Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Técnicos e gestores de escolas participam de treinamento sobre o programa Jovem em Ação e o Novo Ensino Médio

12.04.2022

A retomada das aulas presenciais e as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio estão na pauta da formação sobre o modelo das escolas de ensino médio integral do Tocantins, oferecida pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Sonho Grande (ISG). O curso iniciou nesta segunda-feira, 11, no Colégio Estadual Elizângela Glória Cardoso (em Palmas) e continuará sendo ministrado em formato virtual nos próximos meses. 

De acordo com a Gerente de Educação Integral da Seduc, Ana Paula de Sousa Barbosa, o objetivo central da formação é fortalecer o modelo de gestão pedagógica das escolas que oferecem o ensino médio integral no estado, levando em conta as diretrizes do programa Jovem Ação, em consonância com o Novo Ensino Médio. A formação pretende ainda contextualizar e esclarecer sobre as inovações que estão sendo implementadas com o intuito de potencializar o aprendizado dos estudantes. 

Participam do treinamento aproximadamente 30 técnicos do ensino integral das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), representantes da Seduc (gerências de ensino médio, currículo e avaliação, gestão e supervisão). A ideia é que esses profissionais sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no treinamento. 

No Tocantins, são 29 escolas de ensino médio integral que adotaram a metodologia do Programa Jovem em Ação, elaborada pelo Ministério da Educação (Mec) para promover uma prática de ensino direcionada à transformar os sonhos de estudantes em Projeto de Vida. As unidades de ensino integral recebem fomento do Governo Federal e trabalham com o modelo pedagógico estruturado para incentivar o protagonismo e preparar os jovens a ingressarem no ensino superior e no mercado de trabalho. Aos estudantes são ofertadas atividades como aulas temáticas e práticas, disciplinas eletivas e estudos dirigidos.    

Instituto Sonho Grande 

O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e o terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2019, o Instituto Sonho Grande apoia a expansão do Ensino Médio Integral e avalia os resultados do modelo na aprendizagem dos jovens e na redução das desigualdades socioeconômicas no estado do Tocantins.

Cristiano Viana / Governo do Tocantins


Piauí dobra investimento em avaliação educacional

11.04.2022

Uma política de estado comprometida com a qualidade da educação pública passa necessariamente pela avaliação educacional externa constante e o uso proativo dos dados obtidos para sanar gargalos e planejar ações eficazes. Por esse motivo, o Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ampliaram o investimento em avaliação educacional nos últimos anos. 

Na contramão do que acontece a nível nacional, quando o Governo Federal reduziu o orçamento para as avaliações da Educação Básica em 54%, segundo a Comissão Externa Ministério da Educação na Câmara Federal, o Piauí vem elevando essa parte do orçamento. Para o Sistema de Avaliação da Educação do Piauí – Saepi, em 2018 e 2019 foi investido R$ 3.063.832,26 anualmente, e em 2021 o montante chegou a R$ 4.380.944,01. Para a Avaliação Global Integrada – AGI, em 2021foi investido R$ 2.759.231,00. Já a previsão orçamentária para investimento em avaliação educacional em 2022, contemplando o SAEPI e a AGI, é de R$ 7.643.324,65.

No Piauí, a educação acontece em regime de colaboração entre Estado e Municípios 

O Saepi é um instrumento de análise do desempenho escolar e da aprendizagem dos alunos das redes estadual e municipais de ensino. A avaliação fornece indicadores completos, confiáveis e representativos sobre toda a rede pública de ensino do Piauí. Em 2021, 203.946 estudantes fizeram as provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2022, 73 mil estudantes do Ensino Fundamental realizam as provas até o final de abril nos 224 municípios do estado.

Para a diretora Djanira Alencar, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, o Saepi é mais que uma avaliação, é um binóculo para se enxergar melhor a educação como um todo e observar no que é preciso melhorar. “Mobilizamos os alunos e agora estamos aplicando as provas, pois entendemos que essa é mais que uma avaliação educacional, por meio dos resultados poderemos ver o que é preciso melhorar, seja com mais formação de professores, material didático, infraestrutura, dentre outras ações”, diz a gestora.

O secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera Moura, explica que os resultados obtidos no SAEPI serão utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Piauiense nas Redes Municipais (IDEPIM), parâmetro utilizado para a aferição do desempenho educacional das escolas em cada uma das redes municipais do Estado.

“Além do caráter pedagógico que esta avaliação pode oferecer, com diagnóstico educacional para orientar as intervenções necessárias, foi estabelecido que os resultados das avaliações serão utilizados como instrumento para premiação de escolas (Prêmio ALFA-10 previsto na Lei n°.7.453 de 08 de janeiro de 2021) e para distribuição de recursos do ICMS (Lei n°. 7.540 de 29 de julho de 2021 e decreto n°. 20429 de 23 de dezembro de 2021)”, relata o secretário.

Avaliação Diagnóstica do Programa de Reforço de Aprendizagem – Juntos para Avançar (AGI)

Também em abril de 2022, a Seduc realiza a aplicação da Avaliação Diagnóstica do Programa de Reforço de Aprendizagem – Juntos para Avançar para todos os estudantes da rede, avaliando todos os componentes curriculares.

A estratégia de Avaliação Diagnóstica auxiliará as instituições a entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram, assim como identificar possíveis defasagens do ano letivo 2021, como destaca Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc. 

“Destacamos que a avaliação nunca será um fim em si mesma e que o objetivo da avaliação diagnóstica não é classificar o aluno, mas mostrar as necessidades dos estudantes e direcionar as intervenções pelos professores. Neste sentido, o nome diagnóstico é bastante apropriado, pois, este não só aponta o problema, mas indica qual é o tipo de “remédio” que a escola precisa utilizar para sanar possíveis lacunas e criar condições propícias à aprendizagem aos nossos estudantes”, afirma a diretora. 

 

Auzenir Moraes, coordenadora pedagógica do CETI Baurélio Mangabeira de Piripiri, enfatiza que as formações do Mais Aprendizagem, Jovem de Futuro e o apoio da 3ª GRE e da Seduc são fundamentais para o melhor aproveitamento dos dados das avaliações.

“Com O Novo Ensino Médio temos que estar alinhados com a BNCC. As disciplinas hoje tem que ser trabalhadas de forma integrada observando as dez competências da BNCC e alinhar as competências da referida disciplina, ver as habilidades. Então tem todo esse contexto e as avaliações externas como a AGI e o SAEPI são fundamentais”, completa a coordenadora.

