Abra o Infográfico e tenha acesso a uma proposta de percurso para entender melhor o Novo Ensino Médio, do ponto de vista normativo, curricular e da implementação
DOCUMENTOS
PORTARIA Nº 1.145, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 - DOU - Imprensa Nacional - Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória no 746, de22 de setembro de 2016.
RESOLUÇÃO Nº 7, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2016 - Estabelece os procedimentos para a transferência de recursos de fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal.
LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017 - Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
PORTARIA Nº 727, DE 13 DE JUNHO DE 2017 - Imprensa Nacional - Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
RESOLUÇÃO NO 16, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017 - Estabelece os procedimentos para a transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos estados e do Distrito Federal.
Resolução FNDE nº 16, de 7 de dezembro de 2017 - Anexo 1 - Despesas passíveis de execução com recursos do Programa
Resolução FNDE nº 16, de 7 de dezembro de 2017 - Anexo 2 - MANUAL DE EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
PORTARIA Nº 2.116, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 - Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
PORTARIA Nº 22, DE 14 DE AGOSTO DE 2020 - Altera a Portaria nº 19, de 6 de agosto de 2020, da Secretaria de Educação Básica - SEB, que divulga a relação de estados que estão aptos a receber recursos referentes ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, bem como autoriza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a realizar o empenho de recursos financeiros àqueles entes.
RESOLUÇÃO Nº 17, DE 7 DE OUTUBRO DE 2020 - Estabelece os procedimentos para transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos estados e do Distrito Federal.
10 RESOLUÇÃO Nº 04, DE 20 DE ABRIL DE 2021 - Altera a Resolução CD/FNDE nº 17, de 7 de outubro de 2020, que estabelece os procedimentos para a transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal.
COLETÂNEA
FERRAMENTAS
Plataforma de diagnóstico de condições de oferta
Como implementar o Novo EM no meu estado?
Parâmetros de Qualidade para Avaliação do Currículo do Ensino Médio
BNCC Comentada para o Ensino Médio
Ferramenta para apoiar a realização de Rodas de Conversa
A Frente de Currículo e Novo Ensino Médio é uma das estratégias de trabalho da Agenda da Aprendizagem, que reúne os temas considerados prioritários para estados e municípios. A agenda foi formulada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, em março de 2019, em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.
Por meio da frente, os estados começaram a construir os currículos e a arquitetura do Novo Ensino Médio.
Diversos técnicos estaduais estão envolvidos na construção dos currículos e da nova arquitetura. Entre os convidados por estado para participar dos momentos formativos da Frente, existem perfis diferentes de profissionais, que visam contribuir em suas áreas de atuação, como coordenadores estaduais da BNCC, coordenadores de Educação Profissional, articuladores de Itinerários, coordenadores pedagógicos de Educação em Tempo Integral e os responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias.
Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento pela Base, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna são parceiros do Consed nesta iniciativa.
O 1º Encontro da Frente aconteceu de 10 a 12 de junho de 2019, em São Paulo. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.
O 2º Encontro da Frente ocorreu de 9 a 11 de setembro de 2019, em Brasília, e teve como inovação a participação de Jovens Protagonistas com a missão de realizar um vídeo sobre o evento. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.
O 3º Encontro da Frente ocorreu de 05 a 07 de março de 2020, em São Paulo, e teve como uma das principais temáticas o ENEM e SAEB. Contou com a participação do coordenador da Frente de Avaliação do Consed e do presidente do INEP. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.
O 4º Encontro da Frente ocorreu nos dias 21 e 22 de maio de 2020 e, por conta do isolamento social, na modalidade à distância. Um encontro inovador que teve como tema os Itinerários Formativos e contou com a presença de mais de mil convidados na webconferência sobre Projeto de Vida. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.
