para Exame Supletivo 2022

27.04.2022

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (26), a portaria Nº275, de 20 de abril de 2022, que determina a abertura de inscrições para o Exame Supletivo 2022. O prazo tem início no dia 04 de maio para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em etapas de Ensino Fundamental e Médio, e segue até o dia 30 de junho. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site do órgão, e clicar na aba Supletivo. Clique aqui para ter acesso à portaria.

Pode participar do exame o candidato que tenha 15 anos completos (Ensino Fundamental) e 18 anos completos (Ensino Médio) no dia do certame. A prova também será aplicada para as pessoas privadas de liberdade nas cadeias públicas e unidades para adolescentes infratores.

Os interessados deverão efetuar a inscrição, preenchendo todos os campos do formulário online, indicando o nível de ensino, os componentes curriculares de sua opção e o local de realização da prova, conforme o estabelecido no edital. Para ter acesso ao local de prova, o participante deverá acessar/imprimir o cartão de inscrição disponível no site da SEE/PE, a partir de 05 de outubro. É importante destacar que, no ato da inscrição, o candidato precisa estar munido do documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF.

Os inscritos no Nível Fundamental se submeterão às provas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e língua estrangeira moderna (Inglês ou Espanhol). Já os inscritos no Nível Médio, passarão por provas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Filosofia, Arte, Sociologia e língua estrangeira moderna (Inglês ou Espanhol). Para ser aprovado, o candidato deverá atingir, no mínimo, média 6,0 em cada disciplina.

Estudantes com deficiência visual poderão solicitar prova em Braille, fiscal ledor ou prova ampliada. Deficientes auditivos podem solicitar intérpretes e deficientes físicos, se houver necessidade, devem requerer atendimento especial. O participante em regime carcerário ou em cadeia pública realizará a prova na própria unidade prisional, não sendo necessário acessar o cartão de inscrição.

A aplicação das provas acontece no dia 06 de novembro para candidatos em geral, e no dia seguinte (07), para candidatos privados de liberdade nas unidades prisionais ou cadeias públicas. Os gabaritos e os cadernos de questões serão divulgados no dia 22 de novembro. O resultado final do Exame Supletivo 2022 será divulgado no site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Para outras informações ligar para (81) 3183-8375 / 3183-8382/ 3183-8392

Cronograma do Exame Supletivo 2022

Inscrição de participantes: 04/05 a 30/06/2022

Correção de dados da inscrição dos participantes: 04/05 a 30/06/2022

Cartão de inscrição: A partir do dia 05/10/2022

Realização da prova objetiva para o público em geral: 06/11/2022

Realização da prova objetiva para os apenados Pessoas Privadas de Liberdade: 07/11/2022

Divulgação do gabarito e dos cadernos de questões: 22/11/2022

Recebimento de recursos do gabarito: de 24 e 25/11/2022

Novo gabarito pós-recursos: 30/11/2022

Resultado final do Exame Supletivo 2022: será divulgado no site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).