A equipe do MobiEduca.me/MobiFamília está no apoio logístico, entrando em contato com as escolas através do seu “help desk”, no sentido de orientá-las quanto à impressão dos cartões resposta. Para os estudantes que por algum motivo não puderem realizar as provas presencialmente, será disponibilizado na plataforma digital do MobiEduca.me e/ou MobiFamília a realização das avaliações de forma digital e coleta dos cartões respostas no formato presencial.


Mutirão Governo de Goiás realiza 123 mil atendimentos em Goiânia

11.04.2022

Com novo recorde de atendimento, encerrou neste domingo (10/04) o 4º Mutirão Governo de Goiás, promovido em parceria com a Prefeitura de Goiânia, no cruzamento das avenidas Firenze e Cremona, no Jardim Abaporu, região Leste de Goiânia. O evento, iniciado no sábado (09/04), teve cerca de 123  mil atendimentos, 3 mil a mais do que a última edição, no Portal Sul Shopping, na rodovia GO-040, na divisa entre a capital e Aparecida de Goiânia. 

Ao observar o grande fluxo no evento, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que o Mutirão mostra sua importância por aproximar o poder público ainda mais da população. "É uma grande festa da cidadania, onde as pessoas vêm para usufruir deste serviço sempre de forma integrada, com todas as secretarias presentes, como se fosse um grande Expresso, um grande Vapt Vupt, em conjunto com a Prefeitura de Goiânia", frisou. 

A marca de 123 mil atendimentos supera a então máxima histórica de 120 mil, obtida na última edição, no mês passado. Número alcançado com a contribuição do município de Goiânia. “A prefeitura em parceria com o Governo do Estado, juntos, cuidam  das pessoas e da cidade. Isso é muito bom de se ver. Me sinto honrado em fazer parte de um momento importante da vida do cidadão”, pontuou o prefeito Rogério Cruz. 

O assessor especial da governadoria e um dos coordenadores do Mutirão, Paulo Ortegal, anunciou que o Estado já prepara o próximo evento na divisa entre a capital e Trindade. "Daqui, nossa expectativa é partirmos para a região Oeste de Goiânia, exatamente o oposto dessa área para que a população sinta a presença do Governo do Estado”, adiantou. 

Último dia

O autônomo Luiz Carlos Veríssimo, morador do Recanto das Minas Gerais, logo cedo já estava no estande pet. Levou o Huck e a Neve, ambos de dois meses, para consulta com veterinário e vacinar contra a raiva animal. “Está ótima essa estrutura e fui bem atendido. Me surpreendeu”, confessou. Já a Elisângela Silva, acompanhada do filho de três anos, procurou três serviços. “Vim fazer a identidade, agora vou passar pelo exame de vista e depois me inscrever no Pra ter Onde Morar - Aluguel Social”, enumerou. 

“A gente trabalha o tempo todo, quase não tem folga e quando tem é difícil ir até o Centro. Estou aproveitando o Mutirão e o domingo de folga”, explicou a Marta Maria, de 43 anos, que no estande da Polícia Civil fazia a identidade do filho Bernardo Jesus, de 3 anos, além de buscar os serviços jurídicos prestados no local para dar entrada no pedido de divórcio. A estrutura na região Leste de Goiânia serviu como oportunidade para a saladeira Adriana Gomides regularizar o pagamento do IPVA e Licenciamento no estande da Secretaria de Economia. "Facilitou por estar aqui perto de casa e hoje estou de folga e o acesso foi fácil”, salientou.   

Mãe de três filhos, a diarista Rosemeire Silva Oliveira foi uma das mais de mil mulheres contempladas com o cartão do Mães de Goiás. “Pretendo fazer compras, os alimentos básicos, que são mais difíceis de adquirir”, explicou ela que é moradora do Jardim Califórnia. O venezuelano Jorge Daniel Diaz, que é técnico elétrico e de refrigeração, morador de Senador Canedo há dois anos, buscava um emprego em Goiânia. “Vim fazer o cadastro. Quero algo melhor para ajudar minha família”, afirmou. 

Balanço

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) convocou mil famílias para distribuir o cartão do programa Pra Ter Onde Morar - Aluguel Social e, na área de regularização fundiária, outras mil foram chamadas para a entrega ou coleta de assinaturas das escrituras de suas residências. Na área da saúde, foram 3.947 pessoas atendidas com consultas médicas e exames. Além disso, foram imunizadas 953 pessoas contra a Covid-19 e outras 394 contra a gripe. 118 doaram sangue no ônibus móvel do Hemocentro. 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) entregou 1.003 cartões do programa Mães de Goiás, além de realizar diversos atendimentos de registro civil (como casamento e averbação), confecção de carteirinha do autista, passe livre com deficiência e passaporte do idoso.

Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) entregou 830 benefícios, entre cadeiras de rodas (padrão e higiênica), muletas, andadores, colchão caixa de ovo, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, leite para crianças, e enxovais de bebês. Na área de tecnologia, 450 pessoas aproveitaram a oportunidade para se inscrever nos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).  

Fotos: André Saddi


Segurança nas escolas reúne entidades em debates em Rio Verde

11.04.2022

Uma grande reunião com o tema 'Segurança nas escolas' celebrou a parceria de várias entidades que buscam alternativas com vistas a tornar cada vez mais seguro o ambiente nas unidades escolares. A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) participou do encontro por meio da Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar e da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde. 

O evento ocorreu na sede da CRE de Rio Verde e contou com as presenças de representantes da Seduc, Polícia Militar do Estado de Goiás, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros de Rio Verde, Guarda Municipal de Rio Verde, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social de Rio Verde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rio Verde, Comissão da Criança e do Adolescente de Rio Verde, Agência Municipal de Trânsito (AMT) de Rio Verde e da coordenação do curso de Psicologia da UniBRAS em Rio Verde.

Segurança no ambiente escolar

Durante os debates, o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc, Coronel Vilela, enalteceu as parcerias. “O estado precisa muito do trabalho conjunto das entidades para melhorar, cada vez mais, o ambiente nas escolas públicas”, disse o superintendente.  

De acordo com o superintendente da Seduc, o Protocolo de Segurança Escolar, adotado ainda em 2019, tem sido importante por nortear as escolas da rede pública estadual em questões que envolvam a segurança no ambiente escolar. “O Protocolo de Segurança auxilia toda a comunidade escolar ao proporcionar maior segurança e agilidade na tomada de decisões e na elaboração de plano de emergência diante de uma crise ou na iminência de sua deflagração, afirmou Vilela na reunião.  

