Novo Ensino Médio

Materiais de Apoio

Abra o Infográfico e tenha acesso a uma proposta de percurso para entender melhor o Novo Ensino Médio, do ponto de vista normativo, curricular e da implementação

DOCUMENTOS

PORTARIA Nº 1.145, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 - DOU - Imprensa Nacional - Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória no 746, de22 de setembro de 2016.

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2016 - Estabelece os procedimentos para a transferência de recursos de fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal.

LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017 - Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

PORTARIA Nº 727, DE 13 DE JUNHO DE 2017 - Imprensa Nacional - Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

RESOLUÇÃO NO 16, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017 - Estabelece os procedimentos para a transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos estados e do Distrito Federal.

Resolução FNDE nº 16, de 7 de dezembro de 2017 - Anexo 1 - Despesas passíveis de execução com recursos do Programa

Resolução FNDE nº 16, de 7 de dezembro de 2017 - Anexo 2 - MANUAL DE EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

PORTARIA Nº 2.116, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 - Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

PORTARIA Nº 22, DE 14 DE AGOSTO DE 2020 - Altera a Portaria nº 19, de 6 de agosto de 2020, da Secretaria de Educação Básica - SEB, que divulga a relação de estados que estão aptos a receber recursos referentes ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, bem como autoriza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a realizar o empenho de recursos financeiros àqueles entes.

RESOLUÇÃO Nº 17, DE 7 DE OUTUBRO DE 2020 - Estabelece os procedimentos para transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos estados e do Distrito Federal.

10 RESOLUÇÃO Nº 04, DE 20 DE ABRIL DE 2021 - Altera a Resolução CD/FNDE nº 17, de 7 de outubro de 2020, que estabelece os procedimentos para a transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal.

COLETÂNEA

Coletânea de materiais

FERRAMENTAS

Plataforma de diagnóstico de condições de oferta

Como implementar o Novo EM no meu estado?

Parâmetros de Qualidade para Avaliação do Currículo do Ensino Médio

BNCC Comentada para o Ensino Médio

Ferramenta para apoiar a realização de Rodas de Conversa

Nossa Escola em (Re)Construção: ferramenta de pesquisa aberta e gratuita para que redes e escolas possam escutar seus estudantes

 

 

 

Sobre a Frente de Currículo

A Frente de Currículo e Novo Ensino Médio é uma das estratégias de trabalho da Agenda da Aprendizagem, que reúne os temas considerados prioritários para estados e municípios. A agenda foi formulada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, em março de 2019, em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

Por meio da frente, os estados começaram a construir os currículos e a arquitetura do Novo Ensino Médio. 

Diversos técnicos estaduais estão envolvidos na construção dos currículos e da nova arquitetura. Entre os convidados por estado para participar dos momentos formativos da Frente, existem perfis diferentes de profissionais, que visam contribuir em suas áreas de atuação, como coordenadores estaduais da BNCC, coordenadores de Educação Profissional, articuladores de Itinerários, coordenadores pedagógicos de Educação em Tempo Integral e os responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias.

Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento pela Base, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna são parceiros do Consed nesta iniciativa.

O 1º Encontro da Frente aconteceu de 10 a 12 de junho de 2019, em São Paulo. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.

O 2º Encontro da Frente ocorreu de 9 a 11 de setembro de 2019, em Brasília, e teve como inovação a participação de Jovens Protagonistas com a missão de realizar um vídeo sobre o evento. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.

O 3º Encontro da Frente ocorreu de 05 a 07 de março de 2020, em São Paulo, e teve como uma das principais temáticas o ENEM e SAEB. Contou com a participação do coordenador da Frente de Avaliação do Consed e do presidente do INEP. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.

O 4º Encontro da Frente ocorreu nos dias 21 e 22 de maio de 2020 e, por conta do isolamento social, na modalidade à distância. Um encontro inovador que teve como tema os Itinerários Formativos e contou com a presença de mais de mil convidados na webconferência sobre Projeto de Vida. Acesse aqui o documento consolidado do encontro.

