Numa grande festa realizada no Colégio São José, nesta terça-feira, 15, o governador Wanderlei Barbosa assinou a ordem de serviço no valor de mais de R$ 1,8 milhão destinado à execução de obras de reforma e ampliação da unidade de ensino. Na ocasião, o governador e o secretário da Educação, Fábio Vaz, também anunciaram a realização de obras de reformas e ampliações de mais oito escolas, estas para acontecer de imediato.
“A assinatura das obras de reforma e ampliação do Colégio São José é o início do anúncio de obras em muitas escolas que pretendemos realizar. No Tocantins, são mais de 200 escolas que estão em péssimas condições estruturais. Essa é a nossa prioridade, cuidar das escolas e cuidar do Estado, começando pela educação das nossas crianças e jovens”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, fez um discurso que emocionou muitas pessoas. Ele falou das prioridades que fazem parte da atual equipe gestora da Educação. E uma delas é melhorar a parte estrutural das escolas. “Entendemos que uma escola que funciona de forma integral necessita de melhores condições para atender o aluno que fica o dia inteiro na unidade escolar, por isso, ampliaremos e construiremos os banheiros, a cantina, o refeitório, a biblioteca, melhorando os espaços de estudos. As escolas devem oferecer qualidade no ensino e na aprendizagem, contar com atividades de interação com a comunidade e com servidores valorizados”, afirmou o secretário Fábio.
O diretor José Antônio Gama disse que estava muito feliz com o anúncio do início das obras de reforma. “Ter uma escola nova é o anseio da comunidade, realmente, precisamos de uma estrutura melhor. Estamos agradecidos com esse reconhecimento, acreditamos que o nosso grande dia chegou, de concretizar os nossos sonhos”, comentou o diretor.
A diretora regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves, disse que estava emocionada pelo significado do momento. “Estamos realizando o nosso sonho de ter uma educação melhor. Aqui, no Colégio Estadual São José, temos o programa de Escola Jovem em Ação, com destaque ao Projeto de Vida, por meio do qual, os estudantes recebem uma formação mais completa para vida e já estamos colhendo muitos frutos, com alunos sendo aprovados nos vestibulares”, esclareceu Maristélia.
A professora Maria Célia Santos Gonçalves, de Geografia, que atua com o Projeto de Vida, e que está na escola desde a implantação do Programa Jovem em Ação, em 2019, falou sobre esse momento especial. “Esse olhar para a escola é essencial. Estamos felizes, nos sentindo valorizados. Na nossa escola, o programa Escola Jovem em Ação já está dando resultados, estamos compartilhando a nossa experiência com outras escolas e presenciamos a transformação do nosso aluno”, explicou a professora Maria Célia.
A professora Ana Cássia Alves Batista, que também trabalha com o Projeto de Vida e está na escola há três anos, destacou a valorização. “Acredito que esse é um momento histórico, se estamos recebendo essa equipe é porque as nossas ações estão sendo reconhecidas. A nossa escola desenvolve um trabalho diferenciado, temos resultados para apresentar”, frisou Ana Cássia.
A estudante Heloísa Silva Fernandes, 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, frisou que irá presenciar esse momento de transformação da escola. “Estou me sentindo orgulhosa por essa reforma, poder observar o antes e o depois. E espero que no próximo ano, a nossa escola já esteja diferente”, disse Heloísa.
O estudante Eduardo Dionízio, 16 anos, também matriculado na 2ª série do ensino médio falou da reforma. “Achei incrível participar desse momento. A escola ficará melhor e com certeza, temos mais condições de estudar”, avaliou o estudante Eduardo.
Participaram da solenidade deputados estaduais, vereadores, representantes dos empresários, professores, estudantes e técnicos da Secretaria da Educação, da Diretoria Regional de Ensino de Palmas, gestores escolares da Capital, e representantes da comunidade.
Escolas que ganharão reformadas
O Colégio São José foi a primeira escola que teve a ordem de serviço assinada, e lá as obras irão abranger a readequação da cantina e refeitório, dos banheiros esportivos, bibliotecas, salas de informática, área administrativa, depósito, almoxarifado, sala para professores, coordenação, laboratórios de física/química e guarita.
Em Colinas, a escola contemplada com a reforma será o Centro de Ensino Médio Castelo Branco, com investimentos de mais de R$ 1,3 milhão. Lá, serão construídas passarelas cobertas, reforma de pisos, forros, banheiros, quadra, e projetos de paisagismo.
Em Araguaína, as obras de reforma serão realizadas no Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, com a construção do refeitório, depósito de lixo orgânico e reciclável, rampa coberta e reforma dos banheiros. Lá, o investimento será mais de R$ 1,5 milhão.
Em Itaguatins, serão concluídas as obras da construção da escola padrão, com oito salas de aula, quadra coberta e projetos de paisagismo. Lá, está sendo investido um valor de mais de R$ 2,9 milhões.
Em Marianópolis, será investido mais de R$ 91 mil, na instalação de um posto de transformação para a iluminação da quadra esportiva do Colégio Estadual David Barbosa Rolins.
Em Ananás, serão realizadas as obras de construção da guarita, passeios internos e projeto de paisagismo, reforma do muro e calçada da Escola Estadual Getúlio Vargas.
Em Gurupi, o Colégio Militar Presidente Costa e Silva, unidade VII, ganhará a reforma e adequação dos banheiros, do refeitório, das salas de aula, troca de piso, reforma da cobertura, reparo das instalações elétricas, projeto de paisagismo e posto de transformação. Lá, será investido mais de R$ 3 milhões.