Promoção da paz

A coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto, ressaltou o foco das entidades na promoção da paz nas questões relacionadas à segurança escolar.     
Segundo a coordenadora, foram apresentadas propostas que visam o combate à violência no ambiente escolar ou nas imediações das unidades escolares antes mesmo de ocorrerem e ou que seja necessário a utilização de medidas como as definidas no Protocolo de Segurança. 

“Tivemos um encontro que mostrou que falamos de forma única quanto à melhoria da segurança escolar, pois entendemos que é necessário evitar que a violência ocorra”, falou a coordenadora. Ela destacou que as entidades propõem desenvolver ações de conscientização, prevenção e acompanhamento. “Claro, com a participação também das famílias, que têm um papel fundamental nesse processo”, lembrou Karen Proto. 

A Educação para os valores

A coordenadora de Educação de Rio Verde ressaltou que entre os profissionais da Educação o foco é a aprendizagem do aluno, sendo necessário a proteção do estudante nas situações de vulnerabilidade, como aquelas referentes à violência. .

A coordenadora ressaltou que um dos parceiros para o desenvolvimento da Educação, o Ministério Público, tem um projeto que ajuda na conscientização sobre bons comportamentos, essenciais no processo de ensino e aprendizagem. “O Projeto Educação de Valores, que tem a promotora de Justiça Renata Dantas como titular é um bom exemplo de como esse processo pode dar certo”, observou Karen.

De acordo com Karen Proto, as escolas públicas estaduais da regional de Educação de Rio Verde, que compõe os municípios de Rio Verde, Castelândia, Montividiu e Santo Antônio da Barra, vão realizar o levantamento de dados solicitados pelas entidades parceiras para que as ações possam ser melhor efetivadas em benefício da segurança escolar.

Autoridades participantes

O encontro reuniu as seguintes autoridades: superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc, coronel Mauro Ferreira Vilela; coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto; comandante do 2º BPM, tenente coronel Leandro Ferreira de Carvalho; comandante Regional do 8º BPM, tenente coronel Pedro Henrique Batista A. de Paiva; delegado de Polícia, Danilo Fabiano de Carvalho; comandante do 4º BBM, tenente coronel Amilton de Souza; comandante da Guarda Municipal de Rio Verde, tenente coronel Luiz Carlos; promotora de Justiça, Renata Dantas; juiz do Juizado da Infância e Juventude, Wagner Gomes Pereira; representantes do Conselho Tutelar, Ângela Maria Conceição e Shirley Aparecida Fernandes Souza; presidente da Comissão da OAB de apoio ao Projeto Educação e Justiça, Luzana Goulart; representante da Comissão da Infância e Juventude da OAB, Virginia Pereira; presidente da Comissão da Criança e Adolescência, Cristina Fonseca; delegada Renata Ferrari; comandante da AMT de Rio Verde, Welker Rubens de Freitas; assessora pedagógica da CRE de Rio Verde, Nubia Cristina dos Santos Franco; inspetora da CRE de Rio Verde, Maria Vânia Barbosa Batista.

 


Projeto ‘Estudando com Saúde’ beneficia alunos da EJA em Iporá

11.04.2022

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), da rede pública estadual de ensino de Iporá, no oeste goiano, está desenvolvendo um projeto que incentiva as atividades físicas entre os 70 alunos matriculados neste ano de 2022. 

O objetivo é promover a melhoria das condições de saúde dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da ginástica laboral, com exercícios de alongamento e relaxamento muscular. Estas atividades contribuem para reduzir as sensações de dores e desconfortos, para estimular o bem-estar, impactando nos índices de evasão escolar.

Autoestima e interação social

De acordo com a professora de Educação Física do Ceja, Jeromice Moreira da Silva, a realização do projeto ‘Estudando com Saúde’ ajuda a manter o aluno estimulado a frequentar as aulas, considerando que as atividades físicas interferem positivamente na vida das pessoas. “A participação dos alunos no projeto aumenta a autoestima e a capacidade de concentração deles na aprendizagem, além de valorizar a interação social”, destaca a professora. 

Jeromice conta que as atividades tiveram início no mês de fevereiro e serão realizadas até dezembro deste ano. Os estudantes têm entre 18 e 67 anos de idade e as aulas são ministradas uma vez por semana (toda quinta-feira), com 50 minutos de duração, para a segunda e a terceira etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A professora lembra que a implementação do projeto se deu a partir da aplicação inicial de um questionário com os alunos, com relatos que indicaram constantes desconfortos sentidos por eles após o dia a dia de trabalho. “Então, decidimos desenvolver o ‘Estudando com Saúde’, que combate o cansaço e o estresse, tornando-se um momento de alegria e benefícios para a vida dos nossos estudantes”, celebra Jeromice.

 

 


Estado disponibiliza novo crédito do Bolsa Presença para famílias dos estudantes

11.04.2022

O Governo da Bahia disponibiliza, no último domingo (10), o novo crédito do Programa Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica, para que os filhos possam permanecer na escola. Cada família tem o direito de receber R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado na rede estadual de ensino. Em 2022, o investimento será superior a R$ 675 milhões, contemplando 301 mil famílias e 341 mil estudantes. 

O coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação do Estado, Marcius Gomes, destacou a importância da ação como política pública de permanência do estudante na escola. "Como parte do Programa Estado Solidário, esta iniciativa contribui para ajudar as famílias e possibilitar que os seus filhos e filhas permaneçam na escola, se configurando como o maior programa do país com este objetivo. O Bolsa Presença é a principal estratégia de combate à evasão e ao abandono escolar na rede pública. 
 
A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar onde o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.
 
Política permanente - O governador Rui Costa sancionou uma nova Lei, a de nº 14.396 de 16 de dezembro de 2021, que altera a Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, do Bolsa Presença. O programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado.


Governo destaca importância do Braille em evento para a comunidade escolar

11.04.2022

Em 8 de abril é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille, método que permite a escrita e leitura de pessoas com pouca ou nenhuma visão a partir de um conjunto de sinais em alto relevo. Para homenagear essa data, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, está realizando uma semana com atividades de sensibilização para alunos e comunidade em geral, com encerramento no dia 8.

A programação está ocorrendo no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento as  Pessoas com Deficiência Visual, localizado na Av. Santos Dumont, 439 - São Pedro. O objetivo é celebrar a existência desse importante recurso de inclusão, o Sistema Braille, data instituída pela Lei Federal 12.266/2010, como também estimular o debate acerca dos direitos dos deficientes visuais.

Para a professora Elizabete De Morais, a programação foi pensada para atender a todos que tenham interesse em aprender Braile. “Não poderíamos deixar passar em branco uma data tão especial que possibilita inclusão, inserção, liberdade e autonomia para os deficientes visuais. Convidamos a toda a população e principalmente alunos das escolas para participarem desse dia cheio aprendizado”, disse.