Atualizado em 23 de junho de 2020

 

Vídeos Novo Ensino Médio

Siga o nosso canal no youtube

Frente Currículo e Novo EM: histórico e atuação

1º encontro da Frente Currículo e Novo EM: Retrospectiva

2º encontro da Frente Currículo e Novo EM: O olhar dos jovens:

 

 

1. O Novo Ensino Médio

2. As principais mudanças no Ensino Médio

3. A Arquitetura Curricular no Novo Ensino Médio

4. A etapa do Ensino Médio na BNCC

5. Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

7. Língua Portuguesa no Novo Ensino Médio

6. A área de Linguagens e suas tecnologias no Novo Ensino Médio

8. A área de Matemática e suas tecnologias no Novo Ensino Médio

9. A área Ciências da Natureza e suas tecnologias no Novo Ensino Médio

10. A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Novo Ensino Médio

 

 

Webconferências

 

Itinerários Formativos

 

https://www.youtube.com/watch?v=Oi_XTrk03UI

 

Projeto de Vida

 

https://www.youtube.com/watch?v=NYFFc4HcPBM

 

Escrita curricular: parâmetros de qualidade

 

https://www.youtube.com/watch?v=4DT4yN91sns

 

BNCC Comentada: Uma Ferramenta de apoio à (Re)elaboração Curricular

 

https://www.youtube.com/watch?v=BZq5BZPUapk

 

BNCC Comentada: Área de Linguagens e suas Tecnologias

 

https://www.youtube.com/watch?v=E_ToTz_MC84

 

BNCC Comentada: Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 

https://www.youtube.com/watch?v=wVRvvrXiuw8

 

BNCC Comentada: Área de Matemática

 

https://www.youtube.com/watch?v=kBpKHrsJMI4

 

BNCC Comentada: Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

https://www.youtube.com/watch?v=aMLiA6qFFk4&t=34s

 

BNCC Comentada: Projeto de Vida

 

https://www.youtube.com/watch?v=wU_OtSAhbYE

 

O Papel dos Conselhos Estaduais de Educação no ProBNCC

 

https://www.youtube.com/watch?v=3fPdGbRfluE&t=3569s

 

Educação Integral e a BNCC Ensino Médio

 

https://www.youtube.com/watch?v=HOgdvActGu0

 

BNCC Ensino Médio: Competências Gerais

 

https://www.youtube.com/watch?v=HB0Ycx_fii4

 

 

 

Mapeamento das ações

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais em todas as redes, as secretarias estaduais continuam trabalhando para a (re)elaboração curricular e a implementação do Novo Ensino Médio. Dentre as ações, alguns estados planejam compartilhar os aprendizados dos eventos formativos do Consed com suas equipes por webconferência, outros analisam seus currículos a partir dos parâmetros de qualidade e uma grande maioria consulta às universidades federais e professores sobre os textos curriculares. Veja o que está sendo feito em cada estado

 

 

Anos anteriores

Nos anos de 2017 e 2018, o então GT do Ensino Médio estava dividido em três Frentes de Trabalho:

BNCC e Flexibilização

A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular estabeleceu como propósito de sua atuação apoiar a elaboração de um posicionamento do Consed para: incidência na definição de um desenho de BNCC que potencialize a flexibilização curricular e a concepção de um conjunto de premissas comuns aos estados para a construção de arquiteturas de flexibilização curricular que promovam igualdade de acesso e aprendizagem a todos os estudantes.

Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:

  1. Buscar formas de influenciar a proposta  da BNCC para assegurar a real possibilidade de execução da flexibilização curricular;
  2. Ter um posicionamento dos estados de premissas comuns para todos garantindo a qualidade e equidade no desenho da arquitetura curricular do EM envolvendo a flexibilização curricular;
  3. Compartilhar experiências de flexibilização curricular em ação.

A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:

Produto 1 - Publicação: Relatos de iniciativas de flexibilização Curricular

A publicação contem textos de relatos de experiências dos estados que possuem iniciativas de flexibilização curricular.

Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.