Atualizado em 23 de junho de 2020
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Frente Currículo e Novo EM: histórico e atuação
1º encontro da Frente Currículo e Novo EM: Retrospectiva
2º encontro da Frente Currículo e Novo EM: O olhar dos jovens:
2. As principais mudanças no Ensino Médio
3. A Arquitetura Curricular no Novo Ensino Médio
4. A etapa do Ensino Médio na BNCC
5. Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
7. Língua Portuguesa no Novo Ensino Médio
6. A área de Linguagens e suas tecnologias no Novo Ensino Médio
8. A área de Matemática e suas tecnologias no Novo Ensino Médio
9. A área Ciências da Natureza e suas tecnologias no Novo Ensino Médio
10. A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Novo Ensino Médio
Itinerários Formativos
https://www.youtube.com/watch?v=Oi_XTrk03UI
Projeto de Vida
https://www.youtube.com/watch?v=NYFFc4HcPBM
Escrita curricular: parâmetros de qualidade
https://www.youtube.com/watch?v=4DT4yN91sns
BNCC Comentada: Uma Ferramenta de apoio à (Re)elaboração Curricular
https://www.youtube.com/watch?v=BZq5BZPUapk
BNCC Comentada: Área de Linguagens e suas Tecnologias
https://www.youtube.com/watch?v=E_ToTz_MC84
BNCC Comentada: Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
https://www.youtube.com/watch?v=wVRvvrXiuw8
BNCC Comentada: Área de Matemática
https://www.youtube.com/watch?v=kBpKHrsJMI4
BNCC Comentada: Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
https://www.youtube.com/watch?v=aMLiA6qFFk4&t=34s
BNCC Comentada: Projeto de Vida
https://www.youtube.com/watch?v=wU_OtSAhbYE
O Papel dos Conselhos Estaduais de Educação no ProBNCC
https://www.youtube.com/watch?v=3fPdGbRfluE&t=3569s
Educação Integral e a BNCC Ensino Médio
https://www.youtube.com/watch?v=HOgdvActGu0
BNCC Ensino Médio: Competências Gerais
https://www.youtube.com/watch?v=HB0Ycx_fii4
Mesmo com a suspensão das aulas presenciais em todas as redes, as secretarias estaduais continuam trabalhando para a (re)elaboração curricular e a implementação do Novo Ensino Médio. Dentre as ações, alguns estados planejam compartilhar os aprendizados dos eventos formativos do Consed com suas equipes por webconferência, outros analisam seus currículos a partir dos parâmetros de qualidade e uma grande maioria consulta às universidades federais e professores sobre os textos curriculares. Veja o que está sendo feito em cada estado
Nos anos de 2017 e 2018, o então GT do Ensino Médio estava dividido em três Frentes de Trabalho:
BNCC e Flexibilização
A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular estabeleceu como propósito de sua atuação apoiar a elaboração de um posicionamento do Consed para: incidência na definição de um desenho de BNCC que potencialize a flexibilização curricular e a concepção de um conjunto de premissas comuns aos estados para a construção de arquiteturas de flexibilização curricular que promovam igualdade de acesso e aprendizagem a todos os estudantes.
Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:
A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:
Produto 1 - Publicação: Relatos de iniciativas de flexibilização Curricular
A publicação contem textos de relatos de experiências dos estados que possuem iniciativas de flexibilização curricular.
Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.
Produto 2- Documento: Compilação de Planos Estaduais de Comunicação sobre as mudanças no Ensino Médio
O documento contem o trabalho realizado pela frente na concepção de uma proposta de documento matriz para a elaboração de planos de comunicação sobre as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio e o seu desdobramento em cada estado na concepção de um Plano Estadual de Comunicação do Novo Ensino Médio.
Produto 3 - Documento com consensos e dissensos sobre a proposta da BNCC do EM
O documento é fruto das reflexões dos técnicos integrantes da frente considerando a proposta da versão 2 da BNCC, a proposta do MEC para a versão 3 da BNCC do EM e a necessidade de viabilidade da flexibilização curricular.
A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral estabeleceu como propósito o compromisso com iniciativas que contribuam com a implementação das políticas de educação integral em tempo integral para o Ensino Médio no contexto da Lei 13415.
Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:
A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:
Produto 1 – Documento: Mapa do processo de implementação da política de ETI nos estados
O documento é fruto de um questionário elaborado pelos técnicos integrantes da frente e contem informações dos estados sobre o processo de implementação da politica de ETI nos estados considerando a politica de fomento do Ministério da Educação no seu primeiro ano de implementação
Esse documento faz parte do Livro Virtual do GT do EM.
Produto 2 – Publicação: Boas Práticas de Ensino em Tempo Integral
A publicação contem textos de todos os estados sistematizando e compartilhando experiências de sucesso que contribuem para a implementação da Política de ETI.
Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.
Produto 3 - Documento de proposições para alterações na Portaria no. 727/2017
Documento com o conjunto de proposições de mudanças, com argumentos e propostas de soluções, elaboradas pelos técnicos integrantes da frente que foi validado em Reunião Extraordinária do Consed e encaminhado ao Ministério da Educação na ocasião da Reunião Extraordinária.