O BRAILLE

São 63 combinações que fazem parte do sistema e facilitam a alfabetização e profissionalização dos cidadãos cegos, que no Brasil representam uma parcela superior a 1,5 milhão de habitantes, de acordo com estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia baseada em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O dia foi escolhido para homenagear José Álvares de Azevedo, nascido em 8 de abril de 1834. Ele era cego, foi o primeiro professor cego brasileiro, o responsável por trazer ao Brasil o sistema criado pelo francês Louis Braille por volta de 1824. 

Ele também, foi o idealizador do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, inaugurado em 17 de setembro de 1854, atual Instituto Benjamin Constant (IBC).

 

PROGRAMAÇÃO

A programação segue até sexta-feira, dia 8, a partir das 8h, com atividades como leitura e reflexão sobre o dia Nacional do Sistema Braille, confecção de mural, produção e leitura de texto em Braille, exposição de materiais: máquina Perkins, punção, livros em braile na Biblioteca do CAP-DV/RR e depoimento de estudante e usuários sobre a importância do braille.

Haverá exibição de filme contando a História do Braille, gincana interativa com perguntas e jogos adaptados e apresentação musical.

Por: Júlia Rocha

Fotografia: SECOM/RR


Ex-alunas da rede pública são convocadas pela seleção feminina de Handebol

11.04.2022

A dedicação de duas estudantes da rede pública estadual de ensino resultou na conquista importante para o esporte piauiense. Yasmin Sousa Ferreira e Ana Maria Nascimento de Sousa, ex-alunas do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Júlia Nunes Alves foram convocadas pela Confederação Brasileira de Handebol para integrar a Seleção Brasileira Juvenil Feminina na fase de treinamento para o Campeonato Sul-Centro Americano de Handebol, a ser realizado em Taubaté-SP.

Yasmin Sousa e Ana Maria, convocadas para atuar nas posições de ponta direita e armadora direita, respectivamente, participam da equipe feminina do Julia Nunes - GHC/PI. As atletas do handebol são ex-estudantes e foram formadas no projeto escolar do Ceti Professora Júlia Nunes Alves, localizado no bairro Dirceu, Zona Sudeste de Teresina.

As ex-estudantes do centro de tempo integral iniciaram o ciclo esportivo dentro da escola com o time de handebol em um projeto beneficente, Águias de Fogo do Júlia Nunes. As talentosas jogadoras participaram do projeto que funciona na escola há seis anos integrando os estudantes ao esporte.

Atualmente a equipe de handebol da escola conta com trinta alunos participando dos treinamentos que conta com um professor dedicado à equipe. As estudantes da equipe de handebol contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no custeio para viagens, deslocamentos e alimentação nos torneios em que eram inscritas em todo o país.

A diretora Francineth Medeiros comentou a importância da convocação das atletas para seleção brasileira de handebol. "A convocação de duas alunas que passaram na escola, são formadas na rede estadual e agora têm essa conquista é um estímulo para as outras atletas, para as outras estudantes que têm o mesmo objetivo", disse.

O desempenho da atleta piauiense Yasmin Ferreira a levou a ser contratada pela equipe Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

"Fui aluna e atleta da escola Júlia Nunes, que é referência em gestão e no apoio aos atletas para que tenhamos bom desempenho na escola e na quadra. Recebi uma bolsa de estudos para competir e estudar por 2 anos e sempre tive o suporte da gestão. Em toda viagem tive o apoio na alimentação, hospedagem, passagem e existia este compromisso. A escola tem boas referências, pois eu, assim como outras atletas, também chegamos a um bom desempenho na vida escolar, na vida de atleta. Eu, como estudante do Ceti Julia Nunes, só tenho a agradecer por todo apoio e dizer que tudo o que está acontecendo na minha vida foi graças à escola", revelou a estudante.

Ana Maria cursou o Ensino Fundamental e Ensino Médio no Ceti. Ela comenta como a escola foi lhe proporcionou seguir seu sonho de competir no esporte.

"Toda a equipe do Julia Nunes buscou aumentar minhas chances durante os seis anos em que participei das atividades de treinamento. Pude aprender na escola e no esporte a ser uma pessoa determinada e buscar meus objetivos. A escola foi importante nesta fase e foram uma família para mim", comentou a atleta.


A gestora do Ceti reforça que parte das atletas possuem o perfil econômico de baixa renda e o incentivo pela escola para a dedicação na educação e no esporte foram determinantes para as conquistas. "Algumas alunas passam por dificuldades familiares e o projeto resgata os sonhos, a vontade de vencer na vida como o exemplo das estudantes que hoje vivem na cidade de São Paulo graças ao esporte e estão ingressando em uma universidade", destacou Francineth.

No Ceti Julia Nunes Alves a comunidade escolar conta com o desenvolvimento de outras práticas esportivas como a capoeira e o vôlei, totalmente abertas à comunidade.


Programa Universidade Para Todos abre inscrições para 15 mil vagas nesta terça-feira (12)

11.04.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) abrirá, nesta terça-feira (12), as inscrições para o processo seletivo de 15 mil vagas do Programa Universidade Para Todos (UPT), do ano de 2022.  Destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao Ensino Superior, o programa é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).


Inscrições: http://processoseletivoupt.educacao.ba.gov.br/

Acesse o edital aqui: https://bit.ly/3KdoFfA

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de abril, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). As vagas são destinadas aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais do Estado da Bahia. Também serão aceitos os alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM).

De acordo com o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, as vagas vão fortalecer as aprendizagens de nossos estudantes para a preparação ao acesso ao Ensino Superior. “É mais uma grande oportunidade para a juventude realizar o sonho de ingressar em um curso das nossas universidades públicas. O Programa Universidade Para Todos é uma importante política de inclusão dos estudantes da escola pública ao Ensino Superior, além de oportunizar aos nossos estudantes da licenciatura a experiência com a docência”.

A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, explicou como a seleção ocorre. "O estudante lança as notas de Português e Matemática e o sistema soma e as classifica de acordo com o local de funcionamento e o turno que ele optou". Os candidatos aprovados e convocados para o UPT vão realizar a matrícula de 3 a 6 de maio, de forma presencial, no turno e no local que optaram para cursar. No ato da matricula, o candidato deverá apresentar os documentos relacionados no edital, entre os quais carteira de identidade,  CPF,  cartão de vacinação do Coronavírus e comprovante de residência.