Também em Gurupi, as obras de reforma e ampliação serão realizadas no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, com investimento de mais de R$ 2 milhões. Lá serão realizadas a construção de um refeitório climatizado, depósito de lixo orgânico e reciclável, passarela coberta, rampa, reforma da cozinha e ambientes administrativos, laboratórios de química, reforma da quadra poliesportiva e arquitetura paisagística.
A Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a MWC Editora, realizou o encerramento das atividades da formação de Multiplicadores Educacionais Transformadores do Amazonas (Meta). Na noite desta quinta-feira, os formadores e os profissionais da rede participaram de um jantar com a entrega de certificados, homenagens e prêmios.
Durante os dois dias de formação, os coordenadores, pedagogos e gestores da capital e do interior participaram de dinâmicas, aulas expositivas e práticas relacionadas aos materiais paradidáticos do “Acerta+Enem” e “Reforço Brasil”.
No jantar, realizado no restaurante Bom Prato, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, os 101 profissionais foram homenageados com discursos, shows ao vivo e a apresentação temática dos bois Garantido e Caprichoso, além do sorteio dos prêmios de um smartphone, um tablet e um relógio digital.
Representando a secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, as secretárias executivas adjuntas pedagógica, Hellen Matute, e da Capital, Arlete Mendonça, participaram da homenagem, entregando certificados para os representantes dos municípios.
“Este é um momento lindo e importante para a educação, todos que estão aqui se esforçaram muito no treinamento e tenho certeza que os resultados serão esplêndidos, nossos multiplicadores farão com que esses conteúdos cheguem a muitos outros”, ressaltou a secretária Arlete.
A pedagoga Rebeca Felix, de 36 anos, representante da coordenadoria regional do município de Itapiranga, conta como é gratificante receber estas homenagens e o certificado após dois dias de treinamento. Ela reforça como irá utilizar tudo que foi aprendido, multiplicando e implementando os conteúdos nas escolas e para os alunos.
“Eu estou muito feliz por ter participado dessa formação, foram dois dias maravilhosos e cheios de aprendizado, além do jantar que foi lindo e emocionante. Assim que voltar para o município, irei multiplicar tudo aquilo que aprendemos nesses dois dias, e com esses materiais didáticos poderei levar aos professores e alunos uma base rica de conhecimento e conteúdos especializados para que todos consigam bons resultados”, diz a pedagoga.
Rendimento escolar – A assessora dos anos finais, Claudia Alves Pereira, da Coordenadoria Distrital 1, conta que com o treinamento pôde ver onde melhorar nas escolas, como auxiliar os professores e alunos com os materiais didáticos, assim aplicando os conteúdos de forma que o rendimento dos alunos seja mais benéfico.
“Nós temos a meta de que todos os alunos consigam alcançar a nota 1000 na redação do Enem, e com esses conteúdos ricos e especializados, o auxílio e assessoramento pessoal de cada estudante nas escolas, nós temos garantia de que os resultados serão mais que positivos”, diz Claudia.
Treinamento – A formação foi dividida em duas etapas e turmas, referenciando conteúdos e práticas exclusivas para o interior e para a capital. O objetivo foi passar para os profissionais da educação a teoria e a prática dos projetos educacionais, a fim de replicar nas suas escolas e para os estudantes da rede os conteúdos.
As aulas foram realizadas na biblioteca e sala de informática do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, e foram distribuídos kits personalizados, com agendas, flyer da programação, bottons, canetas inteligentes e adaptadores para celular, além de máscaras e álcool em gel.
Durante as práticas, os profissionais disponibilizaram tablets e materiais didáticos para maior aproveitamento dos conteúdos.
Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM
Nos últimos anos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vem investindo na melhoria da infraestrutura das unidades de ensino e equipando os prédios escolares para oferecer uma educação cada vez mais de qualidade. Para comemorar o “Dia da Escola”, data utilizada para relembrar o papel que as unidades de ensino têm no desenvolvimento de todos os indivíduos, profissionais da educação e alunos contam como um ambiente escolar aconchegante e bonito refletem positivamente no aprendizado.
Leandro Lima Fernandes estuda na Escola Estadual São Vicente de Paula, no município de Curvelo, desde o 6º ano do ensino fundamental. Hoje no 3º ano do ensino médio, ele conta que muita coisa tem mudado. “Está bem diferente, mas uma das coisas que mais mudou foi o banheiro e a pintura”, conta. Ele é aluno do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e passa praticamente o dia inteiro na unidade de ensino. “Ver a escola assim bonita e bem cuidada faz com que tenhamos prazer em vir para cá. É como se fosse a nossa segunda casa”.
As observações feitas por Leandro são resultado de investimentos que a unidade de ensino recebeu nesta gestão. De acordo com a diretora, Clênia Lúcia Oliveira Santos, há 17 anos a escola não era pintada e não passava por intervenções. “Logo na entrada já é possível notar a pintura da fachada. Montamos um jardim, nossas salas estão com carteiras novas e os banheiros foram todos reformados. Também fomos contemplados com o Mãos à Obra”, conta.
A Escola Estadual São Vicente de Paula passou por diversas intervenções para atender alunos e professores. Foto: Arquivo da Escola
Ainda segundo a gestora, a escola é pequena em quantidade de alunos, são 230 estudantes, mas uma das maiores do município em tamanho. Ao ver todas as mudanças, o cuidado dos alunos com a unidade de ensino aumentou. “Os estudantes têm um carinho especial com a escola e estão cuidando dela. O laço se fortaleceu”, finaliza.