A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica estabeleceu como propósito de sua atuação criar estratégias para expandir a oferta com qualidade da Educação Profissional e Técnica em consonância com o Novo Ensino Médio.
Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:
1. Contribuir para o cumprimento das metas 3,7,10 e 11 do Plano Nacional de Educação;
2. Desenvolver estratégias para valorizar e fortalecer a Educação Profissional e Técnica Pública;
3. Promover premissas para uma Educação Profissional e Técnica Pública de Qualidade;
4. Desenvolver estratégias para ampliar a oferta pública com qualidade de Educação Profissional e Técnica.
A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:
Produto 1 – Plataforma Digital para socialização de documentos da política de EPT nos estados
Foi desenvolvido um depositório on line no qual é possível acessar Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs de cada Estado e Normativas. Os documentos estão categorizados e catalogados de acordo com as diferentes ofertas e normativas existentes, considerando a seguinte organização:
Matrizes e Planos de cursos
- Materiais pedagógicos
- Métodos de avaliação
- Normativas para contratação de professores
- Normativas para compra de laboratórios e insumos
- Certificação do aluno
Para mais informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.
Produto 2 –Documentos com sugestões ou criação de propostas para Programas de apoio à expansão e a qualidade do ETP.
Elaboração de uma proposta de Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE - custeio e capital) para a Educação Profissional;
Produção de um documento com sugestão de melhoria para o PAR por meio do Programa Brasil Profissionalizado;
Produção de um documento com sugestão de melhoria para o programa MedioTec.
Para maiores informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.
Produto 3 – Instituição de um Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Estadual de Educação Profissional e técnica de nível médio – CPPGE- EPT.
O Comitê foi aprovado em Reunião Extraordinária do Consed. Como pauta para as primeiras ações do comitê foram destacados: abordar dificuldades na execução do Mediotec, encaminhar documento com proposta de PDDE para EPT e documento com sugestões de melhorias para o PAR- Brasil Profissionalizado.
- Garantir formação técnica para equipe das Secretarias Estaduais de Educação;
- Promover e disseminar conhecimento para qualificar o desenho de propostas de arquitetura curricular para o EM (BNCC + Flexibilização Curricular)
- Promover debate estratégico e o desenho de soluções para potencializar a Educação Técnica Profissional no contexto do novo modelo do EM
- Promover o debate estratégico e o desenho de soluções para aumentar a oferta de ampliação do tempo do EM, na perspectiva de garantir a qualidade das propostas de modelos de Ensino de Tempo Integral
Apresentações e documentos utilizadas ou compartilhadas nos momentos de trabalho coletivo podem ser acessadas nos links a seguir:
- Ensaio de modelo de flexibilização curricular baseado em um sistema de créditos
- Rodas de Conversa sobre o desenvolvimento do EM
- Perspectivas para a agenda de desenvolvimento do ensino médio
- Resultados preliminares do estudo: Análise comparada de modelos de Ensino Médio com flexibilização curricular e orientação ao trabalho
- Apresentações compartilhadas no 1º. Seminário Internacional do GT do EM
- E-book boas práticas Desenvolvimento do Ensino Médio - GT Ensino Médio 2017
Entre os anos de 2017 e 2018, Consed, Itaú BBA, Instituto Unibanco e Insper promoveram o Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio.
O objetivo dessa inciativa foi realizar um programa de formação com todas as secretarias de educação para discutir o desenvolvimento do ensino médio, no contexto da Lei 13.415/2017.
- Formular possíveis agendas de desenvolvimento para o Ensino Médio, no contexto da flexibilização curricular;
- Elaborar planos de implementação para as agendas de desenvolvimento propostas.
Bloco 1: Discussão do desenvolvimento do ensino médio.
Objetivo: Definição de possíveis Agendas para o desenvolvimento do EM.
Bloco 2: Desenvolvimento dos planos de implementação para as agendas formuladas.
Objetivo: Elaboração do Plano de Implementação
Bloco 3 – Seminário de apresentação dos Planos de Implementação.
Objetivo: Compartilhamento de Experiências
Todos os módulos do Programa contaram com dois blocos de atividades: presenciais no Insper e Ações de campo nas Secretarias de Educação.
O Programa teve a adesão de 100% das Secretarias Estaduais de Educação.