Escolas estaduais ampliam diálogo entre estudantes e trabalham o tema durante todo o ano

08.04.2022

Nesta quinta-feira, 7, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, o tema ganha destaque, mas especialistas reforçam que esse é um assunto sério e que precisa ser discutido de forma constante, durante todo o ano. É por isso que nas escolas da Rede Estadual de Ensino, a equipe de gestão e profissionais ligados ao sistema educacional promovem a sensibilização sobre o tema, entre estudantes e pais, por todo o ano letivo.

“O bullying pode causar problemas graves e, por isso, o trabalho de percepção e orientação deve começar desde cedo. Eu entendo que se você fica à vontade em um ambiente, esse lugar te ajuda a crescer e se desenvolver de forma saudável, mas se você se sente oprimido não consegue descobrir e mostrar o seu melhor, por isso, tenho orientado a Secretaria de Educação, que desenvolva um trabalho forte nas escolas com toda a equipe, para que os nossos alunos não tenham medo de mostrar e dizer como se sentem e tenham o apoio necessário para superar alguma situação nesse sentido”, esclareceu o governador Antonio Denarium. 

Em Roraima, a Seed (Secretaria de Educação), por meio da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar, busca manter esse assunto em constante discussão nos colégios, pois a escola envolve um grande número de pessoas que convivem de forma coletiva, e é natural que o convívio possa gerar conflitos, sendo o papel da educação identificar e mediar o desenvolvimento saudável no ambiente escolar.

“Essa semana, as atividades são reforçadas com palestras, mesa redondas e trabalhos extra curriculares, porém, todas as escolas da rede trabalham esse assunto, de forma direta e indireta, durante a vida escolar do aluno, pois é fundamental que o trabalho inicial seja de prevenção levando temas como valores, autocuidado, cultura de paz e também o combate ao Bullying, porque a violência psicológica coloca o jovem numa situação de risco e isso precisa ser evitado”, acrescentou a psicóloga da Seed, Francimeire Melo.

Outra estratégia executada em Roraima é o Programa Justiça Comunitária, que visa a diminuição da violência e prevenção ao Bullying, através da Comunicação Não Violenta (CNV).

“É super importante falar sobre bullying e trazer temas como esse para debates nas escolas, transformar esses debates em rodas de conversa dentro das salas de aula, explicar o que é para os alunos e os prejuízos que comportamentos violentos podem trazer para a vida dos alunos, seja quanto a saúde física ou seja quanto ao adoecimento emocional [saúde psicológica]”, ressaltou a psicóloga e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia da Silva Wottrich.

PALESTRA

Nesta sexta-feira, dia 8, às 17h, na Escola Estadual Lobo D´Almada, estudantes participarão de uma palestra sobre o tema. Será um momento para esclarecer dúvidas e fazer orientações aos estudantes quanto a Lei 13.185, de 06 de novembro de 2015, a qual alerta os jovens e seus responsáveis sobre as características do bullying (verbal, moral, sexual, social, psicológica, físico, material e virtual) e a responsabilidade de cada um nesse contexto.

Marcelle ressalta que as vítimas de bullying sofrem prejuízos, principalmente emocionais, pela falta de esclarecimento das pessoas, a falta de intervenção e, consequentemente, o adoecimento, e muitas vezes, a falta de informação correta contribui para o problema.

“Nesse sentido os pais ou responsáveis devem promover o diálogo dentro de casa, promover um espaço de troca em que possam compartilhar o que aconteceu em seu dia e, também, escutem seus filhos. Além disso, falar sobre bullying e sobre a prevenção à violência no ambiente escolar instrui os alunos, no sentido de que não podem ser coniventes e nem testemunhas de nenhum tipo de violência”, enfatizou.


Unidades da rede estadual de ensino receberão sistema de vídeo-monitoramento

08.04.2022

Campo Grande (MS) - Na manhã desta quinta-feira (07), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Doutora Mariluce Bittar, os gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE), participaram de reunião de apresentação do Projeto de Sistema de Vídeo-monitoramento Escolar das unidades da REE/MS em Campo Grande.

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta mencionou aos gestores escolares da REE de Campo Grande que já vem estudando o projeto de vídeo-monitoramento desde quando era presidente do CONSED, “ sempre buscamos um projeto que desse tranquilidade e sossego aos gestores escolares no final de semana e nos feriados, hoje com vídeo-monitoramento nas escolas, trará segurança, modernidade e a garantia de um ambiente de paz e ordem. Com relação aos agentes patrimoniais, não se preocupem, pois, os efetivos são servidores da SAD e ninguém ficará sem trabalho”.

O secretário-adjunto de Estado de Educação Edio Castro participou da apresentação e salientou o escopo do projeto “ com o vídeo-monitoramento as unidades da REE poderão ter tranquilidade, trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, criado com principal escopo de melhorar a segurança nas escolas públicas, garantindo um ambiente ordeiro, ideal para o desenvolvimento escolar de alto nível. Inicialmente, nesta primeira etapa, além das escolas da REE de Campo Grande, será implantado também nos municípios de Dourados, Três Lagoas, Maracaju, Corumbá e Coxim, beneficiando 153 escolas, totalizando investimento no valor de R$ 17 milhões”.

De acordo com o gerente geral do Centro de Operação de Segurança Escolar (COSE), Vicente Lopes, a empresa é constituída há 10 anos, com expertise em atendimento e proteção das instalações de unidades da rede pública escolar. Vicente teve um “bate-papo” com os diretores da REE de Campo Grande e sanou todas as dúvidas quanto a instalação, procedimentos, desenvolvimento e responsabilidades da unidade e da empresa.

Vídeo-monitoramento

Com a implantação do Sistema de vídeo-monitoramento, as 153 terão na cobertura da unidade uma equipe 24h, com resposta em tempo real, com centro de manutenção de logística, equipe treinada, correção de vandalismo, com apoio nas investigações policiais, no caso de algum sinistro, bem como reposição dos bens da unidade, caso sejam furtados, garantindo excelentes resultados com baixo custo.

A direção escolar poderá realizar os acionamentos através de call center (0800), aplicativos para dispositivo móvel, bem como despacho de unidade de atendimento móvel e acionamento, quando necessário, da guarda municipal, Polícia Militar e civil, bem como Corpo de Bombeiros.