Já na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Couto Magalhães de Minas, a “nova cara” da instituição tem ajudado na diminuição do abandono escolar, como destaca o diretor Glauco Livio dos Santos. “Este ano conseguimos finalizar o processo de mudança física. Foi um choque para os alunos quando viram e a aceitação foi tão grande que conseguimos reverter os índices de abandono”.
As mudanças pelas quais a unidade de ensino passou foram pensadas em conjunto com alunos e professores. “Os alunos cuidam e gostam da escola. Antes eles escreviam os nomes nas paredes e hoje têm um espaço reservado para expressar sua arte”, conclui Glauco.
A unidade de ensino passou por pintura, troca de quadros, a biblioteca está sendo toda revitalizada, as portas foram trocadas, foram montados dois refeitórios, entre outras intervenções. Para melhor atender aos professores, está sendo montado um espaço para a realização das reuniões do módulo 2.
Na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves as mudanças contaram com a participação dos alunos, que hoje têm um espaço exclusivo para deixar sua marca na unidade de ensino. Foto: Arquivo da Escola
Para a professora Analdete Aparecida Santos, que atua há 23 anos na escola, um espaço bonito e organizado influencia não só no desempenho dos alunos, mas no trabalho dos profissionais. “É a primeira vez que vejo a escola tão bonita assim. Está tudo pintado e os alunos sentem prazer em estar aqui. Para o profissional também é bom. Temos a sensação de organização e isso acaba influenciando no nosso desempenho”, afirma.
O prédio da Escola Estadual Padre José Grimminck, em Alfenas, também recebeu melhorias, como conta o diretor Giovani de Castro Souza. “Com recurso de manutenção predial fizemos a pintura das áreas externas e internas da escola, melhorias na rede elétrica e hidráulica. Todas as intervenções foram muito importantes para melhorar a infraestrutura. Também recebemos R$ 400 mil para a aquisição de mobiliário e equipamentos e adquirimos, entre outras coisas, um kit multimídia para cada sala, o que ajuda a escola a ficar mais preparada para receber os alunos”.
Para o gestor, o ambiente conservado fortalece o elo entre a escola e a comunidade. “Os alunos percebem o carinho com que tudo é cuidado e que estamos ofertando uma educação pública de qualidade para eles. Quando chegam na escola, eles ficam mais motivados para a realização das atividades”, conclui Giovani. Na unidade é desenvolvido um projeto que ajuda na conscientização da preservação do prédio escolar.
No “Dia da Escola”, a estudante Maria Fernanda Lemos de Souza, do 9º ano do ensino fundamental, deixa um recado de agradecimento. “A nossa escola está mil vezes melhor. Tenho muito a agradecer por tudo que a escola tem feito por mim”.
A Escola Estadual Padre José Grimminck está com um belo prédio e uma das novidades para os estudantes são as salas equipadas com projetores e telas, o que deixa as aulas ainda melhores. Foto: Arquivo da Escola
Investimento em infraestrutura
Só nesta gestão, a SEE/MG investiu cerca de R$ 800 milhões para a aquisição de mobiliários e equipamentos diversos e carteiras escolares para todas as escolas da rede. Para pequenos reparos, pinturas e adequações nas unidades de ensino foram investidos R$ 110 milhões.
No Mãos à Obra na Escola, desde 2019, o programa tem 2.140 obras previstas em 1.326 escolas distintas, somando um investimento total de R$ 374 milhões. Com a 6ª etapa do programa, anunciada em dezembro passado, voltada para a construção de quadras, o montante soma mais de R$ 477 milhões. O Mãos à Obra na Escola tem por objetivo recuperar a infraestrutura das unidades de ensino do estado, garantindo mais conforto e segurança no espaço escolar.
Com o professor ‘Fabão’, Flávio Vieira, de 47 anos de idade, a resposta é rápida. Basta o aluno acessar o QR Code (um código específico), para ter em mãos os conteúdos da disciplina Matemática, em listas de exercícios, atividades de salas de aula, desafio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vídeos, questões e resoluções: “Usamos o Google Drive para armazenar todo o material produzido”, fala o professor.
Por meio de aparelhos de celular ou computadores, os estudantes podem acelerar seu contato com a matéria que será desenvolvida na semana e interagir. “A nossa plataforma é um canal aberto para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão se preparando para o vestibular, trocarem informações e conhecimento acerca da Matemática”, conta Fabão, que leciona há 25 anos no Colégio Estadual Martins Borges, em Rio Verde, no sudoeste goiano.
No caso dos estudantes das escolas públicas estaduais de Goiás, a ideia do professor demonstra a importância dos investimentos feitos pelo governo do Estado para melhorar as condições de acesso digital no ensino público com a distribuição dos computadores chromebooks, por exemplo.
A aluna Flávia Carolina Arantes, de 17 anos de idade, é uma das beneficiadas. Há três estudando no Martins Borges, ela recebeu um aparelho chromebook do Governo de Goiás e utiliza a ferramenta para mesclar seus estudos com as atividades presenciais e on-line. “Com o acesso facilitado à Internet, estou sempre atualizada quanto aos conteúdos e atividades”, explica.
Flávia afirma que o investimento em tecnologia na escola, como o governo goiano atual tem feito, também estimula os alunos à inovação no ambiente escolar. “Inclusive vamos desenvolver um projeto similar ao do professor ‘Fabão’ para benefício de todos os estudantes de 3ª série da nossa escola”.