Cada Secretaria de Educação Estadual inscreveu 2 técnicos para a modalidade Presencial e 2 técnicos para a modalidade de Ações de campo.
No ano de 2017, aconteceram 4 módulos: junho, agosto, setembro e novembro.
No ano de 2018, foram mais 2 módulos e o seminário final.
2019
26 Estados e o Distrito Federal
4 Secretários de Educação líderes da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio;
135 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação;
9 parceiros institucionais: Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento Pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna.
1. Coordenador de Etapa: Técnico responsável pelo Ensino Médio na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.
2. Articulador de Itinerários / EPT: Técnico responsável pela Educação Profissional na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.
3. Articulador de Itinerários / Áreas do Conhecimento: Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.
4. Coordenador Pedagógico de ETI: Técnico responsável pelo Ensino em Tempo Integral na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no EMTI.
5. Ponto Focal Global: Pessoa de confiança do Secretário que ocupa uma posição de liderança, tem poder de decisão e capacidade de articular as várias frentes de ação e os integrantes da Equipe Estadual de Currículo do Ensino Médio da Secretaria.
26 Estados e o Distrito Federal
5 Secretários de Educação líderes das frentes de trabalho do GT do EM;
81 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação representando 3 frentes de trabalho do GT do EM;
Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação participando do Curso de Planejamento;
3 parceiros institucionais: Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura;
9 produtos elaborados pelas frentes de trabalho do GT do EM;
Produção do Livro Virtual do GT do EM
Coordenador Geral do GT do EM
Aléssio Trindade – Secretario de Educação da Paraíba
Coordenadores da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular
Claudia Santa Rosa – Secretária de Educação do Rio Grande do Norte
Júlio Gregório – Secretário de Educação do Distrito Federal
Coordenador da Frente de Educação Profissional e Técnica
Aléssio Trindade - Secretario de Educação da Paraíba
Coordenadoras da Frente de Ensino de Tempo Integral
Cecília Mota – Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul
Macaé Evaristo – Secretária de Educação de Minas Gerais
Técnicos da Frente de BNCC e Flexibilização
AC - Wúdson Chaves da Silva
AL - Daniel Marinho
AM - Antônio Menezes da Costa
AP - Dina do Livramento Melo Guedes
BA - Tereza Santos Farias
CE - Rogers Mendes
DF - Fernando Wirthmann Ferreira
ES - Andrea Guzzo Pereira
GO - Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues
MA - Nádya Christina Guimarães Dutra
MG - Cecília Cristina Resende Alves
MS - Joseley Adimar Ortiz
MT - Gracindo Rogério GOmes
PA - Káire Michely Alves Alcântara
PB - Robson Rubenilson dos Santos Ferreira
PE - Raquel Francileide Queiroz Fideles
PI - Carlos Alberto Pereira da Silva
PR - Meryna Therezinha Juliano Rosa
RJ - Fernanda Lima Sant'Anna da Motta
RN - Geralda Efigênia Macedo da Silva
RO - Elcilene Neves de Araújo Ribas
RR - Nildete Silva de Melo
RS - José Adilson Santos Antunes
SC - Sirley Damian de Medeiros
SE - Maria Gilvania Guimarães dos Santos