Foto: Juarez Júnior

Adersino Junior, SED/MS


Bahia elabora documento com proposições para o Plano Nacional de Educação (PNE)

08.04.2022

As propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação no país, elaboradas por mais de mil educadores, gestores municipais, estudantes e representantes dos diversos segmentos sociais da Bahia, foram traduzidas em um documento elaborado durante a 4ª Conferência Estadual de Educação (COEED), realizada na quinta (7) e nesta sexta (8), em Salvador, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEEBA). O documento é resultado de uma série de discussões realizadas, ao longo do último ano, nas conferências e fóruns municipais de Educação, nos 417 municípios baianos, e que será apresentado na Conferência Nacional Popular de Educação, em julho, no Rio Grande do Norte (RN).

Para chegar a sistematização do documento, os participantes da COEED se envolveram em mesas de discussões por eixos temáticos e colóquios, que trataram dos diversos temas relacionados às políticas educacionais, a partir do tema central "Em defesa da democracia, da diversidade e da educação pública com participação popular". 

A coordenadora da COEED, Alessandra Assis, fez uma avaliação deste processo. "Vivemos nestes dois dias um momento histórico! Debatemos o direito à educação para todos os cidadãos com a participação dos 95% dos municípios baianos. Os representantes denunciaram o deliberado desmonte do governo federal de décadas de conquista, a exemplo do corte radical de recursos para o financiamento da Educação", afirmou.

Para a coordenadora, a COEED deixa vários legados, que vão além do documento-base. "Na COEED, compartilhamos preocupações de como o aumento da pobreza impacta na escola. Uma das principais consequências é o abandono escolar. E é pensando de maneira global, que foi apontada a necessidade de reconstruir um projeto de nação soberana, tendo a educação um papel estratégico pelo que representam para a emancipação, preparação para o trabalho e formação plena das pessoas", destacou.

O estudante egresso da rede estadual de ensino, Bruno Oliveira Santos, que fez o curso técnico de nível médio em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié, e esteve do evento como delegado, falou da importância da participação estudantil na conferência. “É essencial que cada vez mais os estudantes participem de eventos como este, pois é uma conferência democrática e que envolve vários segmentos. É uma oportunidade dos estudantes trazerem as suas contribuições a partir da realidade que eles vivenciam nas escolas, pois a voz do estudante também precisa ser ouvida”, disse o jovem, que atualmente cursa Sistema de Informação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Nacional na defesa das proposições realizadas pelos baianos. 

A conferência foi encerrada, oficialmente, nesta sexta-feira, com a palestra sobre o tema "A defesa da educação como um projeto de sociedade", ministrada por João Carlos Salles, reitor da Universidade federal da Bahia (UFBA). No entanto, neste sábado (9), ainda como parte da COEED, no mesmo local, acontecerá o  último dia de atividades do 3º Encontro de Fóruns Municipais de Educação.


Governo de Santa Catarina publica decreto para iniciar a distribuição de absorventes para estudantes da Rede Estadual

08.04.2022

Após a assinatura do governador Carlos Moisés, será publicado nesta quinta-feira, 7, o decreto que autoriza o início da distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes da rede estadual. A iniciativa, que está vinculada ao programa Gente Catarina, tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas. A estimativa inicial é beneficiar cerca de 60 mil alunas catarinenses com essa ação.

“Este é um ato significativo e muito importante. O combate à pobreza menstrual ganha ainda mais relevância no contexto da escola, de jovens que deixam de comparecer às aulas em determinados momentos e podem ser privadas de oportunidades. Temos a missão de melhorar a vida das pessoas e esta é mais uma ação com este objetivo”, afirma o governador Carlos Moisés.

A distribuição dos produtos será destinada a estudantes da rede estadual de ensino com 10 anos ou mais cujas famílias estiverem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O objetivo é atender as alunas em situação de vulnerabilidade e que, por estarem em ciclo menstrual, poderiam deixar de frequentar a escola neste período.

Para a diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Maria Tereza Hermes Cobra, a distribuição é uma medida efetiva no combate à evasão escolar. “Serão contempladas as meninas que historicamente se afastavam da escola, em razão do seu contexto socioeconômico. É um mecanismo que contribui para a equidade social e educacional. O combate à pobreza menstrual dignifica e inclui”, finaliza.

Entrega de 700 mil pacotes nos próximos dias

O Governo do Estado já adquiriu 700 mil pacotes com absorventes que serão entregues às escolas em lotes a partir deste mês. A entrega dos produtos será organizada pelo coordenador do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências (Nepre) de cada escola da rede estadual.

Cada estudante receberá na escola dois pacotes com oito absorventes todos os meses durante o ano letivo, considerando os critérios definidos no decreto.

Programa Gente Catarina

Em 2021, o Governo do Estado lançou o programa Gente Catarina, projeto que prevê ações desenvolvidas em conjunto pelos órgãos da administração estadual com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios catarinenses.

Integrada ao programa, a distribuição gratuita de absorventes será realizada para evitar que estudantes deixem de ir à escola durante o ciclo menstrual, combatendo a evasão escolar e garantindo a saúde e a dignidade das beneficiadas.


Escola Estadual Marçal de Souza Tupã Y recebe kit completo de uniforme

08.04.2022

Os 481 estudantes matriculados na Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, localizada no Jardim Los Angeles, em Campo Grande, receberam, na manhã desta sexta-feira (08.04), kits de uniformes escolares completos.

Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher, representando secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, mencionou que os estudantes são privilegiados por fazer parte do Programa “ dos quase 200 mil estudantes da REE, cerca de 1000 estão inseridos no Programa Estadual das Escolas Cívico-Militar, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e, em Mato Grosso do Sul, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar”.

Comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Cel. Marcos Paulo Gimenez participou da solenidade e estendeu a palavra aos estudantes falando da importância do programa, “trata-se de um plano piloto, através da parceria da PM com a SED, o uniforme representa a segunda pele, dediquem-se, busquem conhecimento que a consequência será o sucesso, o único lugar que o sucesso vêm anterior ao trabalho é no dicionário, portanto o esforço será recompensado”.

Participaram da solenidade, coordenadora do Núcleo das Escolas Cívico-Militar (NECIM), Eliana Verneque, coronel da Polícia Militar Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, tenente coronel PM Cícero Aparecido Pereira. 

Além da Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, mais 03 unidades, fazem parte do Programa Estadual de Escolas Cívico-Militar, em Campo Grande (EECIM Professor Tito), Maracaju (EECIM Cel. Lima de Figueiredo) e Anastácio (EECIM Maria Corrêa Dias).

Investimentos na Educação

A Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, gerida pelo professor Ademir Medeiros dos Santos Júnior e diretor-adjunto Marcos da Silva, faz parte do Programa Estadual das Escolas Cívico-militares, em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e atende turmas de 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio nos três turnos, além de 05 turmas de 1º e 2º anos do EM com a oferta do Ensino em Tempo Integral.