Computadores para todos
O Colégio Estadual Martins Borges tem 486 alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio nos períodos Matutino, Vespertino e Noturno. “Todos foram beneficiados com os computadores Chromebooks do governo goiano, o que ajuda a colocar os estudantes do Martins Borges em igualdade na corrida do vestibular”, destaca a secretária geral do colégio, Sarah Kalil El Ajouz de Oliveira.
De uma só vez, o Governo de Goiás está investindo cerca de R$ 6,5 milhões em obras de construção, reforma e ampliação de seis escolas da rede pública estadual de ensino, em Jataí, no sudoeste goiano. Os serviços estão em andamento neste ano de 2022 e beneficiam os colégios Frei Domingos/Dom Abel, José Manoel Vilela, Marcondes de Godoy, Alcântara de Carvalho, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Nestório Ribeiro e o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José Feliciano Ferreira.
As obras vão melhorar a infraestrutura das escolas com a construção de novas salas de aulas, salas de professores, cozinha, refeitório, rampas de acesso, quadra poliesportiva, vestiário, trocas de piso, telhado e instalações elétricas.
Nova escola
Os benefícios marcam a retomada da construção do Colégio Estadual Dom Abel, uma escola Padrão Século 21, com obras abandonadas há cerca de 10 anos em governos anteriores. No Dom Abel, o governo goiano está investindo R$ 4 milhões para a conclusão da nova escola, que vai atender em torno de 700 alunos.
De acordo com a coordenadora regional de Educação de Jataí, Regina Rodrigues, os investimentos atendem demandas de toda a comunidade escolar local. “Um exemplo é a construção da quadra poliesportiva do CEPMG Nestório Ribeiro, uma antiga reivindicação agora realizada pelo governo do Estado”, destaca. Somente na nova quadra do CEPMG o Governo de Goiás está investindo R$ 657 mil, beneficiando diretamente 1.090 alunos.
Amplas reformas
O Cepi José Feliciano Ferreira, com 283 alunos matriculados, recebe grandes intervenções e os investimentos somam mais de R$ 629 mil para a implantação de três novas salas de aula, Biblioteca, laboratório, vestiários, reparo nas instalações elétricas, cobertura, banheiros, adequações de acessibilidade e pintura interna e externa.
Da mesma forma, o Governo de Goiás destinou R$ R$ 577 mil para a reforma completa e ampliação do Colégio Estadual Marcondes de Godoy, que tem 760 alunos matriculados. Com 1 mil alunos matriculados, o Colégio Estadual Alcântara de Carvalho recebeu R$ 281 mil para obras de reforma geral.
No Colégio Estadual José Manoel Vilela o governo goiano também está investindo na reforma completa da unidade escolar, com R$ 239.836,77, em benefícios para 930 alunos matriculados.
A Regional
A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Jataí atende 21 escolas públicas estaduais nos municípios de Jataí, Aparecida do Rio Doce, Caçu, Itarumã, Itajá, Lagoa Santa, Aporé, Chapadão do Céu e Serranópolis. São 11.550 alunos e 1 mil servidores, incluindo os professores.
Os Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) Profª. Alzira Alves de Queiroz, de Aparecida de Goiânia, e Profª. Lázara de Fátima e Silva Flores, de Goianira, participaram, pela primeira vez, do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge, do Serviço Social da Indústria (Sesi).
O torneio foi realizado na última sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12 de março, e abrangeu escolas das redes estadual e municipais, e da rede privada. Na temporada 2021/2022, o tema do desafio foi Cargo Connect. As escolas da rede pública estadual obtiveram bons resultados e colocações.
De acordo com a professora de Matemática do CEPI Profª. Alzira, Maria Klébia, sua equipe foi composta por oito estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Ela conta que a equipe ficou em 18º lugar e que esse resultado foi muito bom, visto que foi a primeira vez que seus alunos participaram do desafio. “Foi muito importante participar do torneio de Robótica, pois os alunos aprenderam a trabalhar em equipe. Eu percebi que eles desenvolveram a pesquisa e era o que tinham dificuldade”, ressalta a professora.
Além dos dois CEPIs, outras oito escolas públicas estaduais de tempo integral também participaram do torneio. São elas: CEPIs Rocha Leal, de Águas Lindas; Gomes de Souza Ramos, de Anápolis; Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, de Goiânia; Goiânia; Professor Sebastião França, de Goiânia; Osório Raimundo de Lima, de Iporá; José Eduardo do Couto, de Itaguarí; Maria Silva, de Paraúna; e Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde.
Boa colocação
O CEPI Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, foi uma das escolas da rede estadual que alcançaram um bom resultado. Nesta edição do torneio, a comissão organizadora permitiu que as escolas públicas participassem com duas equipes. Desse modo, as equipes Cepi’Roll e a equipe Saturno, com os estudantes entre 14 e 16 anos representaram o CEPI Gomes de Souza Ramos. O Cepi’Roll, liderado pelos professores Victor Pericoli e Késia Cruz, competiu na mesa do robô com 44 escolas e ficou em 7° lugar.
Segundo a professora de Química, Késia Cruz, os professores viveram uma rotina de estudo e treinamentos com as equipes. Ela explica que os professores vestiram literalmente a “camisa” de técnicos dos 16 estudantes que participaram do torneio. “Tudo com muita disponibilidade, comprometimento, organização e o apoio de todos”, afirmou a professora.
“Receber o troféu do Prêmio na Regional Goiás, foi surreal. Conseguimos demonstrar o espírito de equipe e, tudo isso nos enche de alegria e nos fortalece muito mais. Esperamos que isso possa impactar ainda mais a nossa comunidade”, celebra Késia.