SP - Herbert Gomes da Silva
TO - Luzia América Gama de Lima
Técnicos da Frente de EPT
AC - Nayra Claudinne Guedes Menezes Colombo
AL - Ricardo Lisboa
AM - Roberta Prestes da Silva
AP - Eliane Maria de Oliveira Silva
BA - Enimara Ferreira da Silva Lins
CE - Jussara de Luna Batista
DF - Joelma Bomfim da Cruz Campos
ES - Tania Amelia Guimarães de Assis
GO - João Batista Peres Júnior
MA - Elinaldo Soares Silva
MG - Renato Lopes
MS - Davi Santos
MT - Claudia Ines Dahmer
PA - Mari Elisa Santos de Almeida
PB - Antonio Américo Falcone de Almeida
PE - Paulo Dutra
PI - Adriana de Moura Elias Silva
PR - Ana Nelly de Castro Gregório
RJ - Vivian Barbosa de B. A. Barros
RN - Rosinete Marinho de Oliveira
RO - Adir Josefa de Oliveira
RR - Nildete Silva de Melo
RS - Marta Bulling
SC - Zulmara Luiza Gesser
SE - Elito Hora Fontes Menezes
SP - Maria Cecilia Travaim Camargo
TO - Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante
Técnicos da Frente de ETI
AC - Siusete Lima teixeira
AL - Ilson Barboza Leão Júnior
AM - Luis Fonseca de Araújo Filho
AP - Sara Merces Ribeiro
BA - Catarina Cerqueira
CE - Sandra Maria Rodrigues
DF - Maria Leoneide Rodrigues de Almeida
ES - Elaine Cristina Rossi Pavani
GO - Silvone Fernandes Melchior Silva
MA - Fernanda Passos Dias Wolff
MG - Wladmir Tadeu Silveira Coelho
MS - Maria Gorete Siqueira Silva
MT - Waleska Goncalves de Lima
PA - Jane Freire Cardoso
PB - Gabriel dos Santos Souza Gomes
PE - Maria de Araújo Medeiros Souza
PI - Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura
PR - Zulsi Rohr
RJ - Carla Bertânia Conceição de Souza
RN - Maria de Lourdes Matias Julião
RO - Adriana Teixeira Nobre
RR - Graciela
RS - Adriana Schneider
SC - Júlia Siqueira da Rocha
SE - Sarah Karenine Paes Ribeiro Proença
SP - Maria Silvia Sanchez Bortolozzo
TO - Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias
Técnicos participantes do Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio
AC - NAYRA CLAUDINNE GUEDES MENEZES COLOMBO (Titular)
AC - WUDSON CHAVES DA SILVA (Titular)
AL - ANTONIO DANIEL MARINHO RIBEIRO (Titular)
AL - RICARDO LISBOA MARTINS (Titular)
AL - FABIANA ALVES DE MELO DIAS (Suplente)
AL - ILSON BARBOZA LEÃO JÚNIOR (Suplente)
AP - SARA DAS MERCES RIBEIRO (Titular)
AP - ELIANE MARIA DE OLIVEIRA SILVA (Titular)
AP - WANDA MARIA DA SILVA FERREIRA LIMA (Suplente)
AP - MARTA ROSANGELA COSTA DOS SANTOS (Suplente)
AM - HADAQUEL DA SILVA ALCÃNTARA (Titular)
AM - ANTONIO MENEZES DA COSTA (Titular)
AM - LÚCIA REGINA DOS SANTOS ANDRADE (Suplente)
AM - HELLEN GRACE MELO GOMES (Suplente)
BA - ROBERTO ARAUJO ALVES (Titular)
BA - TEREZA SANTOS FARIAS (Titular)
BA - INDIA CLARA NASCIMENTO (Suplente)
BA - ENIMARA FERREIRA DA SILVA LINS (Suplente)
CE - ROGERS VASCONCELOS MENDES (Titular)
CE - IDEIGIANE TERCEIRO NOBRE (Suplente)
CE - FRANCISCO ANTONIO TAUMATURGO DE ARAÚJO (Suplente)
CE - MARIA ELIZABETE DE ARAÚJO (Titular)
DF - MARIA DO ROSÁRIO CORDEIRO ROCHA (Suplente)
DF - FERNANDO WIRTHMANN FERREIRA (Titular)
DF - GEORGE AMILTON MELO SIMÃES (Titular)
ES - WOLMAR MARVILLA MELO (Titular)
ES - RAFAELA TEIXEIRA POSSATO DE BARROS (Suplente)
ES - JOAO PAULO DEROCY CEPA (Suplente)
ES - ANDRÉA GUZZO PEREIRA (Titular)
GO - REGINA EFIGENIA DE JESUS SILVA RODRIGUES (Titular)
GO - JOAO BATISTA PERES JUNIOR (Titular)
