Inovação e Tecnologia

Medidor de Velocidade Conectada

 

Com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, o governo federal criou o Programa Educação Conectada.

O programa conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem como parceiros o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Fundação Lemann, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), e a União Nacional dos Dirigentes de Educação (UNDIME).

MEDIDOR DE VELOCIDADE

Uma das ações do programa Educação Conectada é o medidor de velocidade. Ele permite à escola, a qualquer momento, medir a qualidade de sua conexão, visualizando os resultados, assim como o histórico das medições anteriores. Os resultados apresentados são referências para o acompanhamento do desempenho da banda larga ao longo de um período. Com ele, é possível avaliar se as redes contratadas nas escolas estão compatíveis com o Programa de Inovação Educação Conectada.

 

MANUAIS PARA INSTALAÇÃO DO MEDIDOR

Ebook - Manual para instalação com Linux

Ebook - Manual para instalação com Windows

 

VÍDEOS

Vídeo 1 - Apresentação da campanha e do Medidor

Vídeo 2 - Tutorial de instalação Windows e Linux

Vídeo 3 - Engajamento para instalação no Dia C 

 

GIFS PARA UTILIZAR NO ENGAJAMENTO

Gif Engajamento - Falta 1 semana!

Gif Engajamento - Faltam 3 dias!

Gif Engajamento - Amanhã é o DIA C!

 

Acesse a página do MEC para pesquisar os dados de conectividade por região, estado, cidade ou escola: http://medidor.educacaoconectada.mec.gov.br/

 

Sobre a frente Tecnologia

Contexto de criação da frente

A educação está em busca de novos caminhos. Processos de ensino e aprendizagem tradicionais não respondem mais às demandas do mundo contemporâneo, muito menos ao perfil do aluno do século XXI. O mundo mudou, as tecnologias digitais transformaram as relações, os sistemas de produção e as formas de geração e circulação de conhecimento.

As inovações podem ocorrer de forma incremental, agregando melhorias a processos ou produtos já existentes, ou propondo novas soluções dentro do sistema educacional. Neste cenário, faz-se necessário planejar o uso das tecnologias com foco na aprendizagem dos alunos, integrando metodologias de ensino eficazes, em que o aluno esteja no centro do processo de ensino e aprendizagem.

 

Secretários Coordenadores

Aléssio Trindade (PB), Claudio (PB) e Natalino Uggioni (SC)

 

 

Parceiros

CIEB, Omidyar e Fundação Lemann

 

Objetivos

- Promover a cultura de inovação na educação pública;

- Estimular a criação de políticas de inovação e adoção de tecnologias na educação;

- Promover o alinhamento entre as demandas educacionais e soluções tecnológicas;

- Fortalecer a capacidade de inovação de gestores e equipes de secretarias de educação estaduais e municipais.

 

 

Entregas previstas

1) Mobilização de Secretários de Educação pela tecnologia na educação e acesso à internet de alta velocidade para todas as escolas brasileiras.

2) Recomendações para criação de áreas de inovação e tecnologia nas Secretarias Estaduais de Educação contendo perfil de equipe, estrutura e processos e fontes orçamentárias

3) Curso de capacitação para líderes de área de inovação e tecnologia de Secretaria de Educação (2020)

 

Status das atividades

1) 1ª reunião realizada (15 e 16/05)

2) 2ª reunião prevista para acontecer nos dias 22 e 23/08, em Brasília 

 

 

 

 

 

 

 

Anos anteriores