Sobre o Torneio
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League na categoria Challenge é operacionalizado, no Brasil, pelo Sesi desde 2004. Podem participar do torneio Challenge estudantes de 9 a 16 anos de idade, liderados por algum responsável e organizados em times de dois a dez integrantes. As equipes devem estar associadas a uma unidade escolar, clube, organização ou até mesmo por um grupo de amigos.
O objetivo do torneio é desafiar os jovens a buscarem soluções para os problemas do dia a dia na sociedade moderna, através da construção de robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Goiás) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado de assessores pedagógicos da Educação em Tempo Integral. Ao todo, foram disponibilizadas 15 vagas para assessor pedagógico, sendo 11 para atuação geral e 4 para atuação específica no assessoramento e orientação nas atividades práticas dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis).
As inscrições podem ser feitas no período de 15 e 18 de março, no endereço eletrônico: https://forms.office.com/r/EeKv3x2qzn. Além do preenchimento do formulário, o candidato deve encaminhar os documentos comprobatórios de Títulos e Experiências Profissionais para o e-mail seleção.supei@seduc.go.gov.br.
Podem se candidatar professores efetivos e temporários da Rede Estadual de Educação, com diploma de nível superior de licenciatura plena, que estejam em exercício efetivo e tenham no mínimo três anos de docência na Educação Básica.
Para concorrer às vagas específicas, referentes ao assessoramento e orientação nas atividades práticas a serem desenvolvidas nos laboratórios dos Cepis, o inscrito deverá comprovar ainda a experiência mínima de 2 anos no desenvolvimento de atividades voltadas para a experimentação em Ciências da Natureza e Matemática, pensamento computacional, robótica e cultura maker.
A seleção será composta por duas fases: análise de currículo, de caráter eliminatório, e entrevista. As inscrições homologadas e o nome dos selecionados para a segunda fase serão divulgados no dia 21 de março, no site https://site.educacao.go.gov.br/.
A divulgação do resultado da seleção está prevista para o dia 1º de abril.
A cidade de Mineiros, no sudoeste goiano, ganhou duas salas de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos colégios estaduais Antônio Carrijo de Souza e Professora Alice Pereira Alves. Os espaços foram implantados com recursos do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
As salas vão atender 32 alunos com deficiência (intelectual, física, visual e auditiva), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. No Colégio Estadual Antônio Carrijo de Souza há 14 alunos da Educação Especial, e no Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves, 18.
O governo goiano investiu R$ 32 mil na implantação de cada sala de AEE nas escolas, com a revitalização e padronização dos locais. Somente na reforma de cada sala foram investidos R$ 8.700,00, mais R$ 10 mil na compra de materiais didáticos e R$ 13 mil na aquisição de mobiliários e materiais tecnológicos.
A Seduc também fez a aquisição de dois computadores e um notebook para o AEE em Mineiros. Ao todo, cada unidade é composta por 33 itens. As atividades são realizadas sob o acompanhamento de um professor, que atende individualmente ou em grupos de até seis estudantes.
Somos iguais
O Governo de Goiás promove a padronização de todas as 316 salas de AEE nas escolas do Estado, as quais receberam reforma e equipamentos novos para o ano letivo de 2022, incluindo recursos didáticos, móveis e equipamentos tecnológicos, conforme manual elaborado pela Seduc Goiás.
“Sonhamos com esse momento, em poder estar aqui na escola nova. Todo dia eu passava em frente, às vezes entrava pra olhar e ficava me imaginando exatamente como seria esse dia. Estou muito feliz e emocionada”. O relato é da estudante Elisângela Ribeiro, que comemora, junto com a comunidade escolar de Alvorada, a inauguração da Escola Estadual Ana Maria de Jesus. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 14, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do secretário de estado da Educação, Fábio Vaz.
A unidade escolar passou por uma ampla reforma e ampliação. Para as melhorias estruturais foram investidos mais de R$ 1,9 milhão em recursos do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) Banco Mundial. As obras tiveram início em 2018, mas estavam paralisadas desde, foram retomadas em julho de 2021 e concluídas em março deste ano.
Com as melhorias, a Escola Estadual Ana Maria de Jesus passa a contar com novos espaços. Foram construídos refeitório, quadra poliesportiva e bloco administrativo que contempla salas para professores, direção, secretaria, financeiro, orientação e arquivo. Além disso, toda estrutura já existente foi reformada incluindo seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e bloco de banheiros.
Em seu discurso, o governador frisou que a Educação é prioridade em sua gestão. “Estamos realocando recursos que tinham as mais diversas destinações para aquilo que realmente é importante. Mais de R$ 100 milhões serão investidos na ampliação de escolas neste ano”, anunciou Wanderlei Barbosa.
O secretário da Educação elencou outras ações do Governo do Estado que estão contribuindo para os avanços da Educação pública no Tocantins.
“Temos a missão de oferecer os meios e condições necessários para que a aprendizagem seja efetive e os espaços físicos adequados contribuem para que isso se concretize. Além das muitas obras em escolas, estamos também investimentos no aparelhamento tecnológico das nossas escolas e construindo o Planejamento Estratégico para os próximos 10 anos em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Educação”, pontuou Fábio Vaz.
Histórico
Criada no ano de 1986, a unidade escolar funcionava apenas com as séries iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª). A partir de 2001, a escola passou a ofertar as séries finais do Ensino Fundamental, além da EJA. Para que a reforma fosse executada, a escola passou a funcionar temporariamente em um prédio no setor Jardim Boa Esperança.