GO - CLOVES DA SILVA JUNIOR (Suplente)
GO - LILIAN RODRIGUES RIOS (Suplente)
MA - ELINALDO SOARES SILVA (Titular)
MA - ALBELITA LOURDES MONTEIRO CARDOSO (Titular)
MA - JACY PIRES DOS SANTOS (Suplente)
MT - GRACINDO ROGERIO GOMES (Titular)
MT - CLÁUDIA INÈS DAHMER (Suplente)
MT - THIAGO MORATELLI (Suplente)
MT - ÉDERSON ANDRADE (Titular)
MS - PEDRO AUGUSTO CARDOSO EVANGELISTA (Titular)
MS - JOSELEY ADIMAR ORTIZ (Suplente)
MS - JULIO VELOSO DOS SANTOS (Suplente)
MS - ROSANGELA PEREIRA ALVES DE LEMOS (Titular)
MG - MÁRCIO ANTÔNIO FONSECA (Suplente)
MG - RENATO LOPES (Titular)
MG - WLADMIR TADEU SILVEIRA COELHO (Titular)
MG - EDILENE CASSIA DE SOUZA ARAÚJO (Suplente)
PA - JOSEANE OLIVEIRA FIGUEIREDO (Titular)
PA - MARI ELISA SANTOS DE ALMEIDA (Titular)
PA - JANE FREIRE CARDOSO (Suplente)
PB - GABRIEL DOS SANTOS SOUZA GOMES (Titular)
PB - ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA (Titular)
PB - ANTONIO DE PÃDUA CAETANO DE LIMA SOBRINHO (Suplente)
PR - MERYNA THEREZINHA JULIANO ROSA (Titular)
PR - CASSIANO ROBERTO NASCIMENTO OGLIARI (Titular)
PR - ANA NELLY DE CASTRO GREGORIO (Suplente)
PR - ZULSI MARIA TEIXEIRA ROHR (Suplente)
PE - RAQUEL FRANCICLEIDE DE QUEIROZ FIDELIS (Titular)
PE - MARIA DE ARAUJO MEDEIROS SOUZA (Titular)
PE - JANAINNA LAETITIA (Suplente)
PI - CLEBE SOUSA (Suplente)
PI - MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA (Suplente)
PI - GEUSÉLIA GONÇALVES DE MOURA CAVALCANTE (Titular)
RJ - FERNANDA LIMA SANT ANNA DA MOTTA (Titular)
RJ - VIVIAN BARBOSA DE BRITO ALVES BARROS (Titular)
RJ - FABIANO SOUZA (Suplente)
RN - GERALDA EFIGÊNIA MACEDO DA SILVA (Titular)
RN - ROSINETE MARINHO DE OLIVEIRA (Titular)
RN - SAYONARA REGO FONTES (Suplente)
RN - AGIVAN MARIA LOPES GODEIRO GODEIRO (Suplente)
RS - JOSÉ ADILSON SANTOS ANTUNES (Suplente)
RS - RAQUEL PADILHA DA SILVA (Titular)
RS - LADRIANA SCHNEIDER (Titular)
RO - NDONIADJAIR DE SOUZA SILVA (Titular)
RO - NDONIACLEIDIMARA ALVES (Suplente)
RO - ONDONIASILVANIA GREGORIO CARLOS (Titular)
RR - ORAIMAMARIA LUCIMAR SALES GOMES (Titular)
RR - ORAIMANILDETE SILVA DE MELO (Titular)
RR - ELANE TRAJANO DOS SANTOS (Suplente)
RR - SHIRLEY MARIA TORREIAS DALLAGNOL (Suplente)
SC - JULIA SIQUEIRA DA ROCHA (Titular)
SC - SIRLEY DAMIAN DE MEDEIROS (Titular)
SC - ELCIO CECCHETTI (Suplente)
SC - MARIANA TAUBE ROMERO (Suplente)
SP - VALÉRIA TARANTELLO DE GEORGEL (Suplente)
SP - VALÉRIA ARCARI MUHI (Suplente)
SP - HERBERT GOMES DA SILVA (Titular)
SP - HELENA ACHILLES (Titular)
SE - MARIA GILVANIA GUIMARAES DOS SANTOS (Titular)
SE - JAMILLE DE ANDRADE AGUIAR ALVES (Titular)
SE - ANA CRISTINA DANTAS DA SILVA CRISTINA DANTAS (Suplente)
TO - ANGELA MARIA ENGEL JUNGBLUT (Suplente)
TO - JOANA DOS REIS NERES GOMES (Titular)
TO - LUZIA AMERICA GAMA DE LIMA (Titular)
TO - JEMIMA GERTRUDES BARREIRA CAVALCANTE (Suplente)
Parceiros Técnicos e financiadores
Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura
Apoio à Coordenação geral do GT do EM
Beatriz Ferraz – Itaú BBA
Apoio à coordenação da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular
Alexsandro Santos – Instituto Unibanco
Apoio à coordenação da Frente de Educação Profissional e Técnica
Carla Chiamareli
Apoio à coordenação da Frente de Ensino de Tempo Integral
Beatriz Ferraz – Itaú BBA
Fabiana Pedrosa – Instituto Natura
Regiane Mendes (Consultora)