Atualmente a unidade escolar está passando por uma reforma parcial, com adequação para projeto de segurança contra incêndio e pânico, valor do investimento do Governo de MS é no montante de R$ 321.617,06 (trezentos e vinte e um mil, seiscentos e dezessete reais e seis centavos).

A Secretaria de Estado de Educação conta atualmente com 347 unidades escolares, desde 2015, Governo de MS já investiu em 315 escolas da REE, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Desde o início da atual gestão (2015), foram mais de R$ 490 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final de 2022.

Adersino Junior, SED/MS


Educação do Pará capacita profissionais no interior do Estado

08.04.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nos dias 05, 06 e 07 de abril, mais uma etapa da “Caravana de Esporte e Lazer”, desta vez, em Parauapebas, na Região de Integração dos Carajás. A formação garantiu aos profissionais de educação física conhecimentos básicos sobre legislações esportivas, novidades pedagógicas para o ano letivo de 2022, além de possibilitar a troca de experiências.

Coordenado pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa teve o intuito de levar uma gama de cursos intensivos em diversas regiões do Pará. A programação foi totalmente gratuita, com direito à certificação de 60 horas ao final.

Mais de 80 professores e acadêmicos de educação física participaram do evento. Durante três dias de programação, especialistas ministraram seis cursos que abordaram o Sistema Nacional do Esporte Educacional, fundamentos teóricos, vivências práticas da educação física, o esporte de inclusão, entre outras temáticas. 

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL, Ana Cláudia Neves, este foi um projeto que surgiu em 2019, porém devido a pandemia da Covid-19, houve a necessidade de suspender as atividades. “Voltamos com toda a força e a cada município que visitamos, a gente tem certeza que a Seduc está fazendo um brilhante papel realizando este projeto. Na maioria das vezes, as regiões nos evidenciam que há mais de 15 ou 20 anos não recebiam uma capacitação específica para a área de Educação Física, Esporte e Lazer. Portanto, esta presença do Estado faz toda a diferença na prática pedagógica”, frisou.

Desde o início, a caravana já passou pelos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Salvaterra, Tucuruí e agora, Parauapebas. No total, mais de 395 profissionais e acadêmicos de Educação Física participaram das capacitações que são ministradas pelas professoras Ana Cláudia Neves, Rosa Rayol, Nilza Pinho e Joyce Amaral. 

Por Vinícius Leal (SEDUC)

Foto: Divulgação


Programas da Secretaria são apresentados durante a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia

08.04.2022

Projetos e programas estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) foram apresentados por dirigentes do órgão, em diferentes mesas de debates e colóquios, nesta quinta-feira (7), durante a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED) 2022, que acontece até esta sexta-feira (8), no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento, promovido pela SEC em parceria com o Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), reúne mais de mil pessoas, entre delegados e representantes dos diferentes seguimentos (educadores, gestores, estudantes e movimentos sociais) e cujos debates giram em torno do tema "Em defesa da democracia, da diversidade, da educação pública com participação popular”.
 
A conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), Dinalva dos Nascimento, representou o secretário da Educação do Estado em exercício, Danilo Souza, no colóquio sobre 'Estruturação, formalização e instituição do Sistema de Educação do Estado da Bahia'. “Abordei sobre a importância de termos um sistema de educação para o Estado da Bahia, cumprindo as determinações do art. 214 da Constituição Federal e do Plano Nacional de Educação, objetivando superar as desigualdades educacionais do país, por meio de uma rede de órgãos e instituições, coordenados pela SEC”.
 
As mudanças no Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Referencial Curricular (DCRB) da Bahia estão entre as questões debatidas no primeiro dia da conferência. O superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manoel Calazans, falou sobre os impactos do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. “O novo Ensino Médio representará mais tempo para o estudante na escola. Quando bem alicerçado em uma proposta pedagógica sólida, resultará também em maior aprendizagem dos estudantes, devido à mudança estrutural na forma de organização dos componentes curriculares. E esta é uma discussão fundamental que deve ser ampliada junto aos diferentes sujeitos da educação que estão aqui na conferência representados”.
 
Já o superintendente de Educação Profissional do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre o "Ensino Médio Integrado e Educação Profissional na Bahia: desafios e perspectivas no contexto de reformas" e destacou a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino. “Esta conferência é de extrema importância, porque traz a relevância do tema da Educação Profissional integrada à Educação Básica e este é um debate histórico que acompanha não somente as redes de ensino, mas todos os intelectuais e educadores que são envolvidos com a Educação Profissional, que caracteriza a questão de uma escola unitária dos trabalhadores e dos seus filhos e o princípio de uma escola em que os potenciais da cultura, da ciência e das tecnologias sejam espaços de formação plena aos cidadãos”. 
 
Também participaram do evento o ouvidor da Educação do Estado, Jocivaldo dos Anjos, na mesa de discussão sobre "Gestão democrática e financiamento da Educação: participação, transparência e controle social'; o técnico Luiz Valter Lima, na mesa "Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do Plano Nacional de Educação (PNE)"; a técnica Valdirene Oliveira Souza, no colóquio "A Educação na Bahia pela lente do Monitoramento do PEE/BA 2016/2026 (Documento II do Caderno COEED 2022)"; a técnica Maura Miranda da Silva, no colóquio sobre "+Educação Infantil, Ensino Fundamental e BNCC: desafios para uma Educação Integral"; e o coordenador de Programas e projetos estratégicos da SEC e professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Marcius Gomes, como mediador da mesa de discussão sobre o "PNE, Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação (PNE), Políticas Setoriais e Direito à Educação".
 
Repórter: Emerson Santos


Normandia realiza I Encontro formativo para a implementação do Documento Curricular

08.04.2022

O município de Normandia realizou nos dias 6 e 7, o I Encontro Formativo para a implementação do DCRR (Documento Curricular de Roraima) no interior. A ação reuniu professores das redes estadual e municipal, representantes da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Consed (Conselho Nacional da Educação).

O encontro teve como objetivo, capacitar professores da Educação Básica para a atuação pedagógica no planejamento e avaliação seguindo o Documento Curricular de Roraima para o Ensino Fundamental, visando a ampliação dos conhecimentos profissionais, aperfeiçoamento da prática docente e o engajamento profissional, com foco no ensino e na aprendizagem.

“O evento contou com a participação dos redatores do DCRR e professores formadores, onde o viés foi a discussão do currículo, seus objetivos de aprendizagem, suas habilidades, principalmente nesse momento das aulas presenciais, tendo em vista os resultados das avaliações diagnósticas pós-pandemia”, disse Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto e vice-presidente do Consed na Região Norte.