Produto 2- Documento: Compilação de Planos Estaduais de Comunicação sobre as mudanças no Ensino Médio

O documento contem o trabalho realizado pela frente na concepção de uma proposta de documento matriz para a elaboração de planos de comunicação sobre as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio e o seu desdobramento em cada estado na concepção de um Plano Estadual de Comunicação do Novo Ensino Médio.

Produto 3 - Documento com consensos e dissensos sobre a proposta da BNCC do EM 

O documento é fruto das reflexões dos técnicos integrantes da frente considerando a proposta da versão 2 da BNCC, a proposta do MEC para a versão 3 da BNCC do EM e a necessidade de viabilidade da flexibilização curricular.

 

Ensino de Tempo Integral

 

A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral estabeleceu como propósito o compromisso com iniciativas que contribuam com a implementação das políticas de educação integral em tempo integral para o Ensino Médio no contexto da Lei 13415.

Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:

  1. Fomentar reflexões, debates e experiências que colaborem para o atendimento da implementação da política de tempo integral com qualidade;
  2. Compartilhar experiências e expertizes dos estados no contexto das propostas das escolas de ETI;
  3. Elaborar propostas e ações para o Consed se posicionar mediante políticas públicas para ETI;
  4. Identificar contribuições da ETI para o desenvolvimento do Ensino Médio no contexto da Lei 13415.

A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:

Produto 1 – Documento: Mapa do processo de implementação da política de ETI nos estados

O documento é fruto de um questionário elaborado pelos técnicos integrantes da frente e contem informações dos estados sobre o processo de implementação da politica de ETI nos estados considerando a politica de fomento do Ministério da Educação no seu primeiro ano de implementação 

Esse documento faz parte do Livro Virtual do GT do EM.

Produto 2 – Publicação: Boas Práticas de Ensino em Tempo Integral

A publicação contem textos de todos os estados sistematizando e compartilhando experiências de sucesso que contribuem para a implementação da Política de ETI.

Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.

Produto 3 - Documento de proposições para alterações na Portaria no. 727/2017

Documento com o conjunto de proposições de mudanças, com argumentos e propostas de soluções, elaboradas pelos técnicos integrantes da frente que foi validado em Reunião Extraordinária do Consed e encaminhado ao Ministério da Educação na ocasião da Reunião Extraordinária.

 

 

 

Educação Profissional e Técnica

 

 

A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica estabeleceu como propósito de sua atuação criar estratégias para expandir a oferta com qualidade da Educação Profissional e Técnica em consonância com o Novo Ensino Médio.

Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:

1. Contribuir para o cumprimento das metas 3,7,10 e 11 do Plano Nacional de Educação;

2. Desenvolver estratégias para valorizar e fortalecer a Educação Profissional e Técnica Pública;

3. Promover premissas  para uma Educação Profissional e Técnica Pública de Qualidade;

4. Desenvolver estratégias para ampliar a oferta pública com qualidade de Educação Profissional e Técnica.

A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:

Produto 1 – Plataforma Digital para socialização de documentos da política de EPT nos estados

Foi desenvolvido um depositório on line no qual é possível acessar Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs de cada Estado e Normativas. Os documentos estão categorizados e catalogados de acordo com as diferentes ofertas e normativas existentes, considerando a seguinte organização:

Matrizes e Planos de cursos

- Materiais pedagógicos

- Métodos de avaliação

- Normativas para contratação de professores

- Normativas para compra de laboratórios e insumos

- Certificação do aluno

Para mais informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.

Produto 2 –Documentos com sugestões ou criação de propostas para Programas de apoio à expansão e a qualidade do ETP.

Elaboração de uma proposta de Programa Dinheiro Direto na Escola  (PDDE - custeio e capital) para a Educação Profissional;

Produção de um documento com sugestão de melhoria para o PAR por meio do Programa Brasil Profissionalizado;

Produção de um documento com sugestão de melhoria para o programa MedioTec.

Para maiores informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.

Produto 3 – Instituição de um Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Estadual de Educação Profissional e técnica de nível médio – CPPGE- EPT.