As novas instalações da Escola Estadual Ana Maria de Jesus têm capacidade para atender 210 estudantes por turno. Atualmente, a escola oferta o Ensino Fundamental Regular (do 6° ao 8° Ano) e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2° Segmento e 3° Segmento. A escola oferece ainda atendimento aos estudantes da educação especial em sala de recursos multifuncionais.
Revalino Júnior está concluindo a EJA e celebrou a tão sonhada mudança para a nova escola. "Lá onde estava sendo as aulas era muito apertado. Achei que nem ia estudar aqui, A escola ficou muito linda", relatou.
Para a atual diretora da escola, Cristiane Meireles, que já foi professora no antigo prédio, a inauguração marca um novo tempo para alunos e servidores. “Com essa estrutura moderna, equipada, somados ao trabalho de excelência que é desenvolvido pelos nosso profissionais, poderemos ir ainda mais além”, assegurou.
Apaixonados pela cultura japonesa podem celebrar esta notícia. A partir desta quarta-feira (16), a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) dá início à exposição do novo acervo de mangás e calendários disponíveis no equipamento. Doados pela Fundação Japão em São Paulo, os mais de 840 itens ficarão disponíveis no hall de entrada da BPE até o dia 14 de abril.
Irão participar do evento de abertura da exposição o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros; secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes; cônsul geral do Japão, Hiroaki Sano; cônsul geral adjunto, Tadao Furukawa; diretor geral da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki; diretor geral adjunto da Fundação Japão em São Paulo, Gaku Sasao; e a assessora cultural do consulado geral do Japão no Recife, Satoko Nakamura.
Roberta Alcoforado, gestora da BPE, comemorou a doação do material. “Essa literatura contempla várias idades e temáticas diferenciadas. Esperamos, a partir desta doação, atrair novos leitores”, contou.
A entrada do público na BPE é gratuita e será exigido o cartão de comprovação de vacina contra a Covid-19.
As eleições estudantis estão movimentando as escolas estaduais da capital e do interior da Bahia. Os eleitos em sala de aula poderão concorrer, até o dia 18 de março, à função de líder e vice-líder da escola. São atribuições das lideranças eleitas a interlocução e articulação da turma e a proposição de melhorias na unidade escolar de ensino.
A estudante Joice Silva, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Dois de Julho, em Salvador, foi eleita representante estudantil pela segunda vez. “Ano passado eu fui líder e gostei muito. Este ano, fui eleita vice-líder e pretendo desenvolver a minha função com muita dedicação”, comentou.
Em Aracatu, no Colégio Estadual Coronel Cândido da Silveira, os estudantes se mobilizaram para eleger os seus representantes estudantis. Vinicius Almeida, 18, 1º ano do Ensino Médio, está animado para ser líder pela primeira vez. “Ser um líder estudantil exige muita responsabilidade e quero servir de exemplo para os meus colegas. Gosto de liderar e eu acho esse processo democrático muito importante”, afirmou.
Para Júlia Fernanda Gama, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual José Sá Nunes, em Vitória da Conquista, ser líder de classe é uma tarefa essencial em qualquer ambiente escolar. “Através dos líderes, a direção e a coordenação ficam cientes das questões dos alunos e têm um melhor contato com as turmas. Eles são responsáveis por manter um diálogo eficaz com os colegas, coletando informações, sugestões e representando suas turmas em reuniões. Não é uma tarefa fácil, mas pretendo dar o meu melhor nisso e, desta forma, ter um bom convívio escolar”, disse.
Cronograma - As eleições estudantis para a escolha do líder e vice-líder do município acontecem de 21 a 25 de março, e de líder e vice-líder do Núcleo Territorial de Educação (NTE), de 28 a 31 de março.
Cada equipe será composta por um professor, formado na primeira turma do curso “Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação”, e por três estudantes de até 15 anos de idade, selecionados a partir dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Durante o evento, eles serão desafiados a desenvolverem suas ideias utilizando a linguagem low code, modelo que utiliza ferramentas simples de programação.
A ideia é que, após o treinamento intensivo, os participantes tenham um protótipo do aplicativo a ser desenvolvido como parte do Projeto Hackathon em Programação Low Code.
O primeiro bootcamp será realizado na próxima quarta (23), quinta (24) e sexta-feira (25/3), no Golden Dolphin Resort, em Caldas Novas.
Segunda turma
Um novo bootcamp deve ser realizado entre os meses de abril e maio de 2022. A previsão é que participem os professores da rede pública estadual de ensino que compõem a segunda turma do curso “Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação”.
Desenvolvido pela Sedi, Seduc e a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com conteúdos formativos específicos, o curso tem auxiliado educadores na inserção de competências do pensamento computacional e das habilidades de programação e empreendedorismo em sala de aula.
Confira a lista dos CEPIs com equipes participantes do primeiro bootcamp:
- CEPI Rocha Leal
- CEPI Gomes de Souza Ramos
- CEPI Cruzeiro do Sul
- CEPI Lyceu de Goiânia
- CEPI Doutor Antônio Raimundo Gomes da Frota
- CEPI Professor Sebastião França
- CEPI Professor Genesco Ferreira Bretas
- CEPI Professor Pedro Gomes
- CEPI Ary Ribeiro Valadão Filho
- CEPI Osório Raimundo de Lima
- CEPI Santa Terezinha
- CEPI Dom Veloso
- CEPI Pedro Ludovico Teixeira
- CEPI Osvaldo da Costa Meireles
- CEPI Caldas Novas
- CEPI Marajó
- CEPI Barão do Rio Branco
- CEPI Maria Eulália de Jesus Portilho
- CEPI Independência
- CEPI Heloisa de Fátima Vargas
- CEPI José Salviano Azevedo
- CEPI Joaquim Maria de Godoi
- CEPI Polivalente Doutor Sebastião Gonçalves de Almeida
Em mais uma edição da Seduc Itinerante, a secretária de estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, visitou unidades escolares de São Miguel do Araguaia na última quinta e sexta-feira (10 e 11/3). No município, a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniu com gestores e visitou a Coordenação Regional de Educação (CRE) e três escolas estaduais.