A ação contou com participação de mais de 400 professores que atuam na rede municipal do 1º ao 5º ano, e na rede estadual do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Entre as pautas discutidas estão a apresentação do Documento Curricular, o 'Desenvolvimento na Formação dos Sujeitos', a 'Progressão das Aprendizagens' e a 'Transição entre as Etapas'.

Também foram apresentadas as competências gerais de cada área específica dos componentes curriculares.

Simone Batista, coordenadora estadual do BNCC, explicou que o DCRR foi construído em regime de colaboração entre Seed (CONSED) e Undime, seguindo as 10 competências propostas na BNCC, estabelecidas pela lei Nº13.415/2017. Disse também que esse documento curricular irá padronizar o ensino nas escolas de todo Estado, possibilitando uma transitividade dos alunos entre escolas sem perca na aprendizagem.

“Estamos trabalhando com professores do Estado e do município, em regime de colaboração, então, vale lembrar que este documento, é um elo integrador também do processo educacional em Roraima”, finalizou a coordenadora.

Por: Gabriel Cavalcante
Fotografia: ASCOM/SEED/RR


Professores participam de treinamento para utilização de Laboratórios Didáticos Móveis

08.04.2022

A fim de promover aulas cada vez mais dinâmicas e atrativas para os estudantes da rede, nesta quarta-feira, 6, professores que atuam nas cinco escolas de EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral) participaram de um treinamento sobre a utilização do Laboratórios Didáticos Móveis.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo de Roraima, por meio do Programa Federal EMTI, para potencializar o processo de ensino aprendizagem. Os laboratórios reúnem materiais para aulas práticas de Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia e podem ser transportados de um ambiente para outro, possibilitando atividades pedagógicas dentro de sala de aula ou ao ar livre.

“A formação para uso e manuseio do Laboratório Didático Móvel foi realizada via web, com a equipe da empresa Autolabor, fornecedora do equipamento. Participaram gestores, coordenadores pedagógicos e gestores das cinco escolas EMTI de forma simultânea. A formação ocorreu durante todo o dia”, explicou Genilza Cunha, coordenadora das escolas EMTI na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

A gestora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral América Sarmento Ribeiro, disse que os professores aproveitaram bem o treinamento para explorar a utilização do laboratório, que tem diversas funcionalidades para dinamizar as aulas.

“Fizemos experimentos, testes nos microscópios e nas vidraçarias do laboratório e conhecemos todas as possibilidades de sua utilização. É uma ferramenta moderna que vem para fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos. Os professores estão alegres e motivados com os materiais que tem chegado nas escolas”, destacou Luciana Bezerra.

As escolas contempladas com os Laboratórios Didáticos Móveis são América Sarmento e Maria das Dores Brasil (Boa Vista), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), Padre José Monticone (Mucajaí) e José de Alencar (Rorainópolis). O investimento é na ordem de R$ 400 mil.

“Esses laboratórios móveis são equipamentos de última geração, potentes, modernos com uma infinidade de recursos à disposição do professor para elaboração de aulas práticas e dinâmicas. O Governo de Roraima está estudando a aquisição de mais laboratórios para atender mais estudantes da rede estadual de ensino”, finalizou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

Por: Mágida Azulay Khatab
Fotografia: ASCOM/SEED/RR


Educação inicia distribuição do kit Foca no Enem nas escolas

08.04.2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada dos estudantes no ensino superior. Por meio do programa Foca no Enem, a Secretaria do Estado da Educação (Seduc) realiza ações durante o ano inteiro, destinadas à preparação dos alunos para as provas. A novidade é que neste ano, além de aulas e atividades, o programa Foca no Enem irá distribuir cerca de 30 mil kits de livros direcionados às áreas do conhecimento exigidas no exame.

O material contém seis livros, com questões, gabaritos comentados, resumos, esquemas e lembretes, além de manual de redações com a teoria das competências e propostas de temas, além de planejamento dos estudos, que serve como mais uma ferramenta de apoio para os docentes e os discentes. Os kits já foram entregues para cerca de 2.500 estudantes de cinco Gerências Regionais (Gere) e serão entregues a todos os alunos nos próximos meses.

O secretário de Estado da Educação, José Márcio Augusto de Oliveira, explica que o intuito do programa é complementar a capacitação dos alunos da rede pública de ensino para o Enem, um dos principais meios de entrada nas universidades do país. “O foco no Enem dá maiores condições aos nossos estudantes de preparação para o Enem. As nossas aulas regulares já contemplam as exigências aplicadas à prova, mas este material específico proporciona um aprofundamento nos assuntos do exame. Com isso, nossos jovens serão mais competitivos e terão mais chances de ingressarem na universidade”, ressalta.

No total, cada estudante recebe no kit um material com onze volumes, que pode ser utilizado para estudos em casa, possibilitando o exercício da autonomia dos estudantes ou com o acompanhamento do professor de cada componente curricular, durante algumas aulas, articulando o material com o planejamento didático da escola.

A estudante Iolanda Souza, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia, no agreste alagoano, conta como o material vai ajudá-la a conseguir um bom desempenho no exame. “Para os alunos que não têm condições de ter uma aula ou curso extra para se aprofundar nos estudos para o Enem, esse kit vai ser de grande importância. Assim nós podemos obter o melhor resultado na prova, com esse material reforçando nosso aprendizado. Vai me ajudar muito.”, destacou a aluna.

Conteúdo Pedagógico

O material do Kit Foca no Enem é composto por publicações pensadas para aperfeiçoar a rotina e estudos do estudante. O primeiro livro é uma Obra Multidisciplinar, com uma coletânea de questões de todos os componentes curriculares e gabaritos comentados. Já o segundo é um Livro com Questões com conteúdos divididos por área de conhecimento, de edições anteriores do Enem que vão de 2005 a 2017.

Intitulado como Bem Lembrado, o material ainda traz mais dois livros que abordam as áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática), contendo resumos, esquemas e lembretes, como uma forma de revisar os estudos. Além destes, há também o Livro de Redação, com aporte teórico sobre as competências da prova de redação, assim como, propostas de redação de exames anteriores e, por fim, um roteiro de Planejamento de Estudos, com modelos de rotinas de estudo, revisão e autoavaliação do estudante.

Sobre o programa

O Foca no Enem entrou em vigor ainda em 2020, para auxiliar os estudantes que se submeteram ao Enem no momento mais crítico da pandemia da COVID-19. Desde então, o programa disponibiliza o conteúdo no site Escola Web (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br), além de promover ações específicas de cada escola e Gerência Regional de Educação (Gere).