O Comitê foi aprovado em Reunião Extraordinária do Consed. Como pauta para as primeiras ações do comitê foram destacados: abordar dificuldades na execução do Mediotec, encaminhar documento com proposta de PDDE para EPT e documento com sugestões de melhorias para o PAR- Brasil Profissionalizado.

 

 

Em resumo, esses foram os objetivos do  GT para 2017 e 2018

- Garantir formação técnica para equipe das Secretarias Estaduais de Educação;


- Promover e disseminar conhecimento para qualificar o desenho de propostas de arquitetura curricular para o EM (BNCC + Flexibilização Curricular)

- Promover debate estratégico e o desenho de soluções para potencializar a Educação Técnica Profissional no contexto do novo modelo do EM

- Promover o debate estratégico e o desenho de soluções para aumentar a oferta de ampliação do tempo do EM, na perspectiva de garantir a qualidade das propostas de modelos de Ensino de Tempo Integral

 

 

 

 

DOCUMENTOS DE 2017

Apresentações e documentos utilizadas ou compartilhadas nos momentos de trabalho coletivo podem ser acessadas nos links a seguir:

 

Ensaio de modelo de flexibilização curricular baseado em um sistema de créditos

- Rodas de Conversa sobre o desenvolvimento do EM

Perspectivas para a agenda de desenvolvimento do ensino médio

- Resultados preliminares do estudo: Análise comparada de modelos de Ensino Médio com flexibilização curricular e orientação ao trabalho

- Apresentações compartilhadas no 1º. Seminário Internacional do GT do EM

 

E-book boas práticas Desenvolvimento do Ensino Médio - GT Ensino Médio 2017

 

CURSO DE PLANEJAMENTO

 

Entre os anos de 2017 e 2018, Consed, Itaú BBA, Instituto Unibanco e Insper promoveram o Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio.

O objetivo dessa inciativa foi realizar um programa de formação com todas as secretarias de educação para discutir o desenvolvimento do ensino médio, no contexto da Lei 13.415/2017.

Objetivos específicos do Programa

- Formular possíveis agendas de desenvolvimento para o Ensino Médio, no contexto da flexibilização curricular;

- Elaborar planos de implementação para as agendas de desenvolvimento propostas.

Programa foi organizado em três grandes blocos:

Bloco 1: Discussão do desenvolvimento do ensino médio.

Objetivo: Definição de possíveis Agendas para o desenvolvimento do  EM.

Bloco 2: Desenvolvimento dos planos de implementação para as agendas formuladas.

Objetivo: Elaboração do Plano de Implementação

Bloco 3 – Seminário de apresentação dos Planos de Implementação.

Objetivo: Compartilhamento de Experiências

Todos os módulos do Programa contaram com dois blocos de atividades: presenciais no Insper e Ações de campo nas Secretarias de Educação.

O Programa teve a adesão de 100% das Secretarias Estaduais de Educação.

Cada Secretaria de Educação Estadual inscreveu 2 técnicos para a modalidade Presencial e 2 técnicos para a modalidade de Ações de campo.

No ano de 2017, aconteceram 4 módulos: junho, agosto, setembro e novembro.

No ano de 2018, foram mais 2 módulos e o seminário final.

 

MAPA DE AUTORES

 

2019

26 Estados e o Distrito Federal

4 Secretários de Educação líderes da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio;

135 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação;

9 parceiros institucionais: Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento Pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna.

1. Coordenador de Etapa: Técnico responsável pelo Ensino Médio na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.

2. Articulador de Itinerários / EPT: Técnico responsável pela Educação Profissional na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.

3. Articulador de Itinerários / Áreas do Conhecimento: Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.

4. Coordenador Pedagógico de ETI: Técnico responsável pelo Ensino em Tempo Integral na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no EMTI.

5. Ponto Focal Global: Pessoa de confiança do Secretário que ocupa uma posição de liderança, tem poder de decisão e capacidade de articular as várias frentes de ação e os integrantes da Equipe Estadual de Currículo do Ensino Médio da Secretaria.