“A Seduc Itinerante é esse momento em que nós vamos até os municípios para conhecer a realidade de cada lugar”, afirmou a secretária em visita à CRE de São Miguel de Araguaia. Na noite de quinta-feira (10/03), Fátima Gavioli conheceu a equipe da coordenação e averiguou o andamento das obras de reforma e ampliação da sede da regional, que totalizam R$ 400 mil de investimentos.
Na sexta-feira (11/3), a secretária visitou o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dr. Dorival Brandão de Andrade, a Escola Estadual Castelo Branco e o Colégio Estadual São Miguel do Araguaia. Nessas escolas, Fátima Gavioli conversou com os estudantes, professores, gestores, merendeiras e servidores administrativos. Ela também se reuniu com os profissionais para ouvir demandas em relação à infraestrutura e pedagógicas das escolas e solucionar dúvidas sobre diversos temas.
É muito bom estudar aqui
Na Escola Estadual Castelo Branco, a recepção foi cheia de emoção. Todos os estudantes formaram corredores para dar as boas-vindas à secretária com palmas e uma apresentação calorosa da fanfarra. Assista o vídeo abaixo:
“É muito bom estudar aqui na escola. As aulas são muito boas, é divertido, as pessoas são muito amigáveis... Têm muitas atividades extracurriculares, têm os clubes de Ciência, literatura, xadrez, fanfarra...”, contou a estudante do 7º ano da Escola Estadual Castelo Branco, Emanuella Rodrigues.
Na reunião com os professores do Colégio Estadual São Miguel do Araguaia, uma das professoras fez um agradecimento à secretária e ao Governo de Goiás pela valorização dos docentes contratadores temporariamente, que antes não recebiam o piso salarial como os profissionais efetivos e não podiam trabalhar para o Estado por mais de dois anos consecutivos. “Os contratos nunca foram tão valorizados”, afirmou a professora Leiliane Nascimento.
Na CRE de São Miguel do Araguaia, formada pelos municípios de São Miguel do Araguaia, Mundo Novo, Nova Crixás e Novo Planalto, foram investidos, desde 2019, R$ 24,5 milhões.
O Governo do Amazonas entregou, em Tefé, a 523 quilômetros de Manaus, a 12ª unidade de ensino revitalizada no município desde 2019. Em 3 anos, mais de R$ 4,2 milhões foram investidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto na recuperação das unidades de ensino da rede estadual.
A Escola Estadual Deputado Armando Mendes, mais conhecida como GM3, teve a estrutura reparada, troca de telhado, fiação elétrica, esquadrias e pinturas renovadas. A escola atende 972 alunos dos ensino Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos.
Em sua passagem pelo município nesta quinta-feira (10/03), o governador Wilson Lima, fez entregas nas áreas social e de produção rural em evento realizado no espaço revitalizado. O município conta com 17 escolas para atendimento de 11 mil estudantes.
A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, esteve no município para acompanhar a comitiva do executivo estadual e verificar in loco o fim dos trabalhos no GM3. “O governador Wilson Lima priorizou a educação no município. Cerca de 80% das escolas de Tefé já receberam serviços de revitalização e hoje entregou o GM3, que atende quase mil alunos. Ele também assinou, há cerca de 15 dias, um convênio para revitalização da escola Eduardo Ribeiro, que será a última a ser entregue, fechando o ciclo de revitalização das escolas de Tefé”, destacou.
A 13ª unidade revitalizada será a EE Eduardo Ribeiro, com investimento de R$ 600 mil. No último dia 22 de fevereiro, Wilson Lima assinou a ordem de serviço para início dos trabalhos. A unidade de ensino é uma das 35 unidades anunciadas como prioridade no pacote de revitalização.
Convênio – Por meio de convênio, o Governo do Amazonas garantiu recursos para a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Madre Maria Mercês, com valor de R$ 730 mil.
A Madre Maria Mercês é uma escola tradicional da cidade de Tefé e foi revitalizada em 2019. Atualmente, ela conta com 494 estudantes matriculados nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, tendo seu funcionamento nos turnos matutino e vespertino.
FOTOS: EUZIVALDO QUEIROZ | SEDUC-AM
O titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, visitou, nesta segunda-feira, 14, unidades escolares pertencentes à Diretoria Regional Educação (DRE) de Gurupi. Acompanhado do secretário executivo da Pasta, Edinho Fernandes, e do diretor regional de Educação, Antônio Carlos Pakalolo, Fábio Vaz percorreu os espaços escolares, a sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) e ouviu as demandas de gestores, servidores e estudantes.
Em conversa com os servidores da DRE, o secretário destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela rede pública de ensino.
“A boa escola pública transforma a vida do estudante, principalmente o de menor poder aquisitivo. Queremos avançar na qualidade da Educação para que nossos alunos estejam em condições de competir com estudantes de escolas privadas , no Enem, no vestibular, nas olimpíadas escolares e nas disputas esportivas” enfatizou.
Espaço Maker
No Centro de Ensino Médio Ari Ribeiro Valadão Filho (Arizinho), a diretora Alana Linhares apresentou as instalações do Espaço Maker, um local preparado para experimentação e auto expressão. “O intuito é possibilitar um espaço para que as ideias desabrochem. Isso permite despertar nos alunos o desejo e a atitude para criar”, ressaltou. A escola tem 850 estudantes matriculados no Ensino Médio.
Colégio Positivo
Ainda em Gurupi, o Colégio Positivo, também recebeu a visita dos gestores da Seduc. A unidade de ensino é conveniada com a rede estadual e oferece o Ensino Fundamental e Médio a 377 estudantes. Na ocasião, Edinho Fernandes relembrou sua atuação na escola como professor de educação física.
“Tive a honra de ser professor aqui por seis anos e muito me alegro em voltar hoje sabendo que poderemos contribuir com a Educação do Tocantins de modo mais abrangente”, frisou Edinho Fernandes.
Em nome dos servidores da Regional diretor Antônio Carlos Pakalolo, agradecer a visita. “Muito nos alegra ter hoje conosco esses dois grandes líderes, que estão no comando da Seduc, mas que são servidores de carreira, inclusive lotados anteriormente nesta DRE. Essa proximidade com os servidores, a busca pela resolução das dificuldades de cada escoa, demonstra que a Educação é olhada como um todo, pela atual gestão”, disse.
Alvorada
Em Alvorada, a comitiva esteve em três unidades de ensino., dentre elas o Colégio Militar do Estado do Tocantins, Adjulio Balthazar. A escola tem 280 alunos do ensino fundamental e é dirigida pelo tenente Delmar Bezerra.
No Colégio Estadual de Alvorada, o diretor Márcio Neri mostrou à equipe da Seduc como está ocorrendo a implantação do Novo Ensino Médio na cidade. A escola é única que oferece o ensino médio no município e tem atualmente 370 alunos matriculados nesta etapa do ensino. “Tivemos cerca de 70 alunos aprovados em vestibular e desses, 30 foram em universidades públicas. A nossa expectativa, é que com esse novo modelo possamos ter ainda mais aprovações”, relatou Márcio Neri.
Finalizando a agenda, a comitiva da Seduc participou da inauguração da Escola Estadual Ana Maria de Jesus. Para a reforma, foram investidos mais de R$1,9 milhões por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) divulga que o Programa Jovem Senador 2022 recebe inscrições até o dia 25 de março. Podem participar estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.
O programa é um importante concurso de Redação do Senado Federal. As redações deverão ser encaminhadas por meio das unidades escolares em que os estudantes estão matriculados. Mas, Atenção! As escolas deverão promover o concurso em sala de aula, inscrevendo uma única Redação, selecionada na escola, no Programa Jovem Senador!
Com o tema ‘200 Anos de Independência: Lições da História para a construção do Amanhã’, a 10ª edição do Jovem Senador proporcionará aos estudantes selecionados e a seus respectivos professores orientadores a oportunidade de participarem da Semana de Vivência Legislativa, que será realizada entre 27 de junho a 1 de julho, em Brasília.
A inscrição
O texto manuscrito deverá ser escaneado e enviado, por meio do e-mail institucional da unidade escolar, junto com a ficha de inscrição, para o endereço eletrônico protagonismo_juvenil@seduc.go.gov.br . Todo o regulamento e os documentos de inscrição estão disponíveis no site Jovem Senador: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.
O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta segunda-feira (14/03), ordem de serviço para a construção de um colégio padrão século XXI no Residencial Jardins do Cerrado 9, em Goiânia. A escola terá capacidade de atender 1.296 alunos da região em três turnos e será estruturada com 12 salas de aula, seis banheiros, dois laboratórios, bloco administrativo, biblioteca, cozinha, refeitório e estacionamento. O investimento do Governo do Estado é de R$ 6,5 milhões.
Atualmente, na região que abriga mais de 40 mil moradores, o Colégio Estadual Jardim do Cerrado é a única escola pública que oferta Ensino Médio. “Nós já inauguramos uma escola e, agora, estamos construindo uma outra aqui, com toda a estrutura e o que existe de mais moderno e com dinheiro depositado em caixa”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
O novo colégio irá abrigar os alunos do Colégio Estadual Jardim do Cerrado que, atualmente, funciona em uma área cedida pela Prefeitura de Goiânia, no Residencial Jardins do Cerrado 7. O espaço foi reestruturado pelo Estado e inaugurado em agosto de 2021. A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, frisou que, além da nova instituição, em função da demanda, haverá a ampliação da unidade que recebe atualmente os alunos da comunidade. “Vamos construir mais dois pavilhões para atendermos mais crianças”, anunciou.
A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o avanço qualitativo com a nova obra. “A escola vai funcionar com tudo o que os alunos merecem, com biblioteca, laboratório, cozinha, vai ser realmente uma escola linda”, afirmou.
Já o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, enfatizou a atuação conjunta. “Fica nosso reconhecimento e gratidão por essa parceria muito importante para nós e que, agora, está sendo demonstrada aqui também no Jardins do Cerrado”, declarou ao citar que o terreno para a construção foi destinado pela prefeitura.
Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz; o senador Vanderlan Cardoso; o deputado federal Delegado Waldir; o deputado estadual Charles Bento; o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa; vereadores, representantes de parlamentares, lideranças comunitárias e colaboradores da Educação.
Fotos: Wesley Costa