 

2017 e 2018

 

26 Estados e o Distrito Federal

5 Secretários de Educação líderes das frentes de trabalho do GT do EM;

81 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação representando 3 frentes de trabalho do GT do EM;

Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação participando do Curso de Planejamento;

3 parceiros institucionais: Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura;

9 produtos elaborados pelas frentes de trabalho do GT do EM;

Produção do Livro Virtual do GT do EM

Coordenador Geral do GT do EM

Aléssio Trindade – Secretario de Educação da Paraíba

Coordenadores da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular

Claudia Santa Rosa – Secretária de Educação do Rio Grande do Norte

Júlio Gregório – Secretário de Educação do Distrito Federal

Coordenador da Frente de Educação Profissional e Técnica

Aléssio Trindade - Secretario de Educação da Paraíba

Coordenadoras da Frente de Ensino de Tempo Integral

Cecília Mota – Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul

Macaé Evaristo – Secretária de Educação de Minas Gerais

Técnicos da Frente de BNCC e Flexibilização

AC - Wúdson Chaves da Silva

AL - Daniel Marinho

AM - Antônio Menezes da Costa

AP - Dina do Livramento Melo Guedes

BA - Tereza Santos Farias

CE - Rogers Mendes

DF - Fernando Wirthmann Ferreira

ES - Andrea Guzzo Pereira

GO - Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues

MA - Nádya Christina Guimarães Dutra

MG - Cecília Cristina Resende Alves

MS - Joseley Adimar Ortiz

MT - Gracindo Rogério GOmes

PA - Káire Michely Alves Alcântara

PB - Robson Rubenilson dos Santos Ferreira

PE - Raquel Francileide Queiroz Fideles

PI - Carlos Alberto Pereira da Silva

PR - Meryna Therezinha Juliano Rosa

RJ - Fernanda Lima Sant'Anna da Motta

RN - Geralda Efigênia Macedo da Silva

RO - Elcilene Neves de Araújo Ribas

RR - Nildete Silva de Melo

RS - José Adilson Santos Antunes

SC - Sirley Damian de Medeiros

SE - Maria Gilvania Guimarães dos Santos

SP - Herbert Gomes da Silva

TO - Luzia América Gama de Lima

Técnicos da Frente de EPT

AC - Nayra Claudinne Guedes Menezes Colombo

AL - Ricardo Lisboa

AM - Roberta Prestes da Silva

AP - Eliane Maria de Oliveira Silva

BA - Enimara Ferreira da Silva Lins

CE - Jussara de Luna Batista

DF - Joelma Bomfim da Cruz Campos 

ES - Tania Amelia Guimarães de Assis

GO - João Batista Peres Júnior

MA - Elinaldo Soares Silva

MG - Renato Lopes

MS - Davi Santos

MT - Claudia Ines Dahmer 

PA - Mari Elisa Santos de Almeida

PB - Antonio Américo Falcone de Almeida

PE - Paulo Dutra

PI - Adriana de Moura Elias Silva

PR - Ana Nelly de Castro Gregório

RJ - Vivian Barbosa de B. A. Barros

RN - Rosinete Marinho de Oliveira

RO - Adir Josefa de Oliveira

RR - Nildete Silva de Melo

RS - Marta Bulling

SC - Zulmara Luiza Gesser

SE - Elito Hora Fontes Menezes 

SP - Maria Cecilia Travaim Camargo

TO - Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante

 

Técnicos da Frente de ETI

 

AC - Siusete Lima teixeira

AL - Ilson Barboza Leão Júnior

AM - Luis Fonseca de Araújo Filho

AP - Sara Merces Ribeiro

BA - Catarina Cerqueira

CE - Sandra Maria Rodrigues

DF - Maria Leoneide Rodrigues de Almeida

ES - Elaine Cristina Rossi Pavani

GO - Silvone Fernandes Melchior Silva

MA - Fernanda Passos Dias Wolff

MG - Wladmir Tadeu Silveira Coelho

MS - Maria Gorete Siqueira Silva

MT - Waleska Goncalves de Lima 

PA - Jane Freire Cardoso 

PB - Gabriel dos Santos Souza Gomes

PE - Maria de Araújo Medeiros Souza

PI - Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura

PR - Zulsi Rohr

RJ - Carla Bertânia Conceição de Souza

RN - Maria de Lourdes Matias Julião

RO - Adriana Teixeira Nobre

RR - Graciela 

RS - Adriana Schneider

SC - Júlia Siqueira da Rocha

SE - Sarah Karenine Paes Ribeiro Proença

SP - Maria Silvia Sanchez Bortolozzo

TO - Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias

Técnicos participantes do Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio

AC - NAYRA CLAUDINNE GUEDES MENEZES COLOMBO (Titular) 

AC - WUDSON CHAVES DA SILVA (Titular)

AL - ANTONIO DANIEL MARINHO RIBEIRO (Titular)

AL - RICARDO LISBOA MARTINS (Titular)

AL - FABIANA ALVES DE MELO DIAS (Suplente)

AL - ILSON BARBOZA LEÃO JÚNIOR (Suplente)

AP - SARA DAS MERCES RIBEIRO (Titular)

AP - ELIANE MARIA DE OLIVEIRA SILVA (Titular)

AP - WANDA MARIA DA SILVA FERREIRA LIMA (Suplente)

AP - MARTA ROSANGELA COSTA DOS SANTOS (Suplente)

AM - HADAQUEL DA SILVA ALCÃNTARA (Titular)

AM - ANTONIO MENEZES DA COSTA (Titular)

AM - LÚCIA REGINA DOS SANTOS ANDRADE (Suplente)

AM - HELLEN GRACE MELO GOMES (Suplente)

BA - ROBERTO ARAUJO ALVES (Titular)

BA - TEREZA SANTOS FARIAS (Titular)

BA - INDIA CLARA NASCIMENTO (Suplente)

BA - ENIMARA FERREIRA DA SILVA LINS (Suplente)

CE - ROGERS VASCONCELOS MENDES (Titular)

CE - IDEIGIANE TERCEIRO NOBRE (Suplente)

CE - FRANCISCO ANTONIO TAUMATURGO DE ARAÚJO (Suplente)

CE - MARIA ELIZABETE DE ARAÚJO (Titular)

DF - MARIA DO ROSÁRIO CORDEIRO ROCHA (Suplente)

DF - FERNANDO WIRTHMANN FERREIRA (Titular)

DF - GEORGE AMILTON MELO SIMÃES (Titular)

ES - WOLMAR MARVILLA MELO (Titular)

ES - RAFAELA TEIXEIRA POSSATO DE BARROS (Suplente)

ES - JOAO PAULO DEROCY CEPA (Suplente)

ES - ANDRÉA GUZZO PEREIRA (Titular)

GO - REGINA EFIGENIA DE JESUS SILVA RODRIGUES (Titular)

GO - JOAO BATISTA PERES JUNIOR (Titular)

GO - CLOVES DA SILVA JUNIOR (Suplente)

GO - LILIAN RODRIGUES RIOS (Suplente)

MA - ELINALDO SOARES SILVA (Titular)

MA - ALBELITA LOURDES MONTEIRO CARDOSO (Titular)

MA - JACY PIRES DOS SANTOS (Suplente)

MT - GRACINDO ROGERIO GOMES (Titular)

MT - CLÁUDIA INÈS DAHMER (Suplente)

MT - THIAGO MORATELLI (Suplente)

MT - ÉDERSON ANDRADE (Titular)

MS - PEDRO AUGUSTO CARDOSO EVANGELISTA (Titular)

MS - JOSELEY ADIMAR ORTIZ (Suplente)

MS - JULIO VELOSO DOS SANTOS (Suplente)

MS - ROSANGELA PEREIRA ALVES DE LEMOS (Titular)

MG - MÁRCIO ANTÔNIO FONSECA (Suplente)

MG - RENATO LOPES (Titular)

MG - WLADMIR TADEU SILVEIRA COELHO (Titular)

MG - EDILENE CASSIA DE SOUZA ARAÚJO (Suplente)

PA - JOSEANE OLIVEIRA FIGUEIREDO (Titular)

PA - MARI ELISA SANTOS DE ALMEIDA (Titular)

PA - JANE FREIRE CARDOSO (Suplente)

PB - GABRIEL DOS SANTOS SOUZA GOMES (Titular)

PB - ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA (Titular)

PB - ANTONIO DE PÁDUA CAETANO DE LIMA SOBRINHO (Suplente)

PR - MERYNA THEREZINHA JULIANO ROSA (Titular)

PR - CASSIANO ROBERTO NASCIMENTO OGLIARI (Titular)

PR - ANA NELLY DE CASTRO GREGORIO (Suplente)

PR - ZULSI MARIA TEIXEIRA ROHR (Suplente)

PE - RAQUEL FRANCICLEIDE DE QUEIROZ FIDELIS (Titular)

PE - MARIA DE ARAUJO MEDEIROS SOUZA (Titular)

PE - JANAINNA LAETITIA (Suplente)

PI - CLEBE SOUSA (Suplente)

PI - MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA (Suplente)

PI - GEUSÉLIA GONÇALVES DE MOURA CAVALCANTE (Titular)

RJ - FERNANDA LIMA SANT ANNA DA MOTTA (Titular)

RJ - VIVIAN BARBOSA DE BRITO ALVES BARROS (Titular)

RJ - FABIANO SOUZA (Suplente)

RN - GERALDA EFIGÊNIA MACEDO DA SILVA (Titular)

RN - ROSINETE MARINHO DE OLIVEIRA (Titular)

RN - SAYONARA REGO FONTES (Suplente)

RN - AGIVAN MARIA LOPES GODEIRO GODEIRO (Suplente)

RS - JOSÉ ADILSON SANTOS ANTUNES (Suplente)

RS - RAQUEL PADILHA DA SILVA (Titular)

RS - LADRIANA SCHNEIDER (Titular)

RO - NDONIADJAIR DE SOUZA SILVA (Titular)

RO - NDONIACLEIDIMARA ALVES (Suplente)

RO - ONDONIASILVANIA GREGORIO CARLOS (Titular)

RR - ORAIMAMARIA LUCIMAR SALES GOMES (Titular)

RR - ORAIMANILDETE SILVA DE MELO (Titular)

RR - ELANE TRAJANO DOS SANTOS (Suplente)

RR - SHIRLEY MARIA TORREIAS DALLAGNOL (Suplente)

SC - JULIA SIQUEIRA DA ROCHA (Titular)

SC - SIRLEY DAMIAN DE MEDEIROS (Titular)

SC - ELCIO CECCHETTI (Suplente)

SC - MARIANA TAUBE ROMERO (Suplente)

SP - VALÉRIA TARANTELLO DE GEORGEL (Suplente)

SP - VALÉRIA ARCARI MUHI (Suplente)

SP - HERBERT GOMES DA SILVA (Titular)

SP - HELENA ACHILLES (Titular)

SE - MARIA GILVANIA GUIMARAES DOS SANTOS (Titular)

SE - JAMILLE DE ANDRADE AGUIAR ALVES (Titular)

SE - ANA CRISTINA DANTAS DA SILVA CRISTINA DANTAS (Suplente)

TO - ANGELA MARIA ENGEL JUNGBLUT (Suplente)

TO - JOANA DOS REIS NERES GOMES (Titular)

TO - LUZIA AMERICA GAMA DE LIMA (Titular)

TO - JEMIMA GERTRUDES BARREIRA CAVALCANTE (Suplente)

Parceiros Técnicos e financiadores

Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura

Apoio à Coordenação geral do GT do EM

Beatriz Ferraz – Itaú BBA

Apoio à coordenação da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular

Alexsandro Santos – Instituto Unibanco

Apoio à coordenação da Frente de Educação Profissional e Técnica

Carla Chiamareli

Apoio à coordenação da Frente de Ensino de Tempo Integral

Beatriz Ferraz – Itaú BBA

Fabiana Pedrosa – Instituto Natura

Regiane Mendes (